Tabela De Hora Atividade Seed Pr?

Quantas horas atividades o professor tem direito no Paraná?

Carga Horária A hora-aula do Professor em exercício de docência será de até 50 (cinquenta) minutos, assegurado ao aluno o mínimo de oitocentas horas anuais, nos termos da lei.

Como calcular hora atividade do professor PR?

1/3 DE HORA ATIVIDADE, SAIBA COMO CALCULAR, CONHEÇA SEUS DIREITOS! O IMPORTANTE É ENTENDER COMO CALCULAR Se a carga horária é de 20h semanais, 1/3 de hora-atividade significa, em horas: 6h40min. Isso significa que cada professor pode dar no máximo, 13h20min de aula por semana.

Logo, se a carga horária é de 40h semanais, o total de horas dobra para 13h20min de hora atividade. Em boa parte dos casos, os resultados desses cálculos não serão exatos, então, será preciso arredondar. Os arredondamentos precisam ser feitos sempre para cima, uma vez que a lei é clara no que se refere ao mínimo de 1/3 de hora atividade.(.) O Ministério da Educação (MEC), homologou o parecer 18/2012 do CNE/CEB.

A ação significa na prática, que a mais alta entidade pública ligada à educação brasileira referendou a questão do 1/3 de hora atividade definida pela Lei do Piso do Magistério (). O despacho assinado pelo Ministro da Educação, Aloízio Mercadante, considera que a valorização dos profissionais da educação escolar, mediante a garantia de piso salarial profissional e dos planos de carreira constituem uma matriz constitucional para a Educação Pública.

No texto, o MEC ressalta: “a importância do profissional do magistério público da educação básica dispor de tempo, nunca inferior a 1/3 (um terço) de sua carga horária, para a execução de atividades extraclasse, tais como estudo, planejamento e avaliação”. Na redação é destacado o fato de que o direito conquistado pelos profissionais em educação, é resultado de discussão em todos os âmbitos: “O estudo e amplo debate realizados no âmbito do Conselho Nacional de Educação (CNE) sobre a concretização dos avanços trazidos pela Lei no 11.738, de 2008, e o compromisso do Ministério da Educação em impulsionar a implementação das medidas contribuirão para a melhoria da educação no País”.

O Ministro referendou o que sempre defendemos: a valorização profissional de quem tanto se dedica diariamente para formar nossos estudantes, Sabemos que com 1/3 de hora-atividade teremos menos casos de professores adoentados, de licença médica, vamos ter mais tempo para preparar aulas, corrigir provas, trabalhos e nos capacitar, por isso consideramos este direito conquistado, um salto na qualidade da educação pública do Brasil.

Quanto ganha um professor PSS do Estado do Paraná?

A Secretaria de Estado da Educao e do Esporte publicou nesta sexta-feira (03), em Dirio Oficial, o Edital n 30/2022 do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratao de professores e professores pedagogos temporrios. A seleo tem como objetivo reforar o quadro de profissionais em todos os 32 Ncleos Regionais de Educao (NREs) para o ano letivo de 2023.

  1. A seleo dos profissionais ser composta por prova objetiva, prova de ttulos e prova prtica, todas de carter classificatrio – tambm valer na pontuao total o tempo de servio.
  2. As vagas so de at 40 horas semanais para professor e de 20 (vinte) horas ou 40 (quarenta) horas semanais para professor pedagogo.

Para jornada de 40h, a remunerao do professor de R$ 5.545,00 (incluindo gratificao e vale-transporte). ” um dos maiores salrios do Brasil para a rede pblica e um salrio tambm acima da mdia das redes particulares. Queremos continuar fazendo uma educao pblica de altssima qualidade”, disse o secretrio Renato Feder.

  1. Cerca de vinte mil profissionais devem ser contratados ao longo do prximo ano em todas as reas do conhecimento.
  2. O processo seletivo ser realizado pelo Instituto Consulplan e a inscrio ter duas categorias: Educao Bsica e Educao Profissional, sendo que o candidato poder optar por fazer uma ou duas inscries – podendo ser duas na mesma categoria.

Ser possvel se inscrever em apenas um Ncleo Regional de Educao (NRE), com opo por at dois municpios do ncleo (ou rea, no caso da Ed. Profissional). No NRE Curitiba, setorizado por bairros, o candidato poder realizar a inscrio em at 2 (dois) setores. Para a convocao, em caso de no haver mais candidatos classificados nas listas de um municpio e existir vaga, o NRE poder utilizar a ordem de classificao geral do ncleo independentemente da localidade de inscrio.

  • E, caso no haja mais candidatos classificados na lista do NRE, o ncleo poder utilizar a ordem de classificao geral do Estado.
  • Novidade no processo seletivo deste ano, a prova prtica ter duas etapas: a elaborao de um plano de aula, correspondente ao componente curricular escolhido na inscrio, e um vdeo de 8 a 10 minutos, que mostre a aplicao do plano de aula de forma prtica: simulando uma aula com os estudantes (para professores) ou a ao desenvolvida pelo pedagogo na escola (para pedagogos).

Inscries – As inscries abrem s 16h do dia 10 de junho e vo at as 16h do dia 07 de julho de 2022 pelo site www.institutoconsulplan.org.br, A taxa de R$ 40 para o candidato que optar por uma inscrio e de R$ 60 para duas. Iseno – Das 16h do dia 10 at as 16h do dia 13 de junho, poder solicitar a iseno da taxa pelo site do instituto quem for inscrito no Cadnico (Cadastro nico para programas sociais do governo federal), membro de famlia de baixa renda (aquela que possua renda familiar mensal de at trs salrios mnimos), doadores de sangue ou de medula ssea, alm de prestadores de servio da Justia Eleitoral, como mesrios.

