A Tabela A Seguir Mostra O Simbolo Hipotetico De Alguns Elementos Quimicos?

Como identificar elementos na tabela?

Resumo sobre a Tabela Periódica –

A Tabela Periódica organiza todos os elementos já descobertos pelos seres humanos. Os elementos químicos são colocados em ordem crescente de número atômico. Nas suas colunas, chamadas de grupos, estão os elementos com propriedades físico-químicas semelhantes. Nas suas linhas, chamadas de períodos, está indicada a camada eletrônica mais energética do elemento. A Tabela tem várias subdivisões, diferenciando os elementos em metal ou ametal, representativos ou de transição, além de subdividi-los de acordo com sua distribuição eletrônica. A Tabela Periódica foi desenvolvida pelo químico russo Dmitri Mendeleev, em 1869, e foi sendo aprimorada ao longo dos anos até sua forma atual.

Quais as formas de representar o símbolo de um elemento químico?

O que é Elemento Químico? Os elementos químicos são os constituintes básicos de todas as substâncias. Em nível microscópico, pode-se realizar a seguinte definição: “Um elemento químico é o conjunto de átomos que possuem o mesmo número atômico.” O número atômico, simbolizado pela letra “Z”, é, na verdade, a quantidade de prótons que o átomo possui em seu núcleo.

  1. Assim, cada elemento é diferenciado pela quantidade de prótons que seus átomos possuem.
  2. Por exemplo, o conjunto formado por átomos que possuem número atômico igual a 1 forma o elemento químico conhecido como hidrogênio.
  3. Já o elemento oxigênio é formado por átomos de número atômico igual a 8.
  4. Assim, um átomo isolado também representa um elemento químico, porque ele forma um conjunto unitário de átomo.

Atualmente são reconhecidos oficialmente cerca de 115 elementos químicos, com propriedades bastante diferentes uns dos outros e outros que se assemelham. Por isso, os elementos foram organizados em ordem crescente de número atômico, formando um conjunto que é conhecido como Tabela Periódica.

  • Nessa tabela, como é mostrado abaixo, aparece os nomes e os símbolos de cada elemento químico, bem como o seu número atômico na parte de cima, e na parte inferior a massa atômica:
  • A Tabela Periódica segue uma ordem crescente de números atômicos
  • Fora da tabela periódica, a IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada) determina que os elementos químicos devem ser representados escrevendo-se o símbolo no centro, o número atômico (Z) na parte inferior esquerda e o número de massa (A – soma dos prótons e dos nêutrons no núcleo atômico) na parte superior esquerda: Z A E.

Não pare agora. Tem mais depois da publicidade 😉 Exemplo: símbolo do elemento bromo: 35 81 Br. Tais elementos químicos unem-se, realizando ligações químicas e formando as mais variadas substâncias. Assim, em nível macroscópico, os elementos foram sendo descobertos por meio da decomposição das substâncias químicas.

  1. Elas eram decompostas cada vez mais até que não fosse mais possível decompô-las.
  2. Desse modo, sabia-se que se tinha chegado aos elementos químicos que a compunham.
  3. Por exemplo, ao se passar uma corrente elétrica sobre a água (eletrólise), ela decompõe-se em duas substâncias simples, o hidrogênio e o oxigênio.

Estes, por sua vez, não podem ser decompostos, pois eles são formados por um só tipo de elemento químico cada um.

  1. Assim, descobriu-se que a água não era um elemento químico, mas o hidrogênio e o oxigênio eram.
  2. Apesar de os elementos químicos comporem tudo que está ao nosso redor, somente alguns são realmente essenciais para a manutenção da nossa vida, veja quais são:
  3. Tabela com elementos essenciais à manutenção da vida e suas quantidade em uma pessoa de 60 kg
  4. Para saber mais sobre cada um deles, visite a subseção de Química denominada Elementos Químicos.
  5. Por Jennifer Fogaça
  6. Graduada em Química

: O que é Elemento Químico?

Quantos elementos químicos há na tabela quais são?

Organização da tabela periódica – A tabela periódica moderna é composta por 118 elementos e é organizada de acordo com o número atômico de cada espécie, em ordem crescente, da esquerda para a direita. Os elementos são distribuídos ao longo de 18 grupos, representados pelas colunas verticais, e em sete períodos, que são as linhas horizontais.

