Como Calcular Ferragem Para Viga Aerea?

Como calcular uma viga Aérea?

Como calcular ferragem para viga aérea? – Para calcular ferragem para viga aérea, ou seja a quantidade de barras de aço necessária para fazer as armações, é necessário calcular a metragem linear por tipo e diâmetro e depois dividir por 12, que é o tamanho padrão das barras de aço.

  • Não sabe como calcular a metragem linear? Aprenda nesse post de um jeito simples: Além do metro quadrado: descubra o que é metro linear, sua importância e como calcular! Esse é só o primeiro passo para calcular ferragem de viga área.
  • Trata-se de um cálculo bastante complexo que envolve várias variáveis, por isso é importante ter o projeto estrutural em mãos para fazer os cálculos certos.

Para te ajudar no orçamento da obra, criamos uma planilha prática que vai otimizar seu tempo, confira:

Como calcular a ferragem de uma viga?

Como fazer o cálculo – Calcular a ferragem da obra não é uma tarefa complicada. Você só precisa descobrir quantas barras vai usar na construção. Para isso, você tem que calcular a metragem linear por tipo, diâmetro e, depois, dividir por 12 (que é o tamanho padrão em que as barras de aço são vendidas).

  • Digamos que você vai fazer uma obra com 15 colunas, por exemplo, que medem 3 metros de altura e 10 mm de largura.
  • Já os estribos têm 10×20 cm e um espaçamento de 15 cm.
  • Nesse caso, você deve fazer a seguinte conta: Metragem linear da coluna = altura da coluna x quantidade de barras Ou seja, 3 x 15 = 45 m,

Agora, para achar a metragem total da obra basta multiplicar o resultado pela quantidade das colunas: Metragem linear total = metragem da coluna x nº de colunas 45 x 15 = 675 E, para encontrar o número de barras que vão ser usadas na obra, você deve fazer essa conta: Quantidade de barras = metragem linear total / 12 675 / 12 = 56,25,

  1. Já para calcular o aço do estribo, primeiro você precisa descobrir a quantidade de estribos de cada coluna.
  2. Então, você tem que dividir a altura da coluna pelo espaçamento dos estribos.
  3. No exemplo acima, seria: 300 (3 m) / 15 = 20.
  4. Em seguida, é preciso somar o perímetro do estribo e multiplicar esse valor pelo número total de estribos usados em cada coluna: 10 + 20 + 10 + 20 = 60 cm (0,6 m) 0,6 x 20 = 12 m.

No fim, é só multiplicar a metragem de cada estribo pela quantidade de colunas para saber quanto aço vai usar nos estribos: 12 x 15 colunas = 180 m de aço.

Qual ferragem para viga de 4 metros?

Uma ferragem dessa com um vão de 4 metros de vão livre. Seis Barras de três oitavos já são suficientes.

Qual a ferragem para uma viga de 7 metros?

VIGA de 7 metros vão livre tarugada com ferro 12.5 e ferro de 10.

Vão de 5 metros qual viga usar?

Vão de 5 metros: qual viga usar? – Se o vão é de 5 m, você pode usar uma viga de concreto armado de 40×14, Sendo 40 cm de altura (ou largura) e 14 cm de espessura (ou comprimento). Ela pode ser utilizada em diversas aplicações na construção civil, como suportar lajes, paredes ou outras estruturas do edifício.

Qual a bitola de ferro para viga?

Temos Vergalhões nos seguintes tamanhos (bitolas) : Bitola 6.3 mm ou 1/4. Bitola 8 mm ou 5/16. Bitola 10 mm ou 3/8.

Vão de 3 metros qual viga usar?

Pré Dimensionamento de Vigas de Madeira para Coberturas

PEÇA VÃO MÁXIMO
6x20cm 5,00m
Diâmetro 10cm 3,00m
Diâmetro 12cm 3,50m
Diâmetro 15cm 4,50m

Qual o ferro para fazer vigas?

Cordoalhas – As cordoalhas são usadas em lajes, pisos, vigas e na armação de peças pré-moldadas. De modo geral, são ferragens usadas para concreto protendido, uma alternativa ao concreto armado. É possível encontrar três tipos principais de cordoalhas nas lojas e atacados de materiais de construção:

Fios de protensão : são usados em lajes do tipo alveolares; Cordoalhas engraxadas e plastificadas: não possuem aderência ao concreto; Cordoalhas aderentes : usadas em projetos e estruturas de grande porte, como pontes, por exemplo.

