Como Calcular O Lucro De Um Produto?

Como Calcular O Lucro De Um Produto

Como fazer o cálculo de lucro?

Como calcular a margem de lucro de um produto ou serviço – Basicamente, o lucro é a diferença entre o faturamento obtido com as vendas de um produto ou serviço e os custos de execução do trabalho (a fórmula para calcular é: lucro bruto = receitas totais – custos ).

A margem de lucro bruta é um valor percentual obtido da relação entre o lucro bruto e a receita total (a fórmula é: margem de lucro = lucro bruto / receitas totais ). Vamos a um exemplo prático da área de TI para facilitar: seu cliente precisou da atualização de um software e digamos que esse serviço custe R$200,00.

E os gastos diretos com transporte, licença e mão de obra somem, digamos, R$120,00 — lembrando que entram nessa lista, se for o caso, despesas com peças, materiais auxiliares, alimentação, entre outros itens ligados diretamente ao atendimento. Fazendo as contas, chegamos a um lucro de R$80,00 neste serviço.

Para calcular o lucro de um determinado período, o esquema é o mesmo. Você vai somar todo o faturamento e, desse total, tirar tudo o que foi gasto para realizar os serviços. O que sobrar será o lucro do período. A partir dessa informação, o empreendedor já consegue ter uma boa noção de como anda o negócio.

Mas há ainda mais uma conta a ser feita, a da porcentagem de lucro, que dará um desenho mais exato da situação da empresa. O cálculo da margem de lucro é feito a partir de uma fórmula simples: divida o lucro pela receita total e multiplique o resultado por 100.

  • Para ajudar, vamos dar um exemplo de uma empresa que faturou R$ 20 mil em um mês e teve custos de R$ 13 mil no mesmo período.
  • Receita total: R$20.000 Custos: R$13.000 Lucro: R$20.000 – R$13.000 = R$7.000 Margem de lucro: R$7.000/R$20.000 = 0.35 x 100 = 35% Pelos cálculos, a margem de lucro da empresa foi de 35%.
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Esse é, portanto, o número que o empresário deve fornecer a um investidor ou banco, quando for questionado sobre a lucratividade. Informar apenas o lucro em reais não é suficiente por não dar uma dimensão tão precisa do cenário da empresa. Os R$7 mil sobre R$20 mil de receita do nosso exemplo mostram uma situação bem mais confortável do que uma outra empresa que obtivesse os mesmos R$7 mil com receita de R$100 mil (portanto, custos de R$93 mil e margem de 7%).

Quanto colocar de lucro em um produto?

Como saber se sua margem de lucro é boa? – Aparentemente, 50% de margem de lucro parece algo bastante alto, não? Na verdade, a margem de lucro depende muito do ramo de atuação da empresa. Produtos de luxo costumam ter uma margem de lucro alta, enquanto produtos de uso diário tendem a ter uma margem de lucro menor. Estudando esses dados, uma montadora brasileira que apresentasse uma margem de lucro de 7% poderia ser considerada abaixo do mercado. Já, em comparação com o resto do mundo, seria considerada uma margem de lucro boa. No geral, estima-se que o lucro deve ser de 30% a 20% para serviços, de 15% a 20% para comércios e de 8% a 12% para indústria, que possui variáveis muito específicas.

Como calcular margem de lucro para revenda?

Basicamente, o lucro é a diferença entre o valor de venda e o valor de custo daquele produto. Já a margem de lucro é uma porcentagem obtida da relação entre o lucro e o faturamento total do negócio. Portanto, a fórmula para calculá-la seria: margem de lucro = lucro / receitas totais, multiplicando o resultado por 100.

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Como calcular custo receita e lucro?

Sabe-se que o lucro total de uma empresa é dado pela fórmula L = R – C, em que L é o lucro total, R é a receita total e C é o custo total da produção.

Como calcular o custo direto de cada produto?

Custos diretos: – São os custos relacionados diretamente à produção, como, por exemplo, a compra de matéria-prima e a mão-de-obra da produção. Para esse tipo de custo, é mais fácil definir valores sem necessidade de rateios. O cálculo funciona da seguinte forma: você soma os gastos com a mão-de-obra e a matéria-prima e divide o valor pela quantidade de produtos fabricados.