Como Calcular Idade Gestacional Pela Dum?

Como Calcular Idade Gestacional Pela Dum

Como se calcula a idade gestacional pela DUM?

Qual é a fórmula para calcular a idade gestacional? – O método mais simples de calcular a idade gestacional é pela data da última menstruação, a DUM:

Conta-se a quantidade de dias desde o primeiro dia da última menstruação; Depois disso, divide-se por 7. Assim, sabemos a idade gestacional em semanas; O resto da divisão é o número de dias.

Essa fórmula pode parecer muito abstrata e confusa sem uma aplicação prática. Então, acompanhe o seguinte exemplo:

Uma mulher teve sua última menstruação no dia 15/07/22; Em 19/09/22, ela faz um teste de gravidez e descobre uma gestação; Então, são 66 dias, que divididos por 7 dão o resultado 9 semanas e 3 dias.

A cada quatro semanas, dizemos que um mês de gestação foi completo. Portanto, está no terceiro mês da gestação, ainda no primeiro trimestre.

Como calcular a IG pela DUM?

Verifica-se a quantidade de dias que se passaram da DUM até o dia do cálculo e divide-se por 7. O valor inteiro, resultado da divisão, é o número de semanas da gravidez e o resto da divisão é o número de dias passados na última semana.

Como é feito o cálculo da dum?

Nela, soma-se 7 ao dia correspondente ao da data da última menstruação e retira-se 3 do mês correspondente à data da última menstruação. Por exemplo: se a DUM for 12/11, a data provável do parto será no dia 12+7 e mês 11-3, ou seja, dia 19/08.

Como calcular a idade gestacional pela data da última menstruação?

Em geral o cálculo da idade gestacional é baseado na data da última menstruação, conhecida como DUM. Neste caso, é muito simples. Verifica-se a quantidade de dias que se passaram da DUM até o dia do cálculo e divide-se por 7.

Como saber o dia que eu engravidei?

Idade Gestacional e Data Provável do Parto – contagem em semanas.

Como Utilizar a Calculadora Gestacional? – Nesta calculadora online de idade gestacional é possível que você calcule de quantas semanas de desenvolvimento o seu bebê está, de três maneiras diferentes. A forma mais comum de calcular é, simplesmente, colocando o primeiro dia da sua última menstruação.

Por convenção o primeiro dia da data da última menstruação é utilizado como sendo o primeiro dia da sua gestação. Sim, você não está grávida neste dia, mas a maneira tecnicamente correta para calcular a idade gestacional é esta, pois levamos em consideração para a gestação, desde a maturação do seu óvulo ainda no ovário.

A data da concepção irá ocorrer cerca de duas semanas após a data da última menstruação, ou seja, quando a idade gestacional é 2 semanas. Se você não souber quando foi o primeiro dia da sua última menstruação, ou tiver uma menstruação irregular, nesta calculadora online de idade gestacional permite que você calcule de quantas semanas o seu bebê está de três maneiras diferentes: Data Provável do Parto (ou DPP) Sabendo quando é sua data prevista do nascimento do bebê basta colocar esse dia na calculadora.

Ela irá informar para você a sua idade gestacional atual, a provável data da concepção e tudo mais que é importante na sua gestação. Mas atenção, a data provável do parto não é o dia em que você está programando o parto! A data prevista do parto é o dia em que você completará 40 semanas (normalmente conforme calculado pelo seu médico).

Data da Última Menstruação (ou DUM) Esse é o parâmetro mais comumente utilizado, o primeiro dia da última menstruação. Com informação podemos compreender o seu ciclo menstrual e determinar todos os eventos importantes da sua gravidez. Data de um exame anterior Usualmente usamos como base a primeira ultrassonografia, pois ela tende a ser a mais precisa e, algumas vezes no caso de ciclos menstruais irregulares, ser até melhor do que a DUM supracitada.

Mas atenção você deve utilizar preferencialmente o primeiro exame que foi realizado nesta gravidez para que o cálculo seja mais preciso. Essa recomendação se deve ao fato de que a margem de erro do ultrassom é menor quanto mais precoce ele for. Caso você escolha utilizar este parâmetro para o cálculo precisará entrar, além da data em que o exame foi realizado a idade gestacional que foi estimada naquele exame.

Por exemplo, se você fez um exame no dia 15 de março, que estimou a idade gestacional e 6 semanas e 5 dias. Neste caso você deverá utilizar para cálculo no campo “Data de um exame anterior” o valor de 15/03 e na idade gestacional você deverá entrar 6 semanas e 5 dias.

You might be interested:  Como Calcular Desvio Padrão No Excel?

Como funciona a idade gestacional?

