Na Tabela Periódica Os Elementos Estão Dispostos Em Ordem Crescente De?

Na Tabela Periódica Os Elementos Estão Dispostos Em Ordem Crescente De

Qual é a ordem crescente da Tabela Periódica?

Tabela Periódica. Entendendo a Tabela Periódica A Tabela Periódica é uma forma de organizar todos os elementos químicos de acordo com as suas propriedades e de mostrar algumas informações sobre eles. No cotidiano, a organização é muito importante para facilitar a nossa vida.

Por exemplo, imagine o seu guarda-roupa bagunçado, com meias misturadas com camisas e calças. Ficaria muito difícil e demoraria mais para encontrar alguma meia específica que você quisesse usar, não é mesmo?! Mas se você organizar o seu guarda-roupa e colocar todas as meias em uma só gaveta, ter uma gaveta para camisetas, outra para bermudas e assim por diante, ficará muito mais fácil encontrar o que precisa.

E quanto mais roupas você possui, mais a organização é necessária. Do mesmo modo, os cientistas foram descobrindo muitos elementos químicos com o passar do tempo. Para você ter uma ideia, em 1850, eram conhecidos cerca de 60 elementos, mas hoje sabemos da existência de 118.

  • A Tabela Periódica que usamos hoje é organizada em linhas horizontais em ordem crescente de número atômico.
  • Você deve consultar a Tabela Periódica como se estivesse lendo um texto normal, ou seja, você sempre começa pela primeira linha e do lado esquerdo para o direito e depois segue descendo para as próximas linhas. Os elementos químicos foram colocados na Tabela Periódica em quadradinhos separados, onde o símbolo do elemento fica no meio e o valor do número atômico fica escrito geralmente na parte de cima, como mostra o exemplo do hidrogênio a seguir:
  • Símbolo do hidrogênio e seu número atômico conforme aparece na Tabela Periódica

O número atômico é a quantidade de prótons ou cargas positivas que os átomos do elemento têm. Esse valor é igual ao número de elétrons quando o átomo está em seu estado fundamental. O hidrogênio é um elemento que só tem 1 próton, ou seja, seu número atômico é 1.

Por isso, o hidrogênio é o primeiro elemento colocado na Tabela. O próximo elemento que está na mesma linha que o hidrogênio é o hélio, porque ele possui número atômico igual a 2. Passando para a linha de baixo, o primeiro é o Lítio com número atômico igual a 3, ao lado dele tem o Berílio com número atômico 4 e assim por diante.

Veja as primeiras linhas da Tabela Periódica mostradas abaixo e veja que a ordem do número atômico vai crescendo certinho.

  1. Duas primeiras linhas da Tabela Periódica
  2. Existem sete linhas na Tabela Periódica e essas linhas são chamadas de períodos, Veja:
  3. Períodos da Tabela Periódica

Existem 18 colunas que são chamadas de famílias ou grupos, Um aspecto importante é que os elementos que pertecem à mesma família são aqueles que possuem propriedades físicas e químicas semelhantes. Famílias ou grupos da Tabela Periódica Vamos ver se você entendeu? Me diga qual é o elemento químico pertencente ao 4º período e à família 16? Se você disse Se (selênio), acertou! Agora me diga qual é o número atômico dele. Isso mesmo, é 34. Em cada quadradinho que vem o elemento também se encontram outras informações importantes, como a massa atômica e os elétrons que estão em cada camada eletrônica dos átomos.