  1. Prova – A divulgao da relao provisria das inscries ser no dia 08 de agosto e a consulta dos locais e orientaes sobre a prova no dia 15 do mesmo ms, no site do Instituto Consulplan.
  2. As provas objetivas, para a(s) disciplina(s)/rea(s) escolhida(s), sero aplicadas simultaneamente nos municpios-sede dos NREs no dia 21 de agosto, com a divulgao dos gabaritos oficiais preliminares no dia seguinte.

Os resultados do PSS, provisrio e final, sero divulgados em setembro e outubro, respectivamente. Os requisitos mnimos para cada funo e mais detalhes deste PSS esto disponveis no edital, em www.educacao.pr.gov.br/PSS,

O que é uma aula atividade?

O QUE É AULA-ATIVIDADE A tarefa pedagógica d@s professor@s exige, além do trabalho em sala de aula, tempo para pesquisar, estudar, planejar, elaborar atividades e avaliações, além de corrigi-las, mantendo em dia seu registro de atividades. O tempo para a realização destas atividades pedagógicas não estavam garantidos na nossa jornada semanal de trabalho.

Durante muito tempo nossa categoria, que diga de passagem, é majoritariamente feminina só tinha duas alternativas: Levar o trabalho para casa e se angustiar por não poder dá a devida atenção aos seus assuntos pessoais ou Não levar o trabalho para casa e continuar se angustiando por não dá conta das tarefas referentes a sua profissão.

Com a aprovação da lei do piso, lei 11.738/08 e com a luta da nossa categoria que bravamente vem resistindo e criando novas estratégias de lutas, garantimos este direito, que a partir de agora precisa ser acompanhado por tod@s nós. O tempo de aula atividade pode ser de natureza individual ou coletiva e é para planejamento, avaliação, estudos e formação, sem a presença dos estudantes que devem permanecer na escola com o acompanhamento de outros profissionais.

Dias de aula atividade: Natureza da aula atividade:
145hs 11/06 – horário completo Individual
27/06 – horário completo Coletiva
270hs 10/06 – a partir da 3º aula Individual
11/06 – nos dois turnos Individual
27/06 – nos dois turnos Coletiva

Aguarde mais informações sobre o calendário dos próximos meses. PROFESSOR@S AULA-ATIVIDADE É UM DIREITO NÃO ABRAM MÃO !! : O QUE É AULA-ATIVIDADE

Quais são as funções de um professor?

O papel do professor na sociedade é fundamental para o desenvolvimento e educação de crianças, jovens e estudantes de diversas faixas etárias. O docente atua como mentor, orientador e educador para seus alunos, incentivando-os a desenvolver habilidades, conhecimentos e competências.

Como calcular a aula atividade?

Foi publicada no Diário Oficial do Estado a portaria nº 226/2022, que estabelece critérios para organização e cumprimento da hora-atividade para professores efetivos e admitidos em caráter temporário (ACTs) na rede estadual de Santa Catarina. A portaria detalha o Decreto nº 1.659/2021, publicado no fim de 2021.

  1. ATUALIZAÇÃO: Este texto foi ajustado às 10h de sábado, 19, com uma correção no tempo da jornada total da hora-atividade.
  2. O objetivo da regulamentação é propiciar uma maior qualificação ao trabalho docente, beneficiando e impactando positivamente o trabalho educacional.
  3. A nova normativa considera que a formação continuada do professor é requisito para uma educação qualificada e diferenciada.

A hora-atividade é um período de atividades complementares à docência, sem interação com os alunos, incluindo ações de estudo, planejamento, acompanhamento e avaliação da prática pedagógica, além de aperfeiçoamento profissional. Esse período está previsto na Lei Complementar nº 668/2015, na Lei nº 16.861/2015 e no Decreto nº 1.659/2021.

  • Composição da hora-atividade A hora-atividade corresponde a um terço da jornada de trabalho total de atuação do docente.
  • Desta forma, um professor que atua com uma jornada semanal de 40 horas deverá cumprir 800 minutos de horas-atividade, sendo metade disso na unidade escolar.
  • Já um professor com jornada de 20 horas deve cumprir 400 minutos de horas-atividade, sendo 200 deles na escola.

Para o cálculo da hora-atividade será considerada a jornada de trabalho do cargo de professor em hora-relógio (60 minutos), detalhadas no Anexo I da portaria, para professores efetivos, e no Anexo II, para professores admitidos em caráter temporário/ACT.

  1. A portaria estabelece a obrigatoriedade de cumprimento de, no mínimo, 50% da carga horária da hora-atividade na unidade escolar, a ser realizada durante o expediente da jornada de trabalho, no respectivo turno de atuação.
  2. O restante da hora-atividade pode ser cumprido fora da escola.
  3. O professor que atuar em mais de uma unidade deve cumprir a hora-atividade de forma proporcional à sua jornada de trabalho em cada uma delas.

O cumprimento da hora-atividade deve ser registrado em livro-ponto. Atividades complementares à docência Do total da carga de hora-atividade a ser cumprida na unidade escolar, metade será destinada a encontros de planejamento integrado por área do conhecimento ou em grupos interdisciplinares, orientados pela equipe pedagógica.

Essa equipe deve organizar um quadro de horários que possibilite os encontros semanais, respeitando a proporcionalidade de horas do contrato de trabalho. A parte restante da carga da hora-atividade, a ser cumprida tanto na escola quanto fora da unidade, é destinada à realização de atividades como: acompanhamento do processo de aprendizagem dos estudantes em parceria com a equipe pedagógica; elaboração de planejamentos; elaboração e correção de atividades avaliativas; atualização de registros de avaliação, frequência e outras informações nos sistemas disponibilizados pela Secretaria de Estado da Educação; participação em formações continuadas; atendimento a familiares ou responsáveis pelos estudantes, quando necessário; participação em processos de gestão democrática (conselho deliberativo escolar, APP, entre outros).