Idade gestacional é geralmente definida como o número de semanas entre o primeiro dia do último período menstrual normal da mãe e o dia do parto. Mais precisamente, a idade gestacional é a diferença entre 14 dias antes da data da concepção e o dia do parto.

Quais são as duas alternativas para se estimar a idade do feto?

Como é calculada a idade gestacional e a data provável do parto, considerando a DUM? | 19 março 2019 | ID: sofs-41681 A data da última menstruação (DUM) corresponde ao primeiro dia de sangramento do último ciclo menstrual referido pela mulher. Trata-se de uma data que precede a concepção.

Este tempo de início, que geralmente é de aproximadamente 2 semanas antes da ovulação e fertilização, tem sido tradicionalmente usado porque a maioria das mulheres conhece seu último período aproximado 1, A idade gestacional é calculada considerando o tempo transcorrido a partir da DUM. Na caderneta da gestante, você poderá observar que a cada consulta esse intervalo é calculado, sendo o número de dias do intervalo entre a DUM e a data da avaliação divido por sete (resultado em semanas) 1,

A data provável do parto considera uma gravidez a termo que tem uma duração aproximada de 280 dias (ou 40 semanas) entre a DUM e o nascimento 1, É importante ressaltar que, mesmo que a data da última menstruação seja recordada, ainda há a possibilidade de imprecisão, devido à variabilidade do comprimento do ciclo menstrual entre as mulheres.

O Ministério da Saúde, através do Caderno de atenção Básica Nº 32 orienta, porém, que quando a data da última menstruação (DUM) é conhecida e certa, deve ser o método de escolha para se calcular a idade gestacional em mulheres com ciclos menstruais regulares e sem uso de métodos anticoncepcionais hormonais 1,

Se disponíveis, as idades gestacionais calculadas a partir da DUM e da ultrassonografia do primeiro trimestre são comparadas, e a idade gestacional e data provável do parto a partir dos dois métodos devem ser registradas e discutidas com o paciente. Leitura Complementar: Quanto mais precocemente for realizado o diagnóstico de gravidez, melhor será o acompanhamento do desenvolvimento do bebê e das alterações que ocorrem no corpo da mulher.

  • Possibilita prevenir, identificar precocemente e tratar os problemas que possam afetar a saúde do bebê a da mulher.
  • Além do atraso menstrual, são sintomas sugestivos de gravidez: peitos doloridos e aumentados, enjoos, tonturas e sonolência.
  • Deve-se explicar à gestante a importância de fazer o pré-natal, orientando-a a procurar a Unidade Básica de Saúde para início das consultas o mais brevemente possível 2,

: Como é calculada a idade gestacional e a data provável do parto, considerando a DUM?

Qual a diferença da DUM e DPP?

Como é calculada a idade gestacional? Muita gente se confunde quando ouve, no primeiro ultrassom, a idade gestacional em semanas. Há, também, quem faça as contas e pense que não é possível estar grávida de cinco ou oito semanas, pois a concepção aconteceu há menos tempo.

Dúvidas sobre essa questão são comuns, por isso, vamos esclarecer quanto tempo dura a gravidez e como a idade gestacional é contada. A duração média da gravidez é de 280 dias, contados a partir do primeiro dia da data da última menstruação (DUM), e não a partir da concepção. Com essa data, fazemos o cálculo da data provável do parto (DPP), que é o dia em que a gravidez completa 40 semanas.

Nem sempre essa conta dá certo, pois ela leva em consideração ciclos menstruais regulares de 28 dias, e nem toda mulher tem ciclos assim. Nesses casos, a contagem da idade gestacional é feita baseada no ultrassom realizado no primeiro trimestre. O cálculo é feito dessa forma pois os três primeiros meses de gravidez constituem o período mais confiável para obtermos a informação de idade gestacional.

  1. Uma maneira prática de fazer o cálculo da DPP é usar a Regra de Naegele, onde somamos 7 no dia da DUM e subtraímos 3 do mês da DUM.
  2. Por exemplo, se a DUM é 20 de fevereiro, A DPP será 27 (dia 20 mais 7 dias) de novembro (3 meses antes de fevereiro).
  3. Se a DUM é 28 de maio, a DPP será 04 de março.
  4. Apesar desse nome, apenas 5% dos bebês entram em trabalho de parto espontaneamente na Data Provável de Parto, mesmo ela tendo sido calculada corretamente.
You might be interested:  Como Calcular O Valor Da Pensão Gravídica?

Isso ocorre porque existe uma variação biológica natural no ritmo de maturação do bebê e no momento do parto, que se inicia espontaneamente. O tempo de uma gravidez normal varia de 37 a 42 semanas, porém, esse período de cinco semanas atualmente é subdividido em três: termo precoce, termo pleno e termo tardio, levando em conta a taxa de complicações com o recém-nascido (principalmente respiratórias) que ocorrem em cada semana desse intervalo de tempo.

