Como Calcular A Altura De Um Triângulo Equilátero?

Como Calcular A Altura De Um Triângulo Equilátero

Como determinar a altura de um triângulo equilátero?

E a história dessa fórmula é a seguinte: um matemático já sabia usar Pitágoras para calcular a altura, mas ele só usava números. Aí ele resolveu substituir os números pelas letras que representam as partes do triângulo equilátero. E chegou a uma fórmula geral: h = x √3 / 2.

Como calcular a área e altura de um triângulo equilátero?

Área do triângulo equilátero Sabemos que a área de qualquer triângulo é dada pela multiplicação da base com a altura, e isso dividido por 2.

Quantos lados tem um triângulo equilátero?

De acordo com a geometria, o triângulo equilátero é uma figura plana composta por três lados e três ângulos congruentes, possuindo medidas idênticas entre os lados.

Qual é a altura do triângulo?

Altura de um triângulo – A altura de um triângulo é o segmento que liga um ponto a seu segmento oposto (base oposta), formando com ele um ângulo de 90°. Dizemos que a altura de um triângulo é sempre perpendicular à sua base. Devemos tomar um certo cuidado para encontrar a altura de um triângulo. Se o triângulo for obtusângulo, onde um de seus ângulos internos é obtuso (maior que 90°), teremos uma altura “fora” do triângulo, dependendo de qual lado escolhermos como base. Vamos considerar o triângulo ABC: Como escolhemos como base o segmento BC, tivemos que prolongar esse segmento para a esquerda e traçar a altura com origem no ponto A, perpendicular a esse prolongamento do segmento BC, Se por acaso escolhermos AC como base, a altura ficará “dentro” do triângulo ABC, veja: Por isso vale ressaltar que a base de um triângulo não é somente a que estiver “apoiada ao chão”. Podemos escolher qualquer lado como base. Se o triângulo for retângulo (um de seus ângulos mede 90°), a altura será igual a um de seus catetos, desde que a base seja o outro cateto.

You might be interested:  Calcular Comprimento De Onda?

Como calcular o baricentro de um triângulo equilátero?

Dito de forma simples: No triângulo equilátero, o baricentro é o ponto exato no meio do triângulo. Se você traçar três linhas retas, cada uma ligando um canto (vértice) do triângulo ao meio do lado oposto, todas essas linhas se cruzarão no mesmo ponto central. Esse ponto é o baricentro.

Qual é a altura de um triângulo retângulo?

5 Propriedades do triângulo retângulo –

  1. Ângulos : Um triângulo retângulo possui um ângulo reto e dois ângulos agudos complementares.
  2. Lados : Um triângulo retângulo é formado por três lados, uma hipotenusa (lado maior) e outros dois lados que são os catetos.
  3. Alturas : A altura de um triângulo é um segmento que tem uma extremidade em um vértice e a outra extremidade no lado oposto ao vértice, sendo que este segmento é perpendicular ao lado oposto ao vértice. Existem 3 alturas no triângulo retângulo, sendo que duas delas são os catetos. A outra altura (ver o gráfico seguinte) é obtida tomando a base como a hipotenusa, a altura relativa a este lado será o segmento AD, denotado por h e perpendicular à base.

Quanto vale triângulo equilátero?

Sabemos que a soma dos ângulos internos de um triângulo qualquer é 180º, como em um triângulo equilátero todos os ângulos são congruentes, então 180 : 3 = 60°.

Como calcular área de triângulo com três lados diferentes?

Triângulo escaleno: características, área, perímetro Triângulo escaleno é quando todos os lados da figura possuem medidas distintas. O triângulo escaleno é o tipo de triângulo mais comum no dia a dia. Um triângulo é classificado como escaleno quando todos os seus lados possuem medidas diferentes. Ao comparar os lados do triângulo, ele pode ser isósceles, quando possui dois lados congruentes,, quando possui todos os lados congruentes, e escaleno, quando possui todos os lados com medidas diferentes,

You might be interested:  Calcular Gasolina X Álcool?

O triângulo escaleno é o mais comum dos no dia a dia. Para calcular sua área, podemos usar a fórmula mais comum, que é o produto entre a base e a altura dividido por dois, ainda, quando conhecemos somente a medida dos seus lados, pode-se utilizar a fórmula de Heron, O perímetro do triângulo escaleno é a soma de todos os seus lados.

Leia também:

Qual é a medida do ângulo interno de um triângulo equilátero?

Propriedades do triângulo equilátero – O triângulo equilátero possui propriedades específicas devido aos seus lados serem congruentes, além das propriedades já existentes para todos os triângulos.1ª propriedade: os ângulos internos de um triângulo equilátero possuem sempre 60º.

A altura é o segmento de reta perpendicular à base do triângulo. A mediana é o segmento de reta que liga o vértice ao ponto médio do lado oposto a ele. A bissetriz é o segmento de reta que divide o ângulo em dois ângulos congruentes.

Caso queira saber mais sobre o tema deste tópico, leia: Propriedades do triângulo equilátero,