Calculadora Cor Olhos Bebê?

Calculadora Cor Olhos Bebê

Como saber se o bebê vai ficar com os olhos claros?

Concluindo –

  • Ao investigar como saber se o olho do bebê vai ficar claro, podemos compreender que a cor dos olhos é determinada principalmente pela quantidade de melanina presente na íris.
  • Assim, mesmo que a maioria dos bebês apresente olhos claros até os seis meses de idade, a cor pode continuar a mudar durante os primeiros anos de vida.
  • E muito embora não seja possível fazer previsões exatas, é possível fazer uma estimativa aproximada com base na cor dos olhos dos pais e na herança genética.
  • Assim, independentemente da cor dos olhos, é fundamental cuidar da saúde ocular do bebê desde o nascimento, realizando limpeza adequada, evitando exposição excessiva à luz solar e fazendo exames oftalmológicos regulares.
  • Afinal, mais importante que a cor dos olhos do seu bebê, é sem dúvidas, as descobertas que ele fará ao longo da vida com a visão límpida e saudável.
  • E, se essa matéria te ajudou a entender um pouco mais sobre como saber se o olho do bebê vai ficar claro, compartilhe com outras pessoas que também podem se interessar pelo tema!
  • Basta clicar no link que está aqui embaixo.

: Como saber se o olho do bebê vai ficar claro?

Como calcular a cor dos olhos do bebê?

Como Calcular a Cor dos Olhos do Bebê – Como já citamos, a cor dos olhos do bebê é definida através de fatores hereditários onde os genes dos pais e familiares conta e muito. Por isso é possível ter uma previsão da cor dos olhos que o bebê nascerá, mas ressaltamos novamente que não é 100% garantido.

Pai e mãe com olhos castanhos têm grandes chances de o bebê nascer com olhos castanhos; Pai e mãe com olhos azuis têm grandes chances de o bebê nascer com olhos azuis; Pai e mãe com olhos castanhos, mas com um dos avós com olhos azuis, existe a chance de o bebê nascer com olhos azuis; Se um dos pais tem olhos azuis e o outro com olhos castanhos, a cor escura tem maior predominância.

A miscigenação de raças e etnias faz com que cada vez a cor dos olhos dos bebês nasça diferentes um do outro, assim como a tonalidade de suas peles e cabelos. Alguns países ou cidades agrupam maiores numero de pessoas com pele mais clara, cabelos loiros e olhos em tonalidades mais claras, como no caso de Alemães e no caso do Brasil, pessoas residentes no Sul do país. Veja também:

1 Ludwig, C.A., Callaway, N.F., Fredrick, D.R., Blumenkranz, M.S., & Moshfeghi, D.M. (2016)., Acta ophthalmologica, 94(5), 485-488. 2 Dorgaleleh, S., Naghipoor, K., Barahouie, A., Dastaviz, F., & Oladnabi, M. (2020)., Journal of Cellular Physiology, 235(12), 8972-8982. 3 White, D., & Rabago-Smith, M. (2011)., Journal of human genetics, 56(1), 5-7.

Sobre a autora e a revisora médica Para nós, credibilidade e transparência são essenciais. Por isso, nossos artigos são escritos e revisados por especialistas da área. Este artigo foi escrito e revisado por: Por e para Famivita : Cor dos Olhos do Bebê – Qual Será?

O que é olho Hazel?

Olhos cor de avelã são formados pela mistura de três cores:castanho, âmbar e verde escuro, e raramente azul na parte mais externa da íris. Constituem apenas 1-2% da população mundial.

Como funciona a genética da cor dos olhos?

A cor dos olhos, então, é definida pela genética e ocorre quando vários pares de genes interagem para determinar uma característica, fenômeno esse chamado Herança Poligênica. Quando essa interação entre os genes acontece, diversas proteínas são produzidas, determinando assim quanta melanina a íris receberá.

Quando o bebê nasce com o olho cinza?

De que cor ficarão os olhos cinzentos do meu bebê? Ao nascer, os olhos de sua filhinha podem ser cinza ou azul devido à falta de pigmento. Uma vez exposto à luz, a cor dos olhos provavelmente mudará para azul, verde, castanho ou marrom entre 6 meses e 1 ano de idade.

