Calcular Circunferência Pelo Diâmetro?

Como calcular circunferência através do diâmetro?

A proporção da circunferência ao diâmetro é Pi ou π, ou seja, circunferência/diâmetro = Pi ; A circunferência de um círculo é igual a 2π*r ou 2π*raio. Ex: Se o raio de um círculo tem 3m, então C = 2π*3 = 6π metros. O diâmetro de um círculo é igual a circunfêrencia sobre π.

Qual a fórmula para calcular a circunferência?

O comprimento da circunferência é bastante parecido com a ideia de perímetro de um polígono, Sabemos que círculo não possui lados, então, em vez de falarmos perímetro da circunferência, calculamos o comprimento dela. No entanto, ainda existem alguns autores que chamam o comprimento da circunferência de perímetro da circunferência,

Para calcular o valor do comprimento da circunferência, utilizamos a fórmula C = 2πr, em que r é o raio do círculo, e π (lê-se: pi) é uma constante, representada por esse símbolo por ser uma dízima periódica. Muitas vezes, para calcular o valor do comprimento da circunferência, utilizamos uma aproximação para a constante π, sendo comum considerá-la igual a 3,14 ou 3,1 ou até mesmo 3.

Leia também: Qual a diferença entre figuras planas e figuras espaciais?

Qual a relação entre o raio e o diâmetro de uma circunferência?

Dessa maneira, o diâmetro é a maior corda possível em uma circunferência e sua medida é igual a duas vezes o raio.

Qual é a medida do raio de uma circunferência que possui 12 cm de diâmetro?

Calcule o comprimento da circunferência a seguir sabendo que o seu diâmetro é dado em cm. Sendo d = 12 cm, então o raio é a metade do diâmetro, r = 6.

You might be interested:  Como Calcular A Densidade?

Como transformar diâmetro em comprimento?

Como se calcula o comprimento da circunferência? – Para calcular o comprimento C de uma circunferência de raio r, utilizamos a seguinte fórmula: \(C = 2πr\) Alguns textos apresentam essa expressão na forma \(C = dπ\), em que d é o diâmetro da circunferência.

Exemplo 1:

Qual o comprimento de uma circunferência com 4 cm de raio? (Considere π = 3) Resolução: Aplicando a fórmula para r = 4 cm e realizando a aproximação indicada para o valor de π, temos que \(C = 2πr = 2⋅3 ⋅4 =24\ cm\)

Exemplo 2:

Um barbante possui 30 cm de comprimento. Ao unir as duas pontas, é possível formar uma circunferência com qual diâmetro? (Considere π = 3) Resolução: Aplicando a fórmula para C = 30 cm e realizando a aproximação indicada para o valor de π, temos que \(C = 2πr\) \(30 = 2⋅3 ⋅r\) \(r=\frac 6=5\ cm\) Assim, o diâmetro da circunferência mede 10 cm. Veja também: Qual é a área do círculo?

Porque o valor de pi e 3 1415?

Qual é a história do número pi (π)? – A história do π começa há muitos anos com os egípcios, chineses e mesopotâmicos. Ao calcular a razão entre a medida do comprimento de uma circunferência e o seu diâmetro, observou-se que esse valor era sempre constante. Existem registros cuneiformes de que a aproximação de π = 3 era utilizada por esses primeiros povos, e, com o passar do tempo, eles conseguiram definir esse número com uma casa decimal correta. É atribuído a Arquimedes (287/ 212 A.C) o primeiro estudo científico sobre o valor de π, em sua obra A medida de um círculo, na qual ele conseguiu uma melhor aproximação para o valor desse número. Aproximando a circunferência a polígonos, Arquimedes encontrou a aproximação: 3,14085 < π < 3,142857, Por volta de 400 d.C., em um livro indiano, foi representado o valor de π igual à razão entre 3177 e 1250, e quase um século depois, em 499 d.C., foi encontrada pelos indianos uma aproximação com 3 casas decimais exatas para π, atribuindo-lhe o valor de 3,1416, sendo uma aproximação interessante, já que ela tem três casas decimais exatas e a quarta casa como uma aproximação por excesso. Não pare agora. Tem mais depois da publicidade 😉 Após os indianos, os chineses conseguiram encontrar uma aproximação com seis casas decimais exatas, e, em 1596, o matemático Ludolph Van Ceulen encontrou 20 casas decimais do π, que lhe foram atribuídas em uma obra publicada postumamente, ficando seu valor com 35 casas decimais. Com o desenvolvimento da matemática, os métodos para se calcular as casas decimais do número π refinaram-se, e cada vez mais era possível obter com exatidão as novas casas, como em 1844, em que o número π foi apresentado por um vienense com 205 casas decimais. Posteriormente, o número π foi apresentado pelos ingleses com precisão de 528 casas decimais e, em 1946, com 808 casas decimais exatas. A partir do ano de 1949, iniciou-se a utilização do computador para o cálculo do valor de π, tornando possível a obtenção de mais de 2000 casas decimais do número π inicialmente. A quantidade de casas decimais encontradas foi crescendo rapidamente para 10 milhões, atingindo, em 1995, a marca de 6,4 bilhões. Atualmente, é conhecido um total de 62,8 trilhões de casas decimais do número π. Esse é o recorde mundial reconhecido pelo Guinness Book e calculado pela Universidade de Ciências Aplicadas de Grisons. Saiba mais: Números triangulares — os números que podem ser representados na forma de triângulos

You might be interested:  Tive Aumento De Salário Como Calcular Férias?