Contents
Como calcular horas trabalhada Excel?
Na célula F2, insira a seguinte fórmula: ‘=((E2-B2)+(C2-D2))*24’ para saber a quantidade de horas normais trabalhadas por dia. Na célula G2, vamos inserir uma fórmula para saber qual foi a quantidade de horas extras trabalhadas naquele dia. A fórmula é, na realidade, uma condição imposta para o Excel.
Qual a fórmula para calcular horas trabalhadas?
Um trabalhador com jornada de 44 horas semanais, soma 220 horas ao final do mês. Assim, para saber qual é o valor da hora de trabalho, nesse caso, basta dividir as 220 horas pelo valor da remuneração. Para um trabalhador que ganha um salário mínimo (R$ 1.212,00), o valor da hora de trabalho é R$ 5,50, por exemplo.
Porque a SOMA de horas no Excel não funciona?
Controle de horas – Abaixo está uma tabela simplificada de controle de horas de um funcionário qualquer. As células em amarelo contêm a soma das células acima delas. Mas já é possível notar que o resultado na célula em amarelo mais à esquerda, da coluna saldo, não está com o resultado como gostaríamos que fosse. Isso acontece pois o Excel, por padrão, entende a hora até 23:59:59 e quando passa deste valor volta ao zero, ou 00:00:00 iniciando a contagem como se fosse as horas do dia seguinte.
- O mesmo não aconteceu nas outras células pintadas em amarelo porque os valores das células naquelas colunas não passam de 24h.
- Porém em um controle de horas completo de um mês inteiro poderiam passar.
- O que temos de fazer é dizer que o Excel deve somar as horas como um todo e não considerar que um novo dia se iniciou e que deve zerar a contagem das horas.
Abaixo deixo uma imagem com a fórmula que utilizei nas colunas de Extra e Deve, embora não seja o foco deste artigo, sei que pode gerar dúvidas. Para saber mais sobre função SE,
Por que trabalhar 220 horas por mês?
Quantas horas mensais um trabalhador deve cumprir – A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) determina que a duração normal da jornada de trabalho não deve ultrapassar oito horas por dia. Isso está estabelecido no artigo 58. Além disso, a Constituição Federal também afirma que é um direito do trabalhador a jornada de trabalho não superior a 44 horas semanais.
Por essa razão, o limite mensal deve ser de 220 horas e é válido para qualquer atividade. Entretanto, a lei também permite que seja feita a chamada compensação de horas e também a redução de jornada, desde que seja feito um acordo entre empresa e funcionário ou um acordo por convenção coletiva de trabalho,
Respeitar a jornada de trabalho é importante porque ela se relaciona com o cálculo do salário, influenciando a contagem de horas extras, faltas, horas noturnas, periculosidade e afins. Assim, o salário bruto, que é aquele registrado na carteira de trabalho, se refere às 44 horas semanais ou 220 horas mensais estabelecidas pela lei.