Essa configuração foi proposta por Dmitri Mendeleev, em 1869, depois de ele ter notado padrões entre os elementos químicos e percebido que poderia agrupá-los conforme tais similaridades. Assim, apenas pela localização de um elemento na tabela periódica, é possível conhecer algumas de suas características químicas.

A tabela periódica ainda pode ser organizada em blocos que se relacionam à distribuição eletrônica dos elementos. Nessa abordagem, a tabela é dividida de acordo com o subnível ocupado de maior energia, ou seja, a subcamada que contém os elétrons mais externos.

Bloco Subnível mais energético Quem faz parte?
s s Grupos 1 e 2
p p Grupos 13 a 18
d d Grupos 3 a 12
f f Séries dos lantanídeos e actinídeos

Tabela periódica dividida em blocos denominados s, p, d e f. De modo mais amplo, os elementos podem ser ainda divididos em metais e não-metais, de acordo com características físico-químicas. Os metais englobam a maior parte dos elementos e ainda se dividem em subclasses.

Em geral, são aqueles que possuem brilho e condutividade térmica e elétrica. Os não-metais, ou ametais, incluem apenas 11 elementos químicos: carbono, nitrogênio, fósforo, oxigênio, enxofre, selênio, flúor, cloro, bromo, iodo e astato. Por fim, os constituintes da tabela ainda podem serem divididos entre elementos de transição e elementos representativos, contudo essa classificação vem sendo pouco utilizada.

Elementos representativos estão presentes nas extremidades esquerda e direita da tabela, englobando os grupos 1, 2, 14, 15, 16, 17 e 18. Já os elementos de transição são aqueles situados na região central, englobando os grupos 3 a 11. O grupo 12 é comumente classificado como elemento de transição, no entanto é importante destacar que esse grupo não cumpre os requisitos para isso, que seria possuir um subnível d incompleto.

You might be interested:  Letra Que Nao Aparece Na Tabela Periodica?

Como fazer a leitura da tabela periódica?

Tabela Periódica. Entendendo a Tabela Periódica – Escola Kids A Tabela Periódica é uma forma de organizar todos os elementos químicos de acordo com as suas propriedades e de mostrar algumas informações sobre eles. No cotidiano, a organização é muito importante para facilitar a nossa vida.

  • Por exemplo, imagine o seu guarda-roupa bagunçado, com meias misturadas com camisas e calças.
  • Ficaria muito difícil e demoraria mais para encontrar alguma meia específica que você quisesse usar, não é mesmo?! Mas se você organizar o seu guarda-roupa e colocar todas as meias em uma só gaveta, ter uma gaveta para camisetas, outra para bermudas e assim por diante, ficará muito mais fácil encontrar o que precisa.

E quanto mais roupas você possui, mais a organização é necessária. Do mesmo modo, os cientistas foram descobrindo muitos elementos químicos com o passar do tempo. Para você ter uma ideia, em 1850, eram conhecidos cerca de 60 elementos, mas hoje sabemos da existência de 118.

  • A Tabela Periódica que usamos hoje é organizada em linhas horizontais em ordem crescente de número atômico.
  • Você deve consultar a Tabela Periódica como se estivesse lendo um texto normal, ou seja, você sempre começa pela primeira linha e do lado esquerdo para o direito e depois segue descendo para as próximas linhas. Os elementos químicos foram colocados na Tabela Periódica em quadradinhos separados, onde o símbolo do elemento fica no meio e o valor do número atômico fica escrito geralmente na parte de cima, como mostra o exemplo do hidrogênio a seguir:
  • Símbolo do hidrogênio e seu número atômico conforme aparece na Tabela Periódica

O número atômico é a quantidade de prótons ou cargas positivas que os átomos do elemento têm. Esse valor é igual ao número de elétrons quando o átomo está em seu estado fundamental. O hidrogênio é um elemento que só tem 1 próton, ou seja, seu número atômico é 1.

Por isso, o hidrogênio é o primeiro elemento colocado na Tabela. O próximo elemento que está na mesma linha que o hidrogênio é o hélio, porque ele possui número atômico igual a 2. Passando para a linha de baixo, o primeiro é o Lítio com número atômico igual a 3, ao lado dele tem o Berílio com número atômico 4 e assim por diante.

Veja as primeiras linhas da Tabela Periódica mostradas abaixo e veja que a ordem do número atômico vai crescendo certinho.

