Como Calcular No Excel Soma?

Qual a fórmula para fazer a SOMA no Excel?

A função SUM adiciona valores. É possível adicionar valores individuais, referências de célula ou intervalos, ou uma mistura dos três. Por exemplo:

  • =SOMA(A2:A10) Adiciona os valores nas células A2:10.
  • =SOMA(A2:A10;C2:C10) Adiciona os valores nas células A2:10, bem como nas células C2:C10.

Qual é o símbolo do AutoSoma no Excel?

Auto soma

  • Tudo bom.
  • Abaixo segue informações sobre a sua dúvida:
  • Para gerar rapidamente o total de uma série de valores sem precisar inseri-los manualmente em uma fórmula, você pode inserir uma fórmula que use a, também conhecida como AutoSoma.

AutoSoma é o botão que exibe o símbolo de “somatório” (o Sigma maiúsculo do alfabeto grego). De fácil acesso em dois locais na Faixa de Opções, esse botão pode ser encontrado na guia Início, no grupo Editar, ou na guia Fórmulas, no grupo Biblioteca de Funções, O clique em AutoSoma insere uma fórmula que usa a função SOMA para calcular os valores numéricos diretamente acima ou à esquerda da célula selecionada. Por exemplo, para totalizar rapidamente os números para janeiro, você só precisa selecionar a célula B7 e clicar em AutoSoma, A célula B7 exibe o resultado da fórmula. A fórmula em si aparecerá na barra de fórmulas sempre que essa célula estiver selecionada. Em uma fórmula que usa uma função, como SOMA, a referência de célula que aparece dentro dos parênteses é o argumento da fórmula.

  1. Se uma referência de célula for usada no argumento de uma fórmula em vez dos valores reais, o Excel poderá atualizar automaticamente o resultado da fórmula sempre que os valores nas células de referência forem atualizados.
  2. Eliminar a necessidade de digitar a mesma fórmula repetidamente
  3. Uma vez criada a fórmula, você poderá copiá-la para outras células — sem a necessidade de criar a mesma fórmula repetidamente.
  4. Por exemplo, quando você copia a fórmula na célula B7 para a célula adjacente C7, a fórmula nessa célula se ajusta automaticamente ao novo local e calcula os valores numéricos na coluna C.
  • A fórmula copiada faz referência aos valores numéricos na coluna C, e os calcula.
  • Usar uma fórmula simples para somar, subtrair, multiplicar ou dividir valores numéricos
  • Em uma fórmula simples, você pode inserir valores e operadores matemáticos para calcular esses valores.

Entretanto, em vez de inserir os valores diretamente na fórmula, você também pode fazer referência às células que contêm os valores que deseja calcular. O uso de referências de célula em uma fórmula garante que qualquer alteração nos valores seja atualizada automaticamente no resultado do cálculo da fórmula.

  1. Em uma planilha, clique na célula na qual deseja inserir a fórmula.
  2. Para iniciar a fórmula, digite =,
  3. Para inserir o primeiro valor numérico, siga um destes procedimentos:
    • Digite o valor que deseja usar. Dica Por exemplo, digite 10
    • Selecione a célula que contém o valor que você deseja usar. Dica Por exemplo, selecione a célula A1,
  4. Para inserir o operador matemático desejado, siga um destes procedimentos:
    • Para usar um sinal de adição ( + ) para somar os valores na fórmula, digite +,
    • Para usar um sinal de subtração ( – ) para subtrair os valores na fórmula, digite -,
    • Para usar um asterisco ( * ) para multiplicar os valores na fórmula, digite *,
    • Para usar uma barra ( / ) para dividir os valores na fórmula, digite /,
  5. Para inserir o próximo valor numérico, faça o seguinte:
    • Digite o valor que deseja usar. Dica Por exemplo, digite 5
    • Selecione a célula que contém o valor que você deseja usar. Dica Por exemplo, selecione a célula B1,
  6. Repita as etapas 4 e 5 para quaisquer outros valores e operações matemáticas que queira incluir na fórmula. Dica Para uma operação ter precedência no cálculo, use parênteses em torno dessa operação. Por exemplo, digite =(10+5)*2 ou =(A1+B1)*C1.
  7. Quando a fórmula estiver concluída, pressione ENTER. Por padrão, o valor resultante da fórmula aparece na célula selecionada, e a fórmula em si é exibida na barra de fórmulas.