  • Símbolo do neônio na Tabela Periódica e seu átomo
  • Agora observe dois aspectos interessantes: (1) o neônio só possui duas órbitas ou camadas onde ficam seus elétrons, é por isso que ele ocupa o 2º período (2ª linha); e (2) ele possui oito elétrons na última camada, é por isso que ele é da família 18,
  • Isso nos mostra o seguinte:
  • * Os elementos que estão em um mesmo período da tabela periódica possuem a mesma quantidade de camadas eletrônicas, sendo que podem ter no máximo sete;
  • * Os elementos químicos que estão em uma mesma família da tabela periódica possuem a mesma quantidade de elétrons na última camada eletrônica:
  • *Família 1: Possuem todos 1 elétron na última camada eletrônica;
  • *Família 2: Possuem todos 2 elétrons na última camada eletrônica;
  • *Família 13: Possuem todos 3 elétrons na última camada eletrônica;
  • *Família 14: Possuem todos 4 elétrons na última camada eletrônica;
  • *Família 15: Possuem todos 5 elétrons na última camada eletrônica;
  • *Família 16: Possuem todos 6 elétrons na última camada eletrônica;
  • *Família 17: Possuem todos 7 elétrons na última camada eletrônica;
  • *Família 18: Possuem todos 8 elétrons na última camada eletrônica.
  • Alguns grupos ou famílias da Tabela Periódica recebem nomes específicos, veja alguns:
  • Família 1: Metais alcalinos;
  • Família 2: Metais alcalinoterrosos;
  • Família 16: Calcogênios;
  • Família 17: Halogênios;
  • Família 18: Gases Nobres.
  1. ​Organização das famílias da tabela periódica
  2. Novamente vamos testar seus conhecimentos. Responda às perguntas a seguir apenas consultando a Tabela Periódica:
  3. 1- Qual é o nome da família do cloro?
  4. 2- Qual é o seu número atômico e sua massa atômica?
  5. 3- Quantas camadas eletrônicas um átomo de cloro possui?
  6. 4- Quantos elétrons um átomo de cloro possui na sua última camada eletrônica?
  7. Respostas:
  8. 1- Halogênios (família 17).
  9. 2- O número atômico do cloro é 17 e sua massa atômica é igual a 35,45 u.
  10. 3- Um átomo de cloro possui três camadas eletrônicas porque ele pertence ao 3º período da Tabela.
  11. 4- Um átomo de cloro possui sete elétrons na camada de valência porque ele pertence à família 17.

Existem ainda outras informações importantes que a Tabela Periódica nos transmite e que falaremos melhor em textos posteriores. Mas as que tratamos aqui são as principais para você começar a entender como os elementos estão organizados nela. Lembre-se de que uma tabela não é feita para decorar, mas você deve conhecê-la bem para conseguir consultá-la quando necessário.

  • Por Jennifer Fogaça
  • Graduada em Química
  • Aproveite para conferir nossas videoaulas relacionadas ao assunto:

: Tabela Periódica. Entendendo a Tabela Periódica

Como os elementos estão dispostos na Tabela Periódica?

Períodos e Famílias da Tabela Periódica – Mundo Educação Na Tabela Periódica, os elementos químicos estão dispostos em ordem crescente de número atômico, o que faz com que eles estejam posicionados em colunas horizontais (períodos) e colunas verticais (famílias).

  • A Tabela Periódica apresenta sete colunas horizontais, portanto, sete períodos, que indicam a quantidade de níveis que um átomo de um elemento apresenta.
  • Isso quer dizer que, quanto maior o número do período do elemento, maior será a quantidade de níveis que cada um dos átomos do elemento apresenta.

Se um determinado elemento está posicionado no 5 o Período da Tabela Periódica, por exemplo, quer dizer que cada um de seus átomos apresenta cinco níveis eletrônicos ou cinco camadas eletrônicas. Veja alguns exemplos:

Na (terceiro período) = seus átomos apresentam três níveis; Po (sexto período) = seus átomos apresentam seis níveis; H (primeiro período) = seus átomos apresentam um nível; Cu (quarto período) = seus átomos apresentam quatro níveis.

As colunas verticais, que são em número de 18, são denominadas de famílias, A Tabela apresenta 18 colunas, que formam apenas 16 famílias divididas em oito do tipo A e oito do tipo B. Representação das 18 colunas verticais da Tabela Periódica As famílias A são formadas pelas duas primeiras e pelas seis últimas colunas verticais da Tabela. Sendo assim, cada uma das colunas recebe a seguinte indicação:

coluna 1 = Família IA (com exceção do Hidrogenio-quadrado azul na tabela) coluna 2 = Família IIA coluna 13 = Família IIIA coluna 14 = Família IVA coluna 15 = Família VA coluna 16 = Família VIA coluna 17 = Família VIIA coluna 18 = Família VIIIA

You might be interested:  Tabela Fipe Moto Honda Bros 150 Ano 2012?

Representação das famílias “A” da Tabela Periódica Não pare agora. Tem mais depois da publicidade 😉 Já as famílias B são compostas pelas colunas de 3 a 12. É importante observar que temos um total de 10 colunas que formam as famílias B. Por que então só consideramos oito famílias? Os elementos químicos que compõem as colunas 8 (coluna do ferro), 9 (coluna do cobalto) e 10 (coluna do níquel) apresentam características semelhantes e, por isso, consideramos essas três colunas como sendo uma única família.

coluna 3 = Família IIIB coluna 4 = Família IVB coluna 5 = Família VB coluna 6 = Família VIB coluna 7 = Família VIIB coluna 8, 9 e 10 = Família VIIIB coluna 11 = Família IB coluna 12 = Família IIB

Representação das Famílias B da Tabela Periódica Observação: As duas colunas horizontais localizadas do lado de fora da Tabela Periódica pertencem, respectivamente, ao sexto e sétimo períodos da família IIIB. Elas foram posicionadas assim para não descaracterizarem a tabela, já que cada uma delas apresenta 15 elementos diferentes. Representação do sexto e sétimo períodos da família IIIB : Períodos e Famílias da Tabela Periódica – Mundo Educação

Quantos elementos químicos estão dispostos na Tabela Periódica?