You might be interested:  Regra De Três Simples Calculadora?

Como calcular a ferragem de uma viga baldrame?

Vamos considerar que a viga de baldrame é feita de 2 barras de ferro em cima e 2 barras de ferro embaixo, totalizando 4 barras. Desse modo, é só multiplicar a metragem linear por essa quantidade e depois dividir por 12 m (tamanho padrão da barra de ferro).

Qual coluna usar para 2 andares?

Escolher a ferragem certa para construção civil é uma das partes mais importantes para o sucesso de uma obra. Você que está construindo quer ter uma noção se está gastando com a ferragem correta. Isso é tomar uma decisão planejada e no fim das contas ganhar dinheiro, evitando gastos desnecessários.

  • Leia este artigo e escolha seu material ciente do que está fazendo! Uma das dúvidas que sempre aparece é sobre o uso da ferragem 5/16 – 8 mm ao construir.
  • A pergunta existe, pois as vigas de 8 mm são as mais usadas no geral.
  • Mas segundo o regulamento deveria ser usado no mínimo uma ferragem de 10 mm.
  • Isso acontece por que o regulamento da NBR 6118 grande parte das vezes se aplica a grandes construções.

Nesses casos os vãos são maiores e é necessária uma sustentação mais firme e elaborada. Mas não cometa o erro de usar a ferragem de 1/4 (6.3mm) na hora de construir sua casa. Por incrível que pareça esse engano ocorre! Vai construir uma casa de até dois andares? A ferragem 5/16 é a mais usada.

Qual a largura mínima de viga?

Vigas. A vigas possuem largura mínima de 12 cm, 15 cm se forem consideradas vigas-parede. Porém é possível reduzir esses valores para 10 cm em casos bem específicos.

Qual a bitola mínima para vigas?

Limitações Normativas para Dimensionamento de Vigas – Autor Luciano Reis Como dito na publicação anterior, é muito despeito achar que é possível dimensionar uma viga apenas com as equações de linha neutra (x) e da área de aço (As). Portanto, é oportuno tratar sobre temas, outros, que delimitam as decisões iniciais para dimensionamento das seções de vigas.

  • E para começar, precisamos entender como determinar os parâmetros que “simplesmente surgiram” no cálculo sem que determinássemos de forma técnica seus valores.
  • Para isso, as equações 1 e 2 serão trazidas como forma de obtermos os parâmetros que não são claramente/simplesmente fornecidos pela geometria dada da viga.

Essas equações são, respectivamente, as equações de linha neutra e área de aço das vigas SIMPLESMENTE ARMADAS. Lembrando que ainda estamos no tipo mais simples e básico de vigas de concreto armado.

Eq.1.

table>

Eq.2.

Observando ambas as equações, podemos afirmar que, os únicos parâmetros conhecidos são a altura útil (d) que foi ensinado a se obter no último texto e o Momento fletor de cálculo (Md) que ainda compreenderemos mais profundamente em futuras publicações.

Eq.3.

A altura da viga, lhes foi ensinado a dimensionar no texto anterior. Mas, o cobrimento de concr eto da armadura e os diâmetros da mesma, não. De forma bem simples, o cobrimento de concreto é um fator extremamente importante para a garantia de durabilidade das estruturas.

  1. Dessa forma a NBR 6118 especificou Classes de Agressividade Ambientais (CAA) que determinam a resistência mínima do concreto (fck), o fator água-cimento máximo (a/c) e o cobrimento mínimo da armadura (c).
  2. Esses dados estão constantes nas Tabelas 1, 2 e 3.
  3. Respectivamente, na NBR 6118/2014, essas tabelas são numeradas como 6.1, 7.1 e 7.2.

Seguindo essa sequência, determina-se a CAA, a resistência do concreto (fck), fator água-cimento (a/c) e cobrimento da armadura. Os diâmetros iniciais de armadura transversal e longitudinal são arbitrários ao projetista. Eu indico utilizar os maiores possíveis, pois, assim, caso o CG da armadura esteja muito elevado, não ocorrerão tantos prejuízos num reverificação.