Usar a função SOMA para totalizar valores numéricos em uma linha ou coluna Para calcular o total de uma série de valores numéricos em uma linha ou coluna, não é preciso inseri-los manualmente em uma fórmula. Em vez disso, você pode usar uma fórmula predefinida que use a,

  1. Em uma planilha, clique em uma célula abaixo ou à direita dos valores numéricos que deseja totalizar.
  2. Na guia Início, no grupo Editar, clique em AutoSoma, Dica AutoSoma também está disponível na guia Fórmulas, no grupo Biblioteca de Funções,
  3. Pressione ENTER para exibir o resultado da função SOMA na célula selecionada. A fórmula em si aparece na barra de fórmulas.

Dica Se você estiver procurando um modo rápido de totalizar valores em uma coluna, coloque seus dados em uma tabela do Excel. Nela, é possível adicionar uma linha de totais para resumir instantaneamente os valores em uma coluna. Para obter mais informações, consulte,

  • Marque como útil ou resposta.
  • Até.3 pessoas consideraram esta resposta útil · A resposta foi útil? Desculpe se isso não ajudou.
  • Excelente! Obrigado por seus comentários.
  • Qual o seu grau de satisfação com esta resposta? Obrigado por seus comentários.
  • Isso nos ajuda a melhorar o site.
  • Qual o seu grau de satisfação com esta resposta? Obrigado por seus comentários.
You might be interested:  Como Calcular O Período Fértil?

: Auto soma

Como fazer a SOMA de várias planilhas no Excel?

Combinar por categoria – Para que a consolidação por categoria funcione, o intervalo de dados em cada planilha de origem deve estar no formato de lista, sem linhas em branco ou colunas em branco na lista. Além disso, as categorias devem ser rotuladas de forma consistente.

Abra cada planilha de origem. Em sua planilha de destino, clique na célula superior esquerda da área onde você deseja que os dados consolidados apareçam. Observação: Certifique-se de deixar células suficientes à direita e abaixo para seus dados consolidados. Na guia Dados, em Ferramentas, clique em Consolidar, Na caixa Função, clique na função que você deseja Excel usar para consolidar os dados. Para indicar onde os rótulos estão localizados nos intervalos de origem, selecione as caixas de seleção em Usar rótulos em : a linha Superior, a coluna Esquerda ou ambos. Em cada planilha de origem, selecione seus dados. Certifique-se de incluir as informações da linha superior ou da coluna esquerda que você selecionou anteriormente e clique em Adicionar, O caminho do arquivo é inserido em Todas as referências, Quando você tiver adicionado os dados de cada planilha de origem e pasta de trabalho, clique em OK, Observação: Os rótulos que não corresponderem aos rótulos nas outras áreas de origem causam linhas ou colunas separadas na consolidação.

Como colocar o Excel para calcular automaticamente?