Organização da Tabela Periódica – A Tabela Periódica tem grande utilidade porque consegue estabelecer padrões de organização para todos os elementos químicos descobertos pela humanidade até então. Atualmente são 118 elementos químicos, os quais são dispostos na Tabela em ordem crescente de números atômicos, da esquerda para a direita, iniciando no hidrogênio (número atômico igual a 1) e terminando no recém-incluído oganessônio (número atômico igual a 118).

  • Contudo, a grande vantagem da Tabela Periódica é colocar elementos de propriedades físico-químicas semelhantes na mesma coluna.
  • As colunas da Tabela podem ser chamadas de grupos ou família.
  • Já as linhas, que dispõem os elementos em ordem crescente de número atômico, são chamadas de períodos.
  • Não pare agora.

Tem mais depois da publicidade 😉

    Quem organizou a Tabela Periódica em ordem crescente?

    Diferentemente de Mendeleev, Moseley organizou os elementos em ordem crescente de número atômico, manteve a organização em colunas horizontais e verticais, mas posicionou os elementos de mesmas características químicas nas mesmas colunas verticais.

    Como e a ordem da Tabela Periódica?

    Organização da tabela periódica – A tabela periódica moderna é composta por 118 elementos e é organizada de acordo com o número atômico de cada espécie, em ordem crescente, da esquerda para a direita. Os elementos são distribuídos ao longo de 18 grupos, representados pelas colunas verticais, e em sete períodos, que são as linhas horizontais.

    1. Essa configuração foi proposta por Dmitri Mendeleev, em 1869, depois de ele ter notado padrões entre os elementos químicos e percebido que poderia agrupá-los conforme tais similaridades.
    2. Assim, apenas pela localização de um elemento na tabela periódica, é possível conhecer algumas de suas características químicas.

    A tabela periódica ainda pode ser organizada em blocos que se relacionam à distribuição eletrônica dos elementos. Nessa abordagem, a tabela é dividida de acordo com o subnível ocupado de maior energia, ou seja, a subcamada que contém os elétrons mais externos.

    Bloco Subnível mais energético Quem faz parte?
    s s Grupos 1 e 2
    p p Grupos 13 a 18
    d d Grupos 3 a 12
    f f Séries dos lantanídeos e actinídeos

    Tabela periódica dividida em blocos denominados s, p, d e f. De modo mais amplo, os elementos podem ser ainda divididos em metais e não-metais, de acordo com características físico-químicas. Os metais englobam a maior parte dos elementos e ainda se dividem em subclasses.

    Em geral, são aqueles que possuem brilho e condutividade térmica e elétrica. Os não-metais, ou ametais, incluem apenas 11 elementos químicos: carbono, nitrogênio, fósforo, oxigênio, enxofre, selênio, flúor, cloro, bromo, iodo e astato. Por fim, os constituintes da tabela ainda podem serem divididos entre elementos de transição e elementos representativos, contudo essa classificação vem sendo pouco utilizada.

    Elementos representativos estão presentes nas extremidades esquerda e direita da tabela, englobando os grupos 1, 2, 14, 15, 16, 17 e 18. Já os elementos de transição são aqueles situados na região central, englobando os grupos 3 a 11. O grupo 12 é comumente classificado como elemento de transição, no entanto é importante destacar que esse grupo não cumpre os requisitos para isso, que seria possuir um subnível d incompleto.

    Qual a ordem da Tabela Periódica?

    Resumo sobre a tabela periódica A tabela periódica organiza os elementos químicos em ordem crescente de número atômico.

    Como são dispostos os elementos?

    Resumo sobre a Tabela Periódica –

      A Tabela Periódica organiza todos os elementos já descobertos pelos seres humanos. Os elementos químicos são colocados em ordem crescente de número atômico. Nas suas colunas, chamadas de grupos, estão os elementos com propriedades físico-químicas semelhantes. Nas suas linhas, chamadas de períodos, está indicada a camada eletrônica mais energética do elemento. A Tabela tem várias subdivisões, diferenciando os elementos em metal ou ametal, representativos ou de transição, além de subdividi-los de acordo com sua distribuição eletrônica. A Tabela Periódica foi desenvolvida pelo químico russo Dmitri Mendeleev, em 1869, e foi sendo aprimorada ao longo dos anos até sua forma atual.

