Contents
- 1 Como se calcula a concentração Molar?
- 2 Qual a concentração molar de uma solução de NaOH?
- 3 Como calcular a concentração em m v?
- 4 Como calcular a concentração da solução final?
- 5 Como calcular a concentração de uma solução em porcentagem?
- 6 Quantos gramas tem em 1 mol?
- 7 Qual a fórmula para calcular a densidade?
- 8 Como calcular a massa de uma solução?
- 9 Qual a concentração molar de uma solução com volume de 250ml e com 26 8g de cloreto de cálcio CaCl2 dissolvidos?
Como se calcula a concentração Molar?
Resumo sobre molaridade ou concentração molar –
A molaridade ou concentração molar é a forma usual de expressar a quantidade de matéria de uma substância em solução. A concentração molar é a relação matemática entre a quantidade de matéria de um soluto (mol) em determinado volume de solução. A molaridade é calculada pela reação M = n/V, sendo n o número de mols e V o volume de solução. A concentração molar é expressa em mol/L. A quantidade de matéria ( n ) pode ser encontrada pela razão entre massa ( m ) e massa molar ( MM ) de uma substância. A molalidade (W) se difere da molaridade, pois é a relação entre a quantidade de matéria do soluto (mol) e a massa do solvente (kg). A concentração comum (C) se difere da concentração molar (M), pois considera a massa do soluto (em gramas) sobre o volume da solução (em L).
Como calcular concentração m M?
A expressão que permite calcular a percentagem em massa é: % (m/m) = (massa de soluto) / (massa de solução (soluto + solvente)) x 100. Alguns metais e ligas tendem a tornar-se passivos devido à formação de uma película fina e aderente
Qual a definição de concentração Molar?
A molaridade, ou concentração em quantidade de matéria (mol/L), é a relação entre a quantidade de matéria do soluto (n1) e o volume da solução em litros (V).
Quando usar concentração molar?
A concentração molar é uma medida química que relaciona a quantidade de soluto distribuída no volume da solução. Esse valor é concedido em mols por litro e pode ser útil para a realização de exercícios de vestibulares.
Qual a concentração molar de uma solução de NaOH?
MMNaOH = (23,0 + 16,0 + 1,01) g mol-1 = 40,01 g mol-1 ⇒ massa molar do NaOH ⇒ 1 mol de fórmulas unitárias do NaOH corresponde a 40,01 g deste composto.
Como calcular M em química?
A molaridade (M) é a relação existente entre a matéria de soluto (n 1 ) e o volume de uma solução (V), ou seja, M = n 1 /V.
Como calcular a concentração em m v?
Percentagem massa-volume (% m/v) É calculada pela proporção da massa de soluto pelo volume da solução. Por cada 100 ml de solução, existem 1 g de NaCl.
Qual é o valor de um mol?
Mol é uma palavra que vem do latim ‘mole’, que significa ‘porção’, ‘monte’, ‘amontoado’, ‘quantidade’. Essa quantidade tem sempre 6,02×10²³ unidade, que pode ser arredondando para 6×10²³. A unidade de mol se refere ao número de moléculas, íons e átomos, segundo os químicos.
O que é a concentração de uma solução?
A concentração de uma solução (mistura homogênea) é a medida da quantidade de soluto que está presente em uma determinada quantidade de solvente. Como as quantidades de soluto e solvente são especificadas em unidades de medida diferentes, dizemos que existem tipos de concentração distintos.
- Assim, para determinar o tipo de concentração que a solução apresenta, é necessário conhecer as unidades de medida de todos os seus participantes (soluto e solvente).
- OBS.: Convencionou-se que qualquer dado referente ao soluto utilize o índice 1; para o solvente, índice 2; e para a solução, nenhum índice.
Veja as formas e fórmulas necessárias para o cálculo do tipo de concentração envolvendo massa e volume.
Concentração comum (C)
É a modalidade de cálculo da concentração de uma solução que relaciona a massa do soluto (m 1 ) e o volume da solução (V), como podemos observar na expressão a seguir: C = m 1 V A unidade utilizada, rotineiramente, é g/L – isso quando a massa do souto estiver em gramas e o volume estiver em litros (L).
Densidade (d)
É a modalidade de cálculo da concentração de uma solução que relaciona a massa (m) e volume (V), como podemos observar na expressão a seguir: d = m V Como a massa da solução é a resultante da soma (m 1 + m 2 ) da massa do soluto e da massa do solvente (m 2 ) e o volume da solução é resultante da soma (V 1 + V 2 ) do volume do soluto e do volume do solvente (V 2 ), podemos reescrever a fórmula da seguinte maneira: d = m 1 + m 2 V 1 + V 2 A unidade utilizada em densidade, rotineiramente, é g/mL, isso quando a massa estiver em gramas e o volume estiver em mililitros (mL).
