Como Calcular Um Trapézio?

Como se calcula o trapézio?

Para calcular a área de um trapézio basta somar a base maior e base menor, multiplicar pela altura e depois, basta dividir o resultado por dois.

Quanto vale o trapézio?

Os trapézios são quadriláteros que possuem um par de lados opostos paralelos, Sendo assim, os trapézios herdam todas as características e propriedades fundamentais dos quadriláteros. Os lados paralelos do trapézio recebem o nome de bases, sendo o lado maior chamado de Base maior e o lado menor chamado de base menor, As primeiras características que trapézios possuem por serem quadriláteros são os elementos de um polígono, que serão aqui expostas com foco nos trapézios.

Lados : são os segmentos de reta que formam o polígono; Vértices : são os pontos de encontro entre os lados; Ângulos internos : ângulos no interior do polígono formados por dois lados consecutivos; Ângulos externos : ângulos no exterior do polígono formados por um lado e pela extensão do outro, adjacente ao primeiro; Diagonais : segmentos de reta que ligam dois vértices não consecutivos.

Propriedades básicas

A soma dos ângulos internos de um polígono é dada pela expressão: Não pare agora. Tem mais depois da publicidade 😉

S = (n – 2)180 *n é o número de lados do polígono. Acontece que todo trapézio tem quatro lados, por isso, a soma dos ângulos internos do trapézio é sempre igual a 360°.

A soma entre um ângulo interno e o ângulo externo adjacente a ele é sempre igual a 180°. Essa propriedade vale para qualquer polígono, portanto, é válida para trapézios. O perímetro de um trapézio é igual à soma das medidas dos seus lados.

You might be interested:  Calcular Reajuste De Aluguel?

Classificação de trapézios

Trapézios isósceles : são aqueles que possuem lados não paralelos congruentes; Trapézios escalenos : são aqueles que não são trapézios isósceles; Trapézios retângulos : são aqueles em que um dos lados não paralelos forma um ângulo de 90° com a base.

Propriedades específicas dos trapézios:

Em um trapézio isósceles, os ângulos da base são congruentes. Essa propriedade é válida tanto para os ângulos da base maior quanto para os ângulos da base menor; Em um trapézio isósceles, as diagonais são congruentes; Em um trapézio qualquer, a área é dada pela seguinte expressão:

A = (B + b)h 2

Como faz para calcular o perímetro?

O que é perímetro? – O perímetro de uma figura plana é igual à soma do comprimento de todos os lados dela. Assim, ainda que exista fórmula para algumas figuras planas, basta lembrar que a soma dos seus lados resulta no seu perímetro.

Qual é a soma das medidas dos ângulos internos de um trapézio?

Por ser tratar de um quadrilátero convexo, então a soma dos ângulos internos de um trapézio é igual a 360º.

Qual é a função do trapézio?

Função – A principal função do músculo trapézio é estabilizar a escápula em sua posição anatômica, principalmente durante movimentos do ombro ou do membro superior. Um dos movimentos em que o trapézio está tipicamente ativo é o arremesso, no qual age juntamente com o músculo deltoide e os músculos do manguito rotador.

  • Além disso, o trapézio também está envolvido nos movimentos da cabeça e do pescoço.
  • Aprender sobre músculos é sempre um desafio, não é mesmo? Mas para te ajudar, criamos uma apostila de exercício sobre os músculos,
  • Você vai ver como ela te ajuda a fixar as principais características de cada um deles.
You might be interested:  Calculadora Casio Fx-82Es Plus?

As ações do músculo trapézio também dependem da parte do músculo que se contrai.