Usar a AutoSoma – A maneira mais fácil de adicionar uma fórmula de SOMA à planilha é usar a AutoSoma. Selecione uma célula vazia diretamente acima ou abaixo do intervalo que você deseja somar e, nas guias Página Inicial ou Fórmula na faixa de opções, clique em AutoSoma > Soma, A AutoSoma irá detectar automaticamente o intervalo a ser somado e criar a fórmula para você. Isso também funciona horizontalmente se você selecionar uma célula à esquerda ou à direita do intervalo a ser somado. Observação: A AutoSoma não funciona em intervalos não contíguos. AutoSoma verticalmente Na imagem acima, o recurso AutoSoma detecta automaticamente as células B2:B5 como o intervalo a somar. Tudo o que você precisa fazer é pressionar Enter para confirmá-lo. Se você precisar adicionar/excluir mais células, poderá manter a tecla Shift > Tecla de direção de sua escolha até que a seleção corresponda ao que deseja. Em seguida, pressione Enter para concluir a tarefa. Guia de funções do IntelliSense: a soma (Número1,,.) marca flutuante abaixo da função está o seu guia IntelliSense. Se você clicar no nome da função ou soma, ele alterará o hiperlink azul para o tópico da ajuda dessa função. Se você clicar nos elementos da função individual, as partes representativas da fórmula serão realçadas. Nesse caso, somente B2: B5 seria realçado, pois há apenas uma referência de número nessa fórmula. A marca IntelliSense será exibida para qualquer função. AutoSoma horizontalmente Saiba mais no artigo sobre a função SOMA,

Porque o Excel não soma as células?

Se o Excel não está somando as células corretamente, pode ser que o programa da Microsoft não esteja seguindo regras necessárias de formatação. Elas determinam uma série de condições para que o aplicativo de planilhas considere suas instruções corretas. Excel não está somando? Veja como corrigir — Foto: Divulgação

Qual o atalho para AutoSoma?

Basta você selecionar as três células e apertar ALT+=. Com isso o Excel vai criar uma ‘AutoSoma’ para a coluna C, uma ‘AutoSoma’ para a coluna D e uma ‘AutoSoma’ para a coluna E.

Quais são os operadores matemáticos do Excel?

Há quatro diferentes tipos de operadores de cálculo: aritmético, de comparação, de concatenação de texto e de referência.

Como somar valores de células diferentes no Excel?

Excel para Microsoft 365 Excel para a Web Excel 2021 Excel 2019 Excel 2016 Excel 2013 Mais.Menos Você pode usar uma fórmula simples para somar números em um intervalo (um grupo de células), mas a função SUM é mais fácil de usar quando você está trabalhando com mais de alguns números. Por exemplo, =SUM(A2:A6) é menos provável que erros de digitação do que =A2+A3+A4+A5+A6. Aqui está uma fórmula que usa dois intervalos de células : =SUM(A2:A4,C2:C3) soma os números nos intervalos A2:A4 e C2:C3. Você pressionaria Enter para obter o total de 39787. Para criar a fórmula:

  1. Digite =SUM em uma célula, seguido de um parêntese de abertura (,
  2. Para inserir o primeiro intervalo de fórmulas, que é chamado de argumento (um dado que a fórmula precisa executar), digite A2:A4 (ou selecione a célula A2 e arraste pela célula A6).
  3. Digite uma vírgula (,) para separar o primeiro argumento do próximo.
  4. Digite o segundo argumento, C2:C3 (ou arraste para selecionar as células).
  5. Digite um parêntese de fechamento ) e pressione Enter.

Cada argumento pode ser um intervalo, um número ou referências de célula única, todos separados por vírgulas.

  • =SUM(A2:A4,2429,10482)
  • =SUM(4823,A3:A4,C2:C3)
  • =SUM(4823,12335,9718,C2:C3)
  • =SUM(A2,A3,A4,2429,10482)

Como fazer fórmula no Excel de uma planilha para outra?

Criar uma referência de célula para outra planilha Clique na célula na qual deseja inserir a fórmula., digite = (sinal de igual) e a fórmula a ser usada. Clique na guia da planilha a ser referenciada. Selecione a célula ou o intervalo de células a ser referido.

Como fazer a SOMA total de uma coluna no Excel?

Em seu tablet Android ou telefone Android –

  1. Em uma planilha, toque na primeira célula vazia após um intervalo de células que tenha números ou toque e arraste para selecionar o intervalo de células que você deseja calcular.
  2. Toque em AutoSum,
  3. Toque em Soma,
  4. Toque na marca de seleção. Pronto!
You might be interested:  Como Calcular Quantidade De Cerveja Por Pessoa?