Quando o bebê nasce com o olho azul?

Cinza ou olhos azuis no nascimento – A cor da íris, assim como o cabelo e a cor da pele, depende de uma proteína chamada melanina. Nós temos células especializadas em nossos corpos chamadas melanócitos cujo trabalho é sair secretando melanina onde é necessário, inclusive na íris.

De quem é o bebê puxa a cor?

Por que os olhos de bebê mudam de cor? – Um recém-nascido não tem a cor do s olho s bem definida. Nesse momento inicial, a maioria apresenta uma coloração azul-escura ou mais acinzentada. Isso acontece porque a célula responsável pela produção de melanina, responsável pela pigmentação castanha, precisa de luz para produzir a proteína.

  1. Então, enquanto o bebê está na barriga, não há como produzir a pigmentação que define a cor dos olhos.
  2. Depois de mais tempo de vida, o bebê passa a ter mais contato com a luz e, então, a cor dos olhos muda conforme as células vão produzindo melanina.
  3. Se for baixa, por exemplo, os olhos do bebê tendem a ser azuis e, se um pouco maior, serão verdes.

Caso a produção da proteína seja grande, serão castanhos. Contudo, o que verdadeiramente define a cor dos olhos do bebê é o DNA. A genética é a responsável por controlar a quantidade de pigmento que uma pessoa vai acumular no corpo. Assim, o DNA herdado dos pais pelo bebê é o que definirá a cor dos seus olhos.

É possível pais de olhos castanhos tem filhos de olhos azuis?

Sim, é perfeitamente possível, e relativamente comum, pais de olhos castanhos terem filhos de olhos azuis. Como os alelos para olhos castanhos são dominantes, é comum que alguém de olho escuro possa ser carreador dos genes para olhos claros.

Qual é a cor dos olhos mais rara do mundo?

Verde – Os olhos verdes são mais incomuns do que os olhos azuis e, por isso, merecem um lugar na lista de cores incomuns. Esse tom geralmente se manifesta em pessoas que nasceram com os olhos cinzas ou azuis.

Como saber se meu filho vai ter olhos verdes?

Poucas mães imaginam, mas existem alguns sites estrangeiros que apresentam calculadoras que estimam qual será a cor dos olhos do bebê. Elas são muito fáceis de usar: basta acessar este link, e depois responder sobre os olhos dos seus pais, dos sogros, e do(a) marido/esposa para ir mudando a cor, selecionando o tom que cada um tem.

You might be interested:  Calculadora De Juros Financiamento?

Os olhos castanhos são dominantes sobre os azuis e verdes. Por isso, quando pai e mãe têm olhos castanhos, a maior chance é que o bebê também nasça com olhos castanhos. Olhos verdes e azuis são considerados recessivos. Por isso, quando pai e mãe têm olhos claros, é praticamente de 100% a chance do filho também nascer com olhos claros. O neném pode nascer com olhos castanhos? Pode! Isso prova que nem todos os fatores genéticos que interferem na cor dos olhos do bebê são conhecidos. Quando pelo menos um dos avós tem olhos claros, há chance do bebê ter olhos claros também, mesmo que pai e mãe tenham olhos castanhos.

Quer ler mais sobre o assunto? Acesse o blog Mil Dicas de Mãe,

Qual pais tem mais pessoas de olhos verdes?

Curiosidades dos olhos Verdes –

Os olhos verdes possuem menos melanina que os castanhos, mas mais que os azuis.Apenas 2% da população mundial possui olhos verdes.Eles são mais comuns entre pessoas de origem celta, germânica e eslava.O país em que essa característica é mais comum é a Hungria. São bastante comuns também na etnia paquistanesa conhecida como Pashtuns, conhecidos localmente como povo dos olhos verdes.

Leia também: Reconhecimento facial: saiba como funciona

O que é olhos bicolores?