Caberá à equipe gestora de cada unidade escolar assegurar o cumprimento semanal da hora-atividade, tanto nos momentos de planejamento integrado quanto das demais atividades inerentes à docência cumpridas individualmente. Quer ficar por dentro de todas as notícias da Secretaria de Estado da Educação? Acesse o link para participar do nosso grupo informativo no Telegram.

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Como fazer o cálculo da hora aula?

Horas/Aula → Horas: Multiplica-se o número de horas/aula por 50 e divide-se por 60. Horas → Horas/Aula: Multiplica-se as horas por 60 e divide-se por 50.

Como fazer o cálculo hora aula?

Você sabe calcular o seu salário? O salário mensal do professor é composto pelo salário base e o descanso semanal remunerado (DSR). Para saber quantas horas-aula você trabalha, é preciso transformar as horas-relógio em horas-aula. Cada hora-aula tem o tempo estabelecido em 50 minutos; então, seu salário precisa ser calculado em cima da quantidade de horas-aula que você leciona.

Exemplo: se você trabalha das 13h30 às 17h30, são 4 horas-relógio que devem ser multiplicadas por 60 (minutos) e divididas por 50 (minutos).4 horas relógio X 60 = 240 minutos240 minutos / 50 minutos = 4,8 horas-aula diárias Ao descobrir o tempo de trabalho por dia, você deve calcular seu salário da seguinte forma:

Ex.: 4.8 (horas aulas) x 5 (dias da semana) = 24 horas aulas semanais Valor Hora (exemplo): R$ 10,00 24 (horas-aula semanais) X 5,25 (4 semanas mais 1,25 do repouso remunerado) X 10 (valor da hora aula) = R$1.260,00 (salário mensal com repouso remunerado e sem descontos). : Você sabe calcular o seu salário?

Quanto ganha um Professor PSS no Paraná 2023?

Ainda de acordo com o edital, os salários podem chegar a R$ 6.100, em regime de trabalho de 40 horas semanais.

Qual será o piso salarial dos professores em 2023 Paraná?

O Governo do Paraná enviou nesta segunda-feira (26) para a Assembleia Legislativa um pacote de projetos de lei que preveem reajuste geral de 5,79% para os servidores, equiparação do piso dos professores ao mínimo nacional, com reajuste de 13,2% para todo o Quadro Próprio do Magistério (QPM) e reestruturação de diversas carreiras no âmbito da administração pública, com ganhos salariais em todas elas, além da implementação de auxílio-alimentação.

  1. O estudo técnico conduzido pela Secretaria da Administração e da Previdência e a Casa Civil estima que o impacto aos cofres estaduais será de cerca de R$ 1,6 bilhão ainda em 2023.
  2. O reajuste geral será concedido para cerca de 283 mil servidores ativos e inativos (aposentados e pensionistas) do Estado.

Este é o maior aumento percentual dos últimos sete anos. Apenas nesse projeto de lei o impacto orçamentário será de R$ 917 milhões em 2023 e de cerca de R$ 2 bilhões a partir de 2024. Em relação ao QPM, será aplicado 13,2% sobre toda a folha. Esse percentual já engloba o 5,79% e é o cálculo aplicado para que a base da categoria alcance o piso mínimo nacional (R$ 4.420,55).

  1. No Paraná, a remuneração final mínima ultrapassará R$ 6 mil no caso dos professores (40 horas semanais) porque a folha dos ativos engloba ainda vale-transporte de cerca de R$ 800 e gratificação de R$ 800.
  2. Os deputados estaduais também vão apreciar nos próximos dias um plano de reestruturação de algumas carreiras, nas pastas da Segurança Pública; Saúde; Fazenda; Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; Educação; Procuradoria-Geral do Estado; e Agepar.

A proposta leva em consideração todo o cenário econômico atual e o os impactos das mudanças tributárias ocorridas no ano passado, principalmente sobre as alíquotas de combustíveis. Ela também moderniza as tabelas das carreiras do Estado, atraindo cada vez mais profissionais mais capacitados.

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“Esse novo reajuste e a reestruturação das carreiras são fruto de muitos estudos técnicos realizados nos últimos meses para corrigir as distorções que ainda existiam em alguns quadros. É um grande investimento para conceder o reajuste que podemos, diante dos impactos na arrecadação em 2022, e para modernizar a carreira de diversos servidores que batalham em prol dos paranaenses”, afirma o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

  1. Ajustamos essa nova proposta sem perder o foco na responsabilidade fiscal, que é um compromisso que o governo estadual tem diante de toda a sociedade.
  2. Essa reestruturação promove uma recomposição dos salários dos servidores, que são responsáveis por conduzir as iniciativas que estão ajudando o Paraná a se tornar uma referência nacional em diversos aspectos”, complementa o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega.

Confira em detalhes os pontos do pacote de projetos: Reajuste geral O reajuste geral de 5,79% será implementado na folha de cerca de 283 mil servidores ativos e inativos, estatuários e comissionados, do Estado do Paraná. O último, de 3%, havia sido implementado em 2022.

Entre 2021 e 2022, os estados não puderam implementar reajustes em função de uma lei nacional. Educação A principal novidade do Quadro Próprio do Magistério (QPM) é a implementação de um reajuste geral de 13,251% sobre toda a carreira, de maneira igualitária. Essa medida é essencial para que a base da carreira que cumpre 40 horas semanais chegasse a uma remuneração de R$ 4.420,55, conforme definido pelo Ministério da Educação.

No Estado, o vencimento inicial do QPM é de R$ 3.903,32 (40 horas semanais). Com R$ 4.420,55 de salário-base, a remuneração dos servidores da ativa, que ainda engloba vale-transporte e gratificação, ultrapassará R$ 6 mil. O Piso Nacional do Magistério foi instituído pela Lei Federal nº 11.738, de 16 de julho de 2008, e é reajustado pelo mesmo percentual do Valor Anual Mínimo por Aluno – VAAF.

