Como Calcular O Perimetro De Um Trapezio?

Como se calcular o perímetro de um trapézio?

Os trapézios são quadriláteros que possuem um par de lados opostos paralelos, Sendo assim, os trapézios herdam todas as características e propriedades fundamentais dos quadriláteros. Os lados paralelos do trapézio recebem o nome de bases, sendo o lado maior chamado de Base maior e o lado menor chamado de base menor, As primeiras características que trapézios possuem por serem quadriláteros são os elementos de um polígono, que serão aqui expostas com foco nos trapézios.

Lados : são os segmentos de reta que formam o polígono; Vértices : são os pontos de encontro entre os lados; Ângulos internos : ângulos no interior do polígono formados por dois lados consecutivos; Ângulos externos : ângulos no exterior do polígono formados por um lado e pela extensão do outro, adjacente ao primeiro; Diagonais : segmentos de reta que ligam dois vértices não consecutivos.

Propriedades básicas

A soma dos ângulos internos de um polígono é dada pela expressão: Não pare agora. Tem mais depois da publicidade 😉

S = (n – 2)180 *n é o número de lados do polígono. Acontece que todo trapézio tem quatro lados, por isso, a soma dos ângulos internos do trapézio é sempre igual a 360°.

A soma entre um ângulo interno e o ângulo externo adjacente a ele é sempre igual a 180°. Essa propriedade vale para qualquer polígono, portanto, é válida para trapézios. O perímetro de um trapézio é igual à soma das medidas dos seus lados.

You might be interested:  Metro Quadrado Como Calcular?

Classificação de trapézios

Trapézios isósceles : são aqueles que possuem lados não paralelos congruentes; Trapézios escalenos : são aqueles que não são trapézios isósceles; Trapézios retângulos : são aqueles em que um dos lados não paralelos forma um ângulo de 90° com a base.

Propriedades específicas dos trapézios:

Em um trapézio isósceles, os ângulos da base são congruentes. Essa propriedade é válida tanto para os ângulos da base maior quanto para os ângulos da base menor; Em um trapézio isósceles, as diagonais são congruentes; Em um trapézio qualquer, a área é dada pela seguinte expressão:

A = (B + b)h 2

Como calcular a área e o perímetro de um trapézio?

A área do trapézio é a soma das bases vezes a altura dividido por dois. Para calcular a área de um trapézio qualquer, somamos os comprimentos da base maior com o da base menor, multiplicamos o resultado da soma pela altura do trapézio e dividimos o produto por dois.

Como calcular o perímetro do trapézio retângulo?

O perímetro de um trapézio qualquer é calculado pela soma de todos os lados.

Como fazer o cálculo de perímetro?

O que é perímetro? – O perímetro de uma figura plana é igual à soma do comprimento de todos os lados dela. Assim, ainda que exista fórmula para algumas figuras planas, basta lembrar que a soma dos seus lados resulta no seu perímetro.

Como fazer o cálculo do perímetro?

Na geometria, os conceitos de área e perímetro são utilizados para determinar as medidas de alguma figura. Veja abaixo o significado de cada conceito: Área : equivale a medida da superfície de uma figura geométrica. Perímetro : soma das medidas de todos lados de uma figura.

  1. Geralmente, para encontrar a área de uma figura basta multiplicar a base (b) pela altura (h).
  2. Já o perímetro é a soma dos segmentos de retas que formam a figura, chamados de lados (l).
  3. Para encontrar esses valores é importante analisar a forma da figura.
  4. Assim, se vamos encontrar o perímetro de um triângulo, somamos as medidas dos três lados.
You might be interested:  Como Calcular Juros De 1000 Reais?

Se a figura for um quadrado somamos as medidas dos quatro lados. Na Geometria Espacial, que inclui os objetos tridimensionais, temos o conceito de área (área da base, área da lateral, área total) e o de volume. O volume é determinado pela multiplicação da altura pela largura e pelo comprimento.

Geometria Plana Geometria Espacial

Como calcular o perímetro com o valor da área?

Assim sendo, é necessário primeiro encontrar a raiz quadrada do valor da área (que vai corresponder ao valor do lado do quadrado) para, em seguida, multiplicar este número por quatro, localizando o perímetro do quadrado. Neste caso a fórmula é P = 4 x √A. P = 20.

O que é um trapézio escaleno?

Trapézio escaleno –

O trapézio é escaleno se a medida dos lados são todas distintas. LOs lados do trapézio escaleno possuem medidas distintas.

O que é um trapézio retangular?

Classificações de um trapézio – Existem três maneiras de se classificar um trapézio:

Um trapézio retângulo é aquele que possui dois ângulos internos retos, ou seja, com medidas iguais a 90º.

Uma particularidade do trapézio retângulo se dá no fato de que um dos lados oblíquos coincide com a altura do trapézio. Na figura acima, tal particularidade ocorre no lado \( \bar \)

Um trapézio isósceles é aquele cujos lados oblíquos são congruentes entre si, isto é, possuem a mesma medida.

Na figura acima, temos \( AD=BC\).

Um trapézio escaleno tem os quatro lados com medidas distintas.

Como calcular o valor de um triângulo?

A área do triângulo é calculada quando multiplicamos a sua base pela altura e dividimos por dois, mas pode ser calculada de outras formas, dependendo dos dados fornecidos. A área do triângulo é o produto entre a base e a altura divido por 2.

You might be interested:  Como Calcular A Multa Por Atraso No Pagamento Da Rescisão?

Qual é a razão entre o perímetro dos triângulos?

Semelhança de triângulos e perímetro – O perímetro de uma figura geométrica é a soma das medidas de todos os seus lados. Usualmente indicamos o perímetro por \( 2p\). No caso de triângulos, o seu perímetro é a soma dos seus três lados. Se dois triângulos forem semelhantes de modo que a razão de semelhança seja \( k\), então a razão entre os seus perímetros será também igual a \( k\). Sendo \( 2p=a+b+c\) e \( 2p’=d+e+f\), e se $$ \frac =\frac =\frac =k$$ Então: $$ \frac =k$$

O que é um trapézio retangular?

Classificações de um trapézio – Existem três maneiras de se classificar um trapézio:

Um trapézio retângulo é aquele que possui dois ângulos internos retos, ou seja, com medidas iguais a 90º.

Uma particularidade do trapézio retângulo se dá no fato de que um dos lados oblíquos coincide com a altura do trapézio. Na figura acima, tal particularidade ocorre no lado \( \bar \)

Um trapézio isósceles é aquele cujos lados oblíquos são congruentes entre si, isto é, possuem a mesma medida.

Na figura acima, temos \( AD=BC\).

Um trapézio escaleno tem os quatro lados com medidas distintas.