Calculadora Juros Ao Mes?

Como fazer cálculo de juros por mês?

Como calcular juros ao mês? – Depois de entender a diferença entre juros simples e juros compostos, é possível saber que as maneiras de encontrar uma taxa mensal de juros a partir da taxa anual é diferente em cada caso. O primeiro cálculo é bem mais simples que o segundo, mas nenhum deles é tão complicado assim.

  1. Para ilustrar, vamos considerar a mesma taxa ao ano para as duas situações: 12%.
  2. Quando se tratam de juros simples, a matemática envolvida realmente é bastante simples.
  3. Para chegar ao resultado mensal, basta fazer a divisão da taxa anual pelo número de meses equivalente.
  4. Como um ano tem 12 meses, a taxa mensal será o percentual indicado ao ano dividido por 12.

Logo, nesse primeiro caso, temos que a taxa de juros mensal será de 12/12 = 1% ao mês. Você deve estar se perguntando se não seria esse o resultado do cálculo, caso a taxa de juros fosse composta, não é mesmo? A verdade é que não é assim, e as contas que costumeiramente fazemos de juros compostos como sendo de juros simples simplesmente estão erradas.

  1. Para chegar a uma taxa de juros compostos de 12% ao ano, tenha certeza de que a taxa mensal não será de 1%.
  2. Não mesmo.
  3. Isso porque o conceito de juros sobre juros nos leva a um resultado de 12,68% ao ano se a taxa mensal for de 1% ao mês, considerando os juros compostos como no caso da maioria das contas de mercado.
You might be interested:  Calcular Rendimento Cdi Nubank?

Os juros do cartão de crédito, por exemplo, funcionam dessa maneira. Se é assim, qual é a taxa mensal de juros para um resultado de 12% ao ano, então? Para chegar ao resultado, é preciso recorrer a uma fórmula matemática um pouco mais elaborada. Ela deve ser usada conforme demonstrado a seguir.

  1. Taxa mensal = x 100 Apesar de não ser uma fórmula matemática complicada, é necessário atentar para alguns detalhes para não chegar a um resultado incorreto.
  2. O mais importante deles certamente é respeitar a ordem segundo a qual se deve fazer todas as contas.
  3. É preciso considerar os parênteses e colchetes da equação, além da ordem das operações matemáticas.

Assim, devemos começar pela potenciação, para depois fazermos a subtração e, por fim, a multiplicação. Acompanhe por partes como ficaria no caso do nosso exemplo, no qual queremos saber qual é a taxa equivalente mensal para o período de um ano. Taxa mensal = x 100 Taxa mensal = x 100 Taxa mensal = x 100 Taxa mensal = x 100 Taxa mensal = 0,9484% É essencial notar que quanto mais casas decimais tivermos depois da vírgula, mais acertado será o cálculo.

Quando o valor a ser calculado é pequeno, talvez não se veja grande diferença. Mas em valores maiores, certamente isso tem importância. Assim, a taxa de juros mensal para o valor de 12% ao ano é equivalente a 0,9484% ao mês de juros. Saber calcular juros ao mês é extremamente importante para um bom controle de finanças.

No âmbito empresarial, é necessário para tomar os empréstimos certos sem pagar nenhum tipo de juro abusivo. Faça uma simulação sem compromisso para entender de que forma pode ter crédito pessoal da melhor forma possível! Deseja ver uma simulação real de empréstimo e quanto você teria disponível? Simule sem compromisso aqui na Supersim! Simular Empréstimo

You might be interested:  Como Calcular O Valuation De Uma Empresa?

Como calcular a taxa mensal de uma aplicação?

Como calcular taxas de juros: juros compostos – Também são conhecidos como juros sobre juros. O cálculo não é feito sobre o valor inicial, é feito sobre o valor do período anterior. Então, veja como calcular taxa de juros composto s. Primeiro, esse cálculo é feito levando em conta quatro fatores: valor investido, valor final, rentabilidade e tempo de investimento.

Qual a taxa anual de 10% ao mês?

Em outras palavras, 10% ao mês equivalem a 213,84% ao ano. De fato, para descobrir a taxa anual, bastava fazer 1,112 = 3,13843 e subtrair 1, para obter 2,13843 = 213,843%.

Como calcular taxa de juros proporcional?

Antes de tudo, precisamos saber que para efeito de cálculo, a taxa percentual sempre precisa ser substituída pela taxa unitária, resultante de uma divisão por 100. Por exemplo: 7% precisa ser substituído na fórmula pelo número 7 dividido por 100, ou seja, 0,07.

  1. Juros simples Nos juros simples o montante incide sobre o mesmo capital inicial.
  2. M = C (1 + i,
  3. N) M = montante C = capital i = taxa de juros n = prazo Exemplo: Uma aplicação de R$ 1.000,00, por 5 meses, com taxa de 0,5% ao mês.
  4. Qual será o montante no vencimento? M = ? Capital = 1.000 Taxa de juros = 0,5% Prazo = 5 Primeiro transformamos a taxa percentual em taxa unitária dividindo 0,5 por 100 = 0,005.

Depois aplicamos a fórmula M = C (1 + i, n) M = 1000 (1 + 0,005,5) M = 1000 (1 + 0,025) M = 1000 (1,025) Montante = 1025 Juros simples e Proporcionalidade de taxas As taxas de juros expressas em unidades de tempo diferentes (ano para mês, semestre e bimestre) são proporcionais quando incididas sobre o mesmo capital, mesmo prazo, produzem o mesmo montante e regime simples de capitalização.

Basta fazer uma divisão simples. Exemplo: Calcule a taxa proporcional mensal de uma taxa de juros simples de 7% ao ano. i = 7 / 12 i = 0,5833 Resultado = 0,58% ao mês Juros compostos A taxa incide sobre o capital inicial acrescido dos juros do período anterior, M = C (1 + i ) ᶯ Exemplo: Uma aplicação de R$ 1.000,00, por 5 meses, com taxa de 0,5% ao mês.

Qual será o montante no vencimento? M = 1000 (1+ 0,005) elevado a 5 M = 1000 (1,005) elevado a 5 M = 1000 (1,0253) Montante = 1025,30 Juros compostos e Equivalência de taxa As taxas de juros expressas em unidades de tempo diferentes (ano para mês, semestre para bimestre) são equivalentes quando incididas sobre o mesmo capital, mesmo prazo, produzem o mesmo montante e regime composto de capitalização.

Fórmula: (1 + i) elevado a taxa que eu quero dividida pela taxa que eu tenho. Exemplo: Calcule a taxa proporcional mensal de uma taxa de juros simples de 7% ao ano. i = (1+0,07) elevado por 1 dividido por 12 i = 1,07 elevado por 0,0833 i = 1,0057 Agora basta tirar o 1 acrescido no começo: i = 0,0057 E multiplicar por 100 para ter a taxa percentual: i = 0,5652% Resultado = 0,56% ao mês Atenção estudantes CFP Tenho transcrito meus estudos do CFP para a ferramenta de artigo do Linkedin, porém, infelizmente, ela não tem a função para elevar letras ou números específicos assim como é o correto das fórmulas nas aulas de cálculos.

Por isso acabei precisando escrever algumas vezes as palavras “elevado” e “dividido” nas fórmulas. Outra função que gostaria de colocar seria o passo a passo de como fazer na calculadora HP, mas também não é possível devido a simplicidade da ferramenta.