Como Calcular Fração De Um Número?

Como calcular a fração de um valor?

Ouça em voz alta Pausar Para encontrar a fração ou as frações equivalentes, basta dividir ou multiplicar o numerador e o denominador da fração por um mesmo número diferente de zero. Quando realizamos a operação de divisão, estamos simplificando a fração.

Como calcular fração passo a passo?

Ouça em voz alta Pausar 1º passo : multiplicar os denominadores, formando o novo denominador.2º passo : multiplicar o numerador da primeira pelo denominador da segunda e multiplicar o numerador da segunda pelo numerador da primeira.3º passo : efetuar as operações indicadas entre os numeradores.

Como transformar um número inteiro em uma fração?

Transformação para números fracionários Para fazer essas transformações iremos utilizar exemplos: Número inteiro em fração Se pegarmos o número 5 para representá-lo em forma de fração basta achar um número que dividido por outro número o resultado seja 5. Por exemplo: 10 : 2 ou 20 : 4 ou 300 : 60, então dizemos que: Números decimais em fração Se pegarmos o número 0,2 (a leitura dele é dois décimos), é preciso lembrar que décimo vem de dez, assim como centésimos vem de cem e milésimo vem de mil, então para transformar 0,2 em fração basta eliminar a vírgula ficando o número 2, assim o denominador será o número que representa a casa decimal, então: 1,25 (sua leitura é um inteiro e vinte e cinco centésimos), retirando a vírgula fica 125 no numerador, o denominador fica 100, pois as casas decimais estão em centésimos. Se dividirmos o numerador de cada fração acima pelo denominador correspondente, chegaremos ao valor decimal correspondente a ele. Dízima periódica em fração Primeiro vamos falar o que é uma dízima periódica. Dizima periódica é a parte decimal infinita (não tem fim), pois repete igualmente.

Por exemplo: 0,22222. ; 2,5656565656. ; 0,2555. Esses números podem ser escritos em forma de fração, mas apesar de serem números decimais na sua transformação utilizaremos um processo diferente. Acompanhe o raciocínio: Exemplo 1: Vamos transformar 0,2222. em fração. Pra isso chamaremos a dízima de X: X = 0,2222.

(I) Devemos eliminar as casas decimais. Para isso andaremos com a vírgula para a direita uma casa decimal, pois apenas o 2 que repete. Isso é o mesmo que multiplicar o 0,2222. por 10. Ficando assim: 10, X = 2,2222. (II) Temos duas equações (I) e (II). Como X = 0,2222., então 0, 2222. é o mesmo que Se dividirmos 2 : 9 chegaremos a 0, 2222. Exemplo 2: Temos a dízima 0, 636363. X = 0,636363. (I) andando com a vírgula duas casas para a direita, pois o número que repete nas casas decimais é o 63.100, Como X = 0,636363. então 0,636363. é o mesmo que Não pare agora. Tem mais depois da publicidade 😉 Exemplo 2: Temos a dízima 2,35555. nessa percebemos que na parte decimal temos apenas o 5. X = 2,35555. Como o 3 não faz parte da dízima devemos multiplicar a equação por 10 para que o número 3 passe pro outro lado deixando nas casas decimais apenas a dízima.10, Como X = 2,35555. então 2,35555. é o mesmo que Essas são as transformações mais importantes. : Transformação para números fracionários

O que é uma fração de uma quantidade?

Significados da fração Para compreender os distintos significados da fração, precisamos entender a sua definição e estrutura: Fração é a forma como expressamos uma quantidade por meio da razão/divisão de dois números inteiros. Entre os elementos que compõem essa representação numérica, temos o traço, o numerador e o denominador.

  • O traço representa o símbolo da divisão; o número que fica acima desse traço é chamado de numerador, e o que fica abaixo dele é o denominador.
  • Veja: a → numerador b → denominador *a e b podem ser qualquer número positivo ou negativo do conjunto dos inteiros.
  • O significado da fração é determinado de acordo com o que precisa ser encontrado em um exercício, por exemplo.

Assim, a pergunta do enunciado de um exercício determina o tipo de fração que deve ser escrito. Veja:

Parte/Todo: Quando a fração é desse tipo, o todo ficará abaixo da parte na fração. A parte determina a região de um objeto ou a condição de uma situação. Exemplo:

→ Exemplo : Paguei 5 das 12 prestações do meu carro = 5 12 → Exemplo : Em um cubo de seis faces, três já foram pintadas = 3 6

Quociente : Nesse caso, a fração é uma divisão, em que o numerador e denominador são números positivos.

