Como Calcular O Lado De Um Triângulo Sabendo 2 Lados?

Como calcular o lado de um triângulo sabendo 2 lados iguais?

Teorema de Pitágoras – O teorema de Pitágoras é uma relação entre os três lados de um triângulo retângulo. Quando conhecemos dois de seus lados, é possível encontrar o terceiro lado pelo teorema de Pitágoras. Essa relação diz que a soma do quadrado dos catetos é sempre igual ao quadrado da hipotenusa. O teorema de Pitágoras relaciona os três lados do triângulo retângulo. Seja a e b os catetos e c a hipotenusa, como na imagem anterior, então podemos descrever o teorema de Pitágoras pela fórmula: a 2 +b² = c²

Exemplo 1

Qual é o valor da hipotenusa do triângulo sabendo-se que a medida dos catetos está em centímetros? Conhecemos os dois catetos, seja c a hipotenusa, então, pelo teorema de Pitágoras, temos que:

Exemplo 2

Um triângulo retângulo possui lados medindo 10 m, 8 m e x. Sabendo-se que o lado que mede 10 m é o maior, qual será o valor de x? O maior lado do triângulo retângulo é sempre a hipotenusa, então o maior lado mede 10 m. É importante saber que a hipotenusa é que fica isolada no teorema de Pitágoras, por isso a importância de identificá-la. Acesse também: Principais tópicos de geometria para o Enem

Como calcular a área de um triângulo sabendo os lados?

Área do triângulo retângulo – Um triângulo é conhecido como triângulo retângulo quando ele possui dois lados que são perpendiculares entre si, ou seja, um ângulo de 90°. Os lados perpendiculares são conhecidos como catetos. Nesse caso, um lado do triângulo retângulo será a sua base, e o outro lado será a sua altura. \(A=\frac \) Exemplo: Um triângulo retângulo possui catetos medindo 8 cm e 15 cm, então a sua área é: Resolução: \(A=\frac \) \(A=\frac \) \(A=60\ cm^2\)

Como calcular um triângulo com todos os lados diferentes?

O triângulo escaleno é aquele que tem todos os lados com medidas distintas, diferenciando-se, então, do triângulo isósceles, que tem dois lados congruentes, e do triângulo equilátero, que tem todos os lados com a mesma medida. Para calcular o perímetro do triângulo escaleno, basta realizar a soma de todos os lados do triângulo.

You might be interested:  Calcular Velocidade Da Internet?

A medida da área de um triângulo pode ser calculada pela fórmula da área de um triângulo qualquer, que nada mais é que o produto entre a base e a altura dividido por dois. Existe também a fórmula de Heron, que auxilia no cálculo da área do triângulo tendo somente as medidas dos lados desse triângulo.

Leia também: Congruência de triângulos — quando as medidas equivalentes dos triângulos são iguais

Qual triângulo tem 2 lados do mesmo tamanho?

Exercícios resolvidos – Questão 1 – Das sentenças abaixo, assinale a que é verdadeira. A) Um triângulo equilátero pode ser retângulo. B) Todo triângulo retângulo é escaleno. C) Todo triângulo equilátero é acutângulo. D) Todo triângulo obtuso é isósceles.

  1. E) Todo triângulo isósceles é acutângulo.
  2. Resolução Alternativa C.
  3. Analisando as alternativas, temos que: A) Um triângulo equilátero possui todos os lados iguais e, consequentemente, todos os ângulos, que medem 60º, o que torna impossível um triângulo equilátero ser retângulo.
  4. B) Pelo argumento da alternativa anterior, sabemos que um triângulo retângulo não pode ser equilátero, resta saber se ele pode ser isósceles.

Sabendo que ele possui um ângulo de 90º, se os outros dois ângulos forem de 45º cada, teremos um triângulo retângulo isósceles, logo nem todo triângulo retângulo é escaleno. C) Sabendo que os ângulos internos de um triângulo equilátero valem 60º, então é verdade que ele é acutângulo.