Home Heterocromia: Porque algumas pessoas tem um olho de cada cor? A heterocromia é uma condição em que um indivíduo tem olhos de cores diferentes, resultante do excesso ou falta de melanina, pigmento responsável pela cor dos olhos. É provável que ao longo da vida se tenha cruzado com familiares, amigos, ou conhecidos, com uma cor de olhos muito bonita e até fora do vulgar.

  1. E pessoas com um olho de cada cor, conhece alguém? A isto chamamos de heterocromia.
  2. Independentemente de já ter ouvido ou não falar neste nome, ao recordar-se da famosa atriz portuguesa Daniela Ruah, saltar-lhe-á à vista os seus olhos, um mais claro que o outro, certo? Ou então, por exemplo, a conhecida atriz americana Elizabeth Berkley ou o popular jogador de baseball Max Scherzer.

Não, não se trata de uma questão estética mas sim uma condição visual. Condição essa que está dependente de um pigmento chamado: melanina. Ainda assim, por falarmos em algo tão sensível como os nossos olhos, ocorre-nos uma mão cheia de dúvidas. Talvez comecemos pelo próprio nome.

Como herdar olhos claros?

Se um dos pais tem olhos castanhos e o outro azuis, há maior probabilidade de o bebê ter olhos claros, dependendo da cor dos olhos dos avós. Se um dos pais tiver olhos azuis e o outro castanhos ou cor de avelã, o bebê pode ter olhos verdes.

Como é herdada a cor dos olhos?

Os olhos são órgãos complexos e constituídos por várias estruturas, dentre elas a íris e a pupila, sendo a primeira a parte colorida do olho e a segunda o orifício central, que tem seu diâmetro aumentado ou diminuído de acordo com a luminosidade do ambiente.

E a cor dos nossos olhos interfere na capacidade de adaptação à luz que possuímos, tendo os mais escuros vantagem sobre os de cor clara neste aspecto. Mas afinal, o que influencia a cor dos olhos dos bebês? Confira: Ainda durante o processo de formação, a cor dos olhos do bebê é diretamente influenciada pela herança genética, ou seja, pelos genes transmitidos pelos pais, e também pela quantidade de melanina encontrada na íris.

A cópia dos genes herdados resulta da fusão entre os núcleos do óvulo e do espermatozoide após a fecundação, e, deste modo, cada indivíduo pode ter duas cópias iguais (castanho/castanho, por exemplo) ou diferentes (castanho/azul), dependendo da herança dos progenitores e seus antepassados.

Como herdar olhos verdes?

Brincar com a genética – Como a cor dos olhos é definida por fatores genéticos, existem alguns pressupostos que pode considerar para tentar adivinhar a cor dos olhos do seu bebé mas que podem alterar-se de acordo com a combinação dos genes mais influentes:

Pais com olhos azuis são propensos a ter filhos com olhos também azuis; Mesmo que ambos os pais tenham olhos azuis existe a possibilidade de o bebé ter olhos castanhos; Pais com olhos castanhos é possível que tenham um filho com olhos castanhos; Se algum dos avós tiver olhos azuis, a hipóteses de o bebé ter olhos azuis aumenta ligeiramente; Se um dos pais tem olhos castanhos e o outro olhos azuis ou verdes e os avós tiverem olhos castanhos, o mais provável é que o bebé tenha olhos castanhos; Se um dos pais tem olhos castanhos e o outro azuis, há maior probabilidade de o bebé ter olhos claros, dependendo da cor dos olhos dos avós; Se um dos pais tiver olhos azuis e o outro castanhos ou cor de avelã, o bebé pode ter olhos verdes.

No site, pode consultar uma aplicação (em inglês) que lhe permite tentar adivinhar a cor dos olhos do seu filho de acordo com a cor dos olhos dos avós e dos pais. : O que influencia a cor dos olhos dos bebés? – Mãe-Me-Quer

Quando o bebê nasce com o olho verde escuro pode clarear?

Idade da criança: – o mais comum é que os bebês nasçam com os olhos claros e com o passar do tempo eles escureçam gradativamente. Desta forma, é comum a criança nascer com olhos azuis, verdes e tons acinzentados e depois se tornar castanhos. Apesar disso, vejo casos menos prováveis de crianças que nascem de olhos escuros e com o tempo eles clareiam até tons claros.