A Lei Federal nº 14.113, de 2020, alterou a fórmula de cálculo do VAAF e trouxe um novo impacto no cálculo do reajuste. O Ministério da Educação definiu esse aumento de R$ 3.845,63 para R$ 4.420,55. O Governo do Paraná também está com concurso público em andamento para o QPM. As provas da primeira fase foram realizadas neste mês,

São 1.256 vagas iniciais, mas há expectativa de que o número de candidatos chamados seja maior. Segurança Pública Os projetos também contemplam reestruturação das carreiras que envolvem os servidores dos quadros da Polícia Civil, Polícia Científica, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.

  1. Nas duas primeiras, as carreiras passam a ter novas configurações, enquanto na PM haverá um alteração no valor-base de alguns postos, além de reajuste de 8,1% em toda a folha (o reajuste geral de 5,79% já está dentro desse valor).
  2. Na Polícia Civil do Paraná haverá uma alteração inédita.
  3. A proposta do Governo do Estado é unir as carreiras de escrivães e investigadores, transformando esses dois cargos em um só, com a criação da carreira de Agente de Polícia Judiciária.

Atualmente, o escrivão é responsável pela gestão das ações cartorárias, e o investigador coleta depoimentos e participa de ações especiais. Com a mudança, esses profissionais poderão atuar nas duas frentes, auxiliando no atendimento da população. No decorrer das últimas décadas houve inúmeras mudanças na atividade policial, com a introdução de novas regras de trabalho e modelos de gestão de pessoas.

Essa nova proposta atende aos padrões internacionais de carreira ao evitar a separação de atribuições, o que por vezes pode prejudicar o atendimento da população, em especial quando as atividades cartorárias passaram a ser desenvolvidas de forma eletrônica e, consequentemente, mais ágil. Para unificar a carreira o Departamento de Polícia Civil disponibilizará um curso específico, obrigatório para participar das promoções que, em 2024, 2025 e 2026, serão exclusivas para os Agentes de Polícia Judiciária e Papiloscopistas Com isso, o quadro da PCPR passará a ser composto pelos cargos de Agente de Operações, Papiloscopista, Agente de Polícia Judiciária e Delegado de Polícia.

As outras mudanças englobam o fim das progressões, instituindo promoções por qualificação, e aspectos do desenvolvimento da carreira. Na Polícia Científica, a principal alteração é a unificação das funções da carreira da Perícia Oficial (médico-legista, odontolegista, toxicologista, químico legal e perito criminal) nos cargos de perito oficial criminal com carga horária de 40h e perito oficial criminal com carga horária de 20h.

  1. Também haverá correção no quadro remuneratório da Polícia Científica, o que a colocará como a mais bem paga entre os estados e o Distrito Federal (de 21ª lugar no ranking para 1º, segundo a entidade).
  2. O ajuste nas carreiras dos auxiliares de perícia e peritos oficiais é uma solução para o alto índice de evasão em busca de melhores oportunidades em outros estados.

A rotatividade (turnover) de peritos oficiais e auxiliares girou em torno de 41% nos últimos 10 anos. As novas tabelas também extinguem as progressões por tempo de serviço, alterando a ascensão funcional somente através de promoção, incentivando o constante aperfeiçoamento dos servidores do QPPO.

  • O projeto de lei também detalha outros aspectos da carreira, do concurso público, do exercício das funções, estágio probatório e regime de trabalho.
  • As carreiras da Polícia Militar também passarão por mudanças.
  • A principal delas está nos cargos de sargento.
  • Os postos de 1º, 2º e 3º Sargento passarão a ter novo valor-base, mais distantes da carreira de Cabo, o que motivará a busca pela ascensão na carreira, servindo como um incentivo para o desenvolvimento profissional.

Os servidores militares (PM e Corpo de Bombeiros) também terão reajuste de 8,10% – quem ainda está em formação receberá 5,79%. Saúde Outra carreira reestruturada será a dos servidores que integram o Quadro Próprio de Servidores da Saúde (QPSS). Cerca de 6 mil servidores serão impactados pelas mudanças que compõem as carreiras de promotor de saúde Profissional, de Execução e Fundamental.

O texto prevê novas regras de desenvolvimento profissional e uma nova tabela para os profissionais da saúde, seguindo os mesmos moldes do Quadro Geral do Poder Executivo (QPPE), ajustado no início deste ano, Ensino Superior Com o mesmo intuito de promover um alinhamento nas carreiras dos servidores do Estado, o Governo do Paraná também apresentou a proposta de revisão da Carreira Técnica Universitária (agentes universitários).

As carreiras dos agentes universitários, que são os profissionais que atuam nos setores administrativos das sete instituições estaduais de ensino superior paranaenses, passarão a ter 18 classes, e cada carreira terá um Plano de Capacitação específico para promoções.

Houve uma redução significativa do número de referências, passando das atuais 48, distribuídas em três classes, para 18 classes. A tabela também foi equiparada com o QPPE e institui novas promoções por Aquisição da Estabilidade, por Capacitação e por Titulação. Os professores das universidades serão contemplados com o reajuste geral de 5,79%.

Procuradoria-Geral do Estado Os procuradores estaduais e advogados públicos também terão suas carreiras reestruturadas. A remuneração das duas carreiras será semelhante devido à similaridade das funções desempenhadas. Essa revisão era um pedido antigo, em discussão há mais de dez anos.

A proposta apresentada traz ainda a implementação de auxílio-alimentação aos profissionais em atividade. Fazenda Os agentes fazendários também terão reajustadas as carreiras de formação fundamental, médio e superior em relação ao QPPE. A forma de desenvolvimento da carreira também vai mudar, mais focada em conquistas de mérito e busca por formação.

Agepar A proposta do Executivo também contempla uma mudança nas carreiras de Auxiliar de Regulação e Especialista em Regulação da Agência Reguladora do Paraná (Agepar), além de conceder auxílio-alimentação aos profissionais em atividade. Outra mudança será a implementação de um adicional de gratificação de incentivo a titularidade, variando de 10% a 20% sobre o salário.