Concentração molar (M) ou concentração em quantidade de matéria (molaridade)
É a modalidade de cálculo da concentração de uma solução que relaciona o número de mol do soluto (n 1 ) e o volume da solução (V), como podemos observar na expressão a seguir: M = n 1 V OBS.: O volume da solução, na concentração em quantidade de matéria, é sempre trabalhado na unidade litro (L).
Título em massa (T) Não pare agora. Tem mais depois da publicidade 😉
Título em volume é a modalidade de cálculo da concentração de uma solução que relaciona a massa do soluto (m 1 ) com a massa da solução (m), como na expressão a seguir: T = m 1 m OBS.: O título em massa não apresenta unidade de medida por se tratar de uma divisão de massas com a mesma unidade, ou seja, anulam-se.
Título em volume (T v )
Título em volume é a modalidade de cálculo da concentração de uma solução que relaciona o volume ocupado pelo soluto (V 1 ) e o volume da solução (V), como na expressão a seguir: T v = V 1 V OBS.: O título em volume não apresenta unidade de medida por se tratar de uma divisão de volumes com a mesma unidade, ou seja, anulam-se.
Molalidade (W) ou concentração em mol/Kg
É a modalidade de cálculo da concentração de uma solução que relaciona o número de mol do soluto (n 1 ) e a massa do solvente (m 2 ), como podemos observar na expressão a seguir: W = n 1 m 2 OBS.: A massa do solvente, na molalidade, é sempre trabalhada na unidade quilograma (Kg).
Partes por milhão (ppm), bilhão (ppb) ou trilhão (ppt)
É uma modalidade de concentração que relaciona uma parte do soluto com um milhão, um bilhão ou um trilhão de partes do solvente. Veja a representação de cada componente: a) ppm ppm = 1 parte 1000000 de partes b) ppb ppb= 1 parte 1000000000 de partes c) ppt ppmt = 1 parte 1000000000000 de partes
Como calcular a concentração da solução final?
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição: Ouça este artigo: As soluções são misturas homogêneas formadas pelo soluto (aquele que é dissolvido) e o solvente (aquele que dissolve). Diluir uma solução consiste em adicionar a ela uma porção de solvente puro.
Atividades comuns do dia a dia, como acrescentar água a um suco de fruta, misturar o detergente na água durante a lavagem de roupas, adicionar água a um medicamento ou aplicar solventes próprios às tintas para deixá-las mais fluidas são bons exemplos de diluição. O procedimento inverso à diluição é a concentração de soluções.
Ao diluir uma solução, a massa (m1) do soluto não se altera, sendo a mesma na solução inicial e na final. O volume da solução aumentará (de V para V’), uma vez que será adicionada uma porção de solvente. A concentração, por sua vez, diminuirá (diluição e concentração são processos opostos).
para a concentração inicial: C = m1 / V para a concentração final: C’ = m1 / V’
Dado que a que a massa do soluto (m1) continua constante, chega-se à fórmula: CV = C’V’ Observe o exemplo: 1) Ao diluir 100 mL de uma solução de cloreto de sódio, cuja concentração é igual a 15 g/L ao volume final de 150 mL, qual será a concentração final da solução? Aplicando a fórmula de diluição CV = C’V’, temos: 100,15 = 150,
C’ C’ = 10 g/L Esta questão pode, ainda, ser resolvida de uma segunda maneira, para a qual se utiliza a definição de concentração comum. Assim, temos: • Solução inicial: 1000 mL de solução – 15 g de NaCl 100 mL de solução – x x = 1,5 g de NaCl Essa massa de soluto obtida (1,5 g de NaCl) não se altera na solução final.
• Solução final: 150 mL de solução – 1,5 g de NaCl 1000 mL de solução – y y = 10 g/L Referências: FELTRE, Ricardo. Química. São Paulo: Moderna, 2004 http://educacao.uol.com.br/quimica/concentracao-alteracoes-na-concentracao.jhtm http://www.profpc.com.br/Solu%C3%A7%C3%B5es.htm#DILUIÇÃO Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/quimica/diluicao-de-solucoes/ Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição:
Como calcular a concentração de uma solução em porcentagem?
Porcentagem (%) É o modo mais simples de expressar a concentração química de uma solução, a qual pode ser feita de três maneiras: a )% Peso/Volume (P/V) – gramas de soluto em 100 mL de solução. Expressa quantas gramas de soluto há em 100 mL de solução.
