Calcular Nascimento Do Bebe?

Como fazer o cálculo do nascimento do bebê?

Como o médico calcula a DPP – Existem duas maneiras de calcular a data provável do parto. A mais antiga e conhecida é a, Esta regra foi desenvolvida pelo obstetra alemão Franz Carl Naegele. Basicamente o que a regra ensina é que para determinar a data provável do parto você precisa saber a data da última menstruação da mulher, aí basta somar 7 no número do dia e subtrair 3 no número do mês.

  1. Por exemplo, se a última menstruação foi em 13/08, a DPP será 20/05.
  2. Apesar de muito prática para fazer o cálculo da data provável do parto a regra de Nägele não é perfeita.
  3. Para sabermos com exatidão a data provável do parto teríamos que somar 280 dias (40 semanas) na data da última menstruação.
  4. E isso seria um trabalho bastante árduo e demorado se não tivéssemos a regra de Nägele e por isso ela é tão usada.

Entretanto, hoje temos a nossa disposição computadores e nossos smartphones. Portanto é muito simples abaixar um aplicativo para calcular a data provável do parto. Os aplicativos e sistemas de computadores irão calcular rapidamente e com precisão quando a gravidez irá completar exatamente 40 semanas.

Como saber a data do parto pela data da concepção?

Como Utilizar a Calculadora Gestacional? – Nesta calculadora online de idade gestacional é possível que você calcule de quantas semanas de desenvolvimento o seu bebê está, de três maneiras diferentes. A forma mais comum de calcular é, simplesmente, colocando o primeiro dia da sua última menstruação.

Por convenção o primeiro dia da data da última menstruação é utilizado como sendo o primeiro dia da sua gestação. Sim, você não está grávida neste dia, mas a maneira tecnicamente correta para calcular a idade gestacional é esta, pois levamos em consideração para a gestação, desde a maturação do seu óvulo ainda no ovário.

A data da concepção irá ocorrer cerca de duas semanas após a data da última menstruação, ou seja, quando a idade gestacional é 2 semanas. Se você não souber quando foi o primeiro dia da sua última menstruação, ou tiver uma menstruação irregular, nesta calculadora online de idade gestacional permite que você calcule de quantas semanas o seu bebê está de três maneiras diferentes: Data Provável do Parto (ou DPP) Sabendo quando é sua data prevista do nascimento do bebê basta colocar esse dia na calculadora.

  • Ela irá informar para você a sua idade gestacional atual, a provável data da concepção e tudo mais que é importante na sua gestação.
  • Mas atenção, a data provável do parto não é o dia em que você está programando o parto! A data prevista do parto é o dia em que você completará 40 semanas (normalmente conforme calculado pelo seu médico).

Data da Última Menstruação (ou DUM) Esse é o parâmetro mais comumente utilizado, o primeiro dia da última menstruação. Com informação podemos compreender o seu ciclo menstrual e determinar todos os eventos importantes da sua gravidez. Data de um exame anterior Usualmente usamos como base a primeira ultrassonografia, pois ela tende a ser a mais precisa e, algumas vezes no caso de ciclos menstruais irregulares, ser até melhor do que a DUM supracitada.

  • Mas atenção você deve utilizar preferencialmente o primeiro exame que foi realizado nesta gravidez para que o cálculo seja mais preciso.
  • Essa recomendação se deve ao fato de que a margem de erro do ultrassom é menor quanto mais precoce ele for.
  • Caso você escolha utilizar este parâmetro para o cálculo precisará entrar, além da data em que o exame foi realizado a idade gestacional que foi estimada naquele exame.

Por exemplo, se você fez um exame no dia 15 de março, que estimou a idade gestacional e 6 semanas e 5 dias. Neste caso você deverá utilizar para cálculo no campo “Data de um exame anterior” o valor de 15/03 e na idade gestacional você deverá entrar 6 semanas e 5 dias.

Em qual semana a maioria dos bebês nascem?

Ilustração: obstetra Luciana Taliberti Com quantos meses o bebê já está completamente formado? Toda a formação do bebê acontece nas 12 primeiras semanas de gestação. O primeiro trimestre é um período muito importante. Depois os órgãos crescem e amadurecem.

You might be interested:  Como Calcular Ferias 30 Dias?

Se considerarmos que o bebê está completamente formado e com o pulmão maduro (último órgão a amadurecer), conforme a literatura, são necessárias 37 semanas. É importante ressaltar que algumas patologias, como a diabetes gestacional, apesar de favorecerem o nascimento de bebês grandes, retardam o amadurecimento pulmonar.

