Contents
- 1 Como puxar o cálculo de pena?
- 2 Como calcular 1-3 da pena de 8 anos?
- 3 Como calcular um sexto da pena de 7 anos?
- 4 Quem faz o cálculo da pena?
- 5 Como passar do regime semiaberto para o aberto?
- 6 Quanto é 1 6 de 5 anos no Semi-aberto?
- 7 Como fazer o cálculo de pena de 1 6?
- 8 Quanto é 1 6 da pena de 9 anos?
- 9 Como calcular aumento de 1-6 da pena?
- 10 Quanto tempo e 1 sexto da pena?
Como calcular 2 5 de um valor?
Para responder, considere a fração 2/5. >> Escreva-a na forma decimal: 2/5 = 0,4 = 0,40 = 40%. >> Pronto: 2 coresponde a 40% de 5.
Como puxar o cálculo de pena?
Como fazer cálculos na Execução Penal – Inicialmente, você precisa verificar alguns pontos no caso concreto, quais sejam: qual o crime objeto da condenação, qual a pena aplicada, reincidência ou primariedade, desde quanto está preso, qual a data da última prisão, se cometeu falta grave, se estudou ou trabalhou durante o cumprimento da pena. Após, você precisa seguir as etapas do cálculo:
Individualizar as infrações penais (verificar todos os crimes cometidos)Encontrar o percentual ou fração de cálculo (verificar quando o crime foi cometido e o quantum aplicável)Verificar se há detração ou remição (verificar se houve prisão preventiva e se o apenado trabalhou ou estudou)Conferir a data-base (verificar se houve falta grave)
Se você já é aluno aluna do nosso Curso Decolando na Execução Penal, você tem acesso ao escritório virtual, onde você encontrará a ficha de atendimento online personalizada e a calculadora online que facilita a vida dos advogados e advogadas que atuam nessa área.
- Eu quero te apresentar duas fórmulas que existem para você fazer esse cálculo, demonstrar qual delas é mais benéfica na defesa do seu cliente e qual é utilizada pela nossa jurisprudência majoritária.
- A primeira forma é pegar a pena total convertida em dias, abater os dias remidos (ou detração) e vai multiplicar pela fração ou percentual encontrado.
A segunda forma é pegar a pena total convertida em dias, multiplicar pela fração ou percentual encontrado e só no final é que você abaterá os dias remidos. Desde logo já te digo que a segunda forma é a mais benéfica, ou seja, é a forma que você aplicará nos casos concretos, além de ser a forma majoritária em nossa jurisprudência.
Nesse caso, a ordem dos fatores ALTERA o produto! Portanto, para calcular a progressão de regime, por exemplo, você irá seguir o seguinte passo a passo: Passo 1) Converta o total da pena em dias Passo 2) Multiplica pela fração ou percentual Passo 3) Diminui o tempo de detração/remição Exemplo: Pena de 15 anos, 2 meses e 15 dias, crime não hediondo,
Data-base: 15/02/2015,100 dias remidos Cálculo: 5550 dias x 1/6 (925 dias) – 100 = 825 dias Resultado: A progressão se daria em 20/05/2017 Tem muitos casos que, dependendo da forma de calcular, pode resultar uma diferença de meses ou anos. Assim, essa segunda forma de calcular é a mais benéfica e correta para a defesa! Lembrando que data – base é o dia do início ou do reinício da contagem dos prazos durante o cumprimento de uma pena de prisão, como, por exemplo, na progressão de regime.
Como é feito o cálculo de remição de pena?
2.3 – Benefícios que alteram o cálculo: 2.3.1 – Remição de pena: – as remições são concedidas na proporção de 3 dias trabalhados por 1 dia de remição. Então um sentenciado que tenha trabalhado 90 dias tem o direito a remir 30 dias da pena; Esse campo se abrirá quando a soma das penas ultrapassar 30 anos.
Quanto é 40% da pena de 8 anos?
Como 40% de 8 anos é igual a 3 anos, 2 meses e 12 dias, este será o lapso temporal que deverá ser cumprido por ele.
Como calcular 1-3 da pena de 8 anos?
Como fazer o cálculo de progressão de regime? – Olha só, pra calcular é preciso fazer o seguinte: Pena total x fração/percentual de progressão = tempo mínimo de progressão. Pra ficar mais fácil de visualizar, separei duas situações pra gente calcular junto: Situação 1:
João é réu reincidente Cometeu o crime de roubo simples em 20/01/2020 Foi condenado a 8 anos de reclusão em regime fechado
Bom, aqui, perceba que o crime foi consumado antes da vigência do Pacote Anticrime. Por ser um crime comum, João precisa cumprir ⅙ da pena pra ter direito de ir para o regime semiaberto. Então, pra calcular, é preciso fazer o seguinte: 8 (pena total) multiplicados por ⅙ (tempo mínimo de cumprimento de pena – requisito objetivo).
Pedro é réu primário Cometeu o crime de estupro de vulnerável no dia 24/01/2020 Vítima não veio a óbito em razão do crime Pedro foi condenado a 8 anos de reclusão em regime fechado
Aqui o crime já foi cometido após as mudanças do Pacote Anticrime. Neste caso, o estupro de vulnerável causa uma indignação social muito grande, ou seja, é um crime considerado hediondo, certo? Além disso, a vítima não morreu em razão do crime. Como Pedro é primário, ele deve cumprir pelo menos 40% do total da pena pra que possa progredir para o regime semiaberto.
Então, o cálculo fica dessa forma: 8 (pena total) multiplicados por 40% (tempo mínimo de cumprimento de pena – requisito subjetivo). Como 40% de 8 anos é igual a 3 anos, 2 meses e 12 dias, esse é o tempo mínimo que Pedro precisa cumprir no regime fechado pra ter direito a progredir para o regime semiaberto.
Esses são exemplos do cálculo do requisito objetivo, mas vale lembrar que ele sozinho não garante a progressão. É preciso avaliar também o requisito subjetivo. Agora que você já sabe como calcular a progressão, que tal ficar por dentro das perguntas que mais escuto dos colegas advogados sobre o tema? Vem comigo! Dica: quer dominar outro cálculo penal, a dosimetria da pena? Confere aqui os segredos pra isso: como calcular dosimetria da pena de forma fácil e rápida,
Quanto é 2 quintos em fração?
Dois quintos (2 ÷ 5 = 2/5 ).
O que é 2 elevado a 5?
Logo, A expressão 5 2 equivale a 25.
Como calcular um sexto da pena de 7 anos?
Condições para quem cometeu CRIMES NÃO HEDIONDOS: Cumprimento de 1/6 (um sexto) da pena no regime anterior. Para você saber o quanto isso equivale em anos, basta dividir o tempo da pena por seis.
Quem faz o cálculo da pena?
Sobre o Evento – Uma das partes que mais merece atenção é, sem sombra de dúvidas, a dosimetria da pena e as suas fases. Dosimetria é o cálculo feito pelo juiz para definir qual a pena será imposta a uma pessoa em decorrência da prática de um crime, e conforme prevê o artigo 68 do Código Penal, o cálculo da punição deve atender três fases: fixação da pena-base, análise dos atenuantes e agravantes e análise das causas de diminuição ou de aumento da pena.
Como calcular 1-6 da pena de 2 anos?
Cumprimento de 1/6 (um sexto) da pena no regime anterior. Para você saber o quanto isso equivale em anos, basta dividir o tempo da pena por seis. Por exemplo, se você foi sentenciado a cumprir 9 anos no regime fechado, pode ter direito de requerer a progressão para o semiaberto depois de cumprir 1 ano e seis meses.
Como passar do regime semiaberto para o aberto?
Após cumprir mais 1/6 (um sexto) da pena no regime semiaberto, passará a cumprir o restante da pena no regime aberto, onde não ficará mais preso, porém, deverá prestar serviços à comunidade e se apresentar mensalmente ao juízo da condenação.
Quanto tempo dura o regime aberto?
Como funciona o regime aberto? – Inicialmente, vale destacar que este tema é extremamente importante por se tratar da execução penal, da progressão de regime e, especificamente, do regime mais benéfico de todos que é o regime aberto. O regime aberto, quando inicialmente fixado na sentença, destina-se ao condenado não reincidente cuja pena for igual ou inferior a 4 (quatro) anos conforme art.33, § 2º, c, do Código Penal.
Quanto é 1 6 da pena de 9 anos?
Assim, temos como exemplo o caso de um réu, que não cometeu um crime considerado hediondo, e, sendo condenado a uma pena de 9 (nove) anos de reclusão, deverá ficar preso no regime fechado (preso dia e noite) durante 18 (dezoito) meses, ou seja, cumprirá 1/6 (um sexto) da pena.
Quanto é 1 6 de 5 anos no Semi-aberto?
Ex.: Nessa mesma pena de 15 anos, o prazo necessário para progressão de regime prisional (não sendo autor de crime hediondo), será o cumprimento de 1/6 da pena, ou seja, (1/6 de 10 anos = 01 ano e 08 meses) + (1/6 de 05 anos = 10 meses) = totalizando 01 ano e 18 meses que convertida resultará em 02 anos e 06 meses.
Como fazer o cálculo de pena de 1 6?
Cumprimento de 1/6 (um sexto) da pena no regime anterior. Para você saber o quanto isso equivale em anos, basta dividir o tempo da pena por seis. Por exemplo, se você foi sentenciado a cumprir 9 anos no regime fechado, pode ter direito de requerer a progressão para o semiaberto depois de cumprir 1 ano e seis meses.
Quanto é 1 6 da pena de 9 anos?
Assim, temos como exemplo o caso de um réu, que não cometeu um crime considerado hediondo, e, sendo condenado a uma pena de 9 (nove) anos de reclusão, deverá ficar preso no regime fechado (preso dia e noite) durante 18 (dezoito) meses, ou seja, cumprirá 1/6 (um sexto) da pena.
Como calcular aumento de 1-6 da pena?
Passo #3 – Calcule a pena provisória – Agravantes e atenuantes considerados no cálculo, o próximo passo é chegar no resultado final. Pra chegar ao resultado, é preciso transformar aquela quantidade de dias em anos e meses, do jeitinho que foi feito na pena-base.
Nesse caso, é só dividir o valor em 360 dias (equivalente a 1 ano) e, depois, multiplicar o resultado por 12 (também correspondente a 1 ano). Dessa maneira aqui: 330 dias / 360 dias = 0,916666667 = 0 anos 0,916666667 x 12 meses = 10,92 = 11 meses O resultado por esse agravante vai ficar assim: 05 anos e 06 meses (pena-base) + 11 meses = 06 anos e 05 meses (pena provisória) Já do atenuante será feito subtraindo da pena-base: 05 anos e 06 meses – 11 meses = 04 anos e 07 meses (pena provisória).
Pra ficar bem fácil de visualizar, dá uma olhadinha nesse resumo esperto:
1º Passo | Transforme a pena-base em dias. Basta multiplicar o valor em anos por 360. |
2º Passo | Aplique os agravantes e atenuantes. Pra isso, multiplique os dias por 1/6 pra cada um. Lembre de conferir se houve concurso entre os dois. |
3º Passo | Divida o resultado por 360 pra encontrar os anos. Depois, multiplique o valor obtido por 12 pra encontrar os meses. Por último, multiplique por 30 pra encontrar os dias. |
Simples, não é mesmo?! Pra ficar mais simples, só colocando em prática o nosso exemplo. Olha só!
Quanto tempo e 1 sexto da pena?
Ex.: Nessa mesma pena de 15 anos, o prazo necessário para progressão de regime prisional (não sendo autor de crime hediondo), será o cumprimento de 1/6 da pena, ou seja, (1/6 de 10 anos = 01 ano e 08 meses ) + (1/6 de 05 anos = 10 meses) = totalizando 01 ano e 18 meses que convertida resultará em 02 anos e 06 meses.