    Qual propriedade e utilizada para ordenar os elementos?

    Exercícios resolvidos sobre classificação periódica dos elementos químicos – Questão 1 (UFPR — adaptado) A respeito da classificação dos elementos químicos na Tabela Periódica, analise as afirmativas: I. O fato de os elementos de um mesmo grupo apresentarem o mesmo número de elétrons na camada de valência não faz com que suas propriedades físico-químicas sejam semelhantes.

    1. II. Os elementos pertencentes a um mesmo período estão dispostos, na Tabela Periódica atual, em ordem crescente de número atômico. III.
    2. Todos os elementos que possuem configuração eletrônica igual a n s 1 na camada de valência pertencem ao grupo 1. IV.
    3. Todos os elementos que possuem configuração eletrônica igual a n s 2 n p 1-6 na camada de valência pertencem ao bloco s,V.

    No final de cada período, localizam-se elementos que possuem baixa tendência à reatividade química. Está correto o que se afirma em: A) I, II e III. B) II, III e V. C) III, IV e V. D) II e III. E) I, II e IV. Resolução: Alternativa B A afirmativa I é incorreta, pois os elementos de um grupo apresentam o mesmo número de elétrons na camada de valência, e exatamente por isso suas propriedades físico-químicas são semelhantes.

    1. A afirmativa II é correta, pois a ordenação dos elementos na Tabela Periódica se dá em ordem crescente de número atômico.
    2. A afirmativa III é correta.
    3. Todos os elementos que possuem configuração eletrônica igual a n s 1 na camada de valência estão localizados no grupo 1.
    4. A afirmativa IV é incorreta.
    5. Todos os elementos que possuem configuração eletrônica igual a n s 2 n p 1-6 na camada de valência pertencem ao bloco p,

    A afirmativa V é correta. Ao final de cada período, estão localizados os gases nobres, que são elementos com baixa tendência à reatividade. Questão 2 (FEI-SP) Baseando-se nas configurações eletrônicas em ordem crescente de energia dos elementos a seguir, identifique a alternativa correta.

    A – 1s 2 2s 2 2p 6 3s 2 3p 6 4s 2 B – 1s 2 2s 2 2p 6 3s 2 3p 6 4s 2 3d 2 C – 1s 2 2s 2 2p 6 3s 2 3p 6 4s 2 3d 10 4p 2 D – 1s 2 2s 2 2p 6 3s 2 3p 6 4s 2 3d 10 4p 6 5s 2 4d 10 5p 6 6s 2 4f 2 A) C e D estão no mesmo período da Tabela Periódica. B) A e C pertencem ao mesmo grupo, mas estão em períodos diferentes.

    C) A, B, C, D são todos metais alcalinoterrosos. D) A não é um bom condutor de calor e de eletricidade. E) D é um elemento de transição. Resolução: Alternativa E O item A está incorreto, pois o elemento C está no período 4 e o elemento D está no período 6.

    1. O item B está incorreto.
    2. Os elementos A e C não pertencem ao mesmo grupo, pois estão em blocos diferentes.
    3. O elemento A (configuração eletrônica terminada em 4s 2 ) está no bloco s,
    4. O elemento B (configuração eletrônica terminada em 3d 2 ) está no bloco d (elemento de transição).
    5. O item C está incorreto.

    A configuração eletrônica de um metal alcalinoterroso (grupo 2) é ns 2, Portanto, apenas o elemento A pode ser pertencer a esse grupo. O item D está incorreto. O elemento A possui configuração eletrônica terminada em 4s 2, logo está no grupo 2, localizado à esquerda da tabela.

    Qual e o primeiro elemento da Tabela Periódica?

    Ano Internacional da Tabela Periódica A Tabela Periódica de Elementos Químicos é uma das conquistas mais significativas da ciência, capturando a essência não só da química mas também da física, medicina, ciências da terra e biologia.1869 é considerado o ano em que Dmitri Mendeleev descobriu o Sistema Periódico, fazendo de 2019 o 150º aniversário da Tabela Periódica de Elementos Químicos.

