Tabela De Safra De Frutas, Verduras E Legumes 2022?

Quais são as frutas que estão na safra?

Consumir produtos de época é ideal para quem quer ganhar em qualidade e economia – O período de safra indica a melhor época de disponibilidade de determinado produto no mercado. A primeira vantagem de se consumir o alimento na época ideal pode ser percebida na conta da feira, do supermercado ou hortifrúti: quando estão na safra, frutas, verduras e legumes são mais baratos, pois são encontrados em maior quantidade.

Além disso, os alimentos da estação são mais frescos e nutritivos em comparação com os outros. Isso acontece porque quando cultivados em seu período natural, esses produtos captam melhor os nutrientes do solo em que são plantados. Ou seja, o consumidor ganha no preço, mas também na qualidade do que está ingerindo.

Segundo a nutricionista Katlly Evillim Sousa, da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, as frutas, legumes e verduras da época são ideais para consumo, pois o seu desenvolvimento é melhor.

  1. Por estarem em condições climáticas ideais, oferecem maior qualidade nutricional, no qual os nutrientes e vitaminas estão em quantidades mais adequadas, bem como têm sabor e aroma mais fortes”, explica Katlly.
  2. Por isso, preparamos um calendário que mostra quais são as frutas, os legumes e as verduras de cada mês.

Confira: JANEIRO Frutas: Abacaxi, carambola, coco-verde, figo, fruta-do-conde, laranja-pera, mamão, maracujá, melancia e nectarina. Legumes: Abóbora, abobrinha, beterraba, pepino, pimentão, quiabo e tomate. Verduras: Alface, cebolinha, couve, salsa e salsão.

FEVEREIRO Frutas: Abacate, ameixa, carambola, figo, pinha (fruta-do-conde), goiaba, jaca, maçã e pera. Legumes: Abóbora, gengibre, milho-verde, pepino, pimentão, quiabo e tomate. Verduras: Cebolinha, escarola, hortelã, louro e repolho. MARÇO Frutas: Abacate, abacaxi, ameixa, banana-maçã, banana-nanica, goiaba, jaca, limão, maçã e pera.

Legumes: Abóbora, abobrinha, berinjela, beterraba, cará, chuchu, jiló, nabo, pepino, quiabo e tomate. Verduras: Acelga, alface, alho-poró, coentro, escarola, repolho e rúcula. ABRIL Frutas: Abacate, banana-maçã, caqui, jaca, kiwi, maçã e pera. Legumes: Abóbora, abobrinha, berinjela, beterraba, cará, chuchu, gengibre e inhame.

  • Verduras: Alface, alho-poró, almeirão, catalonha, escarola (chicória) e repolho.
  • MAIO Frutas: Abacate, banana-maçã, caqui, kiwi, jaca, maçã, pera e tangerina (mexerica).
  • Legumes: Abóbora, abobrinha, batata-doce, berinjela, beterraba, cará, cenoura, chuchu, mandioca, mandioquinha e nabo.
  • Verduras: Alho-poró, almeirão, erva-doce, louro, nabo e rabanete.

JUNHO Frutas: Carambola, kiwi, laranja-lima e tangerina (mexerica). Legumes: Batata-doce, berinjela, cenoura, ervilha, inhame, mandioca (aipim ou macaxeira), mandioquinha e milho-verde. Verduras: Agrião, alho-poró, almeirão, brócolis e erva-doce. JULHO Frutas: Carambola, kiwi, laranja-lima e tangerina (mexerica).

  • Legumes: Cenoura, cogumelo, ervilha, inhame, mandioca (aipim ou macaxeira), mandioquinha, milho-verde, palmito e pepino.
  • Verduras: Agrião, coentro, couve, escarola (chicória), espinafre e mostarda.
  • AGOSTO Frutas: Caju, carambola, laranja-pera, lima, maçã, tangerina (mexerica) e morango.
  • Legumes: Cará, cenoura, ervilha, fava, inhame, mandioca (aipim ou macaxeira) e pimentão.

Verduras: Agrião, couve, couve-flor, escarola (chicória), espinafre, mostarda e rúcula. SETEMBRO Frutas: Abacaxi, banana-nanica, caju, jabuticaba, laranja-lima, laranja-pera e tangerina (mexerica). Legumes: Cará, cogumelo, ervilha, fava, inhame, pimentão e rabanete.

