Como Calcular Coeficiente De Aproveitamento?

Como fazer o cálculo de coeficiente de aproveitamento?

Exemplo Prático: Edifício Residencial – Vamos considerar um edifício residencial fictício de como esses conceitos são aplicados em um projeto de construção. O edifício terá:

Térreo + 20 pavimentos iguais, cada um com área de projeção de 500 metros quadrados550 metros quadrados de área construída450 metros quadrados de jardinsÁrea total do terreno de 3.000 metros quadrados.

A Taxa de Ocupação é calculada dividindo a área de projeção do térreo pela área total do lote:

TO = 500 metros quadrados / 3000 metros quadradosTO = 16,6%

Neste exemplo, a Taxa de Ocupação é de 16,6%, ou seja, 16,6% do terreno está ocupado pela construção. O Coeficiente de Aproveitamento é calculado dividindo a área construída pelo tamanho do terreno.

CA = 12.550 metros quadrados / 3.000 metros quadradosCA = 4,18

Neste exemplo, o Coeficiente de Aproveitamento seria de 4,18. Isso significa que a área construída é mais de quatro vezes maior do que a do terreno. Por fim, a Taxa de Permeabilidade é calculada dividindo a área permeável pelo tamanho do terreno e multiplicando o resultado por 100. Neste exemplo:

TP = 450 metros quadrados / 3.000 metros quadradosTP = 15%

A área permeável deste projeto, destinado para áreas verdes e espaços públicos, é de 15%. É importante notar que esses valores são apenas um exemplo. Taxas e coeficientes reais podem variar de acordo com regulamentos locais e a finalidade do projeto.

O que significa o coeficiente de aproveitamento?

Coeficiente de Aproveitamento (CA) Também conhecido como Índice de Aproveitamento (IA), o CA é o número que multiplica a área do lote para resultar na quantidade de metros quadrados que podem ser construídos no terreno determinado.

Como calcular a taxa de ocupação de um projeto?

Equações para taxa de ocupação, índice de aproveitamento e área permeável – TO = área total construída do primeiro pavimento + área excedente dos outros pavimentos) / área total do lote CA = Área total edificada / Área total do terreno Área permeável = taxa de permeabilidade x área do terreno

Como calcular aproveitamento faculdade?

Se você quiser calcular seu GPA ao longo de toda a graduação, o processo é exatamente o mesmo, mas é mais complicado. Você deverá multiplicar cada nota pelo número de créditos da disciplina e dividir o resultado dessa soma pelo número total de créditos que cursou durante a graduação.

Qual o coeficiente de aproveitamento máximo?

1 O Coeficiente de Aproveitamento (CA) máximo é um número que multiplicado pela área de um lote indica a quantidade máxima de área construída que pode ser obtida no lote em questão, sendo equivalente ao FAR (Floor Area Ratio).

O que é CA básico?

Coeficiente de Aproveitamento – CA É o número que, multiplicado pela área do terreno, indica a quantidade de metros quadrados que podem ser construídos em um lote, somando-se as áreas de todos os pavimentos.

Coeficiente de Aproveitamento Mínimo

É o coeficiente de aproveitamento que determina a área edificável mínima obrigatória que a edificação deverá ter para cumprir sua função social.

You might be interested:  Como Calcular Os Meses De Gravidez?

Coeficiente de Aproveitamento Básico

É o coeficiente de aproveitamento que determina a área edificável dispensada de pagamento pelo direito de construir. A área edificável que exceda esse valor é passível de cobrança (OODC ou TDC).

Coeficiente de Aproveitamento Máximo

É o coeficiente de aproveitamento que determina a área máxima quea edificaçãopoderá ter.

Desenvolvido pela : Coeficiente de Aproveitamento – CA

Como calcular a taxa de impermeabilização?

Este artigo não cita fontes confiáveis, Ajude a inserir referências, Conteúdo não verificável pode ser removido.— Encontre fontes: ABW • CAPES • Google ( N • L • A ) ( Julho de 2020 )

A taxa de impermeabilização é o parâmetro urbanístico que é expresso pela relação entre a área da parcela do lote ou gleba que não permite a infiltração de água, e a área total do lote ou gleba. É calculada separando toda a Área Impermeabilizada, ou seja toda a Área em que a água não penetra no solo, dividindo essa Área pela Área Total do Terreno, É expressa em percentagem (%).

Este artigo sobre urbanismo, planejamento e estudos urbanos é um esboço, Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o,

Como calcular a taxa de ocupação é coeficiente de aproveitamento?

Como calcular coeficiente de aproveitamento? – A fórmula sobre como calcular coeficiente de aproveitamento é: Área total construída / Área do terreno. Para exemplificar, vamos utilizar o mesmo terreno de 200m²: Exemplo 01: Se eu construir uma casa de três pavimentos de 120m² cada, a conta será: (120m² x 3 pavimentos) / 200m² = 1,8.