Se você precisa somar uma coluna ou uma linha de números, o Excel pode cuidar da matemática para você. Escolha uma célula ao lado dos números que você quer somar, clique em AutoSoma na guia Página Inicial, pressione Enter e pronto! Quando você clica em AutoSoma, o Excel insere automaticamente uma fórmula (que usa a função SOMA ) para somar os números. Veja um exemplo. Para adicionar os números de janeiro deste Orçamento de entretenimento, selecione a célula B7, a célula imediatamente abaixo da coluna de números. Pressione Enter para mostrar o resultado (95,94) na célula B7. Você também pode ver a fórmula na barra de fórmulas na parte de cima da janela do Excel. Observações:

  • Para somar uma coluna de números, selecione a célula imediatamente abaixo do último número da coluna. Para somar uma linha de números, selecione a célula imediatamente à direita.
  • AutoSoma aparece em dois lugares: Home > AutoSoma e Fórmulas > AutoSoma,
  • Depois de criar uma fórmula, você pode copiá-la em outras células, em vez de digitá-la várias vezes. Por exemplo, se você copia a fórmula da célula B7 para a célula C7, ela é ajustada automaticamente para o novo local e calcula os números em C3:C6.
  • Você também pode usar a AutoSoma em mais de uma célula por vez. Por exemplo, realce as células B7 e C7, clique em AutoSoma e totalize as duas colunas ao mesmo tempo.
  • Também é possível somar números criando uma fórmula simples,

Como fazer SOMA parcial no Excel?

Agora vamos fazer o mesmo processo, mas usando a função SUBTOTAL no Excel. – Clique na célula B3, digite = SUBTOTAL e pressione TAB para abri-la: Perceba que o primeiro argumento pedido é sugerido por uma série de números seguidos por suas respectivas funções. Para SOMAR vamos utilizar a referência 109 e pressione ponto e vírgula “;” Agora a função nos pede a referência dos valores que queremos somar. Para isto, selecione os valores da coluna Valor Total : Pressione Enter para obter o resultado: Agora você deve ter pensado: mas porquê todo este trabalho se eu poderia ter feito isso usando a função soma que é bem mais simples? A resposta vem agora. Imagine que você quer saber qual o valor vendeu somente de camisas. Clique na setinha de filtro da coluna Produto e deixe marcado somente Camisa e clique em OK : Veja o resultado: Veja que o resultado mudou somente para a função SUBTOTAL. A função SOMA continuou somando tudo. Percebeu a importância da função SUBTOTAL no Excel?

Como usar a função subtotal?

Comentários –

Se existirem outros subtotais dentro de ref1; ref2, (ou subtotais aninhados), esses subtotais aninhados serão ignorados para evitar dupla contagem. Para as constantes núm_função de 1 a 11, a função SUBTOTAL inclui os valores de linhas ocultas pelo comando Ocultar Linhas no submenu Ocultar e Exibir do comando Formato no grupo Células, na guia Página Inicial no aplicativo de desktop do Excel. Use essas constantes para subtotalizar números ocultos e não ocultos em uma lista. Para as constantes núm_função de 101 a 111, a função SUBTOTAL ignora valores de linhas ocultos pelo comando Ocultar Linhas, Use essas constantes para subtotalizar somente números não ocultos em uma lista. A função SUBTOTAL ignora as linhas não incluídas no resultado de um filtro, independentemente de qual valor de núm_função seja utilizado. A função SUBTOTAL foi projetada para colunas de dados ou intervalos verticais. Ela não foi projetada para linhas de dados nem intervalos horizontais. Por exemplo, quando você subtotaliza um intervalo horizontal usando uma núm_função de 101 ou maior, como SUBTOTAL(109,B2:G2), ocultar uma coluna não afeta o subtotal. Porém, ocultar uma linha em um subtotal de um intervalo vertical afeta o subtotal. Se alguma das referências for referência 3D, SUBTOTAL retornará o #VALUE! valor de erro.