  • Verduras: Almeirão, couve, couve-flor, escarola (chicória), espinafre, louro e orégano.
  • OUTUBRO Frutas: Abacaxi, acerola, banana-nanica, banana-prata, caju, manga, jabuticaba e lima.
  • Legumes: Alcachofra, aspargo, berinjela, beterraba, ervilha, fava, pepino e tomate caqui.
  • Verduras: Almeirão, catalonha, cebolinha, coentro, espinafre, hortelã e mostarda.

NOVEMBRO Frutas: Abacaxi, acerola, banana-nanica, banana-prata, caju, coco-verde, mamão, manga, melancia, melão e pêssego. Legumes: Aspargo, berinjela, beterraba, cenoura, maxixe, nabo, pepino, pimentão e tomate. Verduras: Alho-poró, brócolis, cebolinha, endívia, erva-doce e espinafre.

Quais são os alimentos da época?

Setembro marca o início da estação das flores. Porém, a primavera traz consigo também uma farta variedade de alimentos que deixam a alimentação mais colorida e saudável – Uma boa alimentação é composta por uma variedade de frutas, legumes e verduras. Cada alimento se desenvolve melhor em uma determinada época do ano e consumi-lo na sua safra é vantajoso e traz muitos benefícios como: :: Disponibilidade de nutrientes : quando colhido na época certa, o alimento tem maior qualidade nutricional, e isso se dá devido ao aproveitamento do clima e absorção dos nutrientes presentes no solo; :: Mais sabor : cultivado na sua época natural, o alimento aproveita o clima e o solo e, consequentemente, desenvolve melhor seu aroma e sabor; :: Menor preço : os custos da produção serão menores, com menos interferência do produtor e de aditivos que encarecem o produto; :: Menos agrotóxicos : o alimento cultivado em sua época correta reduz a utilização de pesticidas e agrotóxicos, ajudando a preservar o meio ambiente.

Uma alimentação saudável, equilibrada e rica em fibras auxilia na saúde intestinal, na prevenção do aumento do colesterol e da glicemia e na regulação do metabolismo. Saladas e sucos são ótimas opções para aproveitar esta estação florida. Confira quais são os alimentos da primavera: :: Frutas: Abacate, abacaxi, acerola, ameixa, amora, banana, caju, coco, graviola, jabuticaba, jaca, laranja, mamão, manga, maracujá, melancia, melão, mexerica, nectarina, pêssego, physalis, pitanga e sapoti.

:: Legumes: Abóbora, abobrinha, alcachofra, batata-doce, berinjela, beterraba, cará, cenoura, chuchu, cogumelo, ervilha, ervilha torta, inhame, maxixe, pepino, pimentão, tomate e vagem. : : Verduras: Agrião, alho-poró, almeirão, aspargo, brócolis, couve, couve-flor, escarola, espinafre, mostarda e rúcula.

  • Incremente os pratos com as PANCS As Plantas Alimentícias Não Convencionais – PANCS – podem, do ponto de vista alimentício, incrementar muitos pratos, bebidas e sobremesas.
  • Muitas delas são flores e podem ser encontradas de forma mais abundante no período da primavera.
  • Que tal experimentar uma delas este ano? Aproveite as dicas e conheça as receitas de dois simples e refrescantes Picolés Caseiros para fazer durante a estação mais florida do ano: :: Picolé de Abacaxi: Ingredientes: :: 4 rodelas de polpa de abacaxi; :: 1 xícara de água; :: 10 folhas de hortelã; :: Gengibre a gosto.

Modo de preparo: :: Bata todos os ingredientes; :: Coloque as folhas de hortelã; :: Derrame a mistura em forminhas para picolé; :: Leve ao freezer para gelar. Picolé de Melancia com Gengibre: Ingredientes: :: 3 xícaras de suco de melancia bem madura; :: 6 folhas de hortelã; :: 1 colher de chá de gengibre.

You might be interested:  Tabela De Crimes De Menor Potencial Ofensivo Pdf?

Quais são as verduras da estação?