  1. Ou seja, o coeficiente de aproveitamento é de 1,8.
  2. Exemplo 02: Se eu construir uma casa de dois pavimentos em que o primeiro pavimento tem 70m², o segundo tem 80m² mais e uma área de festas de 50m², a fórmula será: (70m² + 80m² + 50m²) / 200m² = 1.
  3. Então meu coeficiente de aproveitamento é de 1.
  4. Assim como na taxa de ocupação, o poder público também determina o índice de aproveitamento máximo permitido.

Algumas informações importantes:

Garagens cobertas também são consideradas áreas construídas; Piscinas e casas de máquinas não são contabilizadas como áreas construídas para cálculo de coeficiente de aproveitamento e taxa de ocupação; Beirais e marquises que tenham mais de 1m de comprimento devem ser considerados área construída. Essa distância pode variar de acordo com o Plano Diretor e Código de Zoneamento de cada cidade. Subsolo não deve estar na soma de área construída para o cálculo do índice de Aproveitamento, o que vale é apenas o que está acima do nível do solo.

Como calcular aproveitamento de vitórias?

Confira mais dicas do Excel 2010 | G1 – Tecnologia e Games – Tira-dúvidas de Tecnologia A coluna Tira-dúvidas de tecnologia já apresentou dicas básicas de Word e Excel e na coluna de hoje serão apresentadas formas de tirar melhor proveito da suíte de escritório mais usada no mundo.

  1. O Excel é o editor de planilha de cálculos da Microsoft, cada documento (também conhecido como pasta de trabalho) é composto por uma ou mais planilhas, nelas é que são armazenadas as informações numa estrutura de linhas e colunas, formando uma grade.
  2. É comum a criação de documentos para a tabulação de dados e que não necessariamente são adicionadas fórmulas de cálculos.

Porém, a verdadeira versatilidade da ferramenta consiste em sua capacidade de realizar cálculos complexos e dispor de dezenas de fórmulas pré-definidas. Nesta coluna será usada uma planilha com a classificação do “Campeonato Brasileiro 2012”. Nela serão armazenados os resultados das partidas, partidas disputadas, vitórias, empates, derrotas, saldo de gols, percentual de aproveitamento e ranking.

  • Os dados referentes ao desempenho dos clubes terão que ser informados manualmente, porém o cálculo dos pontos é obtido por uma fórmula em que o total de pontos é o resultado da soma das vitórias multiplicadas pelo número de pontos por vitória, com a multiplicação de empates pelo valor individual de pontos pelo resultado. Por exemplo: a pontuação do líder do campeonato é obtida pela fórmula:
  • – =(E3*3) + (F3*1)
  1. Já o saldo de gols é o resultado da subtração dos gols a favor pelos gols sofridos, calculados pela fórmula:
  2. – = H3-I3
You might be interested:  Calcular Ponto De Equilibrio?

Cada campo preenchido corresponde a uma célula na planilha e cada uma delas pode ser localizada através da letra correspondente a coluna, acrescida da posição da linha. Portanto, a célula que representa o nome do clube líder no campeonato pode ser facilmente localizada na coluna “B”, linha “3”, os outros clubes seguem a mesma lógica. Outro indicador muito importante na avaliação do desempenho dos clubes no campeonato é o percentual de aproveitamento. Essa informação também é obtida através de uma fórmula matemática. – = C3/(D3*3), ou seja o total de pontos dividido pela multiplicação de jogos pela pontuação possível de uma vitória. Pode parecer trabalho ter que digitar fórmula a fórmula para preencher a planilha. Para facilitar essa tarefa, o Excel possui um recurso de auto preenchimento. Através desse recurso, basta clicar no canto inferior direito de uma célula em que a fórmula deverá ser distribuída no restante das células e “arrastar” com o mouse sobre as células de destino do conteúdo. Com base nas informações já inseridas e calculadas na planilha, é possível definir o indicador mais relevante, a “Classificação” no campeonato. O Excel contém a função “ORDEM”, pré-definida para criar o “ranking” a partir de um apanhado de dados e um critério. Para definir o critério de “ranking” é preciso selecionar o primeiro valor do intervalo e selecionar o restante dos resultados. Mas vale salientar que para o bom funcionamento da fórmula é preciso fixar a célula. Para isso, é adicionado o “$” ao lado da letra que corresponde à coluna e também ao lado do número que corresponde à linha. O que não pode faltar em qualquer tabela de acompanhamento de um campeonato de futebol em geral é o destaque baseado na posição da tabela. Para aplicar uma formatação diferenciada nos quatro primeiros colocados, clique em “Página Inicial > Formatação Condicional> Realçar Regras das Células”. Informe um critério apropriado com o objeto daquilo que deseja destacar e clique em “Ok”. Existem dezenas de outras opções de formatações condicionais que podem ser exploradas, o que fica a cargo da criatividade do leitor. O Microsoft Excel é uma ferramenta que dá muita produtividade e vem repleto de centenas de recursos. O que foi demonstrado aqui é uma parte do seu potencial. Se você tiver alguma dúvida sobre uma funcionalidade específica, deixe sua pergunta na área de comentários. : Confira mais dicas do Excel 2010 | G1 – Tecnologia e Games – Tira-dúvidas de Tecnologia

Qual a fórmula utilizada para calcular a taxa de ocupação?