  1. Duas primeiras linhas da Tabela Periódica
  2. Existem sete linhas na Tabela Periódica e essas linhas são chamadas de períodos, Veja:
  3. Períodos da Tabela Periódica

Existem 18 colunas que são chamadas de famílias ou grupos, Um aspecto importante é que os elementos que pertecem à mesma família são aqueles que possuem propriedades físicas e químicas semelhantes. Famílias ou grupos da Tabela Periódica Vamos ver se você entendeu? Me diga qual é o elemento químico pertencente ao 4º período e à família 16? Se você disse Se (selênio), acertou! Agora me diga qual é o número atômico dele. Isso mesmo, é 34. Em cada quadradinho que vem o elemento também se encontram outras informações importantes, como a massa atômica e os elétrons que estão em cada camada eletrônica dos átomos.

  • Símbolo do neônio na Tabela Periódica e seu átomo
  • Agora observe dois aspectos interessantes: (1) o neônio só possui duas órbitas ou camadas onde ficam seus elétrons, é por isso que ele ocupa o 2º período (2ª linha); e (2) ele possui oito elétrons na última camada, é por isso que ele é da família 18,
  • Isso nos mostra o seguinte:
  • * Os elementos que estão em um mesmo período da tabela periódica possuem a mesma quantidade de camadas eletrônicas, sendo que podem ter no máximo sete;
  • * Os elementos químicos que estão em uma mesma família da tabela periódica possuem a mesma quantidade de elétrons na última camada eletrônica:
  • *Família 1: Possuem todos 1 elétron na última camada eletrônica;
  • *Família 2: Possuem todos 2 elétrons na última camada eletrônica;
  • *Família 13: Possuem todos 3 elétrons na última camada eletrônica;
  • *Família 14: Possuem todos 4 elétrons na última camada eletrônica;
  • *Família 15: Possuem todos 5 elétrons na última camada eletrônica;
  • *Família 16: Possuem todos 6 elétrons na última camada eletrônica;
  • *Família 17: Possuem todos 7 elétrons na última camada eletrônica;
  • *Família 18: Possuem todos 8 elétrons na última camada eletrônica.
  • Alguns grupos ou famílias da Tabela Periódica recebem nomes específicos, veja alguns:
  • Família 1: Metais alcalinos;
  • Família 2: Metais alcalinoterrosos;
  • Família 16: Calcogênios;
  • Família 17: Halogênios;
  • Família 18: Gases Nobres.
  1. ​Organização das famílias da tabela periódica
  2. Novamente vamos testar seus conhecimentos. Responda às perguntas a seguir apenas consultando a Tabela Periódica:
  3. 1- Qual é o nome da família do cloro?
  4. 2- Qual é o seu número atômico e sua massa atômica?
  5. 3- Quantas camadas eletrônicas um átomo de cloro possui?
  6. 4- Quantos elétrons um átomo de cloro possui na sua última camada eletrônica?
  7. Respostas:
  8. 1- Halogênios (família 17).
  9. 2- O número atômico do cloro é 17 e sua massa atômica é igual a 35,45 u.
  10. 3- Um átomo de cloro possui três camadas eletrônicas porque ele pertence ao 3º período da Tabela.
  11. 4- Um átomo de cloro possui sete elétrons na camada de valência porque ele pertence à família 17.

Existem ainda outras informações importantes que a Tabela Periódica nos transmite e que falaremos melhor em textos posteriores. Mas as que tratamos aqui são as principais para você começar a entender como os elementos estão organizados nela. Lembre-se de que uma tabela não é feita para decorar, mas você deve conhecê-la bem para conseguir consultá-la quando necessário.

  • Por Jennifer Fogaça
  • Graduada em Química
  • Aproveite para conferir nossas videoaulas relacionadas ao assunto:

: Tabela Periódica. Entendendo a Tabela Periódica – Escola Kids

Qual e a tabela periódica?

Tabela Periódica Completa e Atualizada 2023 Carolina Batista Professora de Química A Tabela Periódica é um modelo que agrupa todos os elementos químicos conhecidos e suas propriedades. Eles estão organizados em ordem crescente de número atômico (número de prótons).

Qual e o nome da tabela dos elementos químicos?