    Por isso, a Assembleia Geral das Nações Unidas e a UNESCO proclamaram 2019 o “Ano Internacional da Tabela Periódica de Elementos Químicos”. Curiosidades da Tabela Periódica dos Elementos Químicos O que fez Mendeleev? Mendeleev começou por criar uma carta de papel para cada um dos 63 elementos conhecidos.

    De seguida, dispondo as cartas em linha por ordem crescente de massa atómica, e por coluna elementos com propriedades semelhantes, reparou que existia uma rede de relações verticais, horizontais e diagonais entre os elementos. Apesar de existirem buracos vazios, mantendo a lógica do sistema, a posição de um elemento permitia-lhe identificar quais as suas propriedades físico-químicas.

    • Postulou que os espaços em branco eram de elementos por descobrir – mas que poderia prever as suas propriedades por serem periódicas.
    • Acertou em sete dos oito que previu.
    • Dmitry Mendeleev morreu sem receber nenhum prémio Nobel.
    • No entanto, recebeu uma honra mais exclusiva: é um dos 15 cientistas que têm o nome atribuído a um elemento químico.

    O 1º elemento isolado em laboratório Há 350 anos, foi isolado e produzido em laboratório o primeiro elemento químico, o fósforo. O feito foi conseguido pelo alquimista alemão Henning Brand, que na expectativa de encontrar ouro concentrou e aqueceu a alta temperatura a própria urina.

    1. Como resultado o material queimou-se sob uma chama branca e luzidia.
    2. Brand chamou-lhe “Phosphorus”, que em latim significa o que dá luz.
    3. Em 1855 o fósforo passou a dar nome e função a um objecto que todos conhecemos, seu homónimo.
    4. No entanto, pela facilidade de combustão à mínima fricção, o elemento passou da ponta do palito para a lixa, onde se encontra numa versão mais estável para nossa segurança.

    Desde de Mendeleev que a Tabela Periódica se mantém igual? As descobertas dos elementos vêm desde a Pré-História, passando por todas as eras até aos dias de hoje. O último elemento a ser descoberto foi o Tenesso, de símbolo químco Ts e número atómico 117, e que se tornou o mais recente membro da família dos halogénios na Tabela Periódica.

    O Tenesso foi descoberto no ano de 2010 pelo Instituto Conjunto de Pesquisa Nuclear (JINR), formado por cientistas da Rússia e dos Estados Unidos. A existência desse elemento foi confirmada em 2016, sendo formalmente nomeado pela IUPAC Tenesso, homenageando o estado do Tennessee, nos EUA, onde geograficamente está um dos institutos que contribuíu para a descoberta.

    Anteriormente, o elemento tinha o nome provisório de Ununséptio, que deriva do seu número atómico em latim “um, um, sete”. : Ano Internacional da Tabela Periódica

    Quais são as principais famílias da Tabela Periódica?

    Nomenclatura das famílias –

    As famílias da tabela foram divididas em A (representativos) e B (transição), sendo identificadas por letras e números.Os elementos representativos correspondem as famílias 0, 1A, 2A, 3A, 4A, 5A, 6A e 7A.Os elementos de transição correspondem as famílias 1B, 2B, 3B, 4B, 5B, 6B, 7B e 8B.Por determinação da União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC), as famílias passaram a ser identificadas em grupos de 1 a 18,

    O que são as linhas Tabela Periódica?

    Período – as 7 linhas horizontais da tabela periódica indicam a quantidade de camadas eletrônicas que os átomos de um elemento possui. Podem existir infinitas camadas eletrônicas, mas na prática foi identificado que os elétrons ocupam 7 camadas, nomeadas pelas letras K, L, M, N, O, P e Q.

    O que são as famílias da Tabela Periódica?

    Organização das famílias da Tabela Periódica – As famílias na Tabela Periódica são as sequências verticais da tabela, ou seja, as colunas. Também conhecidas como grupos, as famílias da Tabela Periódica são numeradas de 1 a 18, da esquerda para a direita. Famílias ou grupos da Tabela Periódica são numerados de 1 a 18. De acordo com o sistema moderno da International Union of Pure and Applied Chemistry (Iupac), cada grupo ou família é identificado por uma numeração de 1 a 18, iniciando da esquerda para a direita na Tabela Periódica.

    Como era organizada a primeira tabela periódica?

    Na química, os critérios usados para organizar os elementos foram estabelecidos com o decorrer do tempo. No ano de 1869, o professor da Universidade de São Petersburgo (Rússia), Dimitri Ivanovich Mendeleev (1834-1907), escreveu um livro sobre os elementos conhecidos até aquela época.