Quando o pai tem olhos verdes e a mãe olhos castanhos?

Que cor de olhos terá meu filho ou filha? – Não há garantia quando se trata de cor dos olhos de sua descendência. Enquanto um bebê herda metade da genética de cor dos olhos de um dos pais e a outra metade do outro, a forma como os genes interagem também desempenha um papel na determinação da cor dos olhos.

As diferenças na cor dos olhos também são influenciadas por diferentes quantidades de melanina, o pigmento responsável pela cor dos olhos (assim como cor de cabelo e tom de pele). Por exemplo, muitos bebês não hispânicos brancos nascem com porque eles não têm a quantidade total de melanina presente em suas íris no nascimento.

À medida que a criança cresce, se eles desenvolverem um pouco mais de melanina em suas íris, os olhos se tornarão ou, Quando a armazena muita melanina, os olhos se tornam âmbar (um marrom dourado), castanho ou castanho escuro. Mesmo que você não saiba a quantidade de melanina que seu bebê terá, você ainda pode ter uma boa sensação da cor dos olhos baseada nas cores dos olhos dos pais.

Dois pais de olhos azuis provavelmente terão um filho ou uma filha de olhos azuis, mas não é garantido. Dois pais de olhos castanhos provavelmente terão um filho ou uma filha de olhos castanhos. Mas também não é garantido. Dois pais de olhos verdes provavelmente terão uma criança de olhos verdes, mas há exceções. Dois pais de olhos cor de avelã provavelmente terão uma criança de olhos castanhos, embora seja possível uma cor dos olhos diferente. Se um dos avós tem olhos azuis, as chances de ter um bebê com olhos azuis aumentam ligeiramente. Se um pai tem olhos castanhos e o outro tem olhos azuis, as chances de ter um bebê de olhos castanhos ou de olhos azuis são iguais.

You might be interested:  Calendário Chinês Gravidez Calcular?

O Fertility Institutes, que oferece serviços de fertilidade na Califórnia, Nova York, Utah e México, oferece as seguintes chances de cor dos olhos de um bebê com base nas cores dos olhos dos pais. (Por causa do arredondamento, as porcentagens nem sempre somam 100%.)

Ambos os pais com olhos castanhos: 75% de chance de um bebê com olhos castanhos, 18,8% de chance de olhos verdes, 6,3% de chance de olhos azuis. Ambos os pais com olhos azuis: 99% de chance de um bebê com olhos azuis, 1% de chance de olhos verdes, 0% de chance de olhos castanhos. Ambos os pais com olhos verdes: 75% de chance de um bebê com olhos verdes, 25% de chance de olhos azuis, 0% de chance de olhos castanhos. Um dos pais com olhos castanhos e um dos pais com olhos azuis: 50% de chance de um bebê com olhos castanhos, 50% de chance de olhos azuis, 0% de chance de olhos verdes. Um dos pais com olhos castanhos e um dos pais com olhos verdes: 50% de chance de um bebê de olhos castanhos, 37,5% de chance de olhos verdes, 12,5% de chance de olhos azuis. Um dos pais com olhos azuis e um dos pais com olhos verdes: 50% da chance de um bebê com olhos azuis, 50% de chance de olhos verdes, 0% de chance de olhos castanhos.

Tenha em mente que pode levar de seis a 12 meses para a verdadeira cor dos olhos de um bebê se estabelecer. Portanto, a cor que você vê no nascimento certamente pode mudar.

O que é bom para clarear os olhos?

Vitamina C para a área dos olhos – A Vitamina C é um potente antioxidante que auxilia na remoção de melanina, ajuda a clarear a região e combate manchas escuras. Por isso, a substância está entre os ingredientes clareadores e iluminadores mais usados em dermocosméticos indicados pela maioria dos dermatologistas.

Quando o bebê nasce com olho azul escuro pode clarear?