Figura 1 – Tabela de definição das CAA’s (print da NBR 6118) Figura 2 – Tabela de determinação do fator a/c e fck mínimo (print da NBR 6118) Figura 3 – Tabela de determinação dos cobrimentos de cada elemento segundo a CAA (print da NBR 6118)

Assim, um dos parâmetros fica determinado, a altura útil. Escolher o tipo de concreto também foi determinado. O tipo do aço também é arbitrado ao projetista. Portanto, as resistências características do concreto (fck) e do aço (fsk) tornam-se simples. Aplicando, então, os coeficientes de minoração das resistências do concreto ( g c=1,4) e do aço ( g c=1,15) definidos em norma pela NBR 6118/2014, obtemos pelas equações 4 e 5 as resistências de cálculo aplicadas na Equação 2.

Eq.4.

table>

Eq.5.

A NBR 6118/2014 especifica, ainda, no item 13.2.2 que a largura mínima (bw) da seção de vigas deve ser de 12cm (15cm para vigas-parede). Em casos excepcionais, pode ser reduzida para até 10cm. Recomendo a leitura dos trechos das normas que contornam essa possibilidade (NBR 6118 e NBR 14931).

Outra limitação normativa imposta às vigas é a delimitação do limite máximo de dimensionamento de vigas simplesmente armadas. Foi definido que a linha neutra máxima (x) deve atingir o valor de 0,45d. Isso corresponde a, aproximadamente, metade do domínio 3 para armaduras CA-50. A partir do limite x=0,45d ultrapassado, é necessário trabalhar com outros modelos de cálculo de vigas, a iniciar pelas vigas retangulares duplamente armadas (que possuem armaduras de compressão).

Já que, ao atingir o domínio 4 (ou aproximar-se dele), o estado de fissuração estará quase que não-visível a olho nú (pois a Linha Neutra estará muito profunda) ou ocorrerá ruptura por compressão do banzo superior, que é uma ruptura brusca, sem aviso prévio, ou seja, não apresenta patologias.

  1. Isso denota a perda de ductilidade, critério importantíssimo para as edificações.
  2. Nossa próxima publicação tratará sobre o dimensionamento de vigas duplamente armadas.
  3. Outro fator que pode vir a exigir a mudança do partido de cálculo é a extrapolação da taxa máxima de armadura de vigas (4%) (também existe a taxa mínima de armadura de 0,15%).
You might be interested:  Como Calcular 13° Salário?

Isso exigirá uma tentativa de mudança de geometria, a fim de aumentar ou diminuir o braço de alavanca interno. Dimensionar estruturas não é uma simples tarefa de tentativa-e-erro. É preciso conhecer a implicação de cada decisão para otimizar o partido estrutural e a concepção afim de evitar retrabalhos e perda de tempo.

Qual o vão máximo de uma viga?

Como saber o vão máximo de uma estrutura metálica? – As estruturas metálicas, que incluem galpões, passarelas, plataformas e mezaninos, por exemplo, são extremamente necessárias para possibilitar o melhor aproveitamento de espaços de forma prática, segura e fácil de instalar. Mas, para que isso seja possível, é necessário tomar alguns cuidados.

Por exemplo, o vão máximo de uma estrutura metálica deve ser considerado porque todo material da construção civil apresenta seus limites de resistência e o vão certamente impacta nesse nível de resistência. E, embora existam maneiras de aumentar essa capacidade através da combinação de elementos estruturantes, saber qual é o comprimento do vão adequado é fundamental.

O vão máximo de uma viga metálica deve ser 12 metros e o cálculo pode ser feito da seguinte forma.

Vigas bi apoiadas e sem balanços em suas extremidades: dividindo o vão l1 por 10 e arredondando para o múltiplo de 5 superior. Vigas contínuas: dividindo o maior vão, l1, l2, ou ln, por 12, e arredondando para o múltiplo de 5 superior.

O ideal é que o cálculo estrutural do vão de uma estrutura metálica seja executado por engenheiros especializados. Dessa forma, é possível garantir o valor exato e também a segurança e eficiência da estrutura com base no projeto planejado para o local.

Veja também: O que considerar em um projeto de estrutura metálica

Qual o vão máximo de uma viga de concreto?

A ordem máxima de vão obtido com esse sistema é de 12 m; para vãos maiores a laje torna-se demasiadamente espessa, inviabilizando o seu uso.

Como calcular o tamanho de uma viga?

Em vigas contínuas a altura será calculada dividindo-se o maior vão, l 1, l 2, ou, l n, por 12, também arredondando-se para o múltiplo de 5 superior. Esta altura h pode ser usada em toda a viga, mesmo nos menores vãos. A altura da viga em balanço pode ser estimada dividindo-se o comprimento do balanço por cinco.