→ Exemplo : Ana comprou 12 bombons e quer dividir entre os seus 4 amigos. Quantos Bombons cada amigo receberá? 12 = 3 / 12 : 4 =3. Cada amigo receberá 3 bombons.4

Probabilidade : As frações desse tipo mostram as possibilidades de ocorrência de determinada situação ou evento.

→ Exemplo : Ao jogar um dado, quais são as possibilidades de, na primeira jogada, obter a face voltada para cima com o número 1? A chance disso acontecer é de 1 para 6, ou seja, 1,6

Operador multiplicativo: Nessa situação, a fração é utilizada como multiplicador de uma quantidade. Não pare agora. Tem mais depois da publicidade 😉

→ Exemplo : Antônio adora sorvete, principalmente o de flocos. Como é muito guloso, em um só dia tomou 5/6 das 1000 ml do sorvete. Calcule a quantidade de sorvete que Antônio tomou? Antônio tomou 5/6 de 1000 ml, então: 5 de 1000 ml = 5 x 1000 = 5000 = 833,3 ml. Logo, ele tomou 833,3 ml de sorvete.6 6 6

Número : A fração pode ser vista também como a representação de um número, haja vista que toda fração acaba sendo um número decimal.

→ Exemplo : Em uma reta numérica, o ½ = 0,5 está posicionado antes ou depois do número 1? O número ½ = 0,5 está posicionado antes do número 1.

You might be interested:  Como Calcular Horas Trabalhadas?

Medida : Ao utilizarmos a fração como medida, uma determinada parte é adotada como referência para medir as demais. Nessa situação, a fração estará relacionada com a pergunta: quantas vezes?

→ Exemplo : Quantas vezes o comprimento referente a A_B cabe dentro de C_D? A medida de A até B representa ¼. Sendo assim, essa distância cabe 4 vezes dentro da distância entre C e D.

Razão : é uma fração em que se tem a relação entre duas variáveis.

→ Exemplo : Em uma sala de aula, temos 12 meninas e 14 meninos. Estabeleça a razão entre o total de alunos e o número de meninos.

Meninos = y = 14 Meninas = x =12 Total de alunos= z = 14 + 12 = 26 y = 14 = 7 Sendo assim, a cada 13 alunos da sala, 7 são meninos.A partir de agora, ao visualizar uma fração ou o enunciado de uma questão que envolva esse conteúdo, você saberá expressar o que a fração significa.Bons estudos!

z 26 13 : Significados da fração

O que é fração de um valor?

Uma fração é um número usado para representar parcelas de um valor inteiro que foi dividido em partes iguais, ou seja, se um objeto qualquer for dividido, o número que representará cada uma das partes obtidas nessa divisão será chamado de fração. Um número inteiro qualquer não serve para representar frações de objetos. Para isso, foram criados os números racionais,

Como explicar fração para o 4º ano?

Ouça em voz alta Pausar As frações são utilizadas para representar partes de algo inteiro. Além disso, elas são as representantes dos números racionais, logo possuem as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão muito bem definidas. Esses números também podem ser escritos na forma de números decimais e porcentagem.

O que é fração é como resolver?

A fração é a representação de uma divisão ou de partes de um todo. O número que fica em cima é conhecido como numerador da fração e representa quantas partes temos em relação ao todo. O número que fica embaixo é o denominador da fração e representa em quantas partes o todo foi dividido.

  1. As classificações das frações são: própria, imprópria, aparente, equivalente, irredutível e mista.
  2. Ao comparar duas frações, dizemos que elas são equivalentes quando representam a mesma quantidade.
  3. Podemos realizar operações envolvendo fração — é possível calcular a adição, a subtração, a multiplicação e a divisão entre frações.

Leia também: Dicas e macetes para cálculos de divisão

Qual é a fração de 80%?

Ouça em voz alta Pausar 80 dividido por 20 é 4. Logo, na forma mais simples: ‘x’ é igual ‘ 5/4 ‘, mas apenas expressamos isso em uma fração. Queremos saber qual será a porcentagem de 80.

Qual é a fração de 2 5?

Ouça em voz alta Pausar Escreva-a na forma decimal: 2/5 = 0,4 = 0,40 = 40%. >>

Qual é a fração de 2 é 3?

