Calculadora Gestacional Para Profissionais Da Saúde?

Como a enfermagem calcula a gestação?

Em geral o cálculo da idade gestacional é baseado na data da última menstruação, conhecida como DUM. Neste caso, é muito simples. Verifica-se a quantidade de dias que se passaram da DUM até o dia do cálculo e divide-se por 7.

Como fazer o cálculo do dum?

Qual é a fórmula para calcular a idade gestacional? – O método mais simples de calcular a idade gestacional é pela data da última menstruação, a DUM:

Conta-se a quantidade de dias desde o primeiro dia da última menstruação; Depois disso, divide-se por 7. Assim, sabemos a idade gestacional em semanas; O resto da divisão é o número de dias.

Essa fórmula pode parecer muito abstrata e confusa sem uma aplicação prática. Então, acompanhe o seguinte exemplo:

Uma mulher teve sua última menstruação no dia 15/07/22; Em 19/09/22, ela faz um teste de gravidez e descobre uma gestação; Então, são 66 dias, que divididos por 7 dão o resultado 9 semanas e 3 dias.

A cada quatro semanas, dizemos que um mês de gestação foi completo. Portanto, está no terceiro mês da gestação, ainda no primeiro trimestre.

Como saber com quanto tempo de gravidez eu estou?

Como calcular a data estimada do parto: Regra de Mittendorf-Williams – Uma teoria sobre como calcular a data estimada do parto, também usando a DUM, é a regra de Mittendorf-Williams. Baseada em um estudo antigo de 1990, não há estudos mais recentes que sugiram que ela seja precisa.

Por isso, a regra não é muito usada por profissionais de saúde para prever a DPP. Essa regra é baseada em um estudo de muitas décadas atrás que mostrou que as primeiras gestações tendem a ser um pouco mais longas (em média 288 dias a partir da DUM) e, nas gestações subsequentes, o parto acontece em média 283 dias a partir da DUM.

Então.

  • Primeiro, determine o primeiro dia do seu último período menstrual.
  • Depois, conte três meses para trás a partir dessa data.
  • Por último, acrescente a essa data 15 dias se for sua primeira gravidez ou 10 dias se não for a primeira gestação.

Qual seguir a dum ou ultrassom?

O que fazer se as datas do ultrassom são diferentes da DUM? – É muito comum esse tipo de situação ocorrer. As semanas calculadas pelo ultrassom não coincidem com os cálculos baseados na DUM. Desse modo, os médicos obstetras 4 a seguir uma ordem de escolha, que pode ser:

  1. Ultrassom realizado nos primeiros três meses de gestação;
  2. Data da última menstruação (DUM);
  3. Ultrassom realizado entre o 4º e 6º mês de gestação.
You might be interested:  Planilha Para Calcular Revisão Fgts Grátis?

A divergência ocorre pois o corpo da mulher, assim como qualquer organismo vivo, não é um sistema fixo, que não atrasa ou varia suas situações. Assim, as datas calculadas por essas medidas serão próximas, mas variações são possíveis.

Como escolher a data do parto?

Para aquelas que são regulares, a data do parto, é indicado contar 7 dias depois da menstruação e 9 meses depois do mês da última menstruação.

O que é DPP na enfermagem?

Curso de Especialização – Linhas de Cuidado em Enfermagem II. Cálculo da data provável de parto (DPP) É possível, durante o acompanhamento à gestante, obter uma data provável em que o parto irá acontecer. Para o cálculo da DPP, você deve considerar que a duração da gestação normal é de 280 dias ou 40 semanas a partir da DUM. Você pode ainda fazer o cálculo de duas formas:

Com o disco (gestograma), colocar a seta sobre o dia e mês correspondente ao primeiro dia da última menstruação e observar a seta na data (dia e mês) indicada como data provável do parto; Outra forma de cálculo, é pela Regra de Näegele, é somar sete dias ao primeiro dia da última menstruação (multigesta) ou dez (primigesta) e subtrair três meses ao mês em que ocorreu a última menstruação (ou adicionar nove meses, se corresponder aos meses de janeiro a março). Nos casos em que o número de dias encontrado for maior do que o número de dias do mês, passar os dias excedentes para o mês seguinte, adicionando 1 ao final do cálculo do mês.

III. Avaliação do estado nutricional e ganho de peso Todas as gestantes devem ser avaliadas, desde o início da gestação, quanto ao risco nutricional que corresponde ao baixo peso, sobrepeso e obesidade da gestante. Verificar o IMC (índice de massa corporal) e verificar na fórmula apresentada a seguir como calcular o IMC de acordo com a idade gestacional.

Quadro 3.2: Avaliação do estado nutricional da gestante acima de 19 anos, seguindo índice de massa corporal (IMC) por semana gestacional Fonte : Brasil (2006a) Na ocorrência de risco, é importante intensificar as orientações e o acompanhamento para a promoção do estado nutricional materno e do recém-nascido adequados. Aprenda mais sobre o assunto na próxima página! : Curso de Especialização – Linhas de Cuidado em Enfermagem

You might be interested:  Calculadora De Notação Científica?

O que é mais confiável a data da última menstruação ou ultrassom?