Cor dos olhos do bebé: Qual será a cor definitiva? Como é formada a cor dos olhos dos bebés ? Com quantos meses se define a cor dos olhos do bebé ? Se quer ver estas e muitas outras dúvidas respondidas chegou ao artigo certo!

  • A aventura fascinante pelo mundo da maternidade começou e são muitas as futuras mamãs que não hesitam em procurar como calcular ou prever a cor dos olhos do seu bebé,
  • Entre os milhares de pensamentos, listas de nomes e previsões que os pais de primeira viagem fazem a cor dos olhos do bebe é a que mais se destaca!
  • Hoje, os futuros papás poderão finalmente conhecer as tão aguardadas respostas e, compreender os fatores que influenciam a mudança da cor dos olhos do bebé,
  • Preparados?
  • Como se forma a cor dos olhos do bebé ?
  • A cor dos nossos olhos é fruto da pigmentação da íris, o anel muscular que envolve a pupila.

A melanina, como principal pigmento da íris está presente na pele, olhos e cabelos. É esta proteína que é responsável por absorver os raios ultravioleta do sol e, de proteger as células dos tecidos contra os danos nocivos dessa radiação. A cor dos olhos é determinada pela quantidade de melanina presente na nossa íris e, ainda, pela forma como a luz interage com outras substâncias presentes nos olhos, como o colágeno, vasos sanguíneos e o lipocromo,

  • Na maioria dos casos, pessoas com mais melanina têm olhos mais escuros, enquanto pessoas com menos melanina olhos têm mais claros.
  • No nascimento, a maioria dos olhos dos bebés são azuis ou acinzentados, se a pele for clara.
  • Isto porque a célula responsável por produzir a melanina – o melanócito – dentro do ventre não foi estimulado a produzir melanina.

Entretanto, os bebés de pele morena tendem a nascer com olhos castanhos ou cinzentos, Após o nascimento, a luz começa a estimular a produção de melanina e, a alterar aos poucos a cor inicial dos olhos bebé, No decorrer dos seis primeiros meses de vida a produção de melanina é mais intensa. Depois disso e, até ao primeiro ano de vida, os olhos do bebé podem escurecer e depois clarear. Antes dessa altura, qualquer previsão atrevida não passará de um mero palpite! Se o melanócito produzir pouca melanina, os olhos do bebé permanecerão azuis.

  1. Quando muda a cor dos olhos do bebé?
  2. O DNA dos pais vai ser determinante se terão um bebé de olhos verdes, bebé com olhos azuis, castanhos ou negros.
  3. É crucial entender que a íris humana é constituída por duas camadas e, que a posterior é enriquecida com pigmentos de melanina.

Assim que a luz entra no olho, esses pigmentos absorvem e protegem-na da luz excessiva. Como os olhos de recém-nascido ainda não têm a camada de pigmento formada, essa absorção não ocorre. Também é por esta razão que os recém-nascidos são mais sensíveis à luz! À medida que vão maturando, os olhos desenvolvem os pigmentos, daí a cor dos olhos bebé ir alterando ao longo do primeiro ano de vida.

  • A cor definitiva dos olhos do bebé assume-se por volta dos 9 meses de vida, dado que nessa altura a íris ganhou pigmentação suficiente para se poder prever a cor final.
  • Isto significa que quando tiver completado 12 meses, pode assumir que o seu bebé já terá com uma grande probabilidade a sua cor dos olhos definitiva.
  • Como cada caso é um caso, algumas crianças apresentam alterações subtis na cor de olhos até aos seus 5-6 anos.

Todavia, é fundamental salientar que problemas genéticos como o albinismo também podem causar alterações da cor da íris, Nestes casos, os olhos cor de rosa do bebé devem-se aos excessivamente baixos níveis de melanina.

  1. Como calcular então cor de olhos do seu bebé ?
  2. Quando se deteta uma gravidez e um dos pais tem olhos claros há sempre uma competição acesa entre o casal e a família quanto à cor de olhos vencedora e, o desejo de a descobrir vai sendo cada maior!
  3. Será que estão à espera de um bebé com olhos claros ?

Será possível um casal de olhos castanhos ter um bebé com olhos azuis ? Sim, a probabilidade aumenta se um dos avós tiver olhos azuis ou claros!