Questão 1 – Observe o quebra-cabeça abaixo e responda: a) Que fração representa a parte não montada? Ver Resposta Resposta correta: 1/3 (Lê-se um terço). Para escrever a fração primeiro é necessário descobrir o denominador, que corresponde ao total de peças necessários para preencher o quebra-cabeça. Contando as peças, incluindo as que estão faltando, chegamos ao resultado de 9 peças.

  1. O numerador então será as peças que faltam, ou seja, 3.
  2. A fração encontrada é,
  3. Entretanto, esse resultado ainda pode ser simplificado, pois 3 e 9 possuem um divisor em comum, que é o número 3.
  4. Simplificando os termos da fração, chegamos a fração que representa a parte não montada, que é,
  5. Aprenda mais sobre a,

b) Que fração representa a parte montada? Ver Resposta

  • Resposta correta: 2/3 (Lê-se dois terços).
  • Como vimos na alternativa anterior, o denominador da fração é 9, pois corresponde ao número total de peças do quebra-cabeça.
  • O numerador da fração pode ser calculado ao subtrairmos o número de peças totais pelo número de peças que faltam.
  • 9 – 3 = 6

Sendo assim, colocando os valores na forma de fração, temos, Observe que esses números podem ser simplificados se dividirmos ambos por 3. Após simplificarmos os termos da fração, descobrimos que a fração que representa a parte montada é, Para mais questões, veja, c) Que fração representa o quebra-cabeça completo? Ver Resposta

  1. Resposta correta: 9/9
  2. Essa fração pode ser encontrada somando a fração que corresponde à parte que falta e a fração correspondente à parte preenchida.

As três peças que faltam mais as seis que já estão montadas nos dão o número 9 no numerador. Já o denominador corresponde ao total de peças, que é 9. Observe que todas as peças do quebra-cabeça têm o mesmo tamanho. Isso é o que também acontece com uma fração, pois também representa a divisão em partes iguais. Você também pode se interessar por,

Quanto é a fração de 1 4?

Ouça em voz alta Pausar Um quarto equivalente à fração \frac, sendo assim, equivale a 1 das 4 partes de uma quantidade e se calcula dividindo por 4.

Como calcular o todo Sabendo uma parte?

Como calcular porcentagem de um valor – A porcentagem, representada pelo símbolo %, nada mais é do que a divisão do todo em cem partes, Para fazer o cálculo, basta multiplicar a porcentagem pelo valor, Exemplo : calcular 30% de 700. Basta multiplicar a fração 30/100 por 700. Como calcular porcentagem de um valor Viu como é fácil? Contudo, para calcular porcentagem em alguns casos, você pode utilizar frações equivalentes, Sugiro que você saiba algumas frações equivalentes: Frações que facilitam o cálculo de porcentagem. Enfim:

para uma porcentagem de 10%, divida o número por 10. para uma porcentagem de 20%, divida o número por 5. para uma porcentagem de 25%, divida o número por 4. para uma porcentagem de 50%, divida o número por 2. para uma porcentagem de 75%, divida o número por 4 e multiplique por 3.

Exemplo : calcular 25% de 800. Certamente, o aluno que não treinou o suficiente como calcular porcentagem faria o seguinte cálculo: Método menos eficiente para calcular porcentagem Então, em vez de fazer essas contas, simplesmente divida 800 por 4, Utilização das frações que facilitam o cálculo de porcentagem. Acima de tudo, uma dúvida comum dos alunos é como fazer esse cálculo em problemas que envolvem aumentos e descontos percentuais. Nesse sentido, é importante que você conheça o fator multiplicativo: De fato, utilizamos o sinal “mais” para calcular porcentagem em caso de aumento ao passo que utilizamos o sinal “menos” para calcular porcentagem em caso de desconto. Na fórmula acima, i é a taxa de aumento ou de desconto. Dessa maneira, se precisamos aumentar um número em 40%, temos que i = 40/100 = 0,4. Ademais, se você não gosta de fazer contas com números decimais para calcular porcentagem, pode utilizar o fator de aumento na forma de fração. Isto é, basta lembrar que Equivalência de decimais Como resultado, para uma conta mais rápida, faça o seguinte cálculo. Cálculo facilitado através da Equivalência de decimais Com efeito, o fator de aumento pode ser utilizado também para calcular porcentagem com aumentos e descontos sucessivos. Exemplo: uma mercadoria sofreu um aumento de 20% e, em seguida, sofreu um desconto de 20%.