    • Eram cerca de 63 elementos, e Mendeleev os organizou em função da massa de seus átomos (massa atômica) estabelecendo as famílias e grupos.
    • Essa organização obedece à seguinte lei periódica: “As propriedades físicas e químicas dos elementos são funções periódicas de seus números atômicos”.
    • Os elementos na tabela estão arranjados horizontalmente, em seqüência numérica, de acordo com seus números atômicos, e se organizam através dos períodos e famílias.

    Períodos : Existem sete períodos na tabela atual e a quantidade de camadas eletrônicas que os elementos químicos apresentam é indicada pelo número do período correspondente. Eles representam as linhas horizontais da tabela. Os períodos diferem em comprimento, variando de 2 elementos, no mais curto, à 32 elementos no mais longo.

    Famílias ou grupos : As linhas verticais da tabela são organizadas de acordo com as estruturas similares da camada externa dos elementos. Essas colunas são denominadas grupos. Em alguns deles, os elementos estão relacionados tão intimamente em suas propriedades que são denominados de famílias. Atualmente, a tabela periódica é constituída por 18 famílias, e uma maneira de identificá-las é através de algarismos romanos seguidos das letras A e B.

    Exemplos: família IA. IIA, VB.

    Quais são todos os elementos da tabela periódica?

    Listagem tabelada

    Z Símbolo Nome
    1 H Hidrogênio
    2 He Hélio
    72 Hf Háfnio
    80 Hg Mercúrio

    Quais são os períodos da tabela periódica?

    Os períodos são as linhas horizontais na Tabela Periódica e colocam os elementos em ordem crescente de número atômico. Atualmente, a Tabela conta com sete períodos, ou seja, do primeiro ao sétimo. Eles indicam em qual camada está o elétron mais energético do elemento químico correspondente.

    Como funciona a Tabela Periódica?

    Tabela Periódica. Entendendo a Tabela Periódica A Tabela Periódica é uma forma de organizar todos os elementos químicos de acordo com as suas propriedades e de mostrar algumas informações sobre eles. No cotidiano, a organização é muito importante para facilitar a nossa vida.

    • Por exemplo, imagine o seu guarda-roupa bagunçado, com meias misturadas com camisas e calças.
    • Ficaria muito difícil e demoraria mais para encontrar alguma meia específica que você quisesse usar, não é mesmo?! Mas se você organizar o seu guarda-roupa e colocar todas as meias em uma só gaveta, ter uma gaveta para camisetas, outra para bermudas e assim por diante, ficará muito mais fácil encontrar o que precisa.

    E quanto mais roupas você possui, mais a organização é necessária. Do mesmo modo, os cientistas foram descobrindo muitos elementos químicos com o passar do tempo. Para você ter uma ideia, em 1850, eram conhecidos cerca de 60 elementos, mas hoje sabemos da existência de 118.

    • A Tabela Periódica que usamos hoje é organizada em linhas horizontais em ordem crescente de número atômico.
    • Você deve consultar a Tabela Periódica como se estivesse lendo um texto normal, ou seja, você sempre começa pela primeira linha e do lado esquerdo para o direito e depois segue descendo para as próximas linhas. Os elementos químicos foram colocados na Tabela Periódica em quadradinhos separados, onde o símbolo do elemento fica no meio e o valor do número atômico fica escrito geralmente na parte de cima, como mostra o exemplo do hidrogênio a seguir:
    • Símbolo do hidrogênio e seu número atômico conforme aparece na Tabela Periódica

    O número atômico é a quantidade de prótons ou cargas positivas que os átomos do elemento têm. Esse valor é igual ao número de elétrons quando o átomo está em seu estado fundamental. O hidrogênio é um elemento que só tem 1 próton, ou seja, seu número atômico é 1.

    Por isso, o hidrogênio é o primeiro elemento colocado na Tabela. O próximo elemento que está na mesma linha que o hidrogênio é o hélio, porque ele possui número atômico igual a 2. Passando para a linha de baixo, o primeiro é o Lítio com número atômico igual a 3, ao lado dele tem o Berílio com número atômico 4 e assim por diante.

    Veja as primeiras linhas da Tabela Periódica mostradas abaixo e veja que a ordem do número atômico vai crescendo certinho.

