Calcular Semanas De Gestação?

Como calcular a semanas de gestação?

Para que se possa calculá-la, utiliza-se a regra de Naegele. Essa regra é uma forma padronizada de calcular a DPP de uma gestante. Nela, soma-se 7 ao dia correspondente ao da data da última menstruação e retira-se 3 do mês correspondente à data da última menstruação.

Quando a barriga começa a crescer?

Ginecologista e Obstetrícia Não dá para saber exatamente quando a barriguinha da gravidez vai começar a dar os primeiros sinais, já que isso varia bastante de mulher para mulher. Algumas só percebem o aumento da barriga no segundo trimestre, enquanto outras já no primeiro. Há grávidas que notam um certo inchaço (que na verdade não é a mesma coisa que a verdadeira barriguinha de grávida) cerca de uma semana depois do resultado positivo da gravidez, com a calça jeans já dando sinais de apertada na cintura.

A maioria das grávidas, no entanto, vê a barriga despontando entre as 12a e a 16a semana. Quem já teve uma gravidez ou mais antes pode ficar barriguda mais cedo, devido ao afrouxamento do útero e dos músculos abdominais durante a gestação anterior. Por volta das 12 semanas de gravidez, o útero se expande acima do osso púbico, que é aquele ossinho que fica acima da vagina.

Se a barriga começar a crescer antes disso, pode ser devido a um inchaço, parecido com aquele que você sente próximo à menstruação, provocado por gases, má digestão ou intestino preso – todos sintomas comuns desde o comecinho da gravidez, devido às mudanças hormonais por que seu corpo passa.

Em alguns casos, embora menos frequentes, a barriga cresce mais rápido quando a gestação é de gêmeos ou mais. Desconfiada? Veja aqui como saber se está grávida de gêmeos. Procure não se preocupar demais se a barriguinha de grávida demorar para aparecer. De acordo com Catherine Hansen, professora de obstetrícia e ginecologia da Universidade do Texas, nos EUA, o útero pode ficar em diferentes posições dentro do corpo, influenciando a aparência da barriga.

Algumas vezes ele está inclinado para trás, fazendo com que a barriga demore a surgir; quando está voltado para a frente do corpo pode fazer com que a barriga fique evidente mais cedo. Saiba mais sobre possíveis alterações no útero e como elas interferem na gravidez.

  1. Barriga menor no início da gestação não significa de forma alguma bebê menor no nascimento, então procure ficar tranquila.
  2. O tamanho do bebê será calculado (e comparado com o esperado) apenas no segundo e no terceiro trimestres, acrescenta a professora Catherine.
  3. Em caso qualquer dúvida, o médico que acompanha o seu pré-natal vai pedir um ultrassom para garantir que a data provável do parto está mesmo certa.
You might be interested:  Como Calcular A Inflação?

Feito isso, se o bebê estiver menor que o esperado para a idade gestacional, você vai passar por um acompanhamento mais frequente e cuidadoso para confirmar que ele está se desenvolvendo conforme o previsto. Fonte: Baby Center

17 3201.1100Horário de Atendimento: 8:00 as 18:00hAvenida Benedito Rodrigues Lisboa, 2280 – Jardim Vivendas São José do Rio Preto/SP

: Ginecologista e Obstetrícia

É possível sentir o bebê mexer com 7 semanas?

Os movimentos do bebê ao longo das semanas – Entre a sétima e oitava semana de gestação, o bebê já começa a se mover, mas você ainda não pode sentir. Na nona semana, o pequeno já tem soluços, pode sugar e engolir. A partir daí, ele também já move os braços e as pernas independentemente do resto do corpo. Em seguida, após a 11ª semana, pode bocejar.

Semanas 24 a 28

Às vezes, seu bebê tem soluços. Você reconhecerá quando isso acontecer, pois parecem pequenas contrações. Também poderá se surpreender com um movimento inesperado.

Semanas 29 a 31

Seu bebê começa a se sentir apertado. Os movimentos que você irá sentir não são mais parecidos com as pequenas borboletas, pois começam a se tornar mais poderosos.

Semanas 32 a 36

Até a semana 36, ​​seu bebê ainda tem espaço suficiente para mudar de posição. Depois disso, manterá sua posição até o parto

Semana 36-40

Seu bebê tem cada vez menos espaço. Você notará que ele se move menos.

Como fazer a regra de Naegele?

Curso de Especialização – Linhas de Cuidado em Enfermagem II. Cálculo da data provável de parto (DPP) É possível, durante o acompanhamento à gestante, obter uma data provável em que o parto irá acontecer. Para o cálculo da DPP, você deve considerar que a duração da gestação normal é de 280 dias ou 40 semanas a partir da DUM. Você pode ainda fazer o cálculo de duas formas:

You might be interested:  Calculadora Taxa Metabólica Basal Com Percentual De Gordura?

Com o disco (gestograma), colocar a seta sobre o dia e mês correspondente ao primeiro dia da última menstruação e observar a seta na data (dia e mês) indicada como data provável do parto; Outra forma de cálculo, é pela Regra de Näegele, é somar sete dias ao primeiro dia da última menstruação (multigesta) ou dez (primigesta) e subtrair três meses ao mês em que ocorreu a última menstruação (ou adicionar nove meses, se corresponder aos meses de janeiro a março). Nos casos em que o número de dias encontrado for maior do que o número de dias do mês, passar os dias excedentes para o mês seguinte, adicionando 1 ao final do cálculo do mês.

III. Avaliação do estado nutricional e ganho de peso Todas as gestantes devem ser avaliadas, desde o início da gestação, quanto ao risco nutricional que corresponde ao baixo peso, sobrepeso e obesidade da gestante. Verificar o IMC (índice de massa corporal) e verificar na fórmula apresentada a seguir como calcular o IMC de acordo com a idade gestacional.

Quadro 3.2: Avaliação do estado nutricional da gestante acima de 19 anos, seguindo índice de massa corporal (IMC) por semana gestacional Fonte : Brasil (2006a) Na ocorrência de risco, é importante intensificar as orientações e o acompanhamento para a promoção do estado nutricional materno e do recém-nascido adequados. Aprenda mais sobre o assunto na próxima página! : Curso de Especialização – Linhas de Cuidado em Enfermagem