Como Calcular Comprimento De Onda?

Qual é a fórmula do comprimento de onda?

Transcrição de vídeo – RKA2JV – Oi, pessoal! Temos aqui uma afirmação de que a energia de primeira ionização da prata é 7,31 vezes 10⁵ joules por mol (J/mol). Então, nos perguntam: qual é o maior comprimento de onda de luz capaz de ionizar um átomo de prata na fase gasosa? Antes de eu pedir para você pausar e tentar fazer isso por conta própria, vamos lembrar o que é energia de primeira ionização.

  • Essa é a energia necessária para o elétron mais externo escapar do átomo.
  • Ele não vai só para um nível mais alto de energia, ele vai escapar completamente.
  • Você pode ver isso como um nível de energia infinito.
  • E o motivo para estarmos falando sobre o maior comprimento de onda de luz é, lembre-se: quanto maior o comprimento de onda, menor a frequência e menor a energia.

Então, este exercício está pedindo, na verdade, qual é a frequência mínima, ou a energia mínima, que está associada com o maior comprimento de onda de luz para um átomo de prata. Algumas coisas para prestar atenção: eles estão nos dando a energia de primeira ionização por mol, não por átomo, e nós temos que nos lembrar todas as diferentes maneiras de conectar comprimento de onda, frequência e energia.

  • Agora, sabendo disso, eu quero que você pause este vídeo e veja se você consegue descobrir o maior comprimento de onda de luz capaz de ionizar um átomo de prata na fase gasosa.
  • A primeira coisa a fazer é tentar descobrir a energia de primeira ionização por átomo.
  • Vai ser igual a esta energia de ionização, 7,31 vezes 10⁵ J/mol, vezes o quê? Se você quer descobrir por átomo? Isto é por mol.

Quantos mols existem por átomo? Sabemos que este é o número de átomos por mol. Então, se nós queremos saber mols por átomo, vai ser 1 para cada 6,022 vezes 10²³ átomos. Eu poderia escrever “átomos” aqui, e isso nos daria joules por átomo, porque os mols vão se cancelar.

Mas vamos deixar em joules. Então, isto vai nos dar, aproximadamente, 7,31 vezes 10⁵, dividido por 6,022 vezes 10²³. Então, nós temos, aproximadamente, 1,21 vezes 10⁻¹⁸ joules por átomo. Agora, como nós descobrimos o comprimento de onda? Como eu disse, nós talvez tenhamos que usar uma destas equações. Nós sabemos que a velocidade da luz é igual ao comprimento de onda dessa luz vezes a frequência.

O que VOCÊ VERIA na VELOCIDADE da LUZ?

Então, se queremos descobrir o comprimento da onda, nós dividimos os dois lados pela frequência. O comprimento de onda vai ser igual à velocidade da luz, dividido pela frequência. Mas como você descobre a frequência a partir da energia? É isso que esta primeira equação nos dá.

Energia é igual à constante de Planck vezes a frequência. Então, se você quer descobrir a frequência, é só dividir os dois lados pela constante de Planck. A primeira equação poderia ser reescrita assim: frequência é igual à energia dividido pela constante de Planck. Nós podemos pegar isto aqui e substituir aqui.

E vamos descobrir que o nosso comprimento de onda é igual à velocidade da luz, dividido pela energia, dividido pela constante de Planck. Ou nós podemos reescrever isto como sendo igual à velocidade da luz, vezes a constante de Planck, dividido pela energia.

  1. Bem, nós sabemos a velocidade da luz, que é 2,998 vezes 10⁸ m/s.
  2. Nós vamos multiplicar isto pela constante de Planck, que é 6,626 vezes 10⁻³⁴ J.s.
  3. E então, nós vamos dividir isso pela energia de primeira ionização por átomo, que nós descobrimos aqui: 1,21 vezes 10⁻¹⁸ J.
  4. Agora, vamos verificar as unidades.

Joule cancela com joule, segundo cancela com segundo. Nós ficar com metros, o que faz sentido: o comprimento de onda pode ser medido em metros. Agora, vamos pegar a calculadora e fazer esta conta.2,998 vezes 10⁸, vezes 6,626 vezes 10⁻³⁴, dividido por 1,21 vezes 10⁻¹⁸, que vai dar, aproximadamente, 1,64 vezes 10⁻⁷ metros.

Como calcular o comprimento de onda a partir da frequência?

