Como Calcular O Imc De Uma Pessoa?

Como é feito o cálculo do IMC?

Como fazer o cálculo do IMC? – Fazer o cálculo do IMC é bem fácil. Primeiro, você vai multiplicar o valor de sua altura (em metros) por ele mesmo. Por exemplo, se você medir 1,60 metros, o cálculo será:

1,6 x 1,6 = 2,56

Em seguida, é hora de trazer o seu peso para a equação. Ele deverá ser dividido pelo valor obtido acima. Pensando no mesmo exemplo anterior, se o seu peso for 60 quilos, a conta será:

60 ÷ 2,56 = 23,43

Essa pessoa, portanto, tem um IMC considerado como sobrepeso.

Como calcular o IMC tabela?

Como calcular IMC ? – A fórmula utilizada mundialmente para fazer o cálculo IMC feminino ou masculino é a mesma; o que muda é a tabela IMC que você deve pesquisar após fazer o cálculo. Fórmula IMC: IMC = Peso dividido pela altura ao quadrado ( peso/altura²) ; ou peso dividido pela a altura vezes a altura ( peso ÷ (altura x altura)),

  1. Com a fórmula do IMC calcular e medir a massa corporal se torna descomplicado, e por isso é a ferramenta mais utilizada.
  2. A forma mais fácil de calcular Índice de Massa Corporal ( IMC ) é resolver primeiro o que está entre parênteses: ( altura X altura ) e após dividir pelo peso.
  3. Exemplo: Calcular IMC feminino ou masculino de 20 a 59 anos de idade; 1,70 de altura.

Com essas informações faremos o cálculo de IMC da seguinte forma:

Altura multiplicada pela altura: ( 1,70 x 1,70 ) = 2,89 Peso dividido pelo quadrado da altura: 70 / 2,89 = 24,00

IMC cálculo finalizado. O resultado ficou em 24,00 – (Peso normal). Conclusão: Calculando IMC dividindo a fórmula em duas partes achamos que fica mais simples para quem está calculando manualmente.

Como saber se estou acima do peso?

Ouvir o texto Parar o Audio A obesidade é caracterizada pelo acúmulo/excesso de gordura corporal e é considerada uma doença crônica, Uma pessoa adulta é diagnosticada com obesidade quando seu Índice de Massa Corpórea (IMC) está acima de 30 Kg/m². Este parâmetro é usado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e deriva do cálculo com base na divisão do peso da pessoa em Kg pela sua altura em metros elevado ao quadrado. Em todo o mundo, a OMS estima que, em 2025, cerca de 2,3 bilhões de adultos apresentam excesso de peso, sendo mais de 700 milhões portadoras de obesidade, sendo assim, a obesidade é considerada um dos maiores problemas de saúde pública em todo o mundo³.

  1. Calcule, ao final deste artigo, o seu IMC ou clique aqui,
  2. Causas e fator de risco As principais causas da obesidade são a predisposição genética, as disfunções endócrinas ou estilo de vida, incluindo os maus hábitos alimentares e o sedentarismo¹.
  3. Por isso, é importante procurar um especialista para descobrir qual a causa do seu ganho de peso, bem como para realizar o tratamento mais adequado, seja ele clínico ou cirúrgico com acompanhamento médico².

Uma pessoa com obesidade tem risco de desenvolver uma série de outras patologias, como hipertensão, dislipidemia, diabetes melitus tipo 2, doenças cardiovasculares, dentre outras. A obesidade também pode promover outras condições clínicas e de saúde mental como: problemas osteoarticulares, baixa tolerância a exercícios físicos, indisposição, refluxo gastroesofágico, além de prejuízo da autoestima e depressão¹,². Tratamento⁴ O tratamento consiste na adoção de um estilo de vida saudável, com exercícios físicos e dieta equilibrada. No caso da obesidade mórbida, o médico poderá recomendar o uso de medicações e, até mesmo, quando apropriado, a realização da cirurgia bariátrica.

  • Prevenção² A mudança no estilo de vida é a principal forma de prevenção contra a obesidade.
  • A prática de atividade física regular e a alimentação saudável, com a inserção de vegetais e frutas, bem como a redução do consumo de alimentos com alta concentração calórica (frituras e alimentos com açúcar).
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É de suma importância para evitar, e também tratar, o excesso de gordura. Obesidade infantil³ As crianças acima do peso têm mais chances de ser um adulto com obesidade e as projeções caso nada seja feito são preocupantes. Segundo a OMS, em 2025, 11,3 milhões de crianças no Brasil estarão com excesso de peso.

  • Por isso, a educação alimentar deve começar desde pequeno, inserindo porções de frutas e legumes diariamente durante as refeições e evitando alimentos ultra processados, ricos em gordura e açúcar.
  • Crianças também podem – e devem – fazer atividade física, por pelo menos uma hora e esses exercícios podem ser brincadeiras ao ar livre.