Por isso, alguns bebês de mães diabéticas apresentam desconforto respiratório mesmo após as 37 semanas. A duração regular da gravidez varia de 37 a 42 semanas. Aos oito meses, o bebê já pode nascer sem riscos? Existem bebês que entram em trabalho de parto prematuramente e escolhem nascer antes das 37 semanas.

  1. Nós, médicos, evitamos que nasçam antes desse período.
  2. Algumas patologias podem provocar risco maior do que o benefício de esperar as 37 semanas.
  3. Nesses casos, ocorrem nascimentos prematuros.
  4. Portanto, o bebê pode nascer antes de 37 semanas.
  5. No entanto, ele é considerado termo após a 37.ª semana.
  6. Alguns bebês que nascem após a 37.ª e antes da 39.ª semana, apesar de serem considerados a termo, têm maior probabilidade de apresentar desconforto respiratório.

Caso seja escolha da mãe induzir um parto normal ou passar por uma cesárea eletiva, devemos realiza-los após 39 semanas. O recém-nascido a termo é aquele cuja idade gestacional é de 37 a 42 semanas. O recém-nascido pré-termo nasce com menos de 37 semanas.

  1. O recém-nascido pós-termo é um bebê que nasce após 42 semanas.
  2. Quando uma gestação a termo está chegando ao fim, pode ocorrer uma redução do funcionamento da placenta.
  3. Por isso, após 40 semanas a gestação merece maior vigilância e atenção! Quais as principais mudanças no desenvolvimento dos bebês a cada semana? 1ª semana O método de contagem da idade gestacional começa antes de ter acontecido a concepção (fecundação).

Dessa forma, a semana 1 começa com o primeiro dia da sua última menstruação.2ª semana Neste momento está acontecendo o preparo do berço do bebê, ou seja, o útero está sofrendo profundas modificações para receber o futuro embrião em desenvolvimento. É no fim da segunda semana e início da terceira semana que acontecem a ovulação e a fecundação.

Os espermatozoides encontram-se com o óvulo na trompa e a vida começa. É um processo que leva cerca de 24 horas.3ª semana O folículo que liberou o óvulo no ovário se transforma em um cisto hemorrágico, produtor de progesterona e que chamamos de corpo lúteo. Ele é o responsável por manter as condições favoráveis, intra útero para a implantação do bebê.4ª semana No final desta semana, as células do embrião se multiplicam e dão origem ao blastocisto, que caminha da trompa em direção ao útero.5ª semana No início desta fase, o embrião tem a forma de um “disco minúsculo”, pois mede cerca de 0,4 mm; no final dessa fase, ele tem a forma de uma “sola de sapato” (a região da cabeça é mais larga e maior que a região da cauda) e mede em torno de 2,5 mm.6ª semana Os batimentos cardíacos já começaram e são visíveis ao ultrassom obstétrico transvaginal.

O embrião mede cerca de 2,5 mm de comprimento no início dessa semana e tem a forma de um “s”. O embrião já apresenta o esboço da cabeça, coração e um tubo neural.7ª semana O bebê mede cerca de 6 mm de comprimento no início desta semana (é o tamanho de um grão de arroz).

A formação dos braços e pernas continua, embora os dedos das mãos e dos pés ainda não tenham se formado.8ª semana O embrião mede cerca de 12-13 mm de comprimento no início desta semana. A face continua a mudar; aparecem as orelhas, os olhos e a ponta do nariz.9ª semana No início desta semana, o bebê mede cerca de 15-16 mm.

As primeiras ondas cerebrais são detectadas. A estrutura básica dos olhos já está bem adiantada, porém ainda situados de cada lado da cabeça do embrião.10ª semana No início desta semana, o bebê mede cerca de 22 mm. Ele começa a se movimentar dentro do útero, embora a mãe não perceba.

  • Os olhos estão bem desenvolvidos, porém ainda situados de cada lado da cabeça do embrião.11ª Semana A partir de agora, o bebê passa a ser chamado de feto.
  • A parte mais crítica do desenvolvimento já terminou.
  • Esse é um período de rápido crescimento e desenvolvimento, e o bebe tem cerca de 26 mm de comprimento no início da semana, atingindo aproximadamente 50 mm no final.12ª semana Nesta fase, quase todos os órgãos e estruturas do feto estão formados.
You might be interested:  Como Calcular Os Juros Do Inss Em Atraso?