Como os elementos químicos são representados? – Os elementos químicos são representados pelo seu símbolo, composto por uma ou duas letras. A Tabela Periódica é uma ferramenta da Química que reúne todos os elementos químicos, organizados em razão do valor do número atômico. Representação de elementos químicos na Tabela Periódica Fora da Tabela Periódica, a forma de representação dos elementos químicos é composta pelo símbolo, acompanhado dos valores de número de massa (A) no lado esquerdo superior e de número atômico (Z) no lado esquerdo inferior. Lembrando que o número de massa se refere à soma de prótons e nêutrons. Essa forma de representação é mostrada abaixo: Representação de elementos químicos e exemplo para o elemento ferro. Ao se tratar de íons ― espécie química com carga, que perdeu ou recebeu elétrons ―, a carga deve ser expressa do lado direito superior. Representação de elementos químicos na forma iônica e exemplo para o íon ferro.

You might be interested:  Tabela De Fator De Potencia De Equipamentos Eletricos?

Quais são os principais elementos químicos da tabela periódica?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 28 de Março de 2022 às 14h40 Elchinator/Pixabay A tabela periódica é composta por 118 elementos químicos, mas isso não significa que todos eles estão presentes no corpo humano e que esta presença seja de forma igualitária. Na verdade, cinco deles correspondem à maior parte da composição de nosso organismo. São eles: oxigênio (O), carbono (C), hidrogênio (H), nitrogênio (N) e cálcio (Ca).

Os 7 maiores mistérios do corpo humano Conheça esses 30 elementos químicos e suas utilidades no cotidiano

Para sermos mais precisos, 97% do peso do nosso corpo é resultado da presença destes cinco elementos, afirma Steven Townsend, químico e pesquisador da Vanderbilt University, nos Estados Unidos, para o site Live Science, Continua após a publicidade O fato destes elementos serem responsáveis por constituir quase todo o corpo humano pode até parecer estranho, mas isso apenas confirma que a composição elementar do corpo humano é extremamente simples.

Como se usa uma tabela periódica?

Tabela Periódica. Entendendo a Tabela Periódica A Tabela Periódica é uma forma de organizar todos os elementos químicos de acordo com as suas propriedades e de mostrar algumas informações sobre eles. No cotidiano, a organização é muito importante para facilitar a nossa vida.

Por exemplo, imagine o seu guarda-roupa bagunçado, com meias misturadas com camisas e calças. Ficaria muito difícil e demoraria mais para encontrar alguma meia específica que você quisesse usar, não é mesmo?! Mas se você organizar o seu guarda-roupa e colocar todas as meias em uma só gaveta, ter uma gaveta para camisetas, outra para bermudas e assim por diante, ficará muito mais fácil encontrar o que precisa.

E quanto mais roupas você possui, mais a organização é necessária. Do mesmo modo, os cientistas foram descobrindo muitos elementos químicos com o passar do tempo. Para você ter uma ideia, em 1850, eram conhecidos cerca de 60 elementos, mas hoje sabemos da existência de 118.

  • A Tabela Periódica que usamos hoje é organizada em linhas horizontais em ordem crescente de número atômico.
  • Você deve consultar a Tabela Periódica como se estivesse lendo um texto normal, ou seja, você sempre começa pela primeira linha e do lado esquerdo para o direito e depois segue descendo para as próximas linhas. Os elementos químicos foram colocados na Tabela Periódica em quadradinhos separados, onde o símbolo do elemento fica no meio e o valor do número atômico fica escrito geralmente na parte de cima, como mostra o exemplo do hidrogênio a seguir:
  • Símbolo do hidrogênio e seu número atômico conforme aparece na Tabela Periódica

O número atômico é a quantidade de prótons ou cargas positivas que os átomos do elemento têm. Esse valor é igual ao número de elétrons quando o átomo está em seu estado fundamental. O hidrogênio é um elemento que só tem 1 próton, ou seja, seu número atômico é 1.

  1. Por isso, o hidrogênio é o primeiro elemento colocado na Tabela.
  2. O próximo elemento que está na mesma linha que o hidrogênio é o hélio, porque ele possui número atômico igual a 2.
  3. Passando para a linha de baixo, o primeiro é o Lítio com número atômico igual a 3, ao lado dele tem o Berílio com número atômico 4 e assim por diante.

Veja as primeiras linhas da Tabela Periódica mostradas abaixo e veja que a ordem do número atômico vai crescendo certinho.

  1. Duas primeiras linhas da Tabela Periódica
  2. Existem sete linhas na Tabela Periódica e essas linhas são chamadas de períodos, Veja:
  3. Períodos da Tabela Periódica

Existem 18 colunas que são chamadas de famílias ou grupos, Um aspecto importante é que os elementos que pertecem à mesma família são aqueles que possuem propriedades físicas e químicas semelhantes. Famílias ou grupos da Tabela Periódica Vamos ver se você entendeu? Me diga qual é o elemento químico pertencente ao 4º período e à família 16? Se você disse Se (selênio), acertou! Agora me diga qual é o número atômico dele. Isso mesmo, é 34. Em cada quadradinho que vem o elemento também se encontram outras informações importantes, como a massa atômica e os elétrons que estão em cada camada eletrônica dos átomos.

