Calcular Idade Excel Anos Meses Dias?

Como fazer idade em meses no Excel?

Basicamente o que vamos fazer é o seguinte, vamos inserir a função DATADIF para calcular em meses, e depois vamos subtrair a função DATADIF em anos vezes 12 meses. Dessa forma vamos obter a diferença do total de meses do período e o total de meses referente ao ano completo.

Como usar a função Datadif no Excel?

1. Calculando diferença em dias – Vamos supor que você precise calcular quantos dias há entre dois anos distintos, ok? Nesse caso, temos as datas: 30/01/2020 e 30/01/2022. Basta usar a fórmula:

=DATADIF(30/01/2020;30/01/2022;”d”).

Quem nasceu em 1990 vai fazer quantos anos em 2023?

Se você nasceu em 1990, neste ano, vai completar 30.

Como transformar meses em anos e meses no Excel?

Função DATADIF no Excel para MESES – Agora precisamos descobrir a quantidade de meses, além dos anos. Para esta situação usaremos o indicador: “YM”. Na célula G4 digite =DATADIF(C4;D4;”YM”), Pressione Enter. O resultado será: 8, ou seja, além dos 6 anos, existem 8 meses entre o período de contratação e demissão. Vamos agora juntar tudo isso em uma única célula? Na célula H4 digite =CONCATENAR(F4;” anos e “;G4;” meses.”) : Pressione Enter, O funcionário trabalhou 6 anos e 8 meses em sua empresa:

Como calcular o tempo de empresa no Excel?

A função seria: =DATADIF(D7;E7;’y’)& ‘ Anos, ‘ &DATADIF(D7;E7;’ym’)& ‘ Meses’ &DATADIF(D7;E7;’d’)& ‘ Dias.’. Logo, Julia teve 9 anos, 6 meses e 6 dias de tempo serviço na empresa.

Como utilizar a função data?

Descrição – A função DATA.VALOR converte uma data armazenada como texto em um número de série que o Excel reconhece como data. Por exemplo, a fórmula =DATA.VALOR(“1/1/2008”) retorna 39448, o número de série da data 1/1/2008. Lembre-se, no entanto,de que a configuração de sistema de data de seu computador pode fazer com que os resultados da função DATA.VALOR difiram deste exemplo.

Para que serve o Datadif?

Esta sessão será um pouco massiva pois busca explicar e exemplificar a transformação de datas\hora de diversas maneiras e em diversos conteúdos gerenciáveis, essas transformações são essenciais para quem deseja dominar a ferramenta de Planilhas do Google pois carregam o fundamento para se trabalhar com dados em Modelo, neste caso o modelo de Data/Hora.

  1. Conhecendo as funções de Data/Hora Inicialmente vamos entender um pouco como funciona a Planilha do Google.
  2. Operações matemática são simples mesmo trabalhando com datas, é possível efetuar operações de Soma, Subtração, Divisão ou Multiplicação por exemplo, sem qualquer comando extra além dos que já vimos na Aula 2.

O vídeo abaixo exemplifica este uso, detalhe neste tópico é que embora a aplicação funcione bem com datas atuais ele tem sérios problemas com datas muito antigas, notem que ao Multiplicar a data 01/01/2020 por 2, embora esperava-se que o resultado fosse algo como 01/01/4040 ele retornou 03/01/2140 isso porquê ele considerou a menor data como 01/01/1900 ou seja, calculou o número de dias em 120 anos, multiplicou por 2 e o resultado foi impresso como 2140 ou seja.240 anos à partir do ano de 1900.

Agora vamos conhecer um pouco as funções específicas para se trabalhar com Data/Hora nas Planilhas do Google, o vídeo abaixo apenas mostrará onde encontrar as ferramentas citadas abaixo. AGORA: Ao executarmos a função =AGORA() em uma planilha do google teremos como resultado o momento atual em que inserimos o campo, este recurso é muito útil quando estamos preenchendo formulários e precisamos saber com clareza a data em que foi feita a alteração.