Quantos gramas tem em 1 mol?
Mol. Relação do Mol com o Número de Avogadro e com a Massa Molar Nas imagens acima vemos um milheiro (1000) de tijolos, uma resma de folhas de papel (500), uma dúzia de ovos (12) e uma grosa de lápis (144). Esses exemplos servem para mostrar que no cotidiano é muito comum e muito mais fácil referir-se a quantidades de objetos muito pequenas não de forma isolada, mas considerando o conjunto.
Um raciocínio similar aplica-se aos átomos, moléculas, partículas, elétrons e íons que compõem as substâncias. É impossível medir em uma balança convencional a massa dessas entidades isoladas. Para se ter uma ideia, a menor partícula visível em um microscópio comum contém mais de dez bilhões de átomos! Por isso, os cientistas acharam por bem usar uma unidade que abrangesse um conjunto com um número imenso de moléculas, cuja massa pudesse ser medida.
Surgiu então o conceito de mol, palavra criada por Wilhelm Ostwald (1853-1932), em 1896, que vem do latim moles, que significa “porção”, “monte”, “quantidade”. É dessa palavra que deriva a palavra “molécula”, que significa “pequena quantidade”.
- O conceito de mol é o seguinte:
- ” Mol é a quantidade de matéria de um sistema que contém tantas entidades elementares quantos são os átomos contidos em 0,012 kg (12 g) de carbono-12.”
- O mol é uma grandeza ideal porque, conforme explicado no texto, a massa de um átomo é a massa desse elemento expressa em u (unidade de massa atômica), isto é, é a massa de 1/12 do átomo de carbono 12.
- Assim, 1 mol de qualquer substância terá uma quantidade de átomos que, se for “pesada” em gramas, terá o mesmo número da massa atômica.
Por exemplo, a massa atômica do cálcio é igual a 40 u. Assim, 1 mol de cálcio “pesa” 40 g. Outro fator importante é que 12 g de carbono-12 contêm 6,02,10 23 átomos (número de Avogadro), o que significa que 1 mol de qualquer substância contém 6,02,10 23 entidades. Exemplo de relação entre mol, massa e número de moléculas e átomos de algumas substâncias A partir dessas informações, surgiu o conceito de massa molar (M), que é a massa, em gramas, de um mol de substância (elemento, íon, etc.). Se 1 mol de cálcio possui 40 g, então sua massa molar é 40 g/mol.
- Desse modo, o número de mols (ou a quantidade de matéria, que é simbolizada por “n” ) pode ser encontrado pela divisão da massa pela massa molar:
- n = m M
- Resumidamente, podemos estabelecer a seguinte relação:
- 1 mol ↔ massa molar (em g/mol) ↔ 6,02,10 23 entidades (Número de Avogadro)
A palavra “mol” pode ser usada tanto para fazer referência ao nome da unidade de quantidade de matéria quanto para o símbolo dessa unidade. Se estamos falando do nome, podemos usar o plural de mol, que é mols; mas se falamos do símbolo, não podemos usar o plural.
- Outro aspecto que podemos relacionar com o mol é que, em uma equação química balanceada, os coeficientes das substâncias indicam a quantidade de matéria ou o número de mols de cada substância que participa da reação.
- Por exemplo, considere a reação a seguir:
- 4 FeS 2(g) + 11 O 2(g) → 2 Fe 2 O 3(s) + 8 SO 2(g)
- Veja que reagem 4 mol de FeS 2(g) com 11 mol de O 2(g), produzindo 2 mol de Fe 2 O 3(s) e 8 mol de SO 2(g),
- Essas informações são muito importantes na resolução de exercícios que envolvem a das reações químicas.
: Mol. Relação do Mol com o Número de Avogadro e com a Massa Molar
O que é concentração molar analítica?
A concentração analítica de uma solução fornece o número total de mols de um soluto em 1 L de solução. Geralmente é representada por ‘Ca’. A concentração molar de equilíbrio expressa a concentração molar de uma espécie em particular, em uma solução, no equilíbrio.
Qual a fórmula para calcular a densidade?
Qual a fórmula para calcular densidade? – É muito simples calcular a densidade de um material: basta dividir a massa pelo seu volume. Portanto, a fórmula da densidade é d = m/v.
Como calcular a massa de uma solução?