Quanto ganha um Professor PSS no Paraná por aula?

A Secretaria de Estado da Educao e do Esporte publicou nesta sexta-feira (03), em Dirio Oficial, o Edital n 30/2022 do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratao de professores e professores pedagogos temporrios. A seleo tem como objetivo reforar o quadro de profissionais em todos os 32 Ncleos Regionais de Educao (NREs) para o ano letivo de 2023.

A seleo dos profissionais ser composta por prova objetiva, prova de ttulos e prova prtica, todas de carter classificatrio – tambm valer na pontuao total o tempo de servio. As vagas so de at 40 horas semanais para professor e de 20 (vinte) horas ou 40 (quarenta) horas semanais para professor pedagogo.

Para jornada de 40h, a remunerao do professor de R$ 5.545,00 (incluindo gratificao e vale-transporte). ” um dos maiores salrios do Brasil para a rede pblica e um salrio tambm acima da mdia das redes particulares. Queremos continuar fazendo uma educao pblica de altssima qualidade”, disse o secretrio Renato Feder.

  1. Cerca de vinte mil profissionais devem ser contratados ao longo do prximo ano em todas as reas do conhecimento.
  2. O processo seletivo ser realizado pelo Instituto Consulplan e a inscrio ter duas categorias: Educao Bsica e Educao Profissional, sendo que o candidato poder optar por fazer uma ou duas inscries – podendo ser duas na mesma categoria.
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Ser possvel se inscrever em apenas um Ncleo Regional de Educao (NRE), com opo por at dois municpios do ncleo (ou rea, no caso da Ed. Profissional). No NRE Curitiba, setorizado por bairros, o candidato poder realizar a inscrio em at 2 (dois) setores. Para a convocao, em caso de no haver mais candidatos classificados nas listas de um municpio e existir vaga, o NRE poder utilizar a ordem de classificao geral do ncleo independentemente da localidade de inscrio.

  1. E, caso no haja mais candidatos classificados na lista do NRE, o ncleo poder utilizar a ordem de classificao geral do Estado.
  2. Novidade no processo seletivo deste ano, a prova prtica ter duas etapas: a elaborao de um plano de aula, correspondente ao componente curricular escolhido na inscrio, e um vdeo de 8 a 10 minutos, que mostre a aplicao do plano de aula de forma prtica: simulando uma aula com os estudantes (para professores) ou a ao desenvolvida pelo pedagogo na escola (para pedagogos).

Inscries – As inscries abrem s 16h do dia 10 de junho e vo at as 16h do dia 07 de julho de 2022 pelo site www.institutoconsulplan.org.br, A taxa de R$ 40 para o candidato que optar por uma inscrio e de R$ 60 para duas. Iseno – Das 16h do dia 10 at as 16h do dia 13 de junho, poder solicitar a iseno da taxa pelo site do instituto quem for inscrito no Cadnico (Cadastro nico para programas sociais do governo federal), membro de famlia de baixa renda (aquela que possua renda familiar mensal de at trs salrios mnimos), doadores de sangue ou de medula ssea, alm de prestadores de servio da Justia Eleitoral, como mesrios.

Prova – A divulgao da relao provisria das inscries ser no dia 08 de agosto e a consulta dos locais e orientaes sobre a prova no dia 15 do mesmo ms, no site do Instituto Consulplan. As provas objetivas, para a(s) disciplina(s)/rea(s) escolhida(s), sero aplicadas simultaneamente nos municpios-sede dos NREs no dia 21 de agosto, com a divulgao dos gabaritos oficiais preliminares no dia seguinte.

Os resultados do PSS, provisrio e final, sero divulgados em setembro e outubro, respectivamente. Os requisitos mnimos para cada funo e mais detalhes deste PSS esto disponveis no edital, em www.educacao.pr.gov.br/PSS,

Como é calculada a Hora-atividade?

Foi publicada no Diário Oficial do Estado a portaria nº 226/2022, que estabelece critérios para organização e cumprimento da hora-atividade para professores efetivos e admitidos em caráter temporário (ACTs) na rede estadual de Santa Catarina. A portaria detalha o Decreto nº 1.659/2021, publicado no fim de 2021.

  1. ATUALIZAÇÃO: Este texto foi ajustado às 10h de sábado, 19, com uma correção no tempo da jornada total da hora-atividade.
  2. O objetivo da regulamentação é propiciar uma maior qualificação ao trabalho docente, beneficiando e impactando positivamente o trabalho educacional.
  3. A nova normativa considera que a formação continuada do professor é requisito para uma educação qualificada e diferenciada.

A hora-atividade é um período de atividades complementares à docência, sem interação com os alunos, incluindo ações de estudo, planejamento, acompanhamento e avaliação da prática pedagógica, além de aperfeiçoamento profissional. Esse período está previsto na Lei Complementar nº 668/2015, na Lei nº 16.861/2015 e no Decreto nº 1.659/2021.

Composição da hora-atividade A hora-atividade corresponde a um terço da jornada de trabalho total de atuação do docente. Desta forma, um professor que atua com uma jornada semanal de 40 horas deverá cumprir 800 minutos de horas-atividade, sendo metade disso na unidade escolar. Já um professor com jornada de 20 horas deve cumprir 400 minutos de horas-atividade, sendo 200 deles na escola.

Para o cálculo da hora-atividade será considerada a jornada de trabalho do cargo de professor em hora-relógio (60 minutos), detalhadas no Anexo I da portaria, para professores efetivos, e no Anexo II, para professores admitidos em caráter temporário/ACT.

A portaria estabelece a obrigatoriedade de cumprimento de, no mínimo, 50% da carga horária da hora-atividade na unidade escolar, a ser realizada durante o expediente da jornada de trabalho, no respectivo turno de atuação. O restante da hora-atividade pode ser cumprido fora da escola. O professor que atuar em mais de uma unidade deve cumprir a hora-atividade de forma proporcional à sua jornada de trabalho em cada uma delas.