Como deixar o cálculo do Excel mais rápido?

Acelerando a cálculos e reduzindo as obstruções – Não é o número de fórmulas ou o tamanho de uma pasta de trabalho que consome o tempo de cálculo. É o número de referências de células e operações de cálculo e a eficiência das funções que estão sendo usadas.

Como a maioria das planilhas são elaboradas copiando as fórmulas que possuem uma combinação de referências absolutas e relativas, elas geralmente contêm um grande número de fórmulas que possuem referências e cálculos repetidos ou duplicados. Evite mega fórmulas complexas e fórmulas de matriz. Em geral, é melhor ter mais linhas e colunas e menos cálculos complexos.

Isso dá para o recálculo inteligente e para os vários threads de cálculo no Excel uma oportunidade melhor de otimizar os cálculos. Também é mais fácil de entender e depurar. A seguir estão algumas regras que ajudam a acelerar os cálculos da pasta de trabalho.

Como tirar o cálculo manual no Excel?

Excel para Microsoft 365 Excel 2021 Excel 2019 Excel 2016 Excel 2013 Excel 2010 Mais.Menos Microsoft Office Excel completa entradas de texto que você começa a digitar em uma coluna de dados — se as primeiras letras que você digitar corresponderem a uma entrada existente nessa coluna. Se você quiser interromper a conclusão automática, poderá desativar essa opção.

Clique em Arquivo > Opções, Clique em Avançado e, em Opções de Edição, selecione ou despeça a caixa de seleção Habilitar Preenchimento Automático para valores de célula para ativar ou desativar essa opção.

Para que serve a tecla F2 no Excel?

F2 Edita a célula ativa e posiciona o ponto de inserção no fim do conteúdo da célula. Ele também move o ponto de inserção para a Barra de Fórmulas para edição em uma célula desativada.

Como atualizar soma no Excel?

Word para Microsoft 365 Word 2021 Word 2019 Word 2016 Mais.Menos Para adicionar uma coluna ou linha de números em uma tabela, use o comando Formula.

You might be interested:  Como Calcular A Velocidade?

Clique na célula da tabela onde você deseja que o resultado seja exibido. Na guia Layout (em Ferramentas de Tabela), clique em Fórmula, Na caixa de Fórmula, verifique entre os parênteses para garantir que o Word inclua as células desejadas na soma e clique em OK, =SOMA(ACIMA) soma os números da coluna acima da célula em que você está. =SOMA(ESQUERDA) soma os números na linha à esquerda da célula em que você está. =SOMA(ABAIXO) soma os números da coluna abaixo da célula em que você está. =SOMA(DIREITA) soma os números na linha à direita da célula em que você está.

Dica: Se você alterar qualquer um dos números que está adicionando, selecione a soma e pressione F9 para atualizar o total. É possível também usar mais de uma fórmula em uma tabela. Por exemplo, você pode somar cada linha de números na coluna da direita e somar esses resultados na parte inferior da coluna.

O que fazer quando o Excel calcula errado?

Método 3: Forçar o Excel a recalcular todas as pastas de trabalho abertas – Pressione CTRL+ALT+F9 para recalcular os valores em todas as pastas de trabalho abertas. No Microsoft Office Excel 2007, pressione CTRL+ALT+SHIFT+F9 para recalcular os valores em todas as pastas de trabalho abertas.

Como utilizar a função Somase?

Excel para Microsoft 365 Excel para Microsoft 365 para Mac Excel para a Web Excel 2021 Excel 2021 para Mac Excel 2019 Excel 2019 para Mac Excel 2016 Excel 2016 para Mac Excel 2013 Excel Web App Excel 2010 Excel Starter 2010 Mais.Menos A função SOMASES, uma das funções de matemática e trigonometria, adiciona todos os seus argumentos que atendem a vários critérios.