É verdade que o google trás esta informação, no entanto, quando utilizamos os recursos de Impressão ou Criação de HTML, assim como outros formatos Off-line perdemos esta informação. DATA: A função DATA serve para informarmos para o sistema que determinados números são data, sendo assim, precisamos passar os parâmetros corretamente para que funcione, no caso, esta função exige três parâmetros, o ANO, o MÊS e o DIA, que são passados da seguinte forma, DATA(ano; mes; dia), ou seja, se quisermos informar ao sistema que estamos trabalhando com uma data específica de 20/03/2020 precisamos passar os dados da seguinte forma: DATA(2020; 03; 20), ou então, DATA(2020; 3; 20).

DATA.VALOR: Assim como a função DATA o objetivo desta função é transformar dados em uma DATA para que possamos fazer cálculos ou obter valores específicos desta data, no entanto, não é necessário que especifiquemos os valores de Ano, Mês e Dia diretamente na função, nesta função será utilizado um campo de data em formato Texto, ou, como chamamos em linguagem de programação formato do tipo String.

You might be interested:  Rescisão De Contrato Calcular?

Por exemplo, podemos observar que a função DATA.VALOR(“20/03/2020”) retornará o total de Dias, ou, se formatarmos em Data, retornará a data informada. A String na Planilha do Google é definida através das Aspas Duplas. DIA: Assim como a função ANO e MÊS esta serve para retornar o dia de uma data específica, ou seja, passamos um parâmetro do tipo DATA para a função e o retorno será o dia, por exemplo: DIA(DATA(2020;7;10)) terá como resultado 10.

MÊS: Assim como a função ANO e DIA esta serve para retornar o mês de uma data específica, ou seja, passamos um parâmetro do tipo DATA para a função e o retorno será o mês, por exemplo: MÊS(DATA(2020;7;10)) terá como resultado 7. ANO: A função Ano, diferentemente de AGORA e DATA, exige que seja passado apenas UM parâmetro para funcionar, no caso, uma DATA.

Esta data pode ser retirada de uma tabela ou simplesmente passada entre parenteses, a fórmula se dá assim: ANO(data) onde o retorno será apenas o ANO da data informada. Por exemplo, se passarmos =ANO(DATA(2010;3;20)) o retorno será simplesmente 2010. TO_DATE: Agora que temos um número de dias específico podemos fazer o retorno a uma data utilizando a função TO_DATE, ou, para_data.

Neste caso, basta inserirmos um número total de dias como parâmetro, por exemplo, o comando TO_DATE(43910) retornaria 20/03/2020. DATADIF: Esta função calcula a diferença entre duas datas, precisamos estabelecer a data de início e a data de término e o resultado será de acordo com a unidade definida na função, ou seja, podemos obter o retorno em Dias, em Meses, em Anos.

A função funciona da seguinte forma: DATADIF(data_de_inicio; data_de_termino; unidade), onde a data de início é uma data, podemos utilizar a função vista anteriormente DATA.VALOR para criar essa data de início e a data de término. Já a unidade ela é definida por uma abreviação de texto da unidade de tempo, por exemplo, “M” para mês, “Y” para ano, “D” para dia, além disso temos as opções de resto como: “MD”, “YM” e “YD”.

“MD”: o número de dias entre data_de_inicio e data_de_termino após a subtração dos anos inteiros. “YM”: o número de meses inteiros entre data_de_inicio e data_de_termino após a subtração dos anos inteiros. “YD”: o número de dias entre data_de_inicio e data_de_termino, supondo que data_de_inicio e data_de_termino não tenham mais de um ano de intervalo entre elas.

Exemplos: DATADIF(DATA(2020; 1; 15); DATA(2020; 1; 31); “D”) retornará: 16, no caso, 16 dias. DATADIF(“15/5/2017”; “14/5/2020”; “Y”) retornará 2 pois só será computado anos inteiros. DATADIF(“15/5/2017”; “14/5/2020”; “YM”) retornará 11, ou seja, após a subtração do ANO que resultou em 2 a diferença em MESES foi de 11 meses.

DATAM: Retorna uma data com um adicional ou subtraindo uma quantidade específica de meses, para utilizar esta função teremos dois parâmetros, o primeiro é a data a qual queremos subtrair ou adicionar os meses e o segundo parâmetro é o total de meses que queremos adicionar ou subtrair, lembrando que para adicionar basta colocar o número e para subtrair devemos indicar o número de meses com o sinal de negativo.