  • D) Um triângulo obtuso pode ser isósceles (por exemplo, se os seus ângulos medirem 100º, 40º e 40º) e escaleno também (por exemplo, se apresentar ângulos de 120º, 20º e 40º).
  • Existem várias outras possibilidades para que ele seja escaleno, o que torna a afirmativa falsa.
  • E) Pela explicação da letra D, sabemos que um triângulo isósceles pode ser obtuso e, pela explicação da letra B, sabemos que ele pode ser retângulo, o que torna essa sentença falsa.

Questão 2 – Assinale a alternativa correta sobre a classificação dos triângulos. A) Triângulo equilátero é aquele que possui todos os ângulos medindo 90º. B) Triângulo isósceles é aquele que possui todos os lados diferentes. C) Triângulo acutângulo é aquele que possui exatamente um ângulo agudo.

  • D) Triângulo obtusângulo é aquele que possui um ângulo obtuso.
  • E) Triângulo retângulo é aquele que possui todos os seus ângulos retos.
  • Resolução Alternativa D.
  • A) O triângulo equilátero possui todos os ângulos iguais a 60º, e não a 90º.
  • B) O triângulo isósceles é aquele que possui pelo menos dois lados iguais.

c) O triângulo acutângulo possui todos os ângulos agudos, e não somente um. d) Essa alternativa é a verdadeira, pois essa é a definição de um triângulo obtusângulo. e) O triângulo retângulo possui somente um ângulo reto. Raul Rodrigues de Oliveira Professor de Matemática

Quanto mede cada lado de um triângulo?

Características do triângulo equilátero – Um triângulo é equilátero quando possui todos os lados congruentes, ou seja, todos os lados têm as mesmas medidas, e cada lado mede 60º. Não pare agora. Tem mais depois da publicidade 😉

You might be interested:  Calculadora De Férias Calculo Exato?

Como calcular a medida de um lado de um triângulo escaleno?

Para calcular a área do triângulo escaleno utilizamos a fórmula da área de um triângulo qualquer, ou seja, multiplicamos o comprimento da base pelo comprimento da altura e dividimos por 2.

Como calcular o lado de um triângulo retângulo?

Desse modo, em um triângulo retângulo, os catetos são os lados que formam o ângulo reto, ao passo em que a hipotenusa é o lado oposto ao ângulo reto. A fórmula do teorema de Pitágoras é c² = a² + b².

Como descobrir o lado de um triângulo isósceles?

O triângulo isósceles é uma figura geométrica de três lados, sendo que dois possuem a mesma medida e, por isso, são considerados congruentes. Já o lado que possui a medida diferente é denominado de base do triângulo.

Qual é a medida de um triângulo isósceles?

O que é triângulo isósceles? O triângulo isósceles é aquele que possui dois lados com a mesma medida. Tem dúvidas sobre o assunto? Leia nosso artigo e descubra mais características e quais os cálculos envolvendo esse triângulo. Em outro artigo nós explicamos como aprender geometria, assunto tão presente nos vestibulares e no ENEM.

Agora vamos explicar o que é triângulo isósceles, um tipo de triângulo com dois lados da mesma medida. Estude para o Enem com o Simulado Beduka, É gratuito! Clique no banner abaixo para acessá-lo. É sempre bom revisar um pouco as matérias, principalmente aquelas que você pode ter maior dificuldade, por isso não deixe de conferir também os Exercícios de Triângulos que preparamos para vocês.

Uma área que muitas pessoas têm um pouco mais de complexidade para entender é a geometria. Se você é uma dessas pessoas, então está no lugar certo. Agora, vamos falar sobre um assunto sempre presente nas questões que envolvem geometria nos vestibulares.