Título ou porcentagem em massa de uma solução. Título em massa O título (τ) de uma solução refere-se à relação entre a massa do soluto (m 1 ) e a massa da solução (m), segundo a expressão abaixo: A massa da solução pode ser obtida somando-se a massa do soluto com a massa do solvente (m = m 1 + m 2 ). O título é adimensional, isto é, um número puro e sem unidades. No entanto, se você quiser expressar essa relação em porcentagem em massa (τ % ), basta multiplicar o resultado por 100%. Assim, quando dizemos que determinada solução possui título igual a 0,35, isso significa que para cada unidade de massa da solução há 0,35 unidade de massa de soluto e 0,65 unidade de massa de solvente. Um exemplo bastante comum do uso da porcentagem no cotidiano ocorre em soluções aquosas, como é o caso do soro fisiológico. O exemplo é uma solução líquida, mas o título é usado para exprimir a concentração em qualquer estado de agregação (sólido, líquido ou gasoso). Não pare agora. Tem mais depois da publicidade 😉 No caso de soluções em que todos os componentes são gasosos ou são líquidos é possível também calcular o título em volume (τ v ), por relacionar o volume do soluto com o volume da solução (v), segundo a fórmula: O título em volume também pode ser expresso em porcentagem: A diferença que existe quando se trabalha com o título em volume é que no título em massa, conforme dito anteriormente, a massa da solução pode ser obtida somando-se a massa do soluto com a massa do solvente. Já aqui isso não é possível, isto é, não podemos somar o volume do soluto com o volume do solvente para obter o volume da solução.
Isso ocorre porque as forças intermoleculares existentes entre esses líquidos alteram os seus volumes quando se misturam. Portanto, o volume da solução deve ser medido experimentalmente ou fornecido no exercício. Por exemplo, a seguir temos a imagem de um frasco de álcool etílico que indica a porcentagem em volume de 96%.
Isso quer dizer que em cada 100 unidades de volume da solução, 96 unidades são do álcool e apenas 4 são de água. : Título ou porcentagem em massa de uma solução. Título em massa
Qual é a concentração molar da glicose?
Dado: massa molar da glicose = 180 g/mol.’
Como preparar uma solução de HCl 1 molar?
HCl – 1,0M : Diluir 84ml de HCl concentrado em água e completar à 1 litro. HCl – 0,1M: Diluir 8,4ml de HCl concentrado em água e completar à 1 litro. Perigo!
Como preparar NaOH 1 m?
Para preparar a solução de NaOH 0, 1 mol /L você deverá: a) Pesar, aproximadamente, 4,0 g de NaOH p.a. e dissolver em ± 400mL de água destilada fria, previamente fervida. Transferir para uma proveta de 1000 mL; b) Completar o volume de 1000 mL com água destilada fervida e fria.
Qual a concentração molar de uma solução com volume de 250ml e com 26 8g de cloreto de cálcio CaCl2 dissolvidos?
Assim, se 1 litro de solução foi preparado pela dissolução de 1 mol de cloreto de sódio, isto significa que esta é uma solução de cloreto de sódio de 1,0 mol\L.1) Qual a molaridade de uma solução cujo volume é 0,250 L e contém 26,8 g de cloreto de cálcio, CaCl2? Logo o número de mols de CaCl2 é 0,241 mol de CaCl2.
Como calcular a concentração da solução final?
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição: Ouça este artigo: As soluções são misturas homogêneas formadas pelo soluto (aquele que é dissolvido) e o solvente (aquele que dissolve). Diluir uma solução consiste em adicionar a ela uma porção de solvente puro.
- Atividades comuns do dia a dia, como acrescentar água a um suco de fruta, misturar o detergente na água durante a lavagem de roupas, adicionar água a um medicamento ou aplicar solventes próprios às tintas para deixá-las mais fluidas são bons exemplos de diluição.
- O procedimento inverso à diluição é a concentração de soluções.
Ao diluir uma solução, a massa (m1) do soluto não se altera, sendo a mesma na solução inicial e na final. O volume da solução aumentará (de V para V’), uma vez que será adicionada uma porção de solvente. A concentração, por sua vez, diminuirá (diluição e concentração são processos opostos).
para a concentração inicial: C = m1 / V para a concentração final: C’ = m1 / V’
Dado que a que a massa do soluto (m1) continua constante, chega-se à fórmula: CV = C’V’ Observe o exemplo: 1) Ao diluir 100 mL de uma solução de cloreto de sódio, cuja concentração é igual a 15 g/L ao volume final de 150 mL, qual será a concentração final da solução? Aplicando a fórmula de diluição CV = C’V’, temos: 100,15 = 150,
- C’ C’ = 10 g/L Esta questão pode, ainda, ser resolvida de uma segunda maneira, para a qual se utiliza a definição de concentração comum.
- Assim, temos: • Solução inicial: 1000 mL de solução – 15 g de NaCl 100 mL de solução – x x = 1,5 g de NaCl Essa massa de soluto obtida (1,5 g de NaCl) não se altera na solução final.
