Contents
Como calcular iluminação por área?
O cálculo de Lúmens para cada espaço – Para saber qual a quantidade de iluminância necessária no ambiente deve-se multiplicar o valor do lux médio pela área total do cômodo (NBR 5413). Caso queira apenas saber se a quantidade de luz existente é o suficiente para aquele ambiente, é só somar o lúmen de todas e dividir esse valor pelo metro quadrado.
- Veja o exemplo: Analisando uma cozinha com 23m², a média de iluminância necessária seria de 150 lx de acordo com a norma.
- Multiplicando esses dois fatores, resultaria em um lúmen necessário de 3450.
- Se fossem estabelecidos quatro pontos de luz naquele ambiente, poderiam ser duas lâmpadas de 1100 lúmens, uma de 800 lúmens e uma de 450 lúmens.
Se nesse caso fosse escolhido o uso de lâmpadas de LED, então seriam duas de 13-15 watts, uma de 8-12 watts e uma de 6-9 watts. Apesar de ser fundamental, o cálculo não deve ser o único fator decisivo, muitas outras variáveis devem ser levadas em consideração, como a quantidade de luz natural existente, a cor da parede e revestimentos, altura do pé direito a distância entre os pontos de luz e entre outros. Escrito por Equipe G-light A G-Light é atualmente uma das maiores empresas de iluminação do país. Além, de investir em inovação, preza pelo desenvolvimento de soluções em iluminação que agreguem economia, design atrativo, qualidade e tecnologia sustentável sempre buscando a satisfação do cliente. Aqui você encontrará dicas, informações e curiosidades sobre iluminação.
Como calcular a quantidade de spots?
Uma ótima dica para saber quantos spots usar é calcular com base na distância entre eles. No geral, se a ideia é iluminar de maneira funcional, mantenha a distância de 1,5 metro entre eles. Já se a finalidade é decorar, 50 centímetros bastam.
Qual a distância entre os spots de LED?
A distância entre os spots em relação às paredes é muito importante para alcançar a iluminação adequada e para a definição da quantidade de spots. Os spots devem apresentar em média 75 centímetros a 1 metro de distância entre si.
Quantos watts é ideal para sala?
A FÓRMULA PARA ILUMINAÇÃO – Como regra geral, existe uma fórmula para calcular a quantidade de luz que você precisa em um quarto: Largura do cômodo x Comprimento do cômodo x 3,2 = Quantidade de potência em iluminação LED para iluminar um ambiente Então se você tem um cômodo de 5 metros de largura x 4 metros de comprimento, em uma sala ampla, por exemplo, multiplique por 3,2 e o resultado será 64 watts (em iluminação LED), que é o a potência necessária aproximada para iluminar adequadamente a sua sala.
Quantos metros ilumina um refletor de 100w?
Quais são os diferenciais do Refletor Solar 100w da Combinado? – O refletor solar de 100w é utilizado para iluminar a área externa e com essa potência ele fnciona muito bem para jardins, condomínios e rodovias. Para que você tenha uma ideia, sua potência corresponde a:
500w de uma lâmpada halógena ou incandescente; 200w de um lâmpada milho fluorescente; 300w de um refletor halógeno; 240w de lâmpada de vapor de sódio.
O que significa que apenas um refletor de 100w é capaz de iluminar uma distância aproximada de até 30 metros, se instalado entre 3 e 5 metros de altura. Entre os benefícios desse produto, composto por recursos tecnológicos avançados, disponível na Combinado está a fácil instalação, a capacidade de duração de mais de 50 mil horas e a economia de até 90% com o gasto de energia, uma vez que é auto recarregável.
- Outra vantagem desse equipamento, é que ele possui três funções: intensidade 100%, intensidade 50% e strobo (efeito que possibilita iluminar um objeto em movimento com uma lâmpada de flash múltiplo).
- Ele acompanha painel fotovoltaico e bateria interna.
- Além disso, esse dispositivo oferece excelente grau de proteção contra intempéries, permite movimento de 180 e possui luminosidade de 12000 Lumens.
Tudo para garantir que a área ou espaço que você for instalar fique dentro da sua necessidade, garantindo mais segurança e praticidade ao seu projeto.
Como calcular iluminação mínima?
Como calcular a Iluminação e Ventilação Natural para a sua casa Duas grandes preocupações na hora de construir são: iluminação e ventilação natural. Um dos grandes erros é acreditar que as janelas podem ser colocadas em qualquer uma das paredes dos ambientes e em qualquer tamanho e quantidade, porém na prática não é tão simples assim.
- São necessários estudos e planejamentos prévios para garantir que haja iluminação e ventilação adequada, tornando o ambiente aconchegante e agradável.
- Estes dois fatores são muito importantes pois ambientes não ventilados podem trazer diversos problemas de saúde aos ocupantes já que a falta de luz solar e ventilação causará umidade que contribui para a proliferação de bactérias e mofo.
Na hora de definir onde as janelas serão colocadas é essencial saber onde está posicionado o ‘norte’ em relação a casa, pois é nesta área que a edificação receber maior incidência de luz solar, portanto, os ambientes que precisam ser mais iluminados devem estar locados nesta região, e as janelas também dever estar voltadas para este lado.
Ao ‘sul’ é recomendado colocar os ambientes que não precisam de tanta luz. A quantidade necessária de luz para cada ambiente está relacionada com o tempo de permanência das pessoas nesses locais, ou seja, deve-se haver maior incidência solar em ambientes que as pessoas ficarão por maior período de tempo, por exemplo, dormitórios e sala de estar.
Para ambientes onde há permanência reduzida de pessoas, a necessidade de incidência solar também é menor, por exemplo, banheiros e áreas de circulação. Então, para calcular esses fatores e tornar os ambientes confortáveis foram criados índices de iluminação mínima para cada tipo de ambiente, e para calcular o valor mínimo de ventilação devemos levar em conta metade do valor obtido no índice de iluminação.
ÍNDICES DE ILUMINAÇÃO | |
Ambiente | Índice |
Sala de estar | 1/5 |
Sala de jantar | 1/5 |
Cozinha/Copa | 1/8 |
Área de Serviço | 1/8 |
Despensa | 1/8 |
Dormitório | 1/5 |
Banheiros e Lavabos | 1/8 |
Closet | 1/8 |
Escadas | 1/10 |
ul>
Para calcular a iluminação de uma sala de estar medindo 4x3m, pegamos área de 12m² e dividimos pelo índice 1/5 (conforme tabela), que resultará em 1,5m. Ou seja, a janela deste ambiente deverá possuir 1,5m² de área que proporciona iluminação.
- Para calcular a ventilação, basta dividir o valor obtido na cálculo da iluminação em dois, resultando em 0,75m² (1,5/2).
- Lembrando que para ambientes com maiores dimensões, estes valores poderão ser distribuídos em mais de um janela.
- Após definidas as medidas mínimas necessárias deve-se escolher o tipo de janela, pois a maioria dos modelos não proporcionam 100% de iluminação e ventilação, por exemplo: uma janela de 4 folhas, inteira de vidro, proporcionará 100% de iluminação, porém somente 50% de ventilação.
Janela de Vidro – 4 Folhas |
table>
table>
Estas são apenas algumas dicas básicas, mas é de extrema importância o acompanhamento de um profissional qualificado para garantir que a edificação não apresente problemas futuramente, proporcionando qualidade de vida e conforto. : Como calcular a Iluminação e Ventilação Natural para a sua casa