Como Fazer Uma Tabela De Fluxo De Caixa No Excel?

Como é uma planilha de fluxo de caixa?

O que é uma planilha de fluxo de caixa? Para que ela serve? – Uma planilha de fluxo de caixa é uma ferramenta digital para controle financeiro de todo o dinheiro que entra e sai de uma empresa. Ela serve para que todo o setor financeiro possa acompanhar os movimentos de entrada e saída de recursos da empresa.

O que precisa ter numa planilha de fluxo de caixa?

Comece pela base de dados – Antes de tudo, primeiramente, é preciso ter uma base de dados. Para o fluxo de caixa, você deve elaborar uma planilha com as entradas e as saídas de dinheiro, as datas e o saldo. Você pode analisar um período semanal, quinzenal, mensal — como for mais viável para a empresa.

Pagamento de funcionários (débito); Contas (débito); Fornecedores (débito); Recebimento de clientes (crédito); Manutenção (débito); Aluguel (débito); Limpeza (débito); Vale transporte (débito); Vale alimentação (débito).

Na planilha, essas categorias ficam sob o título “DESCRIÇÃO” e os dias de recebimento ou pagamento devem ser registrados sob o título “DATAS”.

O que é fluxo de caixa exemplo?

O que é fluxo de caixa? – Fluxo de caixa é o movimento de entradas e saídas de dinheiro do caixa da empresa. Ou seja, o que você recebe e o que paga em seu negócio. Para um bom controle de caixa, é necessário garantir registros detalhados de ganhos e gastos, com disciplina e sem erros.

  1. Isso significa que todas as receitas e despesas, por menores que sejam, precisam ser registradas.
  2. Isso porque informações incompletas ou descontextualizadas criam a impressão de que tem dinheiro sobrando na empresa.
  3. Por exemplo, se você olhar apenas para o dinheiro que entra, sem considerar os gastos gastos que vêm pela frente, a realidade financeira da empresa pode ficar escondida.
You might be interested:  Tabela De Preços De Bolos Por Quilo 2021?

Veja também nosso vídeo para entender mais sobre o assunto:

Como fazer planilha no Excel de entrada e saída de dinheiro?

Calculando o saldo – A cena de empreendedores fechando o com a calculadora ao lado ainda é comum em muitos estabelecimentos. Além de perder um tempo precioso ao optar pelo gerenciamento manual, o empresário também está abrindo um espaço importante para as falhas.

  • Uma planilha de controle de caixa pode fazer isso sozinha, basta aplicar algumas fórmulas bem simples.
  • Por exemplo, digamos que na linha 2 da sua planilha você tenha colocado a data 01/08/2022 e a movimentação saldo inicial com o valor de entrada de R$ 1.000,00.
  • Na célula G2, que corresponde ao saldo, você deve inserir a seguinte fórmula: =E2-F2.

Basicamente, você está calculando entrada menos saída. Na célula G3, a fórmula deverá considerar o saldo anterior, mais a entrada seguinte, menos a saída. Sendo assim, a fórmula fica =(G2+E3)-F3. Para replicar a mesma fórmula para as demais células da coluna Saldo, basta selecionar a célula G3, clicar com o mouse no canto inferior direito, onde aparece um quadradinho e arrastar para baixo.

Como deixar uma planilha editável?

Habilitar ou desabilitar o modo editar – Se você tentar usar o modo Editar e nada acontecer, ele poderá ser desabilitado. Você pode habilitar ou desabilitar o modo Editar alterando uma opção Excel de edição.

  1. Clique em Arquivo > Opções > Avançada, – OU – Somente Excel 2007: clique no botão Microsoft Office, clique em Excel Opções e clique na categoria Avançado.
  2. Em Opções de Edição, faça um dos seguintes:
    • Para habilitar o modo Editar, marque a caixa de seleção Permitir edição diretamente em células.
    • Para desabilitar o modo Editar, desmae a caixa de seleção Permitir edição diretamente em células.
You might be interested:  Tabela De Preço De Pedreiro Autonomo?

O que é uma planilha de fluxo?

O que é uma planilha de fluxo de caixa? Para que ela serve? – Uma planilha de fluxo de caixa é uma ferramenta digital para controle financeiro de todo o dinheiro que entra e sai de uma empresa. Ela serve para que todo o setor financeiro possa acompanhar os movimentos de entrada e saída de recursos da empresa.

Como fazer um livro de caixa?

5. Saldo atual – Por fim, outra informação que não pode ficar de fora do seu livro caixa é o saldo atual, que diz respeito à diferença entre as entradas e saídas financeiras e pode ser encontrado a partir da fórmula a seguir: Saldo atual = Saldo Anterior + Recebimentos – Pagamentos Leia também: Termos financeiros: conheça os mais utilizados e seus significados De forma geral, a escrituração correta de um livro contábil é realizada através dos passos a seguir:

  1. Na parte inicial do livro, registre o nome da sua empresa e as suas informações essenciais, como endereço completo e CNPJ;
  2. Escreva a data do registro ;
  3. Insira o saldo do período anterior no início do livro. Dessa forma, no próximo mês, o saldo registrado será sempre o anterior;
  4. Insira uma coluna de histórico, onde você irá inserir as ações do fluxo financeiro da sua empresa. Descreva também o motivo do pagamento ou recebimento e o respectivo valor;
  5. Preencha as colunas de crédito, débito e saldo total.

Deu para entender a importância do registro de todos os movimentos financeiros? Caso isso não aconteça, haverá erros no saldo final. Em resumo, para fazer a escrituração correta do livro caixa, basta prestar atenção aos itens que citamos como obrigatórios: data, histórico, entrada, saída e saldo final.

You might be interested:  Como Inserir Mais Linhas Na Tabela Do Word?

Como fazer uma planilha no Excel com linhas e colunas?

Selecione qualquer célula da coluna e vá para Página Inicial> Inserir> Inserir Colunas da Folha ou Excluir Colunas da Folha.

Como abrir caixa de fórmula no Excel?

CTRL+SHIFT+Mais (+) Exibe a caixa de diálogo Inserir para inserir células em branco. de fórmulas. CTRL+1 Exibe a caixa de diálogo Formatar Células.

Qual é a fórmula para calcular o saldo no Excel?

Calculando o saldo – A cena de empreendedores fechando o com a calculadora ao lado ainda é comum em muitos estabelecimentos. Além de perder um tempo precioso ao optar pelo gerenciamento manual, o empresário também está abrindo um espaço importante para as falhas.

  • Uma planilha de controle de caixa pode fazer isso sozinha, basta aplicar algumas fórmulas bem simples.
  • Por exemplo, digamos que na linha 2 da sua planilha você tenha colocado a data 01/08/2022 e a movimentação saldo inicial com o valor de entrada de R$ 1.000,00.
  • Na célula G2, que corresponde ao saldo, você deve inserir a seguinte fórmula: =E2-F2.

Basicamente, você está calculando entrada menos saída. Na célula G3, a fórmula deverá considerar o saldo anterior, mais a entrada seguinte, menos a saída. Sendo assim, a fórmula fica =(G2+E3)-F3. Para replicar a mesma fórmula para as demais células da coluna Saldo, basta selecionar a célula G3, clicar com o mouse no canto inferior direito, onde aparece um quadradinho e arrastar para baixo.