Alimentos da estação – Outono – De 21 de março a 21 de junho: Frutas: abacate, banana-nanica, caqui, kiwi, laranja-lima, maçã Fuji, maçã Gala, mamão, maracujá, melancia, mexerica, pera, uva. Legumes: abóbora, abobrinha, batata-doce, berinjela, beterraba, cenoura, chuchu, inhame, jiló, mandioca, mandioquinha, nabo, tomate.

Qual é a época de banana?

Em novembro, a dica é se deliciar com frutas como o abacaxi, a banana, a laranja pera e o melão. Isso porque elas estão na época, podendo ser encontradas com maior facilidades nas feiras, supermercados e sacolões. Ricas em vitaminas, podem ser consumidas in natura ou compor receitas doces e salgadas – aliás, dá para aproveitar até a casca de algumas delas nas preparações.

Confirma informações da equipe de nutricionistas da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo: Abacaxi Fonte de vitaminas A e C, contribui para o aumento da imunidade, além de ter papel antioxidante e anti-inflamatório.

Possui também alto teor de manganês e é um bom alimento para auxiliar na prevenção da osteoporose e de fraturas ósseas. Banana nanica Considerada preferência nacional, a banana é uma fruta de alto valor nutricional. É rica em carboidrato e muito famosa por ser fonte de potássio, mineral que auxilia no controle da pressão arterial.

Além disso, a banana auxilia no bom humor, uma vez que é rica em triptofano e vitamina B6 que agem como estímulo para a serotonina. O que muitas pessoas não sabem é que a casca da banana também possui vitaminas e pode ser utilizada em várias preparações saudáveis, como farofa e antepastos. Laranja pera A laranja é uma fruta fonte de vitamina C, além de conter fibra, ácido fólico, potássio e antioxidantes, possui diversos benefícios, entre eles ação preventiva contra gripes e resfriados, melhora função do sistema digestivo e auxilia na prevenção de anemia, pois aumenta a absorção do ferro.

A melhor forma a ser consumida é in natura. Melão O melão contém vitaminas A e C, potássio, e uma grande quantidade de água. Proporciona diversos benefícios a saúde, dentre eles controlar a pressão arterial, prevenir a desidratação e função diurética. É pouco calórico e pode ser consumido in natura ou em forma de sucos.

Peixe ao molho de abacaxi Peixe Ingredientes 1 dente de alho (4 g) 2 filés de merluza (268g) 1/2 colher (chá) de sal (3 g) 1/2 colher (sopa) de óleo (7,5 mL) Modo de Preparo Descasque e pique o alho. Tempere os peixes com o sal e o alho. Grelhe numa frigideira com o óleo e reserve. Molho Ingredientes 1 abacaxi (1520 g) 1/2 cebola (65g) 2 dentes de alho (8 g) 1 colher (sopa) de margarina light (16g) 1 colher (chá) de sal (6 g) Modo de Preparo Higienize o abacaxi, retire a casca, corte-o e bata no liquidificador.

Coe o abacaxi batido para obter 2 xícaras (chá) de suco (360mL). Descasque a cebola e o alho e pique-os. Em uma panela, doure a cebola e o alho na margarina e acrescente o suco de abacaxi e o sal. Deixe cozinhar até engrossar por alguns minutos. Sirva com o peixe.

Quais são as verduras de inverno?

Confira os benefícios dos alimentos da safra para o seu organismo – INVERNO – O inverno é marcado por um ar seco e, por isso, nosso organismo está suscetível a doenças respiratórias. Os cítricos são importantes para fortalecer nossa imunidade. É a época também de muitos tubérculos, como o inhame, mandioca que são fontes de energia importantes já que o nosso corpo gasta mais energia para nos manter aquecidos.

No inverno brasileiro é época de abóbora, abobrinha, batata doce, berinjela, brócolis, cará, cenoura, couve-flor, ervilha, inhame, mandioca, mandioquinha, nabo, acelga, alface, chicória (escarola), couve, espinafre, mostarda, repolho, banana, laranja, limão, mamão, melão, morango, pêra, pinhão e tangerina.

PRIMAVERA – É na primavera que ocorre a floração de diversas espécies e os animais polinizadores transferem grãos de pólen entre as plantas para a formação de frutos e sementes que irão originar novas plantas. Que tal aproveitar o clima fresco para investir em flores e folhas para colorir e agregar benefícios à sua refeição? É hora de consumir mais flores e folhas.

