Contents
- 1 Como se calcula a área de um triângulo pela base e altura?
- 2 Como calcular a base de um triângulo equilátero?
- 3 Como calcular o lado de um triângulo não retângulo?
- 4 Quando se aplica a lei dos senos?
- 5 Como calcular a área da base da pirâmide?
- 6 Qual é a medida da base de um triângulo cuja área de 240 m?
Qual a fórmula para calcular a base de um triângulo?
A base do triângulo é igual ao maior lado do retângulo, e a altura é igual ao menor lado do retângulo.
Como calcular a base de um triângulo retângulo?
A área do triângulo retângulo pode ser calculada multiplicando os seus catetos e dividindo por 2, pois um desses catetos faz o papel da base e o outro faz o papel da altura. A área do triângulo retângulo é igual à metade do produto entre os catetos.
Como se calcula a área de um triângulo pela base e altura?
Área do triângulo equilátero – O triângulo é classificado como equilátero quando ele possui todos os lados congruentes. O cálculo da área do triângulo equilátero é feito multiplicando a base pela altura e dividindo por 2, mas também pode ser feito usando as medidas dos seus lados, Para calcular a área do triângulo equilátero conhecendo a medida dos seus lados, utilizamos a fórmula: \(A=\frac \) Exemplo: Calcule a área de um triângulo equilátero com lados medindo 6 cm. Resolução: \(A=\frac \) \(A=\frac \) \(A=\frac \) \(A=9\sqrt3\ cm^2\)
Como calcular a base de um triângulo equilátero?
Para calcular a área do triângulo equilátero, multiplicamos o quadrado da medida do lado pela raiz de 3 dividido por 4.
Como calcular o lado de um triângulo não retângulo?
3 Lei dos Cossenos – Em um triângulo qualquer, o quadrado da medida de um lado é igual a diferença das soma dos quadrados das medidas dos outros dois lados e o dobro do produto das medidas desses lados pelo cosseno do ângulo formado por estes lados. \begin a^2 & = b^2 + c^2 – 2bc \cos(A) \\ b^2 & = a^2 + c^2 – 2ac \cos(B) \\ c^2 & = a^2 + b^2 – 2ab \cos(C) \end Demonstração: Temos três casos a considerar, dependendo se o triângulo \(ABC\) é acutângulo, obtusângulo ou retângulo.
- Triângulo retângulo : Se o triângulo \(ABC\) é retângulo, com ângulo reto no vértice \(A\). A relação: \ recai no teorema de Pitágoras. \ uma vez que \(\cos(A)=\cos(\pi/2)=0\).
- Triângulo acutângulo : Seja o triângulo \(ABC\) um triângulo acutângulo com ângulo agudo correspondente ao vértice \(A\), como mostra a figura: Seja o segmento de reta \(HC\) perpendicular ao lado \(AB\) (altura do triângulo relativa ao lado \(AB\)), passando pelo vértice \(C\). Aplicando o Torema de Pitágoras no triângulo CHB, obtemos: \begin a^2 & = h^2+(c-x)^2 \\ & = h^2+(c^2-2cx+x^2) \\ & = (h^2+x^2)+c^2-2cx \tag \end No triângulo \(AHC\), temos que \(b^2=h^2+x^2\) e \(\cos(A)=\frac \), ou seja, \(x=b \cos(A)\), e substituindo estes resultados na equação (Eq1), obtemos: \
- Triângulo obtusângulo : Seja o triângulo obtusângulo \(ABC\) com o ângulo obtuso correspondente ao vértice \(A\), como mostra a figura: Seja o segmento de reta \(HC\) perpendicular ao lado \(AB\), que é a altura do triângulo relativa ao lado \(AB\), passando pelo vértice \(C\). Aplicando o Torema de Pitágoras no triângulo \(CHB\), obtemos:
- \begin a^2 & = h^2+(c+x)^2 \\ & = h^2+(c^2+2cx+x^2) \\ & = (h^2+x^2)+c^2+2cx \tag \end
- \
- \
- \
- \begin \cos(A) & = \frac \\ \cos(B) & = \frac \\ \cos(C) & = \frac \end
No triângulo \(AHC\), temos que \(b^2=h^2+x^2\) e também: então Substituindo estes resultados na equação (Eq2), obtemos: As expressões da lei dos cossenos podem ser escritas na forma
Como calcular o perímetro da base de um triângulo?
Para calcular o perímetro de um triângulo, basta somar os seus lados. Já a área é calculada pelo produto entre o comprimento da base e da altura dividido por dois.
Como descobrir a base de um triângulo isósceles?
Área do triângulo isósceles –
O cálculo da área do triângulo isósceles não se difere em relação à área dos outros triângulos, então, ela é calculada pelo produto entre a base e a altura dividid o por 2, Exemplo: calcule a área do triângulo isósceles que possui altura igual a 15 cm e base igual a 8 cm. Resolução: Calculando a área, temos que b = 8 e h = 15.
Como achar os lados de um triângulo qualquer?
Triângulo retângulo – Um triângulo é chamado retângulo quando tem um ângulo reto, ou seja, de 90º. Em particular, a medida de seus lados obedecem o Teorema de Pitágoras: a² + b² = c², onde c é o maior lado e lado oposto ao ângulo reto. Por causa disso, esses triângulos também são chamados de triângulos pitagóricos,
Quando se aplica a lei dos senos?
Parte 1: Usar a Lei dos senos – Esta lei é útil para encontrar a amplitude de um ângulo quando nos são dados os comprimentos de dois lados e a amplitude de um ângulo, ou para encontrar o comprimento de um lado quando nos são dados o comprimento de um lado e as amplitudes de dois ângulos.
Como calcular a base de um quadrado?
Para fazer o cálculo da área do quadrado é necessário realizar o produto entre dois lados. Como o quadrado tem lados iguais, basta pegar a medida de um dos lados e elevar ao quadrado. Para a realização usamos a fórmula da área A = b. h, assim um de seus lados será a base (b) e o outro a altura (h).
Como calcular a área da base da pirâmide?
Pirâmide de base quadrada Quando a pirâmide possui a base quadrada, sabemos que a área da sua base é calculada pela fórmula da área de um quadrado, ou seja, A b = l².
Qual é a medida da base de um triângulo cuja área de 240 m?
120 tudo isso dividido por dois então fica 240 é igual eu posso simplificar 120 por dois Vai dar quanto.