Pré-termo: abaixo de 37 semanas Pré-termo precoce: menos de 33 semanas e 6 dias Pré-termo tardio: de 34 semanas a 36 semanas e 6 dias Termo precoce: de 37 semanas até 38 semanas e 6 dias Termo Pleno: de 39 semanas até 40 semanas e seis dias Termo Tardio: de 41 semanas até 41 semanas e seis dias Pós-termo: acima de 42 semanas

Veja abaixo as estatísticas de idade gestacional das pacientes acompanhadas pela Dra. Andrea Campos no período de 2004 a 2018. Ao todo, foram acompanhadas 1405 mulheres.

6% tiveram partos com menos de 37 semanas, o período chamado “Pré-Termo” da gravidez: 1% abaixo de 34 semanas; 5% entre 34 semanas e 36 semanas e 6 dias; 21% com mais de 37 e menos de 39 semanas, o “Termo Precoce”: 6% entre 37 semanas e 37 semanas e 6 dias; 15% entre 38 semanas e 38 semanas e 6 dias; 60% com mais de 39 e menos de 41 semanas, o “Termo Pleno”: 27% entre 39 semanas e 39 semanas e 6 dias; 32% entre 40 semanas e 40 semanas e 6 dias; 13% entre 41 semanas e 41 semanas e 6 dias, o “Termo Tardio”: 1% acima de 42 semanas (tal percentual está diminuído devido às induções realizadas na 41a semana).

: Como é calculada a idade gestacional?

O que é data do dum?

Curso de Especialização – Linhas de Cuidado em Enfermagem A Resolução 358/2009 do COFEN define essa etapa como a realização das ações ou intervenções determinadas no Planejamento de Enfermagem. Nesse momento, é realizada a Prescrição de Enfermagem, de incumbência privativa do enfermeiro. Você conhecerá a seguir, alguns procedimentos que constituem esta etapa.I.

Métodos para cálculo da idade gestacional A estimativa para o tempo de gravidez depende da Data da Última Menstruação que chamamos de DUM, que corresponde ao primeiro dia de sangramento do último período menstrual referido pela mulher. As normas de cálculo são realizadas de acordo com proposto pelo Ministério da Saúde (BRASIL, 2006a).

Há três tipos de cálculo:

Como calcular a Idade Gestacional (IG) quando temos certeza da DUM Como calcular a IG quando não sabemos a data exata da DUM, mas sabemos o período do mês que ocorreu. Calcular a IG quando a DUM é desconhecida

Então, agora confira como fazer o cálculo da primeira opção: a) Como calcular a Idade Gestacional (IG) quando temos certeza da DUM?

Acabamos de ver como fazer o cálculo da idade gestacional quando se tem certeza da data da DUM. Veremos a seguir outras formas de fazer este cálculo. Confira! b) Como calcular a IG quando não sabemos a data exata da DUM, mas sabemos o período do mês que ocorreu.

Se o período foi no início, meio ou fim do mês, você deve considerar como data da última menstruação os dias 5, 15 e 25, respectivamente. Proceder, então, à utilização de um dos métodos acima descritos. c) Calcular a IG quando a DUM é desconhecida Em situações na qual não é possível saber o DUM, você pode ter uma ideia da IG por parâmetros clínicos.

A altura uterina acompanha as semanas de gestação, além da movimentação fetal que se inicia entre 16 e 20 semanas.

A seguir consulte alguns parâmetros a serem utilizados nesses casos. Até a sexta semana, não ocorre alteração do tamanho uterino. Na oitava semana, o útero corresponde ao dobro do tamanho normal; Na décima semana, o útero corresponde a três vezes o tamanho habitual; Na 12ª semana, enche a pelve de modo que é palpável na sínfise púbica; Na 16ª semana, o fundo uterino encontra-se entre a sínfise púbica e a cicatriz umbilical; Na 20ª semana, o fundo do útero encontra-se na altura da cicatriz umbilical;

A partir da 20ª semana, existe relação direta entre as semanas da gestação e a medida da altura uterina. Porém, esse parâmetro torna-se menos fiel a partir da 30ª semana de idade gestacional.

Palavra do Profissional

Sabemos que é difícil determinar a IG por parâmetros clínicos nessa situação. O costumeiro é solicitar uma ultrassonografia (USG). Acompanhe na próxima página como calcular a data provável do parto! : Curso de Especialização – Linhas de Cuidado em Enfermagem

Como fazer cálculo de D?

Qual a fórmula para calcular densidade? – É muito simples calcular a densidade de um material: basta dividir a massa pelo seu volume. Portanto, a fórmula da densidade é d = m/v.