    1. Duas primeiras linhas da Tabela Periódica
    2. Existem sete linhas na Tabela Periódica e essas linhas são chamadas de períodos, Veja:
    3. Períodos da Tabela Periódica

    Existem 18 colunas que são chamadas de famílias ou grupos, Um aspecto importante é que os elementos que pertecem à mesma família são aqueles que possuem propriedades físicas e químicas semelhantes. Famílias ou grupos da Tabela Periódica Vamos ver se você entendeu? Me diga qual é o elemento químico pertencente ao 4º período e à família 16? Se você disse Se (selênio), acertou! Agora me diga qual é o número atômico dele. Isso mesmo, é 34. Em cada quadradinho que vem o elemento também se encontram outras informações importantes, como a massa atômica e os elétrons que estão em cada camada eletrônica dos átomos.

    • Símbolo do neônio na Tabela Periódica e seu átomo
    • Agora observe dois aspectos interessantes: (1) o neônio só possui duas órbitas ou camadas onde ficam seus elétrons, é por isso que ele ocupa o 2º período (2ª linha); e (2) ele possui oito elétrons na última camada, é por isso que ele é da família 18,
    • Isso nos mostra o seguinte:
    • * Os elementos que estão em um mesmo período da tabela periódica possuem a mesma quantidade de camadas eletrônicas, sendo que podem ter no máximo sete;
    • * Os elementos químicos que estão em uma mesma família da tabela periódica possuem a mesma quantidade de elétrons na última camada eletrônica:
    • *Família 1: Possuem todos 1 elétron na última camada eletrônica;
    • *Família 2: Possuem todos 2 elétrons na última camada eletrônica;
    • *Família 13: Possuem todos 3 elétrons na última camada eletrônica;
    • *Família 14: Possuem todos 4 elétrons na última camada eletrônica;
    • *Família 15: Possuem todos 5 elétrons na última camada eletrônica;
    • *Família 16: Possuem todos 6 elétrons na última camada eletrônica;
    • *Família 17: Possuem todos 7 elétrons na última camada eletrônica;
    • *Família 18: Possuem todos 8 elétrons na última camada eletrônica.
    • Alguns grupos ou famílias da Tabela Periódica recebem nomes específicos, veja alguns:
    • Família 1: Metais alcalinos;
    • Família 2: Metais alcalinoterrosos;
    • Família 16: Calcogênios;
    • Família 17: Halogênios;
    • Família 18: Gases Nobres.
    1. ​Organização das famílias da tabela periódica
    2. Novamente vamos testar seus conhecimentos. Responda às perguntas a seguir apenas consultando a Tabela Periódica:
    3. 1- Qual é o nome da família do cloro?
    4. 2- Qual é o seu número atômico e sua massa atômica?
    5. 3- Quantas camadas eletrônicas um átomo de cloro possui?
    6. 4- Quantos elétrons um átomo de cloro possui na sua última camada eletrônica?
    7. Respostas:
    8. 1- Halogênios (família 17).
    9. 2- O número atômico do cloro é 17 e sua massa atômica é igual a 35,45 u.
    10. 3- Um átomo de cloro possui três camadas eletrônicas porque ele pertence ao 3º período da Tabela.
    11. 4- Um átomo de cloro possui sete elétrons na camada de valência porque ele pertence à família 17.

    Existem ainda outras informações importantes que a Tabela Periódica nos transmite e que falaremos melhor em textos posteriores. Mas as que tratamos aqui são as principais para você começar a entender como os elementos estão organizados nela. Lembre-se de que uma tabela não é feita para decorar, mas você deve conhecê-la bem para conseguir consultá-la quando necessário.

    • Por Jennifer Fogaça
    • Graduada em Química
    • Aproveite para conferir nossas videoaulas relacionadas ao assunto:

    : Tabela Periódica. Entendendo a Tabela Periódica

    Como são classificados os metais?

    Os metais são um grupo de elementos químicos abundantes no nosso planeta e que preenchem a maior parte da Tabela Periódica, Os metais podem ser transformados em lâminas em razão de sua característica maleável e em fios graças à propriedade de ductibilidade.

    Praticamente todos os metais apresentam brilho metálico característico, são bons condutores de calor e de energia e possuem altas temperaturas de fusão e de ebulição. Considerando suas propriedades físico-químicas, os metais podem ser categorizados em: pesados, nobres, quebradiços, refratários, ferromagnéticos ou essenciais.

    Na Tabela Periódica, os metais são classificados em subgrupos, de acordo com suas propriedades periódicas mais específicas, sendo agrupados em metais alcalinos, metais alcalinoterrosos ou metais de transição interna ou externa. Leia também: Elementos transurânicos — quais são eles?

    Quais são as 4 partes da Tabela Periódica?

    Na Tabela Periódica atual, os elementos químicos são agrupados em quatro grupos principais segundo as suas propriedades físicas e químicas: metais, semimetais, ametais e gases nobres.