Resumo –

Onda mecânica é uma vibração do meio. As ondas mecânicas transportam energia, mas não matéria. Classificamos as ondas com relação à direção de vibração e propagação. As características da onda são: amplitude (A), frequência (f), comprimento de onda (λ) e velocidade (v). Para calcular a velocidade da onda, basta utilizar a equação: v = λ.f. Para calcular a frequência da onda, basta utilizar a equação: f=1/T.

You might be interested:  Calculadora De Calorias Dos Alimentos?

O que é comprimento de onda e como calculamos?

Elementos das ondas periódicas – As ondas periódicas, como qualquer onda, possuem: amplitude (A), comprimento de onda (λ), frequência (f), período (T) e velocidade de propagação (v).

Amplitude (A) : é a distância entre o eixo central e o ponto mais alto (crista) ou mais baixo da onda (vale). Sua unidade de medida no Sistema Internacional é o metro (m). Comprimento de onda (λ): é a medida de um ciclo completo da onda, que pode ser medido entre duas cristas, dois vales ou entre uma crista e um vale. Sua unidade de medida no S.I. é o metro (m). Frequência (f): é a quantidade de ciclos em um determinado intervalo de tempo. Se as cristas e os vales estão muito próximos, isso significa que a frequência da onda é alta, do contrário, a frequência é baixa. Sua unidade de medida no S.I. é o hertz (Hz). Período (T) : é o intervalo de tempo para se completar um ciclo de onda. Por isso, o período é medido no intervalo de um comprimento de onda. Sua unidade de medida no S.I. é o segundo (s). Velocidade de propagação (v) : muda dependendo do meio onde a onda está, e é dada pela equação fundamental da ondulatória: V = λ/T = λ,f. Sua unidade de medida no S.I. é o metro por segundo (m/s).

Qual o valor do comprimento de onda λ?

O comprimento de onda λ tem uma relação inversa com a frequência f, a velocidade de repetição de qualquer fenómeno periódico. O comprimento de onda é igual à velocidade da onda dividida pela frequência da onda.

O que é comprimento de onda e frequência?

Quando fazemos um movimento de vaivm vertical, na extremidade de uma corda, como na figura ao lado, podemos observar a propagao de pulsos ou perturbaes. A propagao de perturbaes sem o transporte de matria denominado ONDA. Portanto, ondas so oscilaes em funo do tempo e do espao, que apenas transportam energia.

  1. As ondas so classificadas segundo a sua natureza em mecnicas ou eletromagnticas.
  2. Um exemplo de onda mecnica o som.
  3. E um exemplo de onda eletromagntica a luz, que se propaga no vcuo, assim como as ondas de calor.
  4. Uma onda possui como caractersticas: cristas, vales e amplitude (A), que podem ser vistos na figura abaixo.

E ainda: comprimento de onda( ) : distncia entre dois pontos equivalentes, pertencentes a dois pulsos consecutivos; freqncia (f) : taxa de repetio de uma determinada vibrao. A freqncia de uma onda a freqncia de vibrao da fonte que a produziu. perodo (T) : tempo necessrio para completar uma vibrao, ou seja, para obter-se uma oscilao completa. O perodo o inverso da freqncia e vice-versa. Na figura ao lado podemos verificar ondas com diferentes comprimentos de onda. Se a velocidade de propagao for constante, temos que a freqncia inversamente proporcional ao comprimento de onda. Logo, a onda 1 possui a maior freqncia e menor comprimento de onda.

Qual é a fórmula da frequência?

Para calcular a frequência relativa, precisamos encontrar a frequência absoluta, que é o número de vezes que um dado apareceu, e dividi-la pelo total de dados obtidos.

Qual o comprimento de onda de um sinal de 100 Mhz?

Frequência (Hz) Comprimento de Onda (m) (vel. de propagação = 344 m/s)
100 3,44
250 1,376
500 0,688
750 0,458

Como calcular a frequência em Hz?

Conversão de RPM em Hz – Podemos associar o número de rotações que ocorrem a cada minuto (RPM) com o número de rotações a cada segundo (Hz).60 rotações a cada minuto são iguais a 60 rotações a cada 60 segundos. Para determinar quantos Hz equivalem um valor em RPM, dividimos por 60. Por exemplo, se uma máquina trabalha com 1 380 RPM, a frequência, em Hz, será:

Qual o maior comprimento de onda?

Ondas de rádio – As ondas de rádio são um intervalo de frequências do espectro eletromagnético que são largamente utilizadas nas tecnologias de telecomunicações. As ondas de rádio têm os maiores comprimentos de onda do espectro eletromagnético, estendendo-se entre 1 mm (10 -3 m) até 100 km. Esse tipo de onda é usado para transmitir sinais de televisão, rádio, celular, internet e GPS. As antenas de telefonia móvel utilizam ondas de rádio.