Eles continuarão a crescer e se desenvolver até o parto. Os dedos das mãos e pés já se separaram e os pelos e unhas iniciam o seu crescimento.13ª semana Enquanto o bebê continua a crescer, começam a se formar as cordas vocais. A face parece cada dia mais com o rosto humano.

Os olhos começam a se mover para ficarem juntos na frente da face, assumindo sua posição normal e definitiva.14ª semana O feto mede cerca de 14 a 15 cm de comprimento e pesa em torno de 40 a 60 gramas. Começa a fazer movimentos respiratórios – inspiração e expiração. Os olhos e ouvidos continuam a se desenvolver e a assumir suas posições definitivas.15ª semana Se você fizer um exame de ultrassom vai notar seu bebê sugando o polegar.

Os ossos estão ficando mais duros a cada dia. A pele é muito fina e transparente.16ª semana Os ossos estão cada vez mais enrijecidos. Agora as pernas são maiores que os braços e ele move os membros com muita frequência.17ª semana Esse é um período de rápido crescimento, quando começa a deposição de gordura sob a pele do bebê.

O feto e a placenta possuem o mesmo tamanho agora.18ª semana Seu bebê está perto das 260 gramas e tem feições humanas completas; mede cerca de 19 cm de comprimento. As pontas dos dedos estão mais recheadas, os olhos estão olhando para a frente (antes eles estavam na parte lateral da face).19ª semana É um período de intenso crescimento.

Mede cerca de 20 cm dos pés à cabeça e pesa cerca de 300-320 gramas.20ª semana Estamos na metade do caminho da gestação e o bebê dorme e acorda como um recém-nascido. Os cabelos do couro cabeludo começam a se formar. A presença dos pelos temporários, chamados de “lanugo”, aparecem na cabeça.21ª semana A fase de crescimento rápido começa a se reduzir.

Os cílios e o couro cabeludo tornam-se mais visíveis e o feto pisca mais frequentemente. O lanugo cobre completamente o corpo, embora seja mais concentrado em torno da cabeça, pescoço e face.22ª semana O bebê está perto de meio quilo, ainda muito magrinho, porém bem desenvolvido. Mede cerca de 26 cm da cabeça aos pés.

Os cílios e as sobrancelhas estão formados e o cérebro começa a crescer rápido.23ª semana Seu bebê pesa cerca de 580 gramas nesta fase. Mede cerca de 27 cm da cabeça aos pés. O corpo torna-se mais proporcional a cada dia e os ossos do ouvido médio começam a endurecer, tornando possível a condução do som.24ª semana O feto ainda é magro e não possui muito tecido gorduroso.

  • O bebê deve ganhar cerca de 80 gramas esta semana enquanto o corpo começa a se tornar mais rechonchudo.25ª semana As estruturas da coluna – 33 anéis, 150 juntas e cerca de 1000 ligamentos – começam a se formar.
  • Os vasos sanguíneos dos pulmões estão em desenvolvimento e as narinas se abrem.
  • Os pulmões já são capazes de se adaptar à vida extra-uterina.26ª semana Seu bebê está pesando cerca de 900-1000 gramas e medindo cerca de 31-32 centímetros de comprimento.

Os vasos sanguíneos começaram a se proliferar nos pulmões na última semana; os pequenos sacos de ar pulmonares (alvéolos) terminam sua formação nesta semana.27ª semana Durante essa semana o cérebro continua seu rápido crescimento e os pulmões já estão quase completamente desenvolvidos.

  1. Os pulmões são capazes de respirar o ar.28ª semana O bebê está crescendo e se desenvolvendo a uma velocidade incrível.
  2. As sobrancelhas e os cílios estão presentes e os cabelos, mais espessos.
  3. As pálpebras se abrem e os olhos estão completamente formados.29ª semana A cabeça do feto começa a ficar proporcional ao resto do corpo.

Ele pesa cerca de 1300 gramas e mede em torno de 37 centímetros. O acúmulo de gordura sob a pele continua.30ª semana O bebê pesa metade do peso que terá ao nascer, em torno de 1500 gramas. Mede cerca de 39 centímetros da cabeça aos pés. A superfície do cérebro fetal apresenta um aspecto enrugado com circunvoluções do tecido nervoso.31ª semana O crescimento do comprimento começa a diminuir um pouco, mas o peso aumenta cerca de 200 gramas por semana.

O cérebro passa por mais um período de rápida expansão. O tamanho da cabeça aumenta à medida em que o cérebro em crescimento empurra o crânio externamente, criando mais circunvoluções na superfície.32ª semana O feto começa a definir a posição com que irá nascer e após 34 semanas fica mais difícil mudar a apresentação.