VERÃO – Verão é momento de frescor, hidratação e tudo de fácil digestão, ou seja, caprichar nas frutas, saladas e alimentos leves: abóbora, abobrinha, agrião, alcachofra, alho, batata-doce, berinjela, cenoura, chicória (escarola), chuchu, jiló, mandioca, milho verde, moyashi (broto de feijão), nabo, pimentão, quiabo, rabanete, repolho, abacaxi, abacate, ameixa, banana, caju, coco, figo, goiaba, jaca, laranja, limão, maçã, manga, maracujá, melancia, melão, pêra e uva. OUTONO -A estação do outono vai de março a junho e oferece temperaturas mais amenas que combinam com comidas mais aconchegantes, como os cozidos e ensopados. É o momento de aproveitar a safra do tomate para fazer um bom molho caseiro e preparar pratos com a nossa querida abóbora que agrada brasileiros de Norte a Sul É momento de colher: abóbora, abobrinha, acelga, alface, batata-doce, berinjela, brócolis, chuchu, mandioca, nabo, pimentão, quiabo, rabanete, tomate, vagem, repolho, abacate, banana, caqui, coco, goiaba, jaca, laranja, limão, linhaça, maçã, maracujá, melancia, pêra e tangerina.

Anotou as dicas? Aplicar essas mudanças na rotina favorecem a sua saúde, o meio ambiente e o seu bolso. Alimentos colhidos dentro da safra recebem menos incidência de agrotóxicos, que são produtos químicos sintéticos usados nas lavouras para matar insetos, larvas, fungos, carrapatos sob a justificativa de controlar as doenças provocadas por esses vetores.

Quais são os legumes lista?

Quais são as frutas, verduras e legumes de cada temporada no Brasil? – Frutas, verduras e legumes fazem parte de qualquer prato saudável. Isso é indiscutível. Mas tem épocas do ano que alguns deles tornam até um pouco proibitivo uma refeição saudável. E mesmo quando estamos na temporada do alimento específico, ele ainda pode ter os preços bem altos.

Mas compreender as safras brasileiras pode e vai te ajudar muito a poupar dinheiro e de quebra, ter uma refeição saudável. Não basta, entretanto, apenas usar essa nossa lista. Você tem que compreendê-la nutricionalmente, saber utilizar as frutas e verduras ao seu favor para enfim, ter a melhor alimentação possível.

Será que você consegue? Vamos a lista com nossas dicas inclusas para você! JANEIRO

You might be interested:  Tabela De Preço De Reformas Em Geral?

Frutas: abacaxi, carambola, coco verde, figo, framboesa, fruta do conde, laranja-pera, mamão, maracujá, melancia, nectarina e uva; Verduras: alface, cebolinha, couve e salsa; Legumes: abóbora, abobrinha, beterraba, pepino, pimentão, quiabo e tomate.

FEVEREIRO

Frutas: abacate, ameixa, carambola, coco verde, figo, fruta do conde, goiaba, jaca, maçã, pera, pêssego, seriguela e uva; Verduras: escarola, hortelã e repolho; Legumes: abóbora, gengibre, milho verde, pepino, pimentão, quiabo e tomate.

MARÇO

Frutas: abacate, abacaxi, ameixa, banana-maçã, banana-nanica, coco verde, figo, fruta do conde, goiaba, jaca, limão, maçã, mamão, mangostão, nectarina, pera, uva, pêssego, seriguela e tangerina; Verduras: acelga, alface, alho-poró, coentro, endívia, escarola, repolho, rúcula e salsa; Legumes: abóbora, abobrinha, berinjela, beterraba, cará, chuchu, gengibre, inhame, jiló, milho-verde, nabo, pepino, quiabo e tomate.

ABRIL

Frutas: abacate, ameixa, banana-maçã, caqui, cidra, jaca, kiwi, maçã, mamão, pera, tangerina e uva; Verduras: alface, alho-poró, almeirão, catalonha, escarola e repolho; Legumes: abóbora, abrobrinha, berinjela, beterraba, cará, chuchu, gengibre, inhame, nabo, pepino e tomate.