Como calcular a ondulatória?

A equação fundamental da ondulatória também vale para as ondas sonoras: V = lambda. f, onde v é a velocidade de propagação da onda, lambda é o comprimento da onda e f é a frequência da onda. A altura, a intensidade ou o volume e o timbre são as qualidades do som possíveis de serem distinguidas pelo ouvido humano.

Como calcular o valor da velocidade?

Embora a rapidez e a velocidade sejam palavras frequentemente usadas de forma indistinta, em Física são conceitos diferentes. A velocidade (v) é uma grandeza vetorial que mede o deslocamento (ou alteração na posição, Δs) sobre a alteração no tempo (Δt) representado pela equação v = Δs/Δt.

Quanto maior o comprimento de onda maior a velocidade?

A física e as ondas no mar. Ondas no mar Quando da praia é observado o mar, é possível notar dois tipos diferentes de ondas: as ondulações nos locais mais distantes da praia e a arrebentação das ondas próxima à orla. Sabemos também que uma onda mecânica não transporta matéria, apenas energia.

  1. Esta situação, entretanto, não é válida para as ondas do mar que se propagam nos locais muito rasos.
  2. Vamos examinar com mais cuidado o movimento da água quando uma onda passa: a superfície da água em determinado ponto sobe e desce, seguindo a onda.
  3. Se seguíssemos o movimento de uma pequena porção de água, observaríamos que este é uma elipse.

A água não só sobe e desce, mas também possui um movimento para frente e para trás com a mesma frequência da onda. O movimento da água na direção do deslocamento da onda é necessário para formar as cristas e os vales das ondas. Como a água não se comprime, o curto movimento da oscilação na direção do deslocamento da onda gera os acúmulos que formam as cristas e deixam os vales.

You might be interested:  Calculadora Salário Líquido Pj?

Não pare agora. Tem mais depois da publicidade 😉 A velocidade das ondas depende de diversos fatores. Dois fatores importantes são a profundidade e o comprimento de onda. Ondas em locais fundos têm sua velocidade proporcional à raiz quadrada do comprimento de onda. Portanto, podemos dizer que quanto maior o comprimento de onda, maior será a sua velocidade de propagação.

Já em águas mais rasas, a velocidade de propagação da onda é proporcional à raiz quadrada da profundidade. Essa dependência da velocidade da onda com a profundidade ocasiona o quebramento da onda próximo das margens. Uma onda que provém de um local profundo vai perdendo velocidade ao se deslocar para um local mais raso.

O que significa λ na onda?

No estudo de ondas, lambda representa o comprimento de onda. Na língua portuguesa, representa o grafema lh. Em física nuclear, lambda representa ‘meia-vida’. Em imunologia, representa uma das cadeias leves das Imunoglobulinas.

Quais são os 4 tipos de ondas?

Onda: é qualquer sinal que se transmite de um ponto para outro de um meio com velocidade definida (sem que haja transporte direto de matéria entre esses dois pontos). Tipos de ondas: ondas mecânicas (leis de Newton), ondas eletromagnéticas (equações de Maxwell), ondas de matéria (equação de Schrödinger).

O que é lambda na onda?

Características das Ondas – Para caracterizar as ondas usamos as seguintes grandezas:

Amplitude : corresponde à altura da onda, marcada pela distância entre o ponto de equilíbrio (repouso) da onda até a crista. Note que a “crista” indica o ponto máximo da onda, enquanto o “vale”, representa a ponto mínimo. Comprimento de onda : Representado pela letra grega lambda (λ), é a distância entre dois vales ou duas cristas sucessivas. Velocidade : representado pela letra (v), a velocidade de uma onda depende do meio em que ela está se propagando. Assim, quando uma onda muda seu meio de propagação, a sua velocidade pode mudar. Frequência : representada pela letra (f), no sistema internacional a frequência é medida em hertz (Hz) e corresponde ao número de oscilações da onda em determinado intervalo de tempo. A frequência de uma onda não depende do meio de propagação, apenas da frequência da fonte que produziu a onda. Período : representado pela letra (T), o período corresponde ao tempo de um comprimento de onda. No sistema internacional, a unidade de medida do período é segundos (s).

O que é comprimento de onda exemplo?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Em física, comprimento de onda é a distância entre valores repetidos sucessivos num padrão de onda, É usualmente representado pela letra grega lambda (λ). Em uma onda senoidal, o comprimento de onda “é a distância (paralela à direção de propagação da onda) entre repetições da forma de onda”.