    Quais são as 3 divisões da Tabela Periódica?

    De acordo com as propriedades físicas e químicas, é possível fazer a divisão entre metais, não metais (ametais) e semimetais (metaloides) na Tabela Periódica.

    Quem é op na Tabela Periódica?

    Curiosidades da Tabela Periódica –

    • A União Internacional de Química Pura e Aplicada (em inglês: International Union of Pure and Applied Chemistry – IUPAC) é uma ONG (Organização não Governamental) dedicada aos estudos e avanços da Química. Mundialmente, o padrão estabelecido para a Tabela Periódica é recomendado pela Organização.
    • Há mais de 350 anos, o primeiro elemento químico isolado em laboratório foi o fósforo pelo alquimista alemão Henning Brand.
    • O Elemento Plutônio foi descoberto na década de 40, pelo químico estadunidense Glenn Seaborg. Ele descobriu todos os elementos transurânicos e ganhou o Prêmio Nobel em 1951. O elemento 106 recebeu o nome Seabórgio em sua homenagem.
    • Em 2016, novos elementos químicos da tabela foram oficializados: Tennessine (Ununséptio), Nihonium (Ununtrio), Moscovium (Ununpêntio) e Oganesson (Ununóctio).
    • Os novos elementos químicos sintetizados são chamados de superpesados por conterem em seus núcleos um número elevado de prótons, que vem a ser muito superior aos elementos químicos encontrados na natureza.

    Como organizar uma tabela em ordem crescente?

    Ordenar por valores crescentes ou decrescentes –

    1. Clique em qualquer lugar na tabela, mova o cursor sobre a letra acima da coluna pela qual você deseja ordenar.
    2. Clique na seta que aparecer perto da letra da coluna e escolha uma opção de organização:
      • Ordem Crescente: ordene os dados em ordem alfabética (de A a Z) ou por ordem crescente de valores numéricos.
      • Ordem Decrescente: ordene os dados em ordem alfabética reversa (de Z a A) ou por ordem decrescente de valores numéricos.

      Nota: se os dados forem categorizados, eles serão ordenados dentro dos grupos das categorias. Para ordenar os grupos, mova o cursor sobre a coluna com os nomes dos grupos e clique na seta que aparecer. Mova o cursor sobre Ordenar Grupos e selecione uma opção. Para ordenar os grupos por valor de linha de resumo, você também pode clicar na seta perto da letra da coluna, mover o cursor sobre Ordenar Resumos e selecionar uma opção.

    Você também pode classificar a tabela inteira. Selecione a tabela e, na aba Ordenar da barra lateral Formatar, escolha uma ou mais colunas para ordenar e escolha uma opção de ordenação. Nas colunas que contêm texto e números, a ordem crescente ordena os números antes do texto (por exemplo, 1a, 1b, 2a, a1, b1). Além disso, a ordem crescente coloca células Booleanas (verdadeiro/falso) depois de células ordenadas por ordem alfabética ou numérica e coloca células em branco na parte inferior da coluna.

    Quem é op na tabela periódica?

    Curiosidades da Tabela Periódica –

    • A União Internacional de Química Pura e Aplicada (em inglês: International Union of Pure and Applied Chemistry – IUPAC) é uma ONG (Organização não Governamental) dedicada aos estudos e avanços da Química. Mundialmente, o padrão estabelecido para a Tabela Periódica é recomendado pela Organização.
    • Há mais de 350 anos, o primeiro elemento químico isolado em laboratório foi o fósforo pelo alquimista alemão Henning Brand.
    • O Elemento Plutônio foi descoberto na década de 40, pelo químico estadunidense Glenn Seaborg. Ele descobriu todos os elementos transurânicos e ganhou o Prêmio Nobel em 1951. O elemento 106 recebeu o nome Seabórgio em sua homenagem.
    • Em 2016, novos elementos químicos da tabela foram oficializados: Tennessine (Ununséptio), Nihonium (Ununtrio), Moscovium (Ununpêntio) e Oganesson (Ununóctio).
    • Os novos elementos químicos sintetizados são chamados de superpesados por conterem em seus núcleos um número elevado de prótons, que vem a ser muito superior aos elementos químicos encontrados na natureza.

    Qual é a ordem crescente de raio atômico?

    A ordem crescente de raio atômico entre os íons 9 F -, 17 Cℓ -, 11 Na +, é: F -, 17 Cℓ -, 11 Na +. Cℓ -, 9 F -, 11 Na +. Na +, 9 F -, 17 Cℓ -.