Os olhos se abrem na fase alerta e se fecham durante o sono. A cor dos olhos é geralmente cinza, embora a pigmentação permanente ainda não esteja totalmente desenvolvida.33ª semana O líquido amniótico atinge o seu nível máximo na gravidez. O rápido crescimento do cérebro aumentou o tamanho da cabeça cerca de 1 centímetro.34ª semana O bebê já responde como um recém-nascido, com seus olhos abrindo e fechando durante o ato de dormir e acordar.

Há um franco desenvolvimento da imunidade para lutar contra infecções.35ª semana A cabeça se posiciona na pelve. A maioria dos bebês fica de cabeça para baixo antes do parto. As gengivas apresentam os sulcos dentários. O sistema gastrointestinal é ainda muito imaturo e permanecerá assim até três a quatro meses após o nascimento.36ª semana Faltando cerca de 4 semanas para o final, o feto está quase pronto para nascer.

Ele pode adentrar o canal de parto a qualquer momento a partir de agora. Nesta semana a gordura está preenchendo os ombros e joelhos, além de formar dobras no pescoço.37ª semana A partir de 37 semanas, o bebê estará pronto para nascer. Ele pesa cerca de 3 quilos e mede em torno de 47 centímetros.

  • O corpo está mais arredondado devido a novos depósitos de gordura.38ª semana O bebê está ganhando cerca de 30 gramas por dia agora.
  • Seus intestinos estão acumulando grande quantidade de mecônio (as primeiras excretas do bebê).
  • A circunferência da cabeça e a do abdome têm o mesmo tamanho nesta fase.39ª semana O bebê se prepara para nascer em poucos dias.
You might be interested:  Como Calcular Porcentagem No Excel Com Função Se?

O crânio ainda não é totalmente sólido, apresentando fontanelas (conhecidas popularmente como “moleiras”) que ainda estão separadas e podem ser apertadas umas contra as outras durante o trabalho de parto.40ª semana O bebê pesa em torno de 3.000 a 3.500 gramas e mede cerca de 50 centímetros dos pés à cabeça.

Pode induzir o parto com 38 semanas?

Para situações de gravidezes com baixo risco de complicações, a Organização Mundial de Saúde recomenda que seja oferecida às mulheres a possibilidade de indução de trabalho de parto a partir das 41 semanas de gestação (40sem+7dias), não recomendando a sua realização antes desta data (WHO, 2018).

  • LEITURA SUGERIDA Dekker R.
  • Evidence on: Inducing for Due Dates – Evidence Based Birth®,
  • Evidence Based Birth®. (2022),
  • Available from: Grobman, W.A., Rice, M.M., Reddy, U.M., et al. (2018).
  • Labor induction versus expectant management in low-risk nulliparous women.
  • N Engl J Med;379:513-23 Keulen, J.K., et al.

(2019). Induction of labour at 41 weeks versus expectant management until 42 weeks (INDEX): multicentre, randomised non-inferiority trial. BMJ, 364, l344 Wennerholm, U.B., et al. (2019). Induction of labour at 41 weeks versus expectant management and induction of labour at 42 weeks (SWEdish Post-term Induction Study, SWEPIS): multicentre, open label, randomised, superiority trial.

Como estimar o peso que o bebê vai nascer?

Como é calculado o peso do bebê no ultrassom? Certamente essa dúvida passa na cabeça de muitas gestantes: como o médico sabe o peso do bebê fazendo um ultrassom? Obviamente a única maneira de pesar o bebê é colocando ele em cima de uma balança. O ultrassom é apenas uma “foto” do bebê, e com o médico pode saber o peso do bebê pela foto? Bom imagine que nós somos capazes de dizer se uma pessoa está magra ou acima do peso quando olhamos numa foto. Nessa imagem, sem saber o peso de cada um dos personagens, é possível dizer que é mais magro e quem é mais gordo. (Foto: reprodução da internet). Pois bem, no exame de ultrassom é feito algo semelhante. O médico irá medir a cabeça do bebê, o abdômen e o comprimento do fêmur.

Como contar o tempo das contrações?

Os primeiros sinais de trabalho de parto: Contrações – O grande sinal de que você está em trabalho de parto é o início das contrações uterinas regulares. No início, as contrações parecem cólicas menstruais ou uma dor nas costas que vai e vem em intervalos de 20 a 30 minutos.