Evite expor a criança menor de dois anos a TV, tablete e smartphone, e limite o uso desses dispositivos para no máximo duas horas para as crianças maiores. Saiba mais sobre cuidados com a obesidade infantil neste artigo aqui,

Quando o IMC é considerado normal?

As taxas de obesidade quase triplicaram desde 1975 e aumentaram quase cinco vezes entre crianças e adolescentes. Afeta pessoas de todas as idades e de todos os grupos sociais nos países desenvolvidos e em desenvolvimento, alcançando 650 milhões de pessoas em todo o mundo.

A obesidade é um dos principais fatores de risco para várias doenças não transmissíveis (DNTs), como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, hipertensão, acidente vascular cerebral e várias formas de câncer. Pessoas com obesidade são constantemente envergonhadas e culpadas porque muitos – incluindo médicos, formuladores de políticas e outros – não entendem completamente a obesidade, que, como todas as doenças crônicas, tem causas profundas e complexas provenientes de fatores dietéticos, de estilo de vida, genéticos, psicológicos, socioculturais, econômicos e ambientais.

Pela definição da Organização Mundial da Saúde, obesidade é o excesso de gordura corporal, em quantidade que determine prejuízos à saúde. Uma pessoa é considerada obesa quando seu Índice de Massa Corporal (IMC) é maior ou igual a 30 kg/m2 e a faixa de peso normal varia entre 18,5 e 24,9 kg/m2.

Os indivíduos que possuem IMC entre 25 e 29,9 kg/m2 são diagnosticados com sobrepeso e já podem ter alguns prejuízos com o excesso de gordura. O tratamento inclui alimentação saudável com diminuição da ingestão de calorias e aumento da atividade física, podendo-se associar o uso de medicamentos. Em casos mais graves e refratários, pode ser indicado o tratamento cirúrgico.

O Dia Mundial da Obesidade incentiva soluções práticas para ajudar as pessoas a alcançar e manter um peso saudável, realizar tratamento adequado e reverter a crise da obesidade. Há muito a fazer, incluindo restringir a comercialização de alimentos e bebidas com alto teor de gorduras, açúcar e sal para crianças; tributar bebidas açucaradas e proporcionar melhor acesso a alimentos saudáveis; abrir espaço para caminhadas, ciclismo e recreação seguros nas cidades; ensinar às crianças hábitos saudáveis ​​desde a infância.

Como saber meu peso ideal pelo celular?

Aplicativo gratuito está disponível para usuários de Android e iPhone. O IMC Calculadora é um aplicativo grátis para usuários de Android e iPhone (iOS) para calcular seu Índice de Massa Corporal (IMC). Com o resultado, o usuário consegue monitorar a saúde corporal e fazer escolhas para um estilo de vida mais saudável.

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Como Calcular IMC feminino fórmula?

A fórmula é a seguinte: peso ÷ altura x altura. Ou seja, você precisa dividir o seu peso, em quilos, por sua altura, em metros, ao quadrado.

Qual o IMC de sobrepeso?

O que é obesidade? – A definição da obesidade é realizada de acordo com o índice de massa corpórea (IMC), calculado através do peso dividido pela altura ao quadrado e classificada da seguinte maneira:

IMC entre 25,0 e 29,9 Kg/m2: sobrepeso; IMC entre 30,0 e 34,9 Kg/m2: obesidade grau I; IMC entre 35,0 e 39,9 Kg/m2: obesidade grau II; IMC maior do que 40,0 Kg/m2: obesidade grau III.

A obesidade é considerada uma pandemia, devido ao aumento importante de sua prevalência ao longo dos últimos anos. Entre 1980 e 2013, a proporção de sobrepeso ou obesidade entre adultos aumentou de 28,8% para 36,9% entre homens e de 29,8% para 38,0% entre mulheres, sendo que a média do IMC mundial aumentou 0,4 kg/m2 por década em homens e 0,5 kg/m2 por década em mulheres.

Quantos quilos uma pessoa de 1 70 deve pesar?

O peso ideal médio deve ser cerca de 65,8 quilogramas (kg). Estes valores se aplicam a homens de 25 anos de idade e 170 centimetros ou 1,70 metros de altura.

Como calcular o meu IMC grátis?

Como calcular IMC rapidamente? – Se você estiver com uma calculadora simples não é tão difícil calcular IMC. Basta você dividir o seu peso pela altura duas vezes. Vamos ver um exemplo. Digamos que você tem altura de 1,70 m e pesa 65 Kg. Neste caso para calcular IMC você deverá dividir duas vezes 0 número 65 por 1,7.

  1. Ou seja, a primeira vez que você faz a divisão irá obter o número 38, 2 e dividindo novamente por 1,7 chega em 22,4.
  2. Esse resultado de 22,4 é o IMC de um indivíduo que tem 1,70 m e pesa 65 Kg! Se você não entendeu veja abaixo esse pequeno vídeo de como usar a calculadora do telefone para calcular IMC.