Calcule o preço inicial da mercadoria sabendo que, ao final, a mercadoria foi vendida por 60 reais. R esolução Seja x o preço unitário desse produto no início. Esse preço sofrerá um aumento de 20%. Desse modo, devemos multiplicar o valor por 1 + 0,20 = 1,20. Em seguida, o preço sofrerá um desconto de 20%.

Logo, devemos multiplicar o novo valor por 1 – 0,20 = 0,80. Dessa forma, o valor final será A questão informou que esse valor final é igual a 60 reais. Logo, Gabarito: R$ 62,50

You might be interested:  Como Calcular O Volume De Um Cubo?

Quais são os tipos de fração?

Ouça em voz alta Pausar Assim, há três tipos de fração: própria, imprópria e aparente.

Qual é a fração de um inteiro?

6 Tipos de frações – A representação gráfica mostra a fração \(3/4\) que é uma fração cujo numerador é um número natural menor do que o denominador. \ A fração cujo numerador é menor que o denominador, isto é, a parte é tomada dentro do inteiro, é uma fração própria,

  1. \
  2. \
  3. \
  4. Fração aparente: é aquela cujo numerador é um múltiplo do denominador e aparenta ser uma fração mas não é, pois representa um número inteiro.
  5. Como um caso particular, o zero é múltiplo de todo número inteiro, assim as frações \(0/3\), \(0/8\), \(15/3\) são aparentes, pois são números inteiros.

Frações Equivalentes: São as que representam a mesma parte do inteiro. Multiplicando os termos (numerador e denominador) de uma fração sucessivamente pelos números naturais, obtemos um conjunto infinito de frações que constitui um conjunto conhecido como a classe de equivalência da fração dada. \ \ \ \ \

Multiplicando os termos (numerador e denominador) de uma fração pelo mesmo número natural, obtemos uma fração equivalente à fração dada:

\

Quando podemos dividir os termos (numerador e denominador) de uma fração pelo mesmo número natural, obtemos uma fração equivalente à fração dada:

\ A classe de equivalência de uma fração é o conjunto de todas as frações equivalentes à fração dada. Ao invés de trabalhar com todos os elementos deste conjunto infinito, simplesmente poderemos tomar a fração mais simples deste conjunto que será a representante desta classe.

  • Quando o numerador de uma fração é maior que o denominador, podemos realizar uma operação de decomposição desta fração em uma parte inteira e uma parte fracionária e o resultado é denominado número misto. Transformação de uma fração imprópria em um número misto
  • \
  • Transformação de um número misto em uma fração imprópria
  • \
  • Simplificar frações é o mesmo que escrevê-la em uma forma mais simples, para que a mesma se torne mais fácil de ser manipulada.

O objetivo de simplificar uma fração e tornar a mesma uma fração irredutível, isto é, uma fração para a qual o Máximo Divisor Comum entre o numerador e o denominador seja 1, ou seja, o numerador e o denominador devem ser primos entre si. Tal simplificação pode ser feita através de divisão sucessiva e pela fatoração.

  1. A divisão sucessiva corresponde a dividir os dois termos da fração por um mesmo número (fator comum ) até que ela se torne irredutível.
  2. \
  3. Respectivamente, dividimos os termos das frações por \(2\), \(2\) e \(3\).
  4. Nota: Outro modo para dividir frações é obter o Máximo Divisor Comum (MDC) entre os termos da fração e simplificar a fração diretamente por esse valor.
  5. Exemplo: Simplificamos a fração \(\frac \) usando o Máximo Divisor Comum. Como \(MDC(54,72)=18\), então
  6. \
  7. Se duas frações possuem denominadores iguais, a maior fração é a que possui maior numerador. Por exemplo:
  8. \

Reduzimos ambas as frações a um mesmo denominador e o processo depende do cálculo do Mínimo Múltiplo Comum (MMC) entre os dois denominadores que é o denominador comum às duas frações. Na sequência, divide-se o denominador comum pelo denominador de cada fração e multiplica-se o resultado obtido pelo respectivo numerador.