O cumprimento da hora-atividade deve ser registrado em livro-ponto. Atividades complementares à docência Do total da carga de hora-atividade a ser cumprida na unidade escolar, metade será destinada a encontros de planejamento integrado por área do conhecimento ou em grupos interdisciplinares, orientados pela equipe pedagógica.

Essa equipe deve organizar um quadro de horários que possibilite os encontros semanais, respeitando a proporcionalidade de horas do contrato de trabalho. A parte restante da carga da hora-atividade, a ser cumprida tanto na escola quanto fora da unidade, é destinada à realização de atividades como: acompanhamento do processo de aprendizagem dos estudantes em parceria com a equipe pedagógica; elaboração de planejamentos; elaboração e correção de atividades avaliativas; atualização de registros de avaliação, frequência e outras informações nos sistemas disponibilizados pela Secretaria de Estado da Educação; participação em formações continuadas; atendimento a familiares ou responsáveis pelos estudantes, quando necessário; participação em processos de gestão democrática (conselho deliberativo escolar, APP, entre outros).

Caberá à equipe gestora de cada unidade escolar assegurar o cumprimento semanal da hora-atividade, tanto nos momentos de planejamento integrado quanto das demais atividades inerentes à docência cumpridas individualmente. Quer ficar por dentro de todas as notícias da Secretaria de Estado da Educação? Acesse o link para participar do nosso grupo informativo no Telegram.

Quanto é 40 horas por semana?

Ao considerarmos um trabalhador em uma jornada de trabalho comum, ele deve cumprir 40 horas semanais, que daria às 200 horas por mês, como já mostrado. Se ele recebesse um salário de R$ 1.100,00 mensais, então a sua hora de trabalho ficaria nos R$ 5,50, de acordo com os cálculos feitos anteriormente.

Quem trabalha 40 horas por semana trabalha quantas horas por dia?

JORNADA DE TRABALHO DE QUARENTA HORAS SEMANAIS E OITO HORAS DIÁRIAS.

Quem deve cuidar do Recreio?

O RECREIO É UM DIREITO DO ALUNO E TAMBÉM DO PROFESSOR O fato do recreio ser considerado “efetivo trabalho escolar” não é um entendimento novo. Já foi adotado quando da implantação da Lei 5.692/71 e o Conselho Federal de Educação, no Parecer 792/73, de 5-6-73, concluiu: ‘o recreio faz parte da atividade educativa e, como tal, se inclui no tempo de trabalho escolar efetivo ‘,

  • Momento de gloria ou de horror, oportunidade de conquistar fama ou de passar vergonha, o período de recreio, mesmo quando tranquilo ou até monótono, tem muita importância na formação da personalidade dos alunos.
  • As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (Parecer CNE/CEB 04/98) determinam que as escolas deverão estabelecer, como norteadoras de suas ações pedagógicas, os princípios éticos da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e da autonomia, assim como os princípios políticos dos direitos e deveres da cidadania, da criticidade e da democracia, além dos princípios estéticos da sensibilidade, da criatividade e da diversidade de manifestações culturais e artísticas.
  • As atividades livres ou dirigidas, durante o período de recreio, possuem um enorme potencial educativo e devem ser consideradas pela escola na elaboração da sua Proposta Pedagógica.
  • Os momentos de recreio livre são fundamentais para a expansão da criatividade, para o cultivo da intimidade dos alunos mas, de longe, o professor deve estar observando, anotando, pensando até em como aproveitar algo que aconteceu durante esses momentos para ser usado na contextualização de um conteúdo que vai trabalhar na próxima aula.
  • Na legislação, o recreio e os intervalos de aula são horas de efetivo trabalho escolar, conforme conceituou o CNE, no Parecer CEB nº 05/97 :
  • “As atividades escolares se realizam na tradicional sala de aula, do mesmo modo que em outros locais adequados a trabalhos teóricos e práticos, a leituras, pesquisas ou atividades em grupo, treinamento e demonstrações, contato com o meio ambiente e com as demais atividades humanas de natureza cultural e artística, visando à plenitude da formação de cada aluno”.

Assim, não são apenas os limites da sala de aula propriamente dita que caracterizam com exclusividade a atividade escolar de que fala a lei. Esta se caracterizará por toda e qualquer programação incluída na proposta pedagógica da escola, com frequência exigível e efetiva orientação por professores habilitados.

  1. Fica muito claro que, caso alguma atividade não esteja incluída na proposta pedagógica da instituição, a mesma não poderá ser computada no cálculo das horas de efetivo trabalho escolar.
  2. Do mesmo modo, a efetiva orientação por professores habilitados é condição indispensável para a caracterização de ” horas de efetivo trabalho escolar”.
  3. O Parecer do CNE/CEB 02/2003 diz que a escola, ao fazer constar na Carga Horária o tempo reservado para o recreio, o fará dentro de um planejamento global e sempre coerente com sua Proposta Pedagógica.

Não poderá ser considerado o tempo do recreio no cômputo da Carga Horária sem o controle da frequência. E, a frequência deve ser de responsabilidade do corpo docente. Portanto, sem a participação do corpo docente não haverá o cômputo do tempo reservado para o recreio na Carga Horária.

  • Se a escola decidir que o recreio fará parte da carga horária mínima de quatro horas/dia, deverá fazer constar na sua Proposta Pedagógica e os professores deverão assistir os alunos durante o recreio.
  • Caso isso não ocorra, o tempo destinado ao recreio deverá ser acrescido ao tempo mínimo.
  • O fato é que estudos científicos apontam que o recreio melhora o desempenho dos alunos na escola.

Crianças que se comportam mal na escola são muitas vezes punidas, sendo mantidas dentro da sala de aula durante o recreio. Porém, as pesquisas mostras que o tempo livre ajuda a solucionar problemas comportamentais de dentro da classe. As crianças que participam regularmente dos horários livres tinham melhores notas que as outras nas avaliações comportamentais dos professores.