Qual a forma utilizada para somar mais de um critério?

O que é a fórmula SOMASE? – A função SOMASE é utilizada para somar dados utilizando um critério/restrição, ou seja, é possível somar uma quantidade numérica em uma coluna, com base em um critério de pesquisa que está em outra coluna. Como, por exemplo, somar a quantidade comprada de um produto específico que se repete em uma lista de compras.

Qual é a fórmula mais completa para somar as células que constituem o intervalo que vai de C3 até C10?

SOMASE – Esta função é uma mistura das funções Soma e Se, pois irá somar APENAS os registros que satisfizerem a condição lógica. A estrutura da função é: = SOMASE(intervalo; critérios; intervalo_soma). Em nosso exemplo, digite na célula C11: =SOMASE(C3:C10;”PG”;B3:B10) e pressione ENTER.

Entendendo nossa função: ” =SOMASE( ” é a função que desejamos utilizar, ou seja queremos que o Excel some apenas os registros que cumprirem o meu critério). Em seguida C3:C10; “PG”; estou informando ao Excel qual é o meu intervalo e critério a serem analisados. Que quero que separe apenas as linhas que estão com PG (em nosso caso, apenas células das linhas 3 e 5).

Por último, informo quais valores eu quero que ele some B3:B10, Então, neste caso, ele irá somar apenas as células B3 e B5, pois são as únicas que atendem o critério anterior. Neste exemplo, o resultado será R$ 3.100,00. Viu como o Excel é poderoso? Estas são apenas algumas das principais funções do Excel, pois existem muitas outras tão interessantes e poderosas quanto estas.

Qual a fórmula correta para calcular a média?

Comentários –

Os argumentos podem ser números ou nomes, intervalos ou referências de células que contenham números. Valores lógicos e representações de texto de números digitados diretamente na lista de argumentos não são contados. Se um argumento de intervalo ou referência de célula contiver texto, valores lógicos ou células vazias, esses valores serão ignorados; no entanto, as células com valor zero serão incluídas. Os argumentos que são valores de erro ou texto, que não podem ser traduzidos em números, causam erros. Se quiser incluir valores lógicos e representações de texto de números em uma referência como parte do cálculo, use a função MÉDIAA, Se quiser calcular a média apenas dos valores que atendem a certos critérios, use a função MÉDIASE ou a função MÉDIASES,

Observação: A função MÉDIA mede a tendência central, que é o local do centro de um grupo de números em uma distribuição estatística. As três medidas mais comuns de tendência central são:

Média, que é a média aritmética e é calculada por meio da adição de um grupo de números e, em seguida, da divisão pela contagem desses números. Por exemplo, a média de 2, 3, 3, 5, 7 e 10 é 30 dividido por 6, que é 5. Mediano, que é o número do meio de um grupo de números; ou seja, metade dos números têm valores que são maiores do que o mediano, enquanto a outra metade têm valores que são menores do que o mediano. Por exemplo, o mediano de 2, 3, 3, 5, 7 e 10 é 4. Modo, que é o número que ocorre com mais frequência em um grupo de números. Por exemplo, o modo de 2, 3, 3, 5, 7 e 10 é 3.

Para uma distribuição simétrica de um grupo de números, essas três medidas de tendência central são as mesmas. Para uma distribuição enviesada de um grupo de números, elas podem ser diferentes. Dica: Quando você calcular a média de células, lembre-se da diferença entre as células vazias e aquelas que contêm o valor zero, principalmente se tiver desmarcado a caixa de seleção Mostrar um zero nas células que têm um valor zero na caixa de diálogo Opções do Excel do aplicativo de desktop do Excel.

Na guia Arquivo, clique em Opções e na categoria Avançado, procure em Opções de exibição desta planilha,