Pode, então, ser representada pela distância entre picos (máximos), vales (mínimos), ou duas vezes a distância entre nós, No gráfico ao lado, o eixo x representa a distância e o eixo y representa alguma quantidade periódica, como por exemplo a pressão, no caso do som ou o campo elétrico para ondas eletromagnéticas ou a altura da água para uma onda no mar profundo.

A altura no eixo y é também chamada de amplitude da onda. O comprimento de onda λ tem uma relação inversa com a frequência f, a velocidade de repetição de qualquer fenômeno periódico. O comprimento de onda é igual à velocidade da onda dividida pela frequência da onda. em que: λ = comprimento de onda de uma onda sonora ou onda electromagnética ; c = velocidade da luz no vácuo = 299 792,458 km/s ~ 300 000 km/s = 300 000 000 m/s f = frequência da onda 1/s = Hz. A velocidade de uma onda pode portanto ser calculada com a seguinte equação: em que: v = velocidade da onda. λ = comprimento de onda de uma onda sonora ou onda electromagnética ; T é o período da onda. O inverso do período, 1/T, é chamado de frequência da onda, ou frequência de onda: e mede o número de ciclos (repetições) por segundo executados pela onda. É medida em hertz (ciclos/segundo). Para caracterizar uma onda, portanto, é necessário conhecer apenas duas quantidades, a velocidade e o comprimento de onda ou a frequência e a velocidade, já que a terceira quantidade pode ser determinada da equação acima, que podemos reescrever como: Quando ondas de luz (e outras ondas electromagnéticas) entram num dado meio, o seu comprimento de onda é reduzido por um factor igual ao índice de refração n do meio, mas a frequência permanece inalterada. O comprimento de onda no meio, λ’ é dado por : em que: λ 0 é o comprimento de onda no vácuo.

Como os comprimentos de onda diferem?

Frequência e Comprimento das Ondas Eletromagnéticas – O espectro é colorido porque cada uma das ondas oferece a sensação de uma cor, cores essas que estão associadas às suas frequências. Desse modo, as ondas mais longas localizam-se mais próximo do vermelho.

Comprimento Onda (Angstroms) Comprimento Onda (centímetros) Frequência (Hz) Energia (eV)
Rádio > 10 9 > 10 < 3 x 10 9 < 10 -5
Micro-ondas 10 9 – 10 6 10 – 0.01 3 x 10 9 – 3 x 10 12 10 -5 – 0.01
Infra-vermelho 10 6 – 7000 0.01 – 7 x 10 -5 3 x 10 12 – 4.3 x 10 14 0.01 – 2
Visível 7000 – 4000 7 x 10 -5 – 4 x 10 -5 4.3 x 10 14 – 7.5 x 10 14 2 – 3
Ultravioleta 4000 – 10 4 x 10 -5 – 10 -7 7.5 x 10 14 – 3 x 10 17 3 – 10 3
Raios-X 10 – 0.1 10 -7 – 10 -9 3 x 10 17 – 3 x 10 19 10 3 – 10 5
Raios Gama < 0.1 < 10 -9 > 3 x 10 19 > 10 5

As ondas de rádio ficam numa das extremidades do espectro e são as que têm a frequência mais baixa e o comprimento mais longo.

Qual é o período de uma onda que tem frequência de 10?

F = 1/(0.1) = 10 Hz, ou seja, ela vai completar 10 oscilações em um segundo (10 Hz) Se uma fonte oscila a cada 5 segundos, seu período é 5 segundos, e portanto sua frequência é: f = 1/5 = 0.2 Hz.

Qual é a frequência de uma onda?

A frequência da onda é dada pelo número de oscilações que ela realiza a cada segundo. No Sistema Internacional, essa grandeza é medida em s – 1 (inverso de segundo), que é equivalente a hertz (Hz). Por exemplo: uma onda de 20 Hz realiza vinte oscilações completas a cada segundo.

Como calcular a frequência simples?

O que é a frequência absoluta? – Na estatística, após a coleta de dados, é importante comparar os resultados obtidos. Independentemente do tipo de pesquisa que estamos fazendo, é inevitável calcular a frequência absoluta. Conhecemos como frequência absoluta a quantidade de vezes que um mesmo dado apareceu no conjunto.

  • De forma bem simples, para encontrar a frequência absoluta de um determinado resultado, basta contar quantas vezes ele se repetiu.
  • Vejamos um exemplo a seguir: Não pare agora.
  • Tem mais depois da publicidade 😉 Exemplo : Para repor o estoque de camisetas, o dono de uma loja decidiu analisar a venda das camisetas de acordo com a sua cor.