  • Ainda que não seja possível afirmar a cor dos olhos do seu filho, dada a margem de erros e mudanças, o fator que influencia é o gene dominante de um dos pais.
  • Se bem está recordado, um gene recessivo é um traço herdado geneticamente que pode ser substituído por outro traço.
  • Quando o assunto é a cor dos olhos bebé, o castanho é a cor dominante, a cor que se impõe e, os olhos azuis os recessivos.
  • Logo, é seguro afirmarmos que se um dos pais tiver olhos castanhos e o outro os olhos azuis, é muito mais provável que tenham um bebé com olhos castanhos,
  • O gene que determina cor dos olhos do bebé é predominante a partir do momento da fecundação!
  • O que muitos pais não sabem é que a visão é determinante durante a formação do bebé, durante os primeiros anos de vida, dado que é nesta fase que desenvolvem noções como a profundidade, movimento e identificação da cor.
  • O ideal é que o acompanhamento oftalmológico comece na gestação, percorra os primeiros anos da criança e perdure ao longo da sua vida.
  • Tendo em conta que o seu sistema visual só está completamente desenvolvido por volta dos 4 anos de vida e, é aperfeiçoado até aos 10 anos, diversas doenças podem comprometê-lo.
You might be interested:  Calculadora De Tempo Entre Duas Datas?

A maior dúvida que se impõe entre os pais é como identificar a necessidade de correção da visão dos filhos. Muitos dos sinais de alerta podem passar despercebidos quando ainda nem sabem falar. Garanta que o seu filho é seguido pelos melhores aliados da saúde visual, que qualquer alteração na sua visão é corrigida a tempo e não interfere no seu crescimento saudável! Marque já uma na Clinsborges, através dos contactos disponibilizados.

Por que alguns bebês nascem com olhos azuis mas depois eles mudam de cor?

Foto: Bigstock | Foto: A maioria das pessoas de pele branca nasce com os olhos azuis. Poucas, porém, conservam essa cor na idade adulta; durante a infância, a cor da sua íris geralmente muda do azul para o castanho. Por que isso acontece? Esse fenômeno tem a ver com a mudança nos níveis de melanina no desenvolvimento da criança.

  1. A melanina aumenta depois do nascimento”, disse ao site Live Science o doutor Norman Saffra, chefe de oftalmologia no Maimonedes Medical Center, em Nova York.
  2. A formação de um bebê no ventre materno em fotos incríveis A melanina é um pigmento.
  3. Quanto mais melanina você tiver na pele, nos olhos e nos cabelos, mais escuros eles serão.

Pouca melanina na íris faz com que a sua aparência seja azul. Um pouquinho mais, e ela se torna verde ou cor de mel. Muita melanina faz a íris ser castanho escuro. Saffra compara o aumento de melanina na íris dos bebês com o surgimento de penas em pintinhos.

“A cor do olho não se fixa antes dos dois anos de idade”, explica ele. Só a partir daí a quantidade de melanina fica estável. Bebês negros e de outras cores também podem nascer com os olhos azuis, mas isso é bem mais raro do que entre bebês brancos. “Indivíduos de pele mais escura geralmente têm bebês de olhos castanhos, porque os bebês já nascem com uma quantidade maior de pigmento”, diz Saffra.

Com informações de Live Science, ***** Recomendamos também:

Bebê alimentado com dieta “alternativa” morre aos 7 meses com apenas 4 quilos

30 ideias de fotos divertidas para fazer no book do seu bebê

Bebês são capazes de reconhecer a face humana antes mesmo de nascer

*** Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter,

Quando o olho fica cinza?

Os olhos são uma das regiões mais complexas do corpo humano e, às vezes, eles serão a primeira parte do corpo a exibir sinais de doenças que afetam outras estruturas. O arco senil é uma condição comum e, geralmente, causada pelo envelhecimento. Ele surge como um círculo branco, cinza claro ou azulado no contorno da córnea e é constituído por depósitos de gordura.

Quando o bebê começa a mudar de cor?

