Aplicativo Para Calcular Preço De Venda?

Aplicativo Para Calcular Preço De Venda

Como calcular o lucro de uma venda?

Como calcular a margem de lucro de um produto ou serviço – Basicamente, o lucro é a diferença entre o faturamento obtido com as vendas de um produto ou serviço e os custos de execução do trabalho (a fórmula para calcular é: lucro bruto = receitas totais – custos ).

A margem de lucro bruta é um valor percentual obtido da relação entre o lucro bruto e a receita total (a fórmula é: margem de lucro = lucro bruto / receitas totais ). Vamos a um exemplo prático da área de TI para facilitar: seu cliente precisou da atualização de um software e digamos que esse serviço custe R$200,00.

E os gastos diretos com transporte, licença e mão de obra somem, digamos, R$120,00 — lembrando que entram nessa lista, se for o caso, despesas com peças, materiais auxiliares, alimentação, entre outros itens ligados diretamente ao atendimento. Fazendo as contas, chegamos a um lucro de R$80,00 neste serviço.

  • Para calcular o lucro de um determinado período, o esquema é o mesmo.
  • Você vai somar todo o faturamento e, desse total, tirar tudo o que foi gasto para realizar os serviços.
  • O que sobrar será o lucro do período.
  • A partir dessa informação, o empreendedor já consegue ter uma boa noção de como anda o negócio.

Mas há ainda mais uma conta a ser feita, a da porcentagem de lucro, que dará um desenho mais exato da situação da empresa. O cálculo da margem de lucro é feito a partir de uma fórmula simples: divida o lucro pela receita total e multiplique o resultado por 100.

  1. Para ajudar, vamos dar um exemplo de uma empresa que faturou R$ 20 mil em um mês e teve custos de R$ 13 mil no mesmo período.
  2. Receita total: R$20.000 Custos: R$13.000 Lucro: R$20.000 – R$13.000 = R$7.000 Margem de lucro: R$7.000/R$20.000 = 0.35 x 100 = 35% Pelos cálculos, a margem de lucro da empresa foi de 35%.
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Esse é, portanto, o número que o empresário deve fornecer a um investidor ou banco, quando for questionado sobre a lucratividade. Informar apenas o lucro em reais não é suficiente por não dar uma dimensão tão precisa do cenário da empresa. Os R$7 mil sobre R$20 mil de receita do nosso exemplo mostram uma situação bem mais confortável do que uma outra empresa que obtivesse os mesmos R$7 mil com receita de R$100 mil (portanto, custos de R$93 mil e margem de 7%).

Qual a plataforma mais usada para vender?

Custo-benefício – É claro que você vai precisar pagar taxas para fazer suas vendas, mas elas podem compensar bastante, considerando o número de clientes que você vai atrair por mês. Seu lucro e a tranquilidade de não precisar se preocupar com a compra de uma plataforma independente compensam muito.

Quanto tenho que ganhar em cima de um produto?

Como saber se sua margem de lucro é boa? – Aparentemente, 50% de margem de lucro parece algo bastante alto, não? Na verdade, a margem de lucro depende muito do ramo de atuação da empresa. Produtos de luxo costumam ter uma margem de lucro alta, enquanto produtos de uso diário tendem a ter uma margem de lucro menor. Estudando esses dados, uma montadora brasileira que apresentasse uma margem de lucro de 7% poderia ser considerada abaixo do mercado. Já, em comparação com o resto do mundo, seria considerada uma margem de lucro boa. No geral, estima-se que o lucro deve ser de 30% a 20% para serviços, de 15% a 20% para comércios e de 8% a 12% para indústria, que possui variáveis muito específicas.

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Qual a porcentagem de lucro de um vendedor?

Como calcular a comissão de vendas em 5 passos? – O cálculo de comissão de vendas é simples e intuitivo, mas sempre é bom tomar alguns cuidados. Pelo fato de a comissão de vendas ser um dos maiores incentivos à performance dos seus vendedores, é preciso buscar um equilíbrio entre as necessidades da empresa e da equipe. Veja a seguir como fazer isso!

Calcule o percentual de comissionamento

A comissão do seu vendedor não pode ser excessiva e acabar com a margem do negócio, Produtos ou serviços de altas margens podem dar comissões maiores, mas o normal é algo entre 2,5% e, no máximo, 8%. Vendas de ciclo longo, em que o vendedor investe muito tempo, também podem exigir uma comissão mais agressiva para incentivá-los,

Existem esquemas de comissionamento, quando a venda se transforma em uma receita recorrente (paga mensalmente, como os seguros), em que o vendedor recebe a integralidade do primeiro ou dos 2 primeiros pagamentos. Outros, garantem um comissionamento por todos os meses em que a receita recorrente se mantiver, mas de forma decrescente, visando incentivar o vendedor a fidelizar o cliente.

Por exemplo, se ele recebeu o primeiro pagamento integralmente, pode receber 50% do segundo, 10% durante o resto do primeiro ano, 5% no segundo, 3% no terceiro e assim sucessivamente. A seguir, o percentual pode decrescer 1% ou 0,5% ao ano, que se mantém fixo até o cliente encerrar o relacionamento com a empresa.

Estabeleça os períodos de aquisição das vendas e de pagamento

Parece óbvio : do dia 1 ao último dia do mês, todas as vendas entrarão para a comissão do vendedor, não é mesmo? Pois não é bem assim! A data da venda será a do dia em que o vendedor fechou o negócio com o cliente, quando for emitida a ordem de venda ou a nota fiscal? Esse tipo de detalhe pode causar muita dor de cabeça.

Por isso, se quer saber como calcular comissão de vendas sem confusões, defina isso claramente. Além disso, indique em que dia do mês seguinte o pagamento será efetuado e de que forma. Lembre-se que você precisa calcular as comissões, incluir na folha, fazer os cálculos de retenção e muitas outras providências.

Contar com uns 10 dias para acertar a comissão é o ideal.

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Defina critérios para uma venda ser validada

Digamos que a venda foi feita, mas o cliente não pagou. Essa comissão deverá ser estornada pelo vendedor? Isso depende dos critérios da empresa, mas pode acontecer. No caso de devolução ou desistência da compra, com certeza a comissão deverá ser estornada. Porém, lembre-se, mais uma vez, que você deve seguir os procedimentos legais para fazer isso sem prejudicar os vendedores.

Some as vendas individuais de cada vendedor

Muito bem, com todos esses detalhes acertados, é hora de você somar os montantes das vendas de cada vendedor. Para isso, é vital contar com um controle adequado. Se sua empresa não tem um sistema automatizado, como um CRM, pode apelar para as planilhas, como aquela que oferecemos gratuitamente, no início da postagem. O importante é somar com cuidado a quantidade que cada vendedor comercializou.

Aplique o percentual definido em cada venda

Finalmente! Hora de entender, na prática, como calcular comissão de vendas. Digamos que você definiu a comissão de seus vendedores no valor de 5% para cada venda. Então, basta calcular essa porcentagem sobre o valor total que o vendedor realizou. Trata-se de uma multiplicação simples.

  • comissão de Vendas = 50.000 x 0,05
  • comissão de vendas = R$ 2.500

Sem mistério, concorda? Aproveite também e confira nosso infográfico abaixo sobre como calcular a comissão de vendas para sua equipe! Para completar, Assista a este vídeo da Exame.com, mostrando a importância da comissão para seus vendedores: