Como Calcular A Altura De Um Trapézio?

Como saber a altura do trapézio?

A Área do Trapézio A altura da figura é representada pela letra ‘h’. Para calcular a área de um trapézio basta somar a base maior e base menor, multiplicar pela altura e depois, basta dividir o resultado por dois.

O que é a altura?

Nota: Se procura outro significado de Altura, veja Altura, A altura, como medida, é a dimensão de um corpo considerado verticalmente. É semelhante à altitude, exceto no referencial. Enquanto a altitude usa como referencial o nível médio do mar, a altura vai desde a base de um corpo até a extremidade, mas é variável, embora normalmente o sujeito esteja sobre o solo,

Qual é a altura de um triângulo equilátero?

A propriedade da altura no triângulo isósceles também é aplicável ao triângulo equilátero, a qualquer uma de suas bases. A partir daí iremos calcular a altura do triângulo equilátero de lado $4cm$. Primeiro traçamos a altura, dividindo a base ao meio. E aplicamos o teorema de Pitágoras com as medidas destacadas: \begin 4^2 &= 2^2 + h^2 \\ 16 &= 4 + h^2 \\ 16- 4 &= h^2 \\ h^2 &= 12 \\ h &= \sqrt \\ h &= 2 \sqrt 3 cm \end No caso do triângulo equilátero, é possível desenvolver uma fórmula que relaciona a altura à medida do lado do triângulo. Considere um triângulo equilátero de lado $l$. Iremos traçar a altura a dividir a base ao meio: Então temos um triângulo retângulo com catetos $h$ e $\frac $ e hipotenusa $l$. Aplicando o teorema, teremos que: \begin l^2 &= h^2 + \left ( \dfrac \right) ^2 \\ l^2 &= h^2 + \dfrac \\ l^2- \dfrac &= h^2 \\ \dfrac &= h^2 \\ h^2 &= \dfrac \\ h &= \sqrt } \\ h &= \dfrac } } \\ h &= \dfrac \end Portanto, se um triângulo equilátero possui lado $l$, sua altura medirá $\dfrac $.

You might be interested:  Como Calcular Reajuste De Aluguel 2022?

Como calcular a área de um trapézio com lados diferentes?

A área do trapézio é a soma das bases vezes a altura dividido por dois. Para calcular a área de um trapézio qualquer, somamos os comprimentos da base maior com o da base menor, multiplicamos o resultado da soma pela altura do trapézio e dividimos o produto por dois.

O que é perímetro de um trapézio isósceles?

Os trapézios são quadriláteros que possuem um par de lados opostos paralelos, Sendo assim, os trapézios herdam todas as características e propriedades fundamentais dos quadriláteros. Os lados paralelos do trapézio recebem o nome de bases, sendo o lado maior chamado de Base maior e o lado menor chamado de base menor, As primeiras características que trapézios possuem por serem quadriláteros são os elementos de um polígono, que serão aqui expostas com foco nos trapézios.

Lados : são os segmentos de reta que formam o polígono; Vértices : são os pontos de encontro entre os lados; Ângulos internos : ângulos no interior do polígono formados por dois lados consecutivos; Ângulos externos : ângulos no exterior do polígono formados por um lado e pela extensão do outro, adjacente ao primeiro; Diagonais : segmentos de reta que ligam dois vértices não consecutivos.

Propriedades básicas

A soma dos ângulos internos de um polígono é dada pela expressão: Não pare agora. Tem mais depois da publicidade 😉

S = (n – 2)180 *n é o número de lados do polígono. Acontece que todo trapézio tem quatro lados, por isso, a soma dos ângulos internos do trapézio é sempre igual a 360°.

A soma entre um ângulo interno e o ângulo externo adjacente a ele é sempre igual a 180°. Essa propriedade vale para qualquer polígono, portanto, é válida para trapézios. O perímetro de um trapézio é igual à soma das medidas dos seus lados.

You might be interested:  Calcular Volume De Um Retangulo?

Classificação de trapézios

Trapézios isósceles : são aqueles que possuem lados não paralelos congruentes; Trapézios escalenos : são aqueles que não são trapézios isósceles; Trapézios retângulos : são aqueles em que um dos lados não paralelos forma um ângulo de 90° com a base.

Propriedades específicas dos trapézios:

Em um trapézio isósceles, os ângulos da base são congruentes. Essa propriedade é válida tanto para os ângulos da base maior quanto para os ângulos da base menor; Em um trapézio isósceles, as diagonais são congruentes; Em um trapézio qualquer, a área é dada pela seguinte expressão:

A = (B + b)h 2

Quanto mede cada ângulo do trapézio?

Os ângulos internos de um trapézio sempre medem 360°. Temos três tipos principais de trapézios: trapézio isósceles, trapézio escaleno e trapézio reto. Dependendo do tipo de trapézio, podemos usar um método diferente para encontrar todas as medidas de seus ângulos internos. A seguir, aprenderemos a calcular as medidas dos ângulos internos de vários tipos de trapézios usando exemplos.