  • Símbolo do neônio na Tabela Periódica e seu átomo
  • Agora observe dois aspectos interessantes: (1) o neônio só possui duas órbitas ou camadas onde ficam seus elétrons, é por isso que ele ocupa o 2º período (2ª linha); e (2) ele possui oito elétrons na última camada, é por isso que ele é da família 18,
  • Isso nos mostra o seguinte:
  • * Os elementos que estão em um mesmo período da tabela periódica possuem a mesma quantidade de camadas eletrônicas, sendo que podem ter no máximo sete;
  • * Os elementos químicos que estão em uma mesma família da tabela periódica possuem a mesma quantidade de elétrons na última camada eletrônica:
  • *Família 1: Possuem todos 1 elétron na última camada eletrônica;
  • *Família 2: Possuem todos 2 elétrons na última camada eletrônica;
  • *Família 13: Possuem todos 3 elétrons na última camada eletrônica;
  • *Família 14: Possuem todos 4 elétrons na última camada eletrônica;
  • *Família 15: Possuem todos 5 elétrons na última camada eletrônica;
  • *Família 16: Possuem todos 6 elétrons na última camada eletrônica;
  • *Família 17: Possuem todos 7 elétrons na última camada eletrônica;
  • *Família 18: Possuem todos 8 elétrons na última camada eletrônica.
  • Alguns grupos ou famílias da Tabela Periódica recebem nomes específicos, veja alguns:
  • Família 1: Metais alcalinos;
  • Família 2: Metais alcalinoterrosos;
  • Família 16: Calcogênios;
  • Família 17: Halogênios;
  • Família 18: Gases Nobres.
  1. ​Organização das famílias da tabela periódica
  2. Novamente vamos testar seus conhecimentos. Responda às perguntas a seguir apenas consultando a Tabela Periódica:
  3. 1- Qual é o nome da família do cloro?
  4. 2- Qual é o seu número atômico e sua massa atômica?
  5. 3- Quantas camadas eletrônicas um átomo de cloro possui?
  6. 4- Quantos elétrons um átomo de cloro possui na sua última camada eletrônica?
  7. Respostas:
  8. 1- Halogênios (família 17).
  9. 2- O número atômico do cloro é 17 e sua massa atômica é igual a 35,45 u.
  10. 3- Um átomo de cloro possui três camadas eletrônicas porque ele pertence ao 3º período da Tabela.
  11. 4- Um átomo de cloro possui sete elétrons na camada de valência porque ele pertence à família 17.
You might be interested:  Aumento Do Raio Atomico Na Tabela Periodica?

Existem ainda outras informações importantes que a Tabela Periódica nos transmite e que falaremos melhor em textos posteriores. Mas as que tratamos aqui são as principais para você começar a entender como os elementos estão organizados nela. Lembre-se de que uma tabela não é feita para decorar, mas você deve conhecê-la bem para conseguir consultá-la quando necessário.

  • Por Jennifer Fogaça
  • Graduada em Química
  • Aproveite para conferir nossas videoaulas relacionadas ao assunto:

: Tabela Periódica. Entendendo a Tabela Periódica

Como identificar metais Na tabela?

Diferenças entre metais e ametais – Todos os elementos da Tabela Periódica podem ser classificados em metais ou ametais, Os ametais são um grupo de elementos químicos que possuem propriedades físico-químicas opostas às dos metais. A tabela abaixo reúne as principais diferenças entre esses dois grupos.

Metais Ametais
Estado físico (a 20 °C) Sólidos (exceto mercúrio) Sólidos, líquidos e gasosos
Aparência visual Brilhosos Opacos
Capacidade de deformação Maleáveis e dúcteis Quebradiços
Condução elétrica e térmica Bons condutores Maus condutores
Energia de ionização Baixa (perdem elétrons com facilidade) Alta (não perdem elétrons com facilidade)
Eletronegatividade Baixa (fraca tendência em atrair elétrons) Alta (forte tendência em atrair elétrons)

A energia de ionização é uma propriedade que diferencia muito bem os metais dos ametais. Enquanto os metais possuem baixas energias de ionização, perdendo seus elétrons com facilidade, os ametais são bastante eletronegativos, ou seja, têm forte tendência em atrair elétrons de outros átomos ao invés de perder os seus elétrons.