É possível trabalhar tanto com número de dias quanto Data especificamente como podemos observar nos exemplos abaixo. Exemplos: DATAM(DATA(2020;7;10); 3) retornará 10/10/2020; DATAM(43910; -2) retornará 20/01/2020 já que 43910 dias é o mesmo que 20/03/2020, ou, DATA.VALOR ( “20/03/2020” ) DAYS: Esta função retorna o número de dias entre duas datas, a função possui dois parâmetros, uma a data de início e outra a data de fim.

DAYS(data_de_termino; data_de_inicio), por exemplo: DAYS(DATA(2020;7;10);DATA(2020;7;15)) retornará -5, já se invertermos a ordem das datas, por exemplo: DAYS(DATA(2020;7;15);DATA(2020;7;10)) o retorno será 5 pois a ordem importa, no caso, é a primeira data MENOS a segunda. DIA.DA.SEMANA: Esta função tem por objetivo o retorno do dia da semana de uma determinada DATA, o retorno pode ser configurado em um segundo parâmetro opcional na função, temos por exemplo, DIA.DA.SEMANA(data; tipo) onde data é a DATA que queremos obter o dia da semana e o TIPO é um parâmetro opcional, ou seja, não é necessário para a função funcionar, vejamos abaixo detalhes sobre este parâmetro: tipo – – Um número que indica o sistema de numeração a ser usado para representar a semana.

COMO CALCULAR IDADE NO EXCEL DO JEITO CERTO!!

Por padrão, faz a contagem a partir de domingo = 1. Se tipo for 1, os dias serão contados a partir de domingo e o valor de domingo será 1; portanto, o valor de sábado será 7. Se tipo for 2, os dias serão contados a partir de segunda-feira e o valor de segunda-feira será 1; portanto, o valor de domingo será 7.

Se tipo for 3, os dias serão contados a partir de segunda-feira e o valor de segunda-feira será 0; portanto, o valor de domingo será 6. Exemplo: DIA.DA.SEMANA(DATA(2020;3;20);1) DIA.DA.SEMANA(DATA.VALOR(“20/3/2020”);2) DIA.DA.SEMANA(43910;3) Os três exemplos correspondem a mesma data, são apenas formas diferentes de inserir esta, no caso pela função DATA, pela função DATA.VALOR e pelo número de dias, o que interessa nesse caso é o tipo, pois terá resultados diferentes em cada um destes exemplos, a data informada caiu em uma Sexta-Feira, no entanto, o retorno no primeiro exemplo é 6, no segundo é 5 e no terceiro foi 4 pois depende exclusivamente de quando vamos começar a contar o dia da semana, no primeiro começou por domingo, no segundo por segunda-feira e no terceiro por segunda-feira também no entanto, considerando esta como 0.

You might be interested:  Como Calcular A Diagonal De Um Cubo?

DIAS360: Retorna a diferença entre duas datas com base no ano de 360 dias usado em alguns cálculos de juros. Têm três parâmetros, data de início, data de término e método, que são inseridos da seguinte forma: DIAS360(data_de_inicio; data_de_termino; metodo), o método é um parâmetro opcional como pode ser observado abaixo.

  • Metodo – – Um indicador do método de cálculo de dias a ser usado.0 indica o método dos EUA – De acordo com o método dos EUA, se data_de_inicio for o último dia de um mês, o dia do mês de data_de_inicio será alterado para 30 para efeitos de cálculo.
  • Além disso, se a data_de_termino for o último dia de um mês e o dia do mês de data_de_inicio for anterior ao dia 30, a data_de_termino será alterada para o primeiro dia do mês posterior à data_de_termino; caso contrário, o dia do mês da data_de_termino será alterado para 30.

Qualquer outro valor indica o método europeu – No método europeu, qualquer data_de_inicio ou data_de_termino que for o dia 31 de um mês terá seu dia do mês alterado para 30. Exemplo: DIAS360(DATA(2020;1;15);DATA(2022;3;15);1) retornará 780 dias pois corresponde a dois anos de 360 dias, ou seja, 720 + 60 dias correspondente a dois meses, pois neste cálculo todos os meses possuem o mesmo tamanho de 30 dias.

DIATRABALHO: Calcula a data de término após um número especificado de dias úteis, a fórmula contém os seguintes parâmetros: DIATRABALHO(data_de_inicio, numero_de_dias, ), onde feriados é um item opcional que corresponde a um conjunto de DATAS, mais a diante veremos como montar um conjunto de dados que é chamado também de Array\Matriz\Vetor.

