Planilha Para Calcular Horas Trabalhadas?

Como calcular horas da folha de ponto?

Como calcular a folha de ponto manual? – Já quando falamos de folha de ponto online a facilidade fica evidente, Com a evolução da tecnologia, hoje é possível fazer a marcação do ponto por biometria, por exemplo. O controle de ponto manual pode ser realizado utilizando os livros de ponto ou ainda com documentos impressos na empresa.

data; hora da entrada; hora de saída para almoço; hora de retorno do almoço; hora da saída; saldo de horas.

O documento de registro de ponto deve ficar semelhante ao modelo abaixo:

Data Entrada Saída Entrada Saída Saldo
02/07/2018 07:43 12:15 13:12 18:05 09:25
03/07/2018 07:59 12:10 13:00 18:10 09:21
04/07/2018 08:08 12:20 13:10 17:59 09:01
05/07/2018 08:01 12:00 13:05 18:04 08:58
06/07/2018 07:55 13:00 05:05

É preciso lembrar que, de acordo com a legislação brasileira, é proibida a prática do controle de ponto britânico, que é quando a jornada é registrada automaticamente no mesmo horário, não registrando as horas verdadeiras de trabalho. Com essas informações, é a hora de calcular o saldo das horas trabalhadas no dia.

Para isso, é preciso dividir a jornada em dois períodos, antes e depois do intervalo de almoço, e contabilizar as horas trabalhadas em cada período. Veja um exemplo do dia 03/07/2018, do modelo mostrado anteriormente: 12:10 – 07:59 = 4h11 18:10 – 13:00 = 5h10 Depois, é preciso somar os dois resultados para chegar ao saldo de horas trabalhadas nesse dia.4h11 + 5h10 = 9h21 Nesse dia específico, caso o colaborador tenha uma jornada semanal de 40 horas, ou seja, 8h por dia, ele realizou 1h21 de hora extra.

Entretanto, como a jornada de trabalho é semanal, é preciso contabilizar e somar as horas de todos os dias da semana para verificar o saldo semanal. Em algumas empresas que trabalham com banco de horas, esse saldo é avaliado mensalmente. Quando o saldo tem resultado negativo, o déficit poderá ser compensado no banco de horas ou poderá ser descontado na folha de pagamento.

You might be interested:  Como Calcular O Volume De Um Cubo?

Como funciona a fórmula hora?

Hora Os valores de tempo são uma parte do valor de data e são representados por um número decimal (por exemplo, 12:00 PM é representado por 0,5 porque é a metade de um dia). A função HORA, retorna a hora de um valor de tempo. A hora é retornada como um inteiro, variando de 0 (12:00 A.M.) a 23 (11:00 P.M.).

=HORA(núm_série) Núm_série é Obrigatório. O horário que contém a hora que você deseja encontrar. Os horários podem ser inseridos como cadeias de texto entre aspas (por exemplo, “6:45 PM”), como números decimais (por exemplo, 0,78125, que representa 6:45 PM) ou como resultados de outras fórmulas ou funções (por exemplo, VALOR.TEMPO(“6:45 PM”)).

: Hora

Como controlar a jornada de trabalho?

O controle de horário de funcionários nas empresas pode ser feito manualmente ou de forma automatizada, através de equipamentos ou aplicativos e softwares e, apesar de obrigatório apenas quando houver 20 ou mais funcionários trabalhando de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), é recomendado para toda e qualquer instituição.

  1. A maioria das empresas em todo o território nacional já migrou ou está migrando do controle manual de jornada para o eletrônico.
  2. Devemos ressaltar que tanto as próprias organizações quanto os seus funcionários usufruem dos benefícios dessa mudança.
  3. Quer fazer a migração, mas não sabe qual é o melhor formato de monitoramento para a sua empresa? Busque por aquele que se adeque mais às suas necessidades como gestor, às necessidades dos colaboradores e principalmente ao cotidiano do departamento de Recursos Humanos.

Opte por um formato que ajude a evitar prejuízos financeiros e complicações legais e que seja capaz de facilitar, por exemplo:

You might be interested:  Como Calcular Possibilidades De Combinações?

o fechamento da folha de pagamento; o desenvolvimento de escalas de trabalho ; e o controle de absenteísmo, dentre outros.

No texto a seguir, trataremos do assunto com mais detalhes. Boa leitura!

Como fazer uma folha de ponto no Excel?

Criando as fórmulas para a folha de ponto no Excel – Vamos começar a calcular nossa folha de ponto no Excel criando a fórmula para calcular as horas trabalhadas no dia. Para isso, basta utilizar uma subtração entre o horário de saída com o de entrada: (saída-entrada). Neste caso: =C4-B4. Agora é só arrastar a alça de preenchimento para que esta fórmula seja calculada nos demais dias de forma simples e prática. Folha de ponto no Excel – Passo 2 Em seguida, vamos calcular se este funcionário está cumprindo as 8 horas diárias como citamos anteriormente. Para isso, na coluna de saldo, é preciso criar a fórmula (=hora trabalhada-8horas). Neste caso: =D4-E1. Como queremos que todas as células façam referência a célula com o valor comparativo de 8 horas, precisamos usar a referência mista, Dessa forma, nossa fórmula ficará da seguinte forma: =D4-E$1 Por fim, basta arrastar a alça de preenchimento. Nos dias onde o funcionário não cumprir com as 8 horas como definimos anteriormente, o Excel não vai saber interpretar horas negativas, Com isso, a célula vai apresentar um erro, mais especificamente, vários sinais de #####. Para que isso não ocorra, basta fazermos uma configuração conforme descrito abaixo. No Excel 2016: guia arquivo > Opções > Avançado>Ao calcular esta pasta de trabalho, Agora, basta selecionar a opção “Usar sistema de data 1904” e então salvar. Dessa forma, o Excel entenderá as horas como negativas, mostrando assim o tempo correto que o funcionário deixou de cumprir na sua carga horária. Por fim, nossa planilha ficou assim: Folha de ponto no Excel – Passo 3

You might be interested:  Calcular Vale-Transporte Dias Úteis?

Como fazer planilha grátis?

O Google Planilhas é aplicativo que permite fazer planilha no celular grátis e está disponível para Android e iPhone ( iOS ). A ferramenta permite produzir arquivos como documentos, apresentações e formulários. Além disso, o app também oferece os principais recursos da versão tradicional da plataforma, como a remoção de colunas e linhas, agrupamento de células, mudar a cor do preenchimento, inserir texto ou fórmula, mudar a fonte, dentre outras funcionalidades.

O que é o básico do Excel?

#1 – Nível Básico – O Excel Básico ou “basicão” abrange desde os “comandos” mais simples, como formatar planilhas, usar fórmulas (SOMA, SE, CONT.SE), usar tabelas (criar, editar, classificar e filtrar dados) até a criação de gráficos e a utilização de funções financeiras.

Como fazer um gráfico de horas no Excel?

Selecione ‘Inserir’ novamente e escolha ‘ Gráfico de Linhas’. No painel ‘Selecione Dados’, clique no botão ‘Adicionar’ duas vezes. Em ‘Série de dados’, escolha a primeira série e selecione os valores de horário personalizados em ‘Eixo horizontal (categórico)’. Escolha a segunda série e selecione os valores na tabela.