Contents
Como saber se estou fértil calculadora?
Como calcular o período fértil? – O cálculo se baseia em um ciclo regular com duração média de 28 dias. Dentro dele, o período menstrual acontece geralmente de três a oito dias. Sendo assim, para descobrir o período fértil, a mulher precisa contar 14 dias a partir do primeiro dia da menstruação, para depois acrescentar três dias antes e três dias depois dessa data, em caso de ciclos menstruais com intervalos de 28 dias.
- Parece complicado, mas não é.
- Vamos dar um exemplo para ficar mais fácil de compreender.
- Se o primeiro dia da menstruação de uma mulher foi em 1º de outubro, nesta data se deu o início do seu ciclo.
- Isso significa que no dia 14 de outubro ela terá uma ovulação.
- Ao identificar três dias antes e três depois, é possível concluir que o período fértil acontece no período dos dias 11 até 17 de outubro (11,12,13,14,15,16 e 17).
É importante lembrar que algumas mulheres podem ter um ciclo irregular, com a menstruação ocorrendo em intervalos de tempo que podem variar a cada mês. Para esses casos, vale a pena procurar um ginecologista e acompanhar se essa irregularidade é normal ou pode ser fruto de algum problema no sistema reprodutivo.
Como calcular o dia fértil para engravidar?
Por exemplo, se o primeiro dia da menstruação de uma mulher foi dia 1º de janeiro, este foi o início do seu ciclo, e no 14ª dia ela estará ovulando, ou seja, no dia 14 de janeiro. Acrescentando três dias antes e depois dessa data, teremos que o seu período fértil ocorrerá nos dias: 11,12,13,14,15,16 e 17 de janeiro.
Qual é o cálculo do período fértil?
O período fértil é antes ou depois da menstruação? – Na maioria das vezes, o período fértil acontece alguns dias após o fim da menstruação. Geralmente, o período fértil ocorre no meio do ciclo menstrual, entre dois ou três dias antes e dois ou três dias depois da ovulação.
Quantos dias após a menstruação a mulher ovula?
Como calcular o dia da ovulação? – Geralmente, a ovulação (libertação do óvulo) ocorre 14 dias após o início de um novo ciclo menstrual. Considere, por exemplo, que o primeiro dia da menstruação é 28 de fevereiro. Pensando que a mulher possui um ciclo regular de 28 dias, o dia fértil será em 14 de março.
Caso não ocorra a fecundação do óvulo, este degenera, a produção de progesterona diminui acentuadamente e ocorre a desintegração da parede uterina (endométrio), dando origem a nova menstruação (a 28 de março) e, consequentemente, a um novo ciclo menstrual. Quando os ciclos menstruais são muito irregulares torna-se mais complicado fazer contas e encontrar um padrão que permita seguir um plano com alguma certeza.
Para os casais que tentam engravidar, o que realmente importa é tentar perceber qual a data da ovulação antes de vir o próximo período. Pode ajudar manter um registo mensal do dia um em que lhe veio a menstruação, calcular o período fértil e ter relações sexuais com maior frequência durante esse espaço de tempo.
Qual é o dia mais fácil de engravidar?
Afinal, qual a melhor idade para engravidar? – Apesar de não existir uma resposta exata para essa questão, sabe-se que o organismo passa por inúmeras alterações biológicas e que o avanço da idade influencia nas chances de fecundação, Por isso, é interessante conhecer as fases da fertilidade para compreender o processo de envelhecimento do organismo e consequentemente os fatores que podem interferir na gravidez do primeiro filho.
A partir dos 19 até os 26 anos de idade, a fertilidade da mulher atinge o seu pico com as maiores chances para engravidar naturalmente, que chega a quase 30% se a relação sexual ocorrer sem proteção no período da ovulação. Entre 27 e 34 anos, a fertilidade decresce, e a possibilidade de gravidez diminui um pouco.
Na faixa que compreende dos 35 aos 39 anos, a possibilidade de engravidar passa a ser bem pequena, sofrendo uma queda acentuada após os 38 anos. A partir daí as chances diminuem ainda mais, e o desejo de ser mãe naturalmente pode ficar mais difícil de se realizar.