Quanto suporta de peso uma viga I?

Suportando 450 quilos por metro.

Vão de 6 metros laje?

É possível usar a laje treliçada vão 6 metros, pois é uma laje rígida e leve, indicada para obras de pequeno porte.

Pode usar ferro de 8mm em pilar?

A norma não permite que você utilize ferros de 8mm ali no seus Pilares por exemplo né A partir aí ó quatro. barras de 8mm.

Qual a ferragem mínima para pilares?

Um ponto de negligência ainda comum hoje em dia são as dimensões mínimas de um pilar, desde de 2014 a NBR 6118 não permite mais a utilização de pilares com dimensões mínimas de 12 cm. Juntamente com a treliça em pilares, onde já comentamos sobre em um post anterior, não é incomum encontrar construções sendo executadas de formas irregular na ótica da norma de estruturas de concreto armado, a 6118/14.

  • Normalmente, é encontrado em construções que utilizam como alvenaria de vedação os tijolos de 9,0 cm ou 11,5 cm e para deixar as paredes sem os “dentes” dos pilares, os fazem embutido na parede.
  • A Norma 6118/14 define como sendo 14 cm a dimensão mínima de um pilar, pois em pilares mais finos não tem como garantir a segurança para o fenômeno da flambagem, que é quando o pilar começa a “dobrar”, por exemplo quando pressionamos as duas pontas de uma régua.

Ainda segundo a norma, o pilar deve 360 cm² de área mínima, então caso seja utilizado um pilar com 14 cm uma de suas dimensões, a outra necessariamente precisa ser de 26 cm, ou seja, a menor medida possível pela NBR 6118/14 é um pilar 14 x 26 cm. Contudo, a norma de desempenho NBR 15575-2 de 2013 informa que não é necessário atender as dimensões mínimas da NBR 6118/14 para residências de até 6 m de altura, mas suas demais verificações ainda devem ser atendidas.

Quanto suporta um pilar de 15×30?

Categoria:

DESCRIÇÃO ITENS

Pilar De Concreto 15×30 Cm Com 3,00 M De Comprimento Para 10 Toneladas De Carga Incluindo Fôrma, Armação e Concreto Concreto virado na obra com betoneira consumo aproximado de cimento de 350 Kg/m³. Madeira com 3 reaproveitamentos e 5% de perda. #qcmo #quanto #custa #minha #obra #custo #valor #preço #pilar #concreto #areia #brita #pedra #forma #armação #armado #cinta #respaldo #reforma #reformar #construção #construir #madeira #betoneira #cimento #coluna #pilastra

Servente 4 hora R$ 0.00/hora R$ 0.00
Pedreiro 4 hora R$ 0.00/hora R$ 0.00
Carpinteiro 4 hora R$ 15.94/hora R$ 63.76
Armador 4 hora R$ 15.85/hora R$ 63.40
Ajudante 4 hora R$ 10.75/hora R$ 43.00
Areia Média 0.5 m³ R$ 0.00/m³ R$ 0.00
Brita 1 (9,5 a 19 mm) 0.5 m³ R$ 0.00/m³ R$ 0.00
Cimento Portland CP II-32 1 saco R$ 0.00/saco R$ 0.00
Aço Ca-50 10,0 mm 1 barra R$ 0.00/barra R$ 0.00
Aço Ca-60 5,0 mm 2 barra R$ 17.38/barra R$ 34.76
Arame Recozido 18 Bwg, 1.25 Mm 1 Kg R$ 17.09/Kg R$ 17.09
Chapa De Madeira Compensada Resinada 2,20 X 1,10 M, E = 12 Mm 2 unidade R$ 61.90/unidade R$ 123.80
Desmoldante Protetor Para Formas De Madeira 3.6 Litro R$ 6.33/Litro R$ 22.79
Prego 18 X 27 1 Kg R$ 13.04/Kg R$ 13.04
Sarrafo de 10 Cm de 3ª Qualidade 12 m R$ 3.06/m R$ 36.72
Caibro de 3ª Qualidade (5 X 6 Cm) 10 m R$ 8.98/m R$ 89.80
You might be interested:  Calculadora De Calorias Basal?

Como calcular o tamanho de uma viga?