  • \
  • Multiplicando os termos da primeira fração por \(5\) e multiplicando os termos da segunda fração por \(3\) obtemos:
  • \
  • Temos então os mesmos denominadores, logo:
  • \
  • e podemos garantir que
  • \
  • Se os numeradores das frações são iguais, a fração maior é a que tem o denominador menor.
  • Exemplo: Uma representação gráfica para a desigualdade
  • \
  • que é igual a
  • \
  • pode ser dada geometricamente por:
  • \ \
  • A área marcada em \(\color \) é maior na primeira figura, assim
  • \
  • Consideremos inicialmente uma divisão \(D\) de duas frações, denotada por:
  • \
  • Um modo fácil para explicar esta divisão é tomar as duas frações com o mesmo denominador e realizar a divisão do primeiro numerador pelo segundo numerador, isto é:
  • \

pois \(1/2=3/6\) e \(2/3=4/6\). O desenho abaixo mostra as frações \(1/2\) e \(2/3\), através de suas formas equivalentes: \(3/6\) e \(4/6\). \ \ Realizar a divisão entre dois números fracionários ou não fracionários, \(A\) e \(B\), é o mesmo que procurar saber quantas partes de \(B\) estão ocupadas por \(A\).

  1. Quantas partes da fração \(4/6\) estão ocupadas pela fração \(3/6\)? Nas figuras, os numeradores das frações estão em cor vermelha.
  2. Como temos 3 partes em vermelho na primeira fração e 4 partes em vermelho na segunda fração, a divisão corresponde à fração \(\frac34\), ou seja, em cada 4 partes vermelhas, 3 estão ocupadas.

Este argumento justifica a divisão de duas frações pela multiplicação da primeira fração pelo inverso da segunda fração e observamos que de fato isto funciona neste caso: \ Na verdade, há um tratamento mais geral deste caso particular. A divisão de um número real \(\frac \) pelo número real \(\frac \) é, a multiplicação do número \(\frac \) pelo inverso de \(\frac \).

Como se lê a fração 7 por 8?

Ouça em voz alta Pausar 7 ÷ 8 ou sete oitavos ou 7 por 8 é o mesmo que 0,875.

You might be interested:  Como Calcular Juros Da Máquina De Cartão Parcelado?

Qual é a fração de um inteiro?

6 Tipos de frações – A representação gráfica mostra a fração \(3/4\) que é uma fração cujo numerador é um número natural menor do que o denominador. \ A fração cujo numerador é menor que o denominador, isto é, a parte é tomada dentro do inteiro, é uma fração própria,

  1. \
  2. \
  3. \
  4. Fração aparente: é aquela cujo numerador é um múltiplo do denominador e aparenta ser uma fração mas não é, pois representa um número inteiro.
  5. Como um caso particular, o zero é múltiplo de todo número inteiro, assim as frações \(0/3\), \(0/8\), \(15/3\) são aparentes, pois são números inteiros.

Frações Equivalentes: São as que representam a mesma parte do inteiro. Multiplicando os termos (numerador e denominador) de uma fração sucessivamente pelos números naturais, obtemos um conjunto infinito de frações que constitui um conjunto conhecido como a classe de equivalência da fração dada. \ \ \ \ \

Multiplicando os termos (numerador e denominador) de uma fração pelo mesmo número natural, obtemos uma fração equivalente à fração dada:

\

Quando podemos dividir os termos (numerador e denominador) de uma fração pelo mesmo número natural, obtemos uma fração equivalente à fração dada:

\ A classe de equivalência de uma fração é o conjunto de todas as frações equivalentes à fração dada. Ao invés de trabalhar com todos os elementos deste conjunto infinito, simplesmente poderemos tomar a fração mais simples deste conjunto que será a representante desta classe.

  • Quando o numerador de uma fração é maior que o denominador, podemos realizar uma operação de decomposição desta fração em uma parte inteira e uma parte fracionária e o resultado é denominado número misto. Transformação de uma fração imprópria em um número misto
  • \
  • Transformação de um número misto em uma fração imprópria
  • \
  • Simplificar frações é o mesmo que escrevê-la em uma forma mais simples, para que a mesma se torne mais fácil de ser manipulada.

O objetivo de simplificar uma fração e tornar a mesma uma fração irredutível, isto é, uma fração para a qual o Máximo Divisor Comum entre o numerador e o denominador seja 1, ou seja, o numerador e o denominador devem ser primos entre si. Tal simplificação pode ser feita através de divisão sucessiva e pela fatoração.

