Como Calcular Fuso Horário?

O que determina o fuso horário mundial e do Brasil?

Os fusos horários são um sistema formado por faixas longitudinais, estabelecidas ao longo de toda a superfície terrestre, que possibilita a organização horária das diferentes localidades do globo. As faixas de fuso horário, o qual corresponde a uma hora, possuem 15° cada.

Logo, o planeta, que tem 360°, apresenta 24 faixas de fuso horário, cada uma relativa a uma hora do dia civil. O marco inicial do cálculo dos fusos horários no mundo é o Meridiano de Greenwich, Logo, a partir desse referencial, a hora global é calculada. O Brasil, por exemplo, possui quatro faixas horárias, ou seja, quatro fusos horários diferentes.

Saiba mais: Linha Internacional da Data — a linha imaginária que está localizada no antimeridiano de Greenwich

Como são definidas as horas?

Hora Algarismos: horas do dia são escritas sempre com algarismos e a abreviatura h, sem espaço entre eles: “Chegou às 9h30 e saiu às 10h”. Não use zero antes dos números menores que dez: O debate começará às 08h, O debate começará às 8h,

  • Também não use zero à direita para indicar hora cheia: 10h, e não 10h00.
  • Matéria atualizada em 13/10/2010 às 18h00,
  • Matéria atualizada em 13/10/10 às 18h,
  • Em textos para locução, prefira a forma: nove da manhã, três da tarde.
  • A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa volta a abrir a semana de atividades no Senado com uma audiência pública às nove horas da manhã desta segunda-feira.

Aproximação: quando a indicação for aproximada, escreva hora por extenso: Chegou por volta das 6 horas, E não: Chegou por volta das 6h.

  1. Intervalo de tempo e hora decorrida: no caso de intervalo e de duração temporal, usam-se as palavras hora ou minuto por extenso e a regra geral de numerais (por extenso até dez):
  2. Os grupos saem a cada 30 minutos do Salão Negro.
  3. A decisão foi tomada depois de sabatina que duro u três horas e meia,
  4. Na madrugada do último dia 24, após 11 horas de intensa discussão, os ministros do STF chegaram a um empate de 5 votos a 5 sobre o provimento ou não do recurso de Joaquim Roriz.
  5. Durou mais de três horas ontem o debate do projeto que uniformiza as alíquotas do ICMS nas operações interestaduais com bens e mercadorias importados.
  6. Artigo: é obrigatório o uso de artigo definido antes de indicação de horas.
  7. As visitas guiadas ao Congresso Nacional seguem em seu horário habitual, das 9h30 às 17h, com saídas de grupos a cada 30 minutos do Salão Negro.
  8. Não use: de 9h30 às 17h, de 9h30 a 17h,
  9. A reunião está marcada para o meio-dia, no Plenário da Câmara.
You might be interested:  Como Calcular Kg Em Reais?

A reunião será do meio-dia às 14h, E não: de meio-dia às 14h,

  • O debate está marcado para 10h,
  • O debate está marcado para as 10h,
  • A reunião ocorreu entre as 9h e 11h,
  • A reunião ocorreu entre as 9h e as 11h,
  • Veja mais em,
  • Crase: use crase nas indicações de horas definidas: A reunião será às 14h.
  • Mas atenção: não use crase com as preposições entre, para, até: Estarei lá entre as 10h e as 14h,
  • Os candidatos que discordarem de suas notas têm até as 23h59 desta quinta-feira para recorrer.
  • Não use crase nos horários indeterminados: Irá a uma hora qualquer,
  • Meio-dia, meia-noite : use hífen e faça plural nos dois termos: meios-dias e meias-noites.
  • A reunião foi suspensa logo após o meio-dia, para dar tempo ao relator de analisar novas emendas apresentadas, e deve ser retomada no início da tarde.

Use certo: meia-noite e meia (e não meia-noite e meio). A concordância é com hora, por isso, fica no feminino. O verbo fica no singular: Já é quase meia-noite. Meia-noite, 0h: o dia começa à 0h e vai até a meia-noite (ou até as 24h). Zero hora marca o início de um dia; meia-noite, o final.

  1. Começou à meia-noite desta quarta-feira o prazo de interposição de recursos contra os resultados preliminares das provas discursivas para cargos de analista, técnico e policial legislativo do concurso do Senado.
  2. O prazo foi aberto no início da quarta-feira, e não no fim do dia. Assim, o correto seria:
  3. Começou à 0h desta quarta-feira o prazo de interposição de recursos contra os resultados preliminares das provas discursivas para cargos de analista, técnico e policial legislativo do concurso do Senado.
  4. A meia-noite de terça-feira é a 0h de quarta. Para evitar dúvida, use sempre:
  5. O programa vai ao ar à meia-noite de terça para quarta-feira.

A madrugada vai da 0h às 6h. A manhã, das 6h às 12h (ou ao meio-dia). A tarde, das 12h às 18h. A noite, das 18h às 24h (ou meia-noite).