Em vigas contínuas a altura será calculada dividindo-se o maior vão, l 1, l 2, ou, l n, por 12, também arredondando-se para o múltiplo de 5 superior. Esta altura h pode ser usada em toda a viga, mesmo nos menores vãos. A altura da viga em balanço pode ser estimada dividindo-se o comprimento do balanço por cinco.

Vão de 3 metros qual viga usar?

Pré Dimensionamento de Vigas de Madeira para Coberturas

PEÇA VÃO MÁXIMO
6x20cm 5,00m
Diâmetro 10cm 3,00m
Diâmetro 12cm 3,50m
Diâmetro 15cm 4,50m

Qual o valor de uma viga I de 6 m?

À vista R$ 1.004,41.

Como calcular a carga de uma viga?

Fala galera do linkedin, tudo beleza? Gostaria de dividir com vocês um pouco sobre o calculo de vigas bi-apoiadas, não é de hoje que vemos em sala de aula alunos com dificuldades de entender o processo de calculo de uma viga bi-apoiada, mas a dinâmica do calculo se torna difícil, quando quem o executa não se atem aos detalhes, o mais importante no calculo é os detalhes, é com eles que você vai armar a viga afim de suportar a nela a carga desejada e economizar material na obra.

vamos falar de um case real: Dia 15/09/2015, tinha reunião marcada com um cliente na obra, haja vista que o mesmo ainda não tinha nenhum projeto executivo, nenhum mesmo, nada, estava tudo a cargo dos pedreiros que ele havia contratado, o cliente queria construir casas de aluguel em cima e salão em baixo, coisa simples de calcular, padrão.

Chegando no local fui bem recebido pelo pedreiro que se dizia ” mestre de obras”, o cliente ainda não havia chegado, alguns minutos depois o cliente chega, nos cumprimentamos, parecia ate uma consulta ao medico.kkk, Bom doutor, – É esse o problema, a viga esta extremamente fletida e desse jeito não posso bater a laje e nem subir as paredes.

  • Disse ele, o cliente !.
  • Bom analisando aquela viga eu fiquei surpreso com o que havia visto, parecia até um gráfico de momento fletor máximo, fui questiona-lo sobre quem de fato tinha feito aquela “Obra Prima”, logo o pedreiro, o tal que se dizia “Mestre de Obras”, se esquivou e sai de fininho, o cliente havia dito que não tinha muita verba para gastar com material pois o dinheiro estava pouco e solicitou ao seu “mestre” que economizasse material, o mesmo segui a risca o pedido, havia colocado somente 4 ferros de 5.0 mm na viga.

o resultado não foi duvidoso é claro, quando retiraram o escoramento a viga selou completamente. Mais uma vez, vemos como é importe saber o calculo para se armar uma viga, agora vamos ver o que de fato era para ter sito levando em conta é não foi gerando esse quase desastre na obra.

Peso próprio da viga = (carga devido ao peso próprio da viga) = 0,20m x 0,40m x 2500kgf/m³ = 200 kgf/m Peso próprio da alvenaria = (carga nas vigas devido ao peso próprio da alvenaria) = 0,25 m x 3,00 m x 112o kgf/m³ = 840 kgf/m Peso Próprio da Laje = (Peso da laje transmitido para viga) = 572 kgf/m – Vamos ver em outra publicação como é realizado este calculo.

Com estas informações é possível calcular o momento máximo da viga, portanto, soma-se os carregamentos que estão sendo distribuídos ao longo de um metro de viga, logo sabemos que o momento máximo é onde a foça contante é zero, veja no na figura abaixo. logo o momento máximo é de 5.037,50 kgf.m – ou 5,03 tf.m, utilizar esta formula : AF= (2 x Mk) / fy x d) – será explicado em outros publicações de onde nasce essa formula. Realizando esta conta teremos que a área de aço necessária para suportar esta carga é de um As= 5,59 cm² Ou seja, temos como possíveis opções as seguintes quantidades e bitolas de aço:

8 barras de 10 mm; 5 barras de 12,5 mm; 3 barras de 16 mm;

A favor da segurança, sempre !, usar até cinco barras, pois evita bicheira e vazios na hora da concretagem, acima de cinco já não é bom para execução, a não ser em casos especiais. (Isso para face inferior da viga). Amigos é isso, espero que tenham gostado ate breve, qualquer duvida é só perguntar. Um forte Abraço a todos ! e obrigado pela atenção. Eng° Jarbas Moreira.