A intenção era repor camisetas que tivessem cores equivalentes de forma proporcional às vendas. A seguir, confira uma lista com as 50 camisetas vendidas durante esse período:

Venda 1 Preta Venda 18 Verde Venda 35 Azul
Venda 2 Verde Venda 19 Preta Venda 36 Preta
Venda 3 Preta Venda 20 Preta Venda 37 Verde
Venda 4 Vermelha Venda 21 Branca Venda 38 Branca
Venda 5 Preta Venda 22 Vermelha Venda 39 Branca
Venda 6 Azul Venda 23 Azul Venda 40 Preta
Venda 7 Branca Venda 24 Azul Venda 41 Preta
Venda 8 Preta Venda 25 Preta Venda 42 Azul
Venda 9 Vermelha Venda 26 Verde Venda 43 Vermelha
Venda 10 Preta Venda 27 Laranja Venda 44 Laranja
Venda 11 Preta Venda 28 Preta Venda 45 Branca
Venda 12 Branca Venda 29 Vermelha Venda 46 Preta
Venda 13 Preta Venda 30 Branca Venda 47 Branca
Venda 14 Vermelha Venda 31 Preta Venda 48 Verde
Venda 15 Branca Venda 32 Azul Venda 49 Preta
Venda 16 Verde Venda 33 Verde Venda 50 Laranja
Venda 17 Vermelha Venda 34 Verde

Após a coleta desses dados obtidos sobre a cor da camiseta vendida nas 50 primeiras vendas, é conveniente construir a tabela com a frequência absoluta de cada resposta obtida, para isso, basta realizar a contagem de cada uma delas:

Cor Frequência absoluta
Preta 17
Branca 9
Azul 6
Vermelha 7
Verde 8
Laranja 3
Total 50

Ao analisar os dados, dizer, por exemplo, que a frequência absoluta da cor laranja é 3, significa que, para esse espaço amostral (50 vendas), foram feitas 3 vendas de camisetas laranja, o mesmo vale para as outras cores. Com base nessa tabela, o dono da loja pode tomar decisões sobre a melhor maneira de repor o seu estoque.

O que é o comprimento de onda de De Broglie?

O comprimento de onda λ das ondas de De Broglie e a quantidade de movimento p das partículas são inversamente proporcionais, sendo a expressão matemática que traduz tal relação: λ = h/p, onde h é a constante de Planck.

Como calcular a frequência em Hz?

Conversão de RPM em Hz – Podemos associar o número de rotações que ocorrem a cada minuto (RPM) com o número de rotações a cada segundo (Hz).60 rotações a cada minuto são iguais a 60 rotações a cada 60 segundos. Para determinar quantos Hz equivalem um valor em RPM, dividimos por 60. Por exemplo, se uma máquina trabalha com 1 380 RPM, a frequência, em Hz, será:

Como se calcula período?

Em física, o período T é uma grandeza física escalar, definida como o tempo necessário para que algo em um movimento periódico complete 1 ciclo. Sendo que, o período pode ser obtido através da divisão do tempo Δt decorrido pelo número de ciclos n completados nesse tempo. Eq.1: Período. A unidade de medida de período no Sistema Internacional é o segundo, Já a frequência f, é uma grandeza física escalar, definida como o número de ciclos que algo em um movimento periódico completa em 1 segundo. Sendo que, a frequência pode ser obtida através da divisão do número de ciclos n completados pelo tempo Δt necessário para completar esses ciclos. Eq.2: Frequência. A unidade de medida de frequência no Sistema Internacional é o Hertz, porém, em algum casos é comum expressar a frequência em rotações por minuto, onde 1 Hz equivale a 60 rpm, logo, pode-se utilizar o seguinte fator de conversão entre essas unidades: Fig.1: Conversão entre Hz e rpm. Como o período pode ser obtido pela divisão do tempo decorrido pelo número de ciclos completados nesse tempo, e a frequência pode ser obtida pela divisão do número de ciclos completados pelo tempo necessário para completar esses ciclos, então, o período nada mais é que o inverso da frequência, e vice-versa. Eq.3: Relação entre período e frequência.

O que é o comprimento de onda da luz?

O comprimento de onda é uma das principais características de uma onda e é a distância em metros entre duas cristas sucessivas de uma onda com a mesma fase. O comprimento de onda de uma onda de luz visível determina a sua cor. Por exemplo, a luz vermelha possui um comprimento de onda de cerca de 650 nanómetros.