Exemplos: DIATRABALHO(43910; 30; ) retornará 05/05/2020 pois o dia 43910 corresponde ao dia 20/03/2020 + 30 dias úteis, ou seja, não considerando sábados e domingos e retirando os feriados que foram adicionados nos dias 21/04/2020 e 01/05/2020 retornou em 05/05/2020, lembrando também que se refere a 30 dias completados.

DIATRABALHOTOTAL.INTL: Calcula a quantidade de dias úteis entre duas datas, ou seja, retorna o número de dias úteis entre dois dias determinados, excluindo os finais de semana e feriados especificados. Temos como função DIATRABALHOTOTAL.INTL(data_de_inicio; data_de_termino; ; ), onde final de semana pode ser especificado como segue abaixo: final_de_semana – – Um número ou string que representa os dias da semana considerados finais de semana.

Método por string: é possível especificar os finais de semana usando sete números 0 e 1, onde o primeiro número no conjunto representa segunda-feira e o último indica domingo. Um 0 significa que o dia é útil, enquanto 1 significa que o dia é no fim de semana.

  1. Por exemplo, “0000011” indica que sábado e domingo compõem o fim de semana.
  2. Método por número: em vez de usar o método por string acima, é possível usar um único número.1 = sábado/domingo são fins de semana, 2 = domingo/segunda-feira e este padrão se repete até que 7 = sexta-feira/sábado.11 = apenas domingo é fim de semana, 12 = apenas segunda-feira é fim de semana e este padrão se repete até que 17 = apenas sábado é fim de semana.

Os feriados, é um parâmetro opcional, assim como na função DIASTRABALHO e deve ser passada como ARRAY. Exemplos: DIATRABALHOTOTAL.INTL(DATA(2020; 3; 20); DATA(2020; 5; 4); 1; ) retornará 30. DIATRABALHOTOTAL.INTL(DATA(2020;3;20); DATA(2020;5;4);”0010011″; ) retornará 24 pois considerará quarta, sábado e domingo como finais de semana.

DIATRABALHOTOTAL: Funciona de forma semelhante ao DIATRABALHOTOTAL.INTL com a única diferença de não podermos especificar quais são os dias do final de semana, nesse caso, será considerado sempre sábado e domingo. É uma forma mais simplificada de se fazer o processo e servirá para a grande maioria dos casos no Brasil.

A função se dá da seguinte forma DIATRABALHOTOTAL(data_de_inicio; data_de_termino; feriados), como exemplo podemos observar DIATRABALHOTOTAL ( DATA ( 2020 ; 3 ; 20 ) ; DATA ( 2020 ; 5 ; 4 ) ; ) que retornará 30 como no exemplo proposto acima. FIMMÊS: Retorna a data referente ao último dia de um mês que cai em determinado número de meses antes ou depois de outra data.

  • FIMMÊS(data_de_inicio; meses), ou seja, se quisermos o último dia do mês da data específica fazemos por exemplo: DATA ( 2020 ; 3 ; 20 ) que retornará a data completa 31/03/2020; Já se quisermos retornar a data de um mês depois devemos fazer: FIMMÊS(DATA(2020; 3; 20); 1) que retornará 30/04/2020.
  • FRAÇÃOANO: Retorna o número de anos, incluindo frações de anos, entre duas datas usando determinada convenção para a contagem de dias.
You might be interested:  Calcular Data Do Parto?

Para isso devemos passar da seguinte forma: FRAÇÃOANO(data_de_inicio, data_de_termino, ). Onde a convenção de cálculo de dias é um parâmetro opcional que deve ser feita da seguinte forma: convencao_de_calculo_de_dias – – Um indicador do método de cálculo de dias a ser usado.

0 indica o método 30/360 dos EUA (NASD) – Pressupõe meses de 30 dias e anos de 360 dias conforme os padrões da Associação Nacional dos Corretores de Valores Mobiliários dos EUA (NASD, na sigla em inglês) e realiza ajustes específicos nas datas inseridas que caem no final do mês.1 indica real/real – Faz o cálculo com base no número real de dias entre as datas especificadas e no número real de dias nos anos envolvidos. Usado para títulos e letras do Tesouro dos EUA, mas também o mais relevante para uso não financeiro.2 indica real/360 – Faz o cálculo com base no número real de dias entre as datas especificadas, mas pressupõe um ano de 360 dias.3 indica real/365 – Faz o cálculo com base no número real de dias entre as datas especificadas, mas pressupõe um ano de 365 dias.4 indica 30/360 da Europa – Similar a 0, faz o cálculo com base em um mês de 30 dias, mas ajusta as datas de final de mês segundo as convenções financeiras da Europa.