  • Concordância: O verbo deve concordar sempre com o número de horas ou minutos.
  • Já é 1h40 (e não: Já são 1h40 ).
  • Em textos para locução, escreva os números por extenso para evitar erros de concordância.
You might be interested:  Calcular Aliquota Efetiva Simples Nacional?

Linguagem de rádio: Use o padrão de 12 horas, em vez do de 24 horas. Assim, diga “são duas da tarde”, e não “são 14 horas”.

  1. LOC: ESSA CERIMÔNIA ESTÁ MARCADA PARA AS DUAS DA TARDE, HORÁRIO DE BRASÍLIA.
  2. Diga:
  3. às três horas da madrugada, e não às três da manhã
  4. às seis da manhã, e não às seis da madrugada
  5. ao meio-dia, e não às doze horas
  6. ao meio-dia e meia, e não ao meio-dia e meio às cinco da tarde, e não às dezessete horas
  7. às dez da noite, e não às vinte e duas horas

No rádio, é frequente a dúvida sobre como se referir ao período entre as 18h e as 19h. Seria “seis da tarde” ou “seis da noite”?

  • Por convenção, adotamos que a tarde é o período entre as 12h e as 18h, e a noite, entre as 18h e as 24h.
  • No entanto, a noite é definida pelo momento do dia em que o Sol se põe, como diz o Aurélio: “Espaço de tempo em que o Sol está abaixo do horizonte”.
  • Como o horário do pôr do Sol varia entre as regiões do Brasil e mesmo entre estações do ano, é difícil definir com exatidão quando a noite começa e a tarde termina.
  • Assim, pode-se considerar que tanto fica correto usar “às seis da tarde” quanto “às seis da noite”.
  • Na Secom, o mais usual tem sido optar por “tarde” em vez de “noite”, até que o Sol se ponha.
  • LOC: POR VOLTA DAS SEIS DA TARDE, OS SENADORES PRORROGARAM A SESSÃO PLENÁRIA POR CINCO HORAS, À ESPERA DA VOTAÇÃO NA CÂMARA.
  • (Repórter) E na segunda-feira, às seis da tarde, o Congresso Nacional promove sessão solene para comemorar o centenário de nascimento do ex-senador e ex-governador de Sergipe Augusto do Prado Franco.
  • (Repórter) A delegada titular da Deam de Luziânia, Dilamar de Castro Souza, lamentou o pequeno número de funcionários: são quatro agentes e três escrivãs para fazer todo o atendimento, de segunda a sexta feira, das oito da manhã às seis da tarde,

: Hora

Porque a Argentina está no mesmo fuso horário do Brasil?

A Argentina encontra-se no UTC -3, que significa -3 horas em relação ao Meridiano de Greenwich. O Brasil também se encontra no UTC -3. No quesito horário de verão, é fundamental que você saiba que ela não o adota em nenhuma de suas cidades. O fuso só é alterado quando é horário de verão no Brasil.

You might be interested:  Calcular Tempo De Viagem Por Km/H?

Qual país tem 4 horas a mais que o Brasil?

No início da primavera e ao longo de todo o verão europeu ( parte de Março, Abril, Maio, Junho, Julho, Agosto, Setembro e parte de Outubro), Portugal continental fica com 4 horas a mais do que o horário de Brasília.

Qual é o GMT de São Paulo?

GMT -02:52:41) a São Paulo (c. GMT -03:06:35) como exemplo – esta que deixou de existir com o estabelecimento do atual Horário de Brasília a ambas capitais e estados homônimos.

Por que a China tem apenas um fuso horário?

3. Alguns países desafiam a lógica do fuso horário – Tudo seria bem mais simples se o sistema de fusos horários funcionasse em linhas retas, mas quem disse que a vida é fácil? Para complicar ainda mais, alguns países com grande extensão territorial, não são divididos em fusos horários, mesmo que outros ao seu redor o façam.

Exemplificando: América do Norte, África, Rússia e Austrália, são divididos em diferentes fusos horários (a costa leste dos está a três horas à frente da costa oeste), mas China, Índia e a Argentina não. Isso nos confunde ainda mais, porque do extremo leste ao extremo oeste da China, deveriam ter quatro fusos horários mas na verdade, o país adota apenas um horário unificado em toda sua extensão.

O que isso significa? Bem, quando é uma hora da tarde na costa leste da China, nas Filipinas é exatamente o mesmo horário. No entanto se você estiver no extremo oeste da China, onde ainda é uma hora da tarde e for para Índia, logo ai na fronteira, lá ainda serão 10:00hrs (ou melhor dizendo 10:30hrs, porque a Índia adota um sistema de fuso horário de meia hora.

Não me pergunte porquê). O mesmo vale para os países do sudeste asiático na fronteira do leste da, Todos têm fusos horários, apesar de ainda ser uma hora da tarde na China. Isso quer dizer que você pode viver na Tailândia onde ainda é ontem, enquanto as pessoas que vivem centenas de quilômetros a oeste de você, na China, já estão vivendo uma hora à frente no amanhã.

Não é para deixar qualquer um louco?