MAIO

Frutas: abacate, banana-maçã, caqui, jaca, kiwi, maçã, pera, tangerina e uva; Verduras: alho-poró, almeirão, erva-doce, louro, nabo; Legumes: abóbora, abobrinha, batata-doce, berinjela, beterraba, cará, cenoura, chuchu, inhame, mandioca, mandioquinha, nabo e rabanete.

JUNHO

Frutas: carambola, kiwi, laranja-lima, mangostão, marmelo, mexerica e tangerina; Verduras: agrião, alho-poró, almeirão, brócolis e erva-doce; Legumes: abóbora, batata-doce, berinjela, cará, cenoura, ervilha, gengibre, inhame, mandioca, mandioquinha, milho-verde e palmito.

JULHO

Frutas: carambola, kiwi, laranja-lima, mexerica e tangerina; Verduras: agrião, alho-poró, chicória, coentro, couve, erva-doce, espinafre, mostarda e salsão; Legumes: cenoura, abóbora, batata-doce, cará, cogumelo, ervilha, inhame, mandioca, mandioquinha, milho-verde, nabo, palmito, pepino e rabanete.

AGOSTO

Frutas: banana-nanica, caju, carambola, kiwi, laranja-pera, lima, maçã, mamão, mexerica, morango e tangerina; Verduras: agrião, alho-poró, brócolis, chicória, coentro, couve, couve-flor, erva-doce, escarola, espinafre, mostarda e rúcula; Legumes: abóbora, abobrinha, cará, cenoura, ervilha, fava, inhame, mandioca, mandioquinha, nabo, pimentão e rabanete.

SETEMBRO

Frutas: abacaxi, banana-nanica, caju, jabuticaba, laranja-lima, laranja-pera, maçã, mexerica, nêspera, tamarindo e tangerina; Verduras: alho-poró, almeirão, brócolis, chicória, couve, couve-flor, erva-doce, espinafre, louro e orégano; Legumes: abóbora, abobrinha, cará, cogumelo, ervilha, fava, inhame, pimentão e rabanete.

OUTUBRO

Frutas: abacaxi, acerola, banana-nanica, banana-prata, caju, manga, coco-verde, jabuticaba, laranja-pera, lima, maçã, mamão, nêspera e tangerina; Verduras: alho-poró, almeirão, brócolis, catalonha, cebolinha, chicória, coentro, couve-flor, erva-doce, espinafre, folha de uva, hortelã, mostarda e orégano; Legumes: abóbora, abobrinha, alcachofra, aspargos, batata-doce, berinjela, beterraba, cenoura, cogumelo, ervilha, fava, inhame, pepino, pimentão, rabanete, tomate e tomate-caqui.

NOVEMBRO

Frutas: abacaxi, acerola, banana-nanica, banana-prata, caju, coco verde, framboesa, jaca, laranja-pera, maçã, mamão, manga, maracujá, melancia, melão, nectarina, pêssego e tangerina; Verduras: alho-poró, almeirão, brócolis, cebolinha, endívia, erva-doce, espinafre e folha de uva; Legumes: abobrinha, aspargos, berinjela, beterraba, cenoura, inhame, maxixe, nabo, pepino, pimentão e tomate.

DEZEMBRO

Frutas: abacaxi, ameixa, banana-prata, cereja, coco verde, damasco, figo, framboesa, graviola, kiwi, laranja-pera, limão, lichia, maçã, manga, maracujá, melancia, melão, nectarina, pêssego, romã e uva; Verduras: almeirão, cebolinha, endívias, erva-doce, folha de uva, hortelã, orégano, rúcula, salsa e salsão;

DICAS IMPORTANTES PARA QUEM QUER UM ANO INTEIRO SAUDÁVEL Frutas são muito fáceis de armazenar e a grande maioria delas pode ser congelada para uso durante o ano todo em vitaminas e receitas saudáveis. É interessante ter um freezer para este fim e poder armazenar uma grande quantidade das frutas.

Legumes também podem ter o mesmo tratamento. O propósito principal desta “técnica” é economizar, mas você pode utilizá-la para guardar os alimentos favoritos. Já para verduras, a dica é que você comece uma pequena horta em casa. Não é difícil de cuidar e verduras no Brasil, salvo exceções, não são sazonais, o que significa que qualquer época do ano é época de plantar e colher.