You might be interested:  Como Calcular Horas Trabalhadas No Excel?

Como é calculada a DPP utilizando a regra de Naegele?

Data Provável do Parto – DPP – Consiste em estimar o período provável para o nascimento, considerando a duração média da gestação normal de 40 semanas. Uma gestação normal pode durar entre 37 a 42 semanas incompletas. Observe como verificar a seguir: Pela Regra de Näegele, deve-se somar sete dias ao primeiro dia da última menstruação e subtrair três meses ao mês em que ocorreu a última menstruação. Nos casos dos meses de janeiro a março, adicionar nove meses em vez de subtrair três. Caso o número de dias encontrado seja maior do que o número de dias do mês, passar os dias excedentes para o mês seguinte, adicionando um ao final do cálculo do mês. Com o disco (gestograma), colocar a seta sobre o dia e mês correspondente ao primeiro dia da última menstruação e observar a seta na data (dia e mês) indicada como a provável do parto. Veja na página seguinte. O injetável trimestral, ofertado pelo SUS, é composto apenas de progestogênio – 150mg de medroxiprogesterona, apresentação em ampola de vidro.

  1. É indicado para mulheres que utilizam antirretrovirais (até o momento não há interação clínica) e anticonvulsivantes.
  2. É um método menos vulnerável às falhas de uso.
  3. Indicado para mulheres no ápice da vida reprodutiva.
  4. Não deve ser usado nos extremos da vida reprodutiva – adolescência e menopausa (perda de massa óssea).

O acetato de medroxiprogesterona é um método anticoncepcional injetável apenas de progestogênio, utilizado por aproximadamente 14 milhões de mulheres em todo o mundo. É um progestogênio semelhante ao produzido pelo organismo feminino, que é liberado lentamente na circulação sanguínea (FEBRASGO, 2001).

O que é idade gestacional dum?

Idade gestacional é geralmente definida como o número de semanas entre o primeiro dia do último período menstrual normal da mãe e o dia do parto. Mais precisamente, a idade gestacional é a diferença entre 14 dias antes da data da concepção e o dia do parto.

Como saber o dia que eu engravidei?

Como Utilizar a Calculadora Gestacional? – Nesta calculadora online de idade gestacional é possível que você calcule de quantas semanas de desenvolvimento o seu bebê está, de três maneiras diferentes. A forma mais comum de calcular é, simplesmente, colocando o primeiro dia da sua última menstruação.

  • Por convenção o primeiro dia da data da última menstruação é utilizado como sendo o primeiro dia da sua gestação.
  • Sim, você não está grávida neste dia, mas a maneira tecnicamente correta para calcular a idade gestacional é esta, pois levamos em consideração para a gestação, desde a maturação do seu óvulo ainda no ovário.

A data da concepção irá ocorrer cerca de duas semanas após a data da última menstruação, ou seja, quando a idade gestacional é 2 semanas. Se você não souber quando foi o primeiro dia da sua última menstruação, ou tiver uma menstruação irregular, nesta calculadora online de idade gestacional permite que você calcule de quantas semanas o seu bebê está de três maneiras diferentes: Data Provável do Parto (ou DPP) Sabendo quando é sua data prevista do nascimento do bebê basta colocar esse dia na calculadora.

  • Ela irá informar para você a sua idade gestacional atual, a provável data da concepção e tudo mais que é importante na sua gestação.
  • Mas atenção, a data provável do parto não é o dia em que você está programando o parto! A data prevista do parto é o dia em que você completará 40 semanas (normalmente conforme calculado pelo seu médico).

Data da Última Menstruação (ou DUM) Esse é o parâmetro mais comumente utilizado, o primeiro dia da última menstruação. Com informação podemos compreender o seu ciclo menstrual e determinar todos os eventos importantes da sua gravidez. Data de um exame anterior Usualmente usamos como base a primeira ultrassonografia, pois ela tende a ser a mais precisa e, algumas vezes no caso de ciclos menstruais irregulares, ser até melhor do que a DUM supracitada.

Mas atenção você deve utilizar preferencialmente o primeiro exame que foi realizado nesta gravidez para que o cálculo seja mais preciso. Essa recomendação se deve ao fato de que a margem de erro do ultrassom é menor quanto mais precoce ele for. Caso você escolha utilizar este parâmetro para o cálculo precisará entrar, além da data em que o exame foi realizado a idade gestacional que foi estimada naquele exame.

Por exemplo, se você fez um exame no dia 15 de março, que estimou a idade gestacional e 6 semanas e 5 dias. Neste caso você deverá utilizar para cálculo no campo “Data de um exame anterior” o valor de 15/03 e na idade gestacional você deverá entrar 6 semanas e 5 dias.