• Solução final: 150 mL de solução – 1,5 g de NaCl 1000 mL de solução – y y = 10 g/L Referências: FELTRE, Ricardo. Química. São Paulo: Moderna, 2004 http://educacao.uol.com.br/quimica/concentracao-alteracoes-na-concentracao.jhtm http://www.profpc.com.br/Solu%C3%A7%C3%B5es.htm#DILUIÇÃO Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/quimica/diluicao-de-solucoes/ Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição:
Qual é o valor de um mol?
Mol é uma palavra que vem do latim ‘mole’, que significa ‘porção’, ‘monte’, ‘amontoado’, ‘quantidade’. Essa quantidade tem sempre 6,02×10²³ unidade, que pode ser arredondando para 6×10²³. A unidade de mol se refere ao número de moléculas, íons e átomos, segundo os químicos.
Quantos gramas tem em 1 mol?
Mol. Relação do Mol com o Número de Avogadro e com a Massa Molar Nas imagens acima vemos um milheiro (1000) de tijolos, uma resma de folhas de papel (500), uma dúzia de ovos (12) e uma grosa de lápis (144). Esses exemplos servem para mostrar que no cotidiano é muito comum e muito mais fácil referir-se a quantidades de objetos muito pequenas não de forma isolada, mas considerando o conjunto.
- Um raciocínio similar aplica-se aos átomos, moléculas, partículas, elétrons e íons que compõem as substâncias.
- É impossível medir em uma balança convencional a massa dessas entidades isoladas.
- Para se ter uma ideia, a menor partícula visível em um microscópio comum contém mais de dez bilhões de átomos! Por isso, os cientistas acharam por bem usar uma unidade que abrangesse um conjunto com um número imenso de moléculas, cuja massa pudesse ser medida.
Surgiu então o conceito de mol, palavra criada por Wilhelm Ostwald (1853-1932), em 1896, que vem do latim moles, que significa “porção”, “monte”, “quantidade”. É dessa palavra que deriva a palavra “molécula”, que significa “pequena quantidade”.
- O conceito de mol é o seguinte:
- ” Mol é a quantidade de matéria de um sistema que contém tantas entidades elementares quantos são os átomos contidos em 0,012 kg (12 g) de carbono-12.”
- O mol é uma grandeza ideal porque, conforme explicado no texto, a massa de um átomo é a massa desse elemento expressa em u (unidade de massa atômica), isto é, é a massa de 1/12 do átomo de carbono 12.
- Assim, 1 mol de qualquer substância terá uma quantidade de átomos que, se for “pesada” em gramas, terá o mesmo número da massa atômica.
Por exemplo, a massa atômica do cálcio é igual a 40 u. Assim, 1 mol de cálcio “pesa” 40 g. Outro fator importante é que 12 g de carbono-12 contêm 6,02,10 23 átomos (número de Avogadro), o que significa que 1 mol de qualquer substância contém 6,02,10 23 entidades. Exemplo de relação entre mol, massa e número de moléculas e átomos de algumas substâncias A partir dessas informações, surgiu o conceito de massa molar (M), que é a massa, em gramas, de um mol de substância (elemento, íon, etc.). Se 1 mol de cálcio possui 40 g, então sua massa molar é 40 g/mol.
- Desse modo, o número de mols (ou a quantidade de matéria, que é simbolizada por “n” ) pode ser encontrado pela divisão da massa pela massa molar:
- n = m M
- Resumidamente, podemos estabelecer a seguinte relação:
- 1 mol ↔ massa molar (em g/mol) ↔ 6,02,10 23 entidades (Número de Avogadro)
A palavra “mol” pode ser usada tanto para fazer referência ao nome da unidade de quantidade de matéria quanto para o símbolo dessa unidade. Se estamos falando do nome, podemos usar o plural de mol, que é mols; mas se falamos do símbolo, não podemos usar o plural.
- Outro aspecto que podemos relacionar com o mol é que, em uma equação química balanceada, os coeficientes das substâncias indicam a quantidade de matéria ou o número de mols de cada substância que participa da reação.
- Por exemplo, considere a reação a seguir:
- 4 FeS 2(g) + 11 O 2(g) → 2 Fe 2 O 3(s) + 8 SO 2(g)
- Veja que reagem 4 mol de FeS 2(g) com 11 mol de O 2(g), produzindo 2 mol de Fe 2 O 3(s) e 8 mol de SO 2(g),
- Essas informações são muito importantes na resolução de exercícios que envolvem a das reações químicas.
: Mol. Relação do Mol com o Número de Avogadro e com a Massa Molar