Hoje você vai relembrar/ entender o que é triângulo isósceles. Antes de tudo, um triângulo sempre terá três vértices. Existem três tipos de bases e três tipos de altura possíveis. A base pode ser qualquer lado do triângulo – no triângulo isósceles a base é sempre o lado menor -, a soma dos ângulos internos do triângulo sempre dará o resultado de 180° e a soma do lado externo dará 360°.

O isósceles é um tipo de triângulo congruente, ou seja, é um triângulo geométrico com dois lados de medidas iguais. O lado que está com a medida diferente é a base, oposta ao ângulo do vértice onde coincidem os lados iguais. Os lados AB e AC estão com a mesma medida, coincidindo no mesmo vértice. O lado BC é a base do triângulo isósceles.

Qual a lei de Pitágoras?

O Teorema de Pitágoras Aplicado no Estudo da Trigonometria Os estudos trigonométricos possuem uma relação muito importante com o Teorema de Pitágoras, pois através de sua aplicação determinamos valores de medidas desconhecidas. O teorema de Pitágoras é uma expressão que pode ser aplicada em qualquer triângulo retângulo (triângulo que tem um ângulo de 90°).

  • a = hipotenusa b = cateto c = cateto O teorema de Pitágoras diz que o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos.
  • a 2 = b 2 + c 2
  • Diagonal do quadrado,
  • O quadrado ABCD é uma figura que possui lados iguais e ângulos com medidas iguais a 90º graus.
You might be interested:  Calculadora De Correção Monetária?

Podemos utilizar esse teorema para facilitar o cálculo da diagonal de um quadrado e altura de um triângulo equilátero (triângulo com os lados iguais). O cálculo da sua diagonal (reta que parte do ponto B ao C ou do A ao D) será feito da seguinte forma: Como não conhecemos o valor dos lados iremos chamá-los de l. A diagonal forma no quadrado um triângulo retângulo ACD e é a partir daí que iremos calcular o valor da diagonal. Não pare agora. Tem mais depois da publicidade 😉 Aplicando o teorema de Pitágoras (d é a hipotenusa e l são os catetos), teremos:

  1. Portanto, a diagonal do quadrado pode ser calculada por:
  2. d = l √2
  3. Altura do triângulo equilátero
  4. Dado um triângulo equilátero ABC, com lados e ângulos iguais.

Traçando uma reta que parte de A e é perpendicular ao segmento BC teremos a altura desse triângulo (h). Os lados serão chamados de l. Como todos os lados são iguais, a reta AH irá dividir a base BC em duas partes iguais.

  • Traçando a altura no triângulo equilátero formaremos um triângulo retângulo AHC.
  • A partir daí encontraremos o valor da altura do triângulo equilátero que coincide com o cateto do triângulo retângulo.

Portanto, a altura do triângulo equilátero será calculada por: : O Teorema de Pitágoras Aplicado no Estudo da Trigonometria

Como funciona o teorema de Tales?

Teorema de Tales afirma que um feixe de retas paralelas determina, em duas transversais quaisquer, segmentos proporcionais, Desse modo, se temos duas retas paralelas “cortadas” por duas transversais, os segmentos formados por essa intersecção são proporcionais. Leia também : Duas retas paralelas cortadas por um transversal

Qual triângulo tem 2 lados iguais e 1 diferente?

Como dito, o triângulo isósceles possui dois lados com medidas iguais e uma diferente, denominado de base.

Qual o ângulo de um triângulo de lados iguais?

Triângulo equilátero – Um triângulo equilátero possui os três lados com a mesma medida de comprimento. Por consequência, todo triângulo equilátero também é equiângulo e acutângulo, pois todos os seus ângulos são iguais a 60°. Três lados iguais com medida a, Três ângulos iguais com medida de 60°.

Como calcular um lado de um triângulo escaleno?

Para calcular a área do triângulo escaleno utilizamos a fórmula da área de um triângulo qualquer, ou seja, multiplicamos o comprimento da base pelo comprimento da altura e dividimos por 2.