Através da Data da Última Menstruação – Caso a grávida saiba informar a data da última menstruação, é possível utilizar a Regra de Naegele para calcular a data do nascimento do bebê. A regra de Naegele é bem simples: Considerando que uma gravidez sem complicações dura aproximadamente 280 após a última menstruação, basta somar 280 dias a essa data para se obter a DPP.

  1. Para facilitar a soma, foi criado um cálculo rápido.
  2. Deve-se utilizar o primeiro dia da menstruação como a data para este cálculo, subtrair 3 meses e adicionar 7 dias, fazendo ajustes ao ano.
  3. Um exemplo disso: Data da última menstruação – 14 de julho de 2015 (14/07/2015) Subtraindo 3 meses – 14/04/2016 Adicionando 7 dias – 21/04/2016 Logo, a data provável do nascimento é 21 de abril de 2016.

A regra de Naegele, apesar de não ser muito exata, é muito utilizada pelos obstetras pois não depende de nenhum exame, apenas uma informação que a maioria das pacientes possuem. Para fornecer uma data aproximada mais exata, se utiliza um exame de ultrassom.

Qual ultrassom detecta má formação?

Ultrassom 4D – Da mesma forma que o ultrassom obstétrico 3D, o exame 4D é sofisticado e usado para complementar outros tipos de ultrassonografia. Esse exame é feito principalmente no diagnóstico de uma malformação. Isso porque, auxilia o médico na obtenção de uma imagem melhorada da anatomia.

Como calcular enfermagem?

Calcular o total de horas de enfermagem, multiplicando a quantidade de pacientes em cada classificação pelas horas correspondentes. Calcular o Índice de Segurança Técnica (IST), somando o total de ausências e afastamentos do trabalho.

O que é dum e DPP?

Como é calculada a idade gestacional? Muita gente se confunde quando ouve, no primeiro ultrassom, a idade gestacional em semanas. Há, também, quem faça as contas e pense que não é possível estar grávida de cinco ou oito semanas, pois a concepção aconteceu há menos tempo.

  • Dúvidas sobre essa questão são comuns, por isso, vamos esclarecer quanto tempo dura a gravidez e como a idade gestacional é contada.
  • A duração média da gravidez é de 280 dias, contados a partir do primeiro dia da data da última menstruação (DUM), e não a partir da concepção.
  • Com essa data, fazemos o cálculo da data provável do parto (DPP), que é o dia em que a gravidez completa 40 semanas.

Nem sempre essa conta dá certo, pois ela leva em consideração ciclos menstruais regulares de 28 dias, e nem toda mulher tem ciclos assim. Nesses casos, a contagem da idade gestacional é feita baseada no ultrassom realizado no primeiro trimestre. O cálculo é feito dessa forma pois os três primeiros meses de gravidez constituem o período mais confiável para obtermos a informação de idade gestacional.

  • Uma maneira prática de fazer o cálculo da DPP é usar a Regra de Naegele, onde somamos 7 no dia da DUM e subtraímos 3 do mês da DUM.
  • Por exemplo, se a DUM é 20 de fevereiro, A DPP será 27 (dia 20 mais 7 dias) de novembro (3 meses antes de fevereiro).
  • Se a DUM é 28 de maio, a DPP será 04 de março.
  • Apesar desse nome, apenas 5% dos bebês entram em trabalho de parto espontaneamente na Data Provável de Parto, mesmo ela tendo sido calculada corretamente.
You might be interested:  Calcular Inclinacao De Rampa?

Isso ocorre porque existe uma variação biológica natural no ritmo de maturação do bebê e no momento do parto, que se inicia espontaneamente. O tempo de uma gravidez normal varia de 37 a 42 semanas, porém, esse período de cinco semanas atualmente é subdividido em três: termo precoce, termo pleno e termo tardio, levando em conta a taxa de complicações com o recém-nascido (principalmente respiratórias) que ocorrem em cada semana desse intervalo de tempo.

Pré-termo: abaixo de 37 semanas Pré-termo precoce: menos de 33 semanas e 6 dias Pré-termo tardio: de 34 semanas a 36 semanas e 6 dias Termo precoce: de 37 semanas até 38 semanas e 6 dias Termo Pleno: de 39 semanas até 40 semanas e seis dias Termo Tardio: de 41 semanas até 41 semanas e seis dias Pós-termo: acima de 42 semanas

Veja abaixo as estatísticas de idade gestacional das pacientes acompanhadas pela Dra. Andrea Campos no período de 2004 a 2018. Ao todo, foram acompanhadas 1405 mulheres.

6% tiveram partos com menos de 37 semanas, o período chamado “Pré-Termo” da gravidez: 1% abaixo de 34 semanas; 5% entre 34 semanas e 36 semanas e 6 dias; 21% com mais de 37 e menos de 39 semanas, o “Termo Precoce”: 6% entre 37 semanas e 37 semanas e 6 dias; 15% entre 38 semanas e 38 semanas e 6 dias; 60% com mais de 39 e menos de 41 semanas, o “Termo Pleno”: 27% entre 39 semanas e 39 semanas e 6 dias; 32% entre 40 semanas e 40 semanas e 6 dias; 13% entre 41 semanas e 41 semanas e 6 dias, o “Termo Tardio”: 1% acima de 42 semanas (tal percentual está diminuído devido às induções realizadas na 41a semana).

: Como é calculada a idade gestacional?