  1. A divisão sucessiva corresponde a dividir os dois termos da fração por um mesmo número (fator comum ) até que ela se torne irredutível.
  2. \
  3. Respectivamente, dividimos os termos das frações por \(2\), \(2\) e \(3\).
  4. Nota: Outro modo para dividir frações é obter o Máximo Divisor Comum (MDC) entre os termos da fração e simplificar a fração diretamente por esse valor.
  5. Exemplo: Simplificamos a fração \(\frac \) usando o Máximo Divisor Comum. Como \(MDC(54,72)=18\), então
  6. \
  7. Se duas frações possuem denominadores iguais, a maior fração é a que possui maior numerador. Por exemplo:
  8. \

Reduzimos ambas as frações a um mesmo denominador e o processo depende do cálculo do Mínimo Múltiplo Comum (MMC) entre os dois denominadores que é o denominador comum às duas frações. Na sequência, divide-se o denominador comum pelo denominador de cada fração e multiplica-se o resultado obtido pelo respectivo numerador.

  • \
  • Multiplicando os termos da primeira fração por \(5\) e multiplicando os termos da segunda fração por \(3\) obtemos:
  • \
  • Temos então os mesmos denominadores, logo:
  • \
  • e podemos garantir que
  • \
  • Se os numeradores das frações são iguais, a fração maior é a que tem o denominador menor.
  • Exemplo: Uma representação gráfica para a desigualdade
  • \
  • que é igual a
  • \
  • pode ser dada geometricamente por:
  • \ \
  • A área marcada em \(\color \) é maior na primeira figura, assim
  • \
  • Consideremos inicialmente uma divisão \(D\) de duas frações, denotada por:
  • \
  • Um modo fácil para explicar esta divisão é tomar as duas frações com o mesmo denominador e realizar a divisão do primeiro numerador pelo segundo numerador, isto é:
  • \

pois \(1/2=3/6\) e \(2/3=4/6\). O desenho abaixo mostra as frações \(1/2\) e \(2/3\), através de suas formas equivalentes: \(3/6\) e \(4/6\). \ \ Realizar a divisão entre dois números fracionários ou não fracionários, \(A\) e \(B\), é o mesmo que procurar saber quantas partes de \(B\) estão ocupadas por \(A\).

  • Quantas partes da fração \(4/6\) estão ocupadas pela fração \(3/6\)? Nas figuras, os numeradores das frações estão em cor vermelha.
  • Como temos 3 partes em vermelho na primeira fração e 4 partes em vermelho na segunda fração, a divisão corresponde à fração \(\frac34\), ou seja, em cada 4 partes vermelhas, 3 estão ocupadas.

Este argumento justifica a divisão de duas frações pela multiplicação da primeira fração pelo inverso da segunda fração e observamos que de fato isto funciona neste caso: \ Na verdade, há um tratamento mais geral deste caso particular. A divisão de um número real \(\frac \) pelo número real \(\frac \) é, a multiplicação do número \(\frac \) pelo inverso de \(\frac \).

Como calcular fração de um valor no Excel?

Excel para Microsoft 365 Excel 2021 Excel 2019 Excel 2016 Excel 2013 Excel 2010 Excel 2007 Mais.Menos Use o formato Fraction para exibir ou digitar números como frações reais, em vez de decimais.

  1. Selecione as células que deseja formatar.
  2. Na guia Página Inicial, clique no Iniciador de Caixa de Diálogo ao lado de Número,
  3. Na lista Categoria, clique em Fração,
  4. Na lista Tipo, clique no tipo de formato de fração que você deseja usar.
Formato de fração Esse formato exibe 123.456 como
Fração de dígito único 123 1/2, arredondamento para o valor de fração de dígito único mais próximo
Fração de dois dígitos 123 26/57, arredondamento para o valor de fração de dígito duplo mais próximo
Fração de três dígitos 123 57/125, arredondamento para o valor de fração de dígito triplo mais próximo
Fração como metades 123 1/2
Fração como trimestres 123 2/4
Fração como oitavo 123 4/8
Fração como décimo sexto 123 7/16
Fração como décimos 123 5/10
Fração como centésimos 123 46/100

O número na célula ativa da seleção na planilha aparece na caixa Exemplo para que você possa visualizar as opções de formatação de números selecionadas.

Como se calcula fração de fração?

Ouça em voz alta Pausar Para fazer a divisão entre frações, basta manter a primeira fração e multiplicá-la pelo inverso da segunda.