Além da calculadora de IMC que calcula este índice recomendado pela Organização Mundial da Saúde existem outros índices. Por exemplo, o Índice de Adiposidade Corporal (IAC) pode ser calculado dividindo o valor da medida do quadril pela altura da pessoa.

  • Depois, se multiplica o valor pela raiz quadrada da mesma altura.
  • Do resultado, é só subtrair 18.
  • Assim como se faz após calcular IMC, você vai olhar o que esse valor significa em uma tabela padrão para esse método.
  • Outra possibilidade, também utilizando apenas fita métrica, é medir a cintura.
  • Divide-se essa medida pela medida do quadril.

Daí, é só ver a tabela desse método pra obter o resultado. Chamamos esse método é de Índice Cintura Quadril (ICQ). Gostou dessa calculadora? Se você é gestante vai adorar também a nossa ! : Calcular IMC e Peso Ideal

O que é IMC feminino?

Criado no século 19 pelo matemático Lambert Quételet, o Índice de Massa Corporal, conhecido pela sigla IMC, é um cálculo simples que permite medir se alguém está ou não com o peso ideal. Muitas pessoas buscam descobrir seu IMC quando iniciam uma dieta específica ou uma atividade física. E estão certas, pois ele aponta a normalidade – peso adequado -, a magreza ou a obesidade em diferentes níveis. Mas, com o resultado deste cálculo em mãos, o que fazer? E o que este número final diz sobre a saúde de cada pessoa? Eliziane Leite, endrocnologista que atua na Secretaria de Saúde do Distrito Federal, ensina que, para fazer o cálculo, basta dividir o peso pela altura ao quadrado.

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É importante ter as medidas exatas antes do cálculo. Não vale “chutar” ou arriscar um palpite. O número final representa o quanto a pessoa tem de massa muscular + massa de gordura + massa óssea. Com o resultado, o próximo passo é traduzi-lo. Veja a tabela para interpretar: IMC – Classificação do IMC Menor que 16 – Magreza grave 16 a menor que 17 – Magreza moderada 17 a menor que 18,5 – Magreza leve 18,5 a menor que 25 – Saudável 25 a menor que 30 – Sobrepeso 30 a menor que 35 – Obesidade Grau I 35 a menor que 40 – Obesidade Grau II (considerada severa) Maior que 40 – Obesidade Grau III (considerada mórbida) Avaliando os resultados Para os adultos jovens e pessoas com até os 65 anos, é recomendado fazer o IMC em casa.

“Não é um cálculo difícil e é até bom, porque alerta para uma necessidade de procurar um especialista. Muitas vezes as pessoas se surpreendem, pois não se consideram ou não se enxergam num grau de obesidade. O cálculo é revelador”, diz Eliziane Leite. Com um profissional de saúde, é possível confirmar o número indicado pelo IMC.

  1. Dependendo do resultado, os médicos ou nutricionistas geralmente pedem exames adicionais para avaliar o grau de sobrepeso ou obesidade.
  2. Quando o índice de massa corporal recomendado está excedido, é porque a pessoa pode estar numa situação de sobrepeso com tendência à obesidade ou já ter a obesidade.

E esse índice vai graduar de obesidade grau 1, grau 2, grau 3. Se o índice estiver muito abaixo da normalidade para o homem e para a mulher indica que a pessoa pode estar no estado de desnutrição, de perda expressiva de massa. E assim como a obesidade, também existem graus de magreza.

Casos não recomendados Ao calcular o IMC, é importantíssimo levar em consideração se a pessoa é um atleta, uma criança ou um idoso. “No caso de uma pessoa que pratica musculação, por exemplo, o IMC pode muitas vezes não ser verdadeiro. O índice não pode ser interpretado do mesmo jeito que de uma pessoa sedentária, que provavelmente tem o índice de gordura muito maior.

Então essa é uma crítica que se faz a usar o Índice de Massa Corporal de forma indiscriminada”, esclarece a médica. Essas pessoas devem ser vistas por um profissional de Nutrição ou por um endrocnologista, que não se baseiam apenas pelo IMC. Para este público, são necessárias classificações específicas.

Eliziane Leite indica que as pessoas façam uma autocrítica da qualidade de alimentação e atividade física. Um IMC dentro da normalidade não é o suficiente para considerar a pessoa 100% saudável. “Às vezes ela tem uma massa corporal normal, mas não está se alimentando adequadamente e é uma pessoa extremamente sedentária.

O IMC normal não isenta de qualquer preocupação com a sua qualidade de vida”, destaca. Para aprender a se alimentar corretamente, acesse o Guia Alimentar para a População Brasileira, FONTE: Erika Braz, para o Blog da Saúde, Ministério da Saúde