Na Tabela Periódica, os metais ocupam a extremidade esquerda, e os ametais estão posicionados do lado direito da tabela, A exceção é o hidrogênio, que apesar de ser não metal, está posicionado no grupo 1. Importante: Até há algum tempo, era comum encontrar outras subdivisões para classificar os elementos além de em metais e ametais, como em metaloides ou semimetais.

Atualmente, esses termos estão sendo descontinuados na literatura química.

Como saber se o elemento é da família A ou B?

A) Na Tabela Periódica, as famílias ou grupos correspondem às linhas horizontais. B) Em uma família, os elementos apresentam propriedades químicas bem distintas. C) Em uma família, os elementos apresentam geralmente o mesmo número de elétrons na última camada.

Como saber se um elemento é da família A ou B?

Períodos e Famílias da Tabela Periódica Na Tabela Periódica, os elementos químicos estão dispostos em ordem crescente de número atômico, o que faz com que eles estejam posicionados em colunas horizontais (períodos) e colunas verticais (famílias). A Tabela Periódica apresenta sete colunas horizontais, portanto, sete períodos, que indicam a quantidade de níveis que um átomo de um elemento apresenta.

  • Isso quer dizer que, quanto maior o número do período do elemento, maior será a quantidade de níveis que cada um dos átomos do elemento apresenta.
  • Se um determinado elemento está posicionado no 5 o Período da Tabela Periódica, por exemplo, quer dizer que cada um de seus átomos apresenta cinco níveis eletrônicos ou cinco camadas eletrônicas.

Veja alguns exemplos:

Na (terceiro período) = seus átomos apresentam três níveis; Po (sexto período) = seus átomos apresentam seis níveis; H (primeiro período) = seus átomos apresentam um nível; Cu (quarto período) = seus átomos apresentam quatro níveis.

As colunas verticais, que são em número de 18, são denominadas de famílias, A Tabela apresenta 18 colunas, que formam apenas 16 famílias divididas em oito do tipo A e oito do tipo B. Representação das 18 colunas verticais da Tabela Periódica As famílias A são formadas pelas duas primeiras e pelas seis últimas colunas verticais da Tabela. Sendo assim, cada uma das colunas recebe a seguinte indicação:

coluna 1 = Família IA (com exceção do Hidrogenio-quadrado azul na tabela) coluna 2 = Família IIA coluna 13 = Família IIIA coluna 14 = Família IVA coluna 15 = Família VA coluna 16 = Família VIA coluna 17 = Família VIIA coluna 18 = Família VIIIA

Representação das famílias “A” da Tabela Periódica Não pare agora. Tem mais depois da publicidade 😉 Já as famílias B são compostas pelas colunas de 3 a 12. É importante observar que temos um total de 10 colunas que formam as famílias B. Por que então só consideramos oito famílias? Os elementos químicos que compõem as colunas 8 (coluna do ferro), 9 (coluna do cobalto) e 10 (coluna do níquel) apresentam características semelhantes e, por isso, consideramos essas três colunas como sendo uma única família.

coluna 3 = Família IIIB coluna 4 = Família IVB coluna 5 = Família VB coluna 6 = Família VIB coluna 7 = Família VIIB coluna 8, 9 e 10 = Família VIIIB coluna 11 = Família IB coluna 12 = Família IIB

Representação das Famílias B da Tabela Periódica Observação: As duas colunas horizontais localizadas do lado de fora da Tabela Periódica pertencem, respectivamente, ao sexto e sétimo períodos da família IIIB. Elas foram posicionadas assim para não descaracterizarem a tabela, já que cada uma delas apresenta 15 elementos diferentes. Representação do sexto e sétimo períodos da família IIIB : Períodos e Famílias da Tabela Periódica

Como saber se é da família A ou B?

Nomenclatura das famílias –

As famílias da tabela foram divididas em A (representativos) e B (transição), sendo identificadas por letras e números.Os elementos representativos correspondem as famílias 0, 1A, 2A, 3A, 4A, 5A, 6A e 7A.Os elementos de transição correspondem as famílias 1B, 2B, 3B, 4B, 5B, 6B, 7B e 8B.Por determinação da União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC), as famílias passaram a ser identificadas em grupos de 1 a 18,