Sendo assim, a fórmula para calcular a taxa de ocupação (TO) é simples: (área total do pavimento térreo + área total excedente dos demais pavimentos) / área total do terreno.

O que é 75% de aproveitamento?

Por exemplo: um estudante que cursa quatro disciplinas em um período letivo deverá ser aprovado em, pelo menos, três disciplinas, o que representa um percentual de aprovação de 75%. Se for aprovado apenas em duas disciplinas poderá ter a sua bolsa encerrada, já que obteve somente 50% de aproveitamento acadêmico.

Como calcular o coeficiente da faculdade?

Para calcular o CRA, basta multiplicar o valor do conceito pela carga horária da disciplina (horas de aula), somar, e depois dividir pelo número total de disciplinas.

Como calcular o coeficiente do aluno?

O coeficiente de rendimento escolar é a medida utilizada para mensurar o aproveitamento escolar dos alunos. É uma espécie de ranking contendo o aproveitamento de estudo dos alunos dentro de um período letivo específico ou durante toda a realização do curso.

You might be interested:  Como Calcular A Base De Um Triângulo?

Pode ser utilizado pelas instituições de ensino como mais um item de avaliação do aluno para a concessão de vagas para pós-graduação, mestrados, doutorados ou bolsas de estudos, por exemplo.

É calculado a partir das disciplinas cursadas e registradas no Histórico Escolar dos alunos,

O cálculo é aplicado somente para disciplinas que possuem notas lançadas e para disciplinas que estão registradas com algum dos tipos de situação acadêmica, indicando que a disciplina foi cursada e avaliada.

Exemplo:

Aprovado, apto, aprovado após recuperação, dependência, reprovado.

O cálculo do coeficiente de rendimento escolar pode ser obtido a partir da carga horária, do número de crédito da disciplina, ou por média aritmética das notas.

Esta informação é configurada na opção Cálculo do Coeficiente de rendimentos escolar do cadastro de Parâmetros

O Calculo é realizado através da opção de Cálculo de Notas e Resultado, Quando marcada a opção de Gera Histórico escolar, o sistema habilita o parâmetro de calcula coeficiente de rendimento escolar,

O sistema apura o coeficiente multiplicando a carga horária da disciplina com a nota obtida na disciplina, em seguida dividindo o somatório do resultado desta multiplicação pelo somatório da carga horária das disciplinas cursadas. Vide figura ilustrativa abaixo.

Se na fórmula da base do cálculo do coeficiente for por créditos, o sistema substituirá a carga horária pelos créditos.

Já o cálculo do coeficiente por média aritmética é feito com base apenas nas notas.

Escola

Faculdade

Marcando a opção Valor acumulado o sistema exibirá o valor acumulado do coeficiente em todos os períodos letivos que o aluno cursou.

A Opção por Período Letivo exibe o coeficiente do aluno por período letivo que ele cursou.

O parâmetro Exibir alunos sem cálculo de coeficiente de rendimento escolar exibe alunos que não tiveram o coeficiente de rendimento escolar calculado.

O parâmetro Exibir cancelados, transferidos, outros quando marcado, torna visível no relatório os alunos nesta situação.

A ordenação do relatório pode ser realizada por Nome, Matrícula ou pelo índice do coeficiente para cada aluno

O relatório pode do tipo Analítico ou Sintético e depois de criado no botão Layout deve-se associá-lo no filtro Layout,

O relatório Analítico oferece uma listagem dos alunos com seus respectivos coeficientes de rendimentos por período ou acumulado.

O relatório Sintético oferece a média dos coeficientes dos alunos por curso/habilitação.

Como saber a porcentagem entre um valor é outro?

Como fazer um cálculo de porcentagem? – Para fazer o cálculo da porcentagem, é preciso dividir um valor sobre o outro para que você saiba quanto de um valor representa em relação ao outro. Por exemplo, 15 representa 25% de 60, pois 15/60 = 0,25 (0,25 x 100 = 25%).

Como calcular a taxa de impermeabilização?

Este artigo não cita fontes confiáveis, Ajude a inserir referências, Conteúdo não verificável pode ser removido.— Encontre fontes: ABW • CAPES • Google ( N • L • A ) ( Julho de 2020 )

A taxa de impermeabilização é o parâmetro urbanístico que é expresso pela relação entre a área da parcela do lote ou gleba que não permite a infiltração de água, e a área total do lote ou gleba. É calculada separando toda a Área Impermeabilizada, ou seja toda a Área em que a água não penetra no solo, dividindo essa Área pela Área Total do Terreno, É expressa em percentagem (%).

Este artigo sobre urbanismo, planejamento e estudos urbanos é um esboço, Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o,