Exemplo: FRAÇÃOANO(DATA(2017;3;20);DATA(2020;5;5);1) retornará 3,127831425 anos. HOJE: A função HOJE retorna o dia atual em forma de DATA, ou seja, é bastante útil quando queremos saber a diferença entre uma determinada data e HOJE como fazemos no cálculo de Data de Nascimento para descobrir a Idade de uma pessoa.

A função, assim como a AGORA não possui parâmetros e se dá da seguinte forma HOJE(), uma observação importante quanto a esta função é que sempre representará a data da última vez em que a planilha foi recalculada, em vez de permanecer na data em que ela foi introduzida pela primeira vez, então cuidado redobrado ao utilizar esta fórmula.

TEMPO: Semelhante a função DATA que serve para criar um objeto do tipo data, a função tempo serve para criarmos à partir de dados como Hora, Minuto e Segundo um objeto do tipo horário, que será utilizado para efetuarmos cálculos de horários. A fórmula se dá no seguinte formato, TEMPO(hora; minuto; segundo).

  • Exemplo: TEMPO(10;5;30) retornará 10:05:30.
  • VALOR.TEMPO: Da mesma forma que o DATA.VALOR retorna em DIAS uma determinada data em STRING a função VALOR.TEMPO converte um horário em STRING em DIA, como podemos observar no exemplo: VALOR.TEMPO(“12:00:00”) que retornará 0,5 correspondente a 0,5 dia.
  • HORA: A função HORA funciona de forma semelhante a ANO,MÊS e DIA, serve para buscar uma hora específica dentro de um objeto do tipo horário; Exemplos: HORA(TEMPO(11;40;59)) retornará 11; HORA(AGORA()) retornará a hora atual; HORA(“20:49:59”) retornará 20; MINUTO: Assim como a função HORA esta retornará o minuto específico de um horário, por exemplo, se tivermos MINUTO(TEMPO(11;40;59)) o retorno será 40, pois se trata de um horário onde o ponteiro do relógio estava em 40 minutos.

SEGUNDO: Assim como a função HORA e MINUTO esta retornará o segundo específico de um horário, por exemplo, se tivermos SEGUNDO(TEMPO(11;40;59)) o retorno será 59, pois se trata de um horário onde o ponteiro do segundo do relógio estava em 59 segundos.

ISDATE: A função ISDATE retorna se uma determinada STRING é uma data ou não, por exemplo, se tivermos: ISDATE(“30/05/2020”) o retorno será VERDADEIRO, no entanto, se a data for uma data inexistente ou mal formatada como nos exemplos: ISDATE(“30/02/2020”) e ISDATE(“30/005/2020”) o retorno será FALSO.

NÚMSEMANA: Retorna o número de semanas desde o início do ano de uma determinada data, por exemplo, se tivermos NÚMSEMANA(“30/05/2020”) o retorno será 22, ou seja, teve 22 semanas desde o início do ano até a data informada. Para mais informações sobre as fórmulas observadas nesta sessão segue abaixo um link de material de apoio: https://support.google.com/docs/table/25273

Como calcular dias de uma data a outra no Excel?

Exemplo – Copie os dados de exemplo da tabela a seguir e cole-os na célula A1 de uma nova planilha do Excel. Para as fórmulas mostrarem resultados, selecione-as, pressione F2 e pressione Enter. Se precisar, você poderá ajustar as larguras das colunas para ver todos os dados.

Dados
31-DEC-2021
1-JAN-2021
Fórmula Descrição Resultado
=DAYS(“15-MAR-2021″,”1-FEB-2021”) Localiza o número de dias entre a data de término (15-MAR-2021) e a data de início (1-FEB-2021). Ao inserir uma data diretamente na função, você precisa colocá-la entre aspas. O resultado é 42. 42
=DIAS(A2,A3) Localiza o número de dias entre a data de término em A2 e a data de início em A3 (364). 364

Início da Página