Temos que entender que as crianças precisam de uma pausa, nossos cérebros podem se concentrar e prestar atenção durante 45 a 60 minutos, e com crianças esse tempo é ainda menor. Para que elas consigam adquirir todas as habilidades acadêmicas que queremos que aprendam, elas precisam de uma pausa para sair, liberar energia, brincar e ser sociais.

Em algumas escolas municipais de Ouricuri não há espaço físico adequado para o recreio escolar. Observa-se o problema quase sempre nos prédios alugados, chamados de “anexos”. Mas em algumas escolas próprias do município isso também acontece, o que prejudica o aprendizado e o desenvolvimento social e emocional do aluno.

  • A Secretaria Municipal de Educação Ouricuri, através da Portaria 02/2013, em vigor, incluiu o recreio nas quatro horas de efetivo trabalho escolar, desde que esse tempo seja dirigido e acompanhado pelo docente e que conste no Plano Pedagógico da Escola.
  • Os pais e responsáveis legais pelos estudantes precisam ficar atentos aos direitos dos alunos que poderá ter o seu desenvolvimento cognitivo prejudicado pela falta do recreio.
  • Os gestores das escolas devem cobrar da Secretaria Municipal de Educação a adequação dos prédios das escolas para possibilitarem o recreio escolar.
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A construção deste artigo foi provocada por uma reflexão envolvendo fatos reais corriqueiros do ambiente escolar. Não temos a intenção de “crucificar” a escola e nem tão pouco o professor. Porém, atitudes que não condizem com os ideais da sociedade, pautados no respeito, objetivando o caminho à Paz precisam ser denunciados e repensados para que juntos possamos encontrar alternativas justas e equilibradas rumo ao desenvolvimento humano, solidário e harmônico com o meio e a sociedade global em que vivemos.

Temos consciência que o nosso sistema econômico capitalista nos impõem rotinas em dupla, tripla ou mais jornadas de trabalho para nos mantermos e isto colabora com a automatização das nossas ações o que nos leva a agirmos de maneiras impensada. E aqui talvez seja o ponto crítico da questão: que tipo de lição estará sendo ensinada aos alunos por meio das nossas ações impensadas? Estando consciente ou não das atitudes que desrespeitem os alunos, os educadores transmitem valores que certamente serão reproduzidos na sociedade.

E o que pretende este artigo é justamente isso: refletir! Refletir sobre a prática pedagógica, sobre as atitudes impensadas em sala de aula e também sobre os Direitos contemplados em Lei que os alunos têm e que em alguns casos são desrespeitados. A atitude do professor de deixar sem recreio o aluno, um grupo de alunos ou mesmo a classe inteira por indisciplina ou por não fazerem a lição.

Nesta situação, quem fica de castigo: é o professor ou o aluno?. Sim, porque a professora tem que ficar sem o recreio juntamente com o aluno na sala de aula! É o típico caso em que o “feitiço recai sobre o feiticeiro. Num ato impensado de “desespero” o professor tenta punir o aluno e acaba sendo punido, perdendo também seu o direito ao recreio.

Por exemplo, o que diz o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) no Capítulo IV – Do Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer, exatamente no Artigo 53: Art.53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes: II – direito de ser respeitado por seus educadores; Pedagogicamente falando, que tipo de lição os alunos que ficam sem recreio estão aprendendo? A crueldade, desumanidade, a injustiça? E segundo o dicionário Recreio quer dizer: Divertimento; prazer; alegrar; folgar; brincar.

  • Observe que o significado das palavras recreio tem tudo a ver com a natureza das crianças, e toda criança tem o direito de brincar, se divertir, se alegrar, especialmente com liberdade dentro dos seus direitos e principalmente isentas de constrangimento.
  • E o recreio oferece justamente esta liberdade ao lazer e a convivência social no espaço e na comunidade escolar.

E, novamente falando pedagogicamente, função própria da escola: favorecer um ambiente social harmonioso de convivência social rico em estímulos para o desenvolvimento de habilidades, atitudes, ações solidárias, apresso à tolerância entre todos os indivíduos.

O Art.16. do ECA garante o direito à liberdade de brincar, praticar esportes e divertir-se. No Art.18 diz que é dever de todos zelar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor. É oportuno acrescentar que os pais e responsáveis devem participar do processo pedagógico da escola, bem como participar da definição das propostas educacionais.

Exija da escola o RECREIO do seu filho! : O RECREIO É UM DIREITO DO ALUNO E TAMBÉM DO PROFESSOR

Que tipo de aula existe?

Entre os tipos de aula mais conhecidos, temos o colóquio, o seminário, a aula expositiva, a aula dialógica, a aula magistral, a aula demonstrativa e a aula prática.

Quem pode ser chamado de professor?

Podem lecionar nos Ensinos Fundamental e Médio das escolas de Educação Básica, os graduados em licenciaturas e Pedagogia. Na Educação Infantil (creches e pré-escolas) e nos quatro primeiros anos do Ensino Fundamental, admitem-se professores com formação mínima de nível médio, na modalidade normal.

Porém, o projeto de lei 5.395/09, que tramita no Congresso Nacional, prevê que apenas a Educação Infantil admita professores com formação mínima de nível médio, na modalidade normal. Para ingressar como professor de qualquer instituto federal, basta apenas a graduação. Entretanto, o plano de carreira prevê uma retribuição por titulação, que aumenta o salário caso o professor tenha mestrado, doutorado ou mesmo especialização.

Os docentes das universidades federais precisam ter ao menos grau de mestre, para concorrerem aos cargos dos concursos, pois atuam especificamente no Ensino Superior. As carreiras das instituições federais também prevêem aumento de salário caso o professor aumente sua titulação.

Qual é a rotina de trabalho de um professor?