Normalmente, a maior mudança ocorre nos primeiros 6 a 9 meses de vida. Durante várias semanas ou meses, é possível notar que os olhos do bebê se tornam mais escuros. A mudança é tão gradual que muitas vezes os pais não percebem, até que, um dia, o bebê acorda e os surpreende com uma cor de olho diferente.

Qual é a cor dos olhos mais rara do mundo?

Porque olhos verdes são os mais raros do mundo – Olhos verdes são tão raros que apenas 2% da população mundial possuem essa característica. No entanto, de acordo com pesquisadores, em alguns lugares do mundo, os olhos castanhos são mais incomuns do que os verdes.

  1. Essa realidade se deve ao fato de grande parte da população de algumas localidades possuir olhos verdes, como na Irlanda e Escócia, por exemplo.
  2. Segundo o bioestatístico Edmund Custers, em um artigo para a Owlcation, 86% da população de ambos os países têm olhos azuis ou verdes.
  3. Da mesma forma, outro país em que essa característica também é mais comum é a Hungria.

Nesse sentido, olhos verdes são mais recorrentes a descendentes de origem celta, germânica e eslava. Também é muito comum encontrar pessoas de olhos esmeraldas na etnia paquistanesa, conhecida como Pashtuns e localmente como “povo dos olhos verdes”. Foto: Suren Manvelyan | Your Beautiful Eyes

Quando o cabelo do bebê começa a mudar?

Quanto tempo dura a queda de cabelo em bebê? – A queda de cabelo dos bebês pode começar logo após o nascimento da criança, e geralmente se estende até os seis meses de idade, quando os fios de cabelo definitivos, mais firmes, longos e grossos começam a nascer.

  1. Nesse meio tempo, é comum os pais repararem em falhas no cabelo da criança, às vezes na parte de trás da cabeça e nas laterais, o que pode se explicar pelo fato de serem as áreas que mais sofrem atrito, por conta dos longos períodos de sono do neném.
  2. Mas em muitas crianças esse processo pode ser mais lento, chegando a durar até os dois anos de idade da criança.

É preciso que os pais fiquem atentos, e procurem um pediatra caso notem que a queda está intensa demais ou durando mais tempo do que o normal.

Como saber qual é a cor dos meus olhos?

Como a cor dos olhos se define? A cor dos olhos certamente é uma das curiosidades mais comuns entre casais que esperam o nascimento de um bebê. Muitos sites e revistas, inclusive, oferecem testes que calculam a possível cor dos olhos da criança. Mas, será que é possível saber antecipadamente essa informação? A resposta é não.

  • Ainda não existe um método que possa prever a coloração dos olhos, já que ela é o resultado da combinação genética dos pais.
  • Mas, as diferentes cores existem por um motivo: a quantidade de melanina – um tipo de pigmento que dá cor aos olhos, pele e cabelo – presente na íris, região colorida do globo ocular.

A genética é o fator que irá controlar a quantidade de melanina que uma pessoa acumulará no corpo. Nos olhos escuros, por exemplo, existe uma acumulação de células ricas em melanina (melanócitos) na camada anterior da íris. Estas células absorvem a maior parte da luz e refletem uma determinada quantidade de luz marrom-amarelada.

  1. Os olhos azuis são determinados por uma quantidade de melanócitos menor ou quase nula.
  2. A maior parte dos raios luminosos incidentes atravessa a camada sem pigmentação da íris, onde os comprimentos de onda mais curtos (luz azul) são refletidos.
  3. Já os olhos verdes se caracterizam por uma quantidade mediana de melanócitos, por isso o reflexo da luz marrom-amarelada se mistura com a luz azul resultando na cor esverdeada.

Ou seja, conforme a quantidade melanócitos na íris diminui progressivamente, os resultados das cores sofrem variações, que vão desde o castanho-escuro, passando pelo verde, até a gradação do azul para o cinza. Alguns bebês nascem com olhos azuis ou acinzentados porque os melanócitos ainda não foram estimulados a produzir a melanina, e a variação da cor do olho da criança pode acontecer até o primeiro ano de vida.