Rotina do professor: 4 aplicativos essenciais Preparar e ministrar aulas, aplicar provas e trabalhos, corrigir e aferir nota e participar de reuniões. Essas são somente algumas das centenas de tarefas diárias que fazem parte da rotina do professor em sua atividade laboral.

Conciliar todos os interesses ainda mantendo a saúde mental e vida pessoal em dia é um grande desafio. Especialmente durante a pandemia de COVID-19, os professores enfrentaram uma série de desafios de adaptação em suas rotinas, a exemplo das videoaulas que chegaram para ficar. De um dia para o outro, os educadores se viram diante da necessidade de aprender a gravar vídeos, editar e disponibilizar para os alunos em tempo hábil.

O uso de recursos tecnológicos vem sendo um grande aliado neste processo, trazendo mais praticidade para a rotina do professor. Por isso, separamos neste artigo 4 aplicativos essenciais que você precisa conhecer para auxiliar na rotina dos educadores.

Quantos professores têm o estado do Paraná?

O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou nesta quarta-feira (1) que o Estado encaminhou um projeto de lei que prevê aumento nos pagamentos adicionais de acordo com a titulação dos professores da rede estadual de ensino superior do Paraná. O projeto, que agora segue para votação na Assembleia Legislativa, terá correções que variam de 5 a 25 pontos percentuais em relação aos valores pagos atualmente sobre o salário-base dos docentes.

  1. Com os novos percentuais, os docentes com especialização passam a receber um adicional de titulação de 30%, os mestres de 60% e os doutores de 105%.
  2. Atualmente os percentuais são de 25%, 50% e 80%, respectivamente.
  3. A proposta do Governo é que os novos valores sejam aplicados na folha de pagamento a partir de janeiro de 2024, de forma retroativa ao mês de dezembro de 2023.

Segundo Ratinho Junior, a proposta foi elaborada em conjunto pelas secretarias estaduais e as reitorias das sete universidades estaduais: UEL, UEM, UEPG, Unioeste, Unicentro, UENP e Unespar. Ele defendeu que os valores definidos conseguem combinar uma valorização dos quadros acadêmicos com a capacidade orçamentária do Estado.

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“Ao longo dos anos de 2022 e 2023, fomos ajustando e modernizando algumas carreiras do Estado e agora chegou a vez dos professores das universidades estaduais, que são um ativo importante do Paraná”, disse. “Depois de muito trabalho sobre aquilo que o Tesouro Estadual tem capacidade para honrar, definimos um investimento de R$ 200 milhões para o aumento nos percentuais de titulação, que se somam a um reajuste de 5,79% já concedido aos servidores públicos estaduais”, acrescentou o governador.

Ele afirmou que o Paraná promove o maior processo de modernização do setor acadêmico feito por um governo estadual no Brasil. “Entendemos a importância que tem o nosso ecossistema de universidades estaduais, que é o maior do País, por isso nos esforçamos junto com os nossos reitores para atender essa demanda, que consideramos importante e justa”, acrescentou Ratinho Junior.

Para o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, a proposta valoriza a carreira dos docentes do ensino superior. “É um ganho importante que beneficia principalmente os professores doutores, que correspondem a 80% do quadro efetivo e 65% entre os temporários”, disse.

  1. Isso valoriza a carreira a partir do mérito, porque quem opta pela carreira acadêmica sempre almeja chegar ao nível de doutor para poder exercer plenamente a atividade de professor e pesquisador”, declarou.
  2. Somado aos 5,79% já concedidos pelo Estado a todos os servidores, isso significa um ganho de mais de 17% no poder de compra do salário líquido dos professores do ensino superior no caso dos doutores, algo que não foi concedido por nenhum outro estado do País”, acrescentou Bona.

REDE ACADÊMICA – O Sistema de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná é formado por sete universidades estaduais, com câmpus localizados em todas as regiões do Estado. Somadas as ofertas de todas as universidades, são 445 cursos de graduação, 209 de mestrado e 119 de doutorado.

  • O corpo docente é composto por 7.686 professores.
  • No total, 5.170 são professores efetivos, dos quais 4.291 possuem titulação de doutorado, 718 de mestrado e 139 de especialização.
  • As universidades contam ainda com 2.516 professores temporários.
  • Destes, 1.450 são doutores, 853 mestres, 194 especialistas e 19 graduados.

O Paraná tem 75.147 estudantes matriculados nas universidades. Na graduação são 63.591, nos mestrados 6.366 e 4.222 nos cursos de doutorado.

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REAJUSTES – Em agosto, os 283 mil servidores públicos ativos e aposentados do Paraná tiveram acréscimo de 5,79% implantado na folha de pagamento. O reajuste faz parte de um pacote de medidas apresentadas pelo Governo do Paraná para valorizar o funcionalismo público estadual e promover melhorias em diversas áreas, incluindo a educação, saúde e outras carreiras do setor público.

O que é o magistério?

O que é magistério? – A palavra magistério engloba o exercício da profissão de professor(a) e o cargo ou ofício de professor(a) em si. Mas o que é magistério quando falamos sobre formação? Magistério é o curso técnico profissionalizante de nível médio que forma professores para atuarem na educação básica (anos iniciais, ensino fundamental e médio).

Basicamente, o magistério é um tipo de extensão do ensino médio, assim como acontece com cursos técnicos em Administração, Segurança do Trabalho, etc. A grade curricular conta com todos os conteúdos normais da matriz curricular do Ensino Médio e também com disciplinas técnicas de formação de docentes, no caso do Magistério.

Assim, o(a) estudante conclui o ensino médio com conhecimentos e conteúdos específicos e já sai com uma formação profissional. O curso de magistério era a principal formação para quem queria atuar na educação básica décadas atrás. No entanto, desde que passou a vigorar a Lei 9.394 de 1996, a formação de nível superior passou a ser prioritária.

Assim como vemos no artigo 62: “A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura plena, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade normal.

(Redação atualizada pela lei nº 13.415, de 2017)”.