Outra dica para as verduras é fazer o armazenamento destas em recipiente com pouca água. Desta forma você irá preservá-las por mais tempo. Há no mercado alguns recipientes fabricados com o fim de “retirar” a água das verduras. Vale a pena uma pesquisa. FONTE: Saúde Melhor – Pollyanna Machado de Sá Guerra Nutricionista CRN 1 – 1770 Nós utilizamos cookies em nosso site para te oferecer um experiência de navegação melhor, lembrando de suas preferências ao nos visitar novamente.

Quais são as frutas do inverno?

Frutas são fundamentais em qualquer dieta saudável, e devem ser consumidas diariamente. Elas fornecem vitaminas e minerais, como potássio, zinco, cálcio e magnésio, além de fibras alimentares que ajudam a regular o organismo. Fonte de vitaminas A, C e E, elas ajudam a proteger o nosso corpo, aumentando nossas defesas contra doenças e viroses.

  1. Isso sem falar que elas são deliciosas.
  2. Até aí, nenhuma novidade! Quem está empenhado em manter uma alimentação saudável, há muito já descobriu as vantagens de incluir frutas na sua dieta.
  3. Porém, quando uma fruta vem acompanhada da palavra “orgânica”, é aí que tudo fica mais interessante.
  4. Só que, antes de mais nada, vamos logo avisando: uma fruta não é orgânica só porque foi produzida sem agrotóxico.

Esse é apenas um detalhe. Há muito mais por trás das práticas orgânicas, que talvez você ainda não conheça. Para receber a certificação de orgânico, um produtor precisa atender alguns requisitos. Tem que investir na preparação do solo, fazer uso correto dos insumos, preservar os recursos naturais, fazer o manejo inteligente das pragas, garantir a saúde dos trabalhadores, garantir transporte e armazenamento especiais Além de muitas outras práticas que impactam positivamente na sociedade e no meio ambiente.

  • Portanto, uma fruta orgânica é aquela que foi produzida em harmonia com a preservação do meio ambiente, com a responsabilidade social e com as qualidades nutricionais, de modo a preservar seu sabor e garantir mais bem-estar ao consumidor.
  • E há um outro elemento essencial que caracteriza um produto orgânico: a rastreabilidade.

O consumidor consegue acompanhar todo o ciclo produtivo, do momento do plantio até que ele chegue a sua mesa, o que contribui para aumentar a segurança alimentar. Quando falamos de frutas orgânicas, isso se torna mais importante, pois elas devem ser consumidas frescas, de preferência entregues por fornecedores próximos, para que não haja danos nutricionais.

  • A agricultura orgânica, de fato, tem esse forte caráter de valorizar a produção local.
  • Além disso, os produtores orgânicos respeitam a sazonalidade dos alimentos, plantando e colhendo no período natural.
  • E não utilizam produtos químicos sintéticos para forçar a planta a dar frutos fora de época.
  • Portanto, o certo é consumir as frutas próprias de cada estação.
You might be interested:  Tabela De Preços Odontologia Cro Sp 2022?

Para ajudar você na sua escolha, preparamos uma tabela onde você encontrará as suas frutas preferidas. No outono, temos abacate, banana, caqui, coco, figo, goiaba, graviola, kiwi, laranja, limão, maçã, mamão, manga, pera e uva. No inverno, temos banana, carambola, caju, caqui, coco, kiwi, laranja, maçã, mexerica, morango e uva.

Na primavera, temos abacaxi, acerola, amora, banana, caju, coco, cupuaçu, jabuticaba, jaca, laranja, mamão, manga, maracujá, melancia, melão, mexerica, pêssego e pitanga. No verão, temos abacate, abacaxi, acerola, ameixa, banana, carambola, caju, coco, cupuaçu, figo, goiaba, graviola, jaca, laranja, lichia, limão, maçã, mamão, manga, maracujá, melancia, melão, pera, pêssego, pitanga e uva.

Se você deseja incluir frutas na sua dieta, faça a escolha certa. Prefira as frutas da estação e aproveite por inteiro a qualidade, o sabor, o bem-estar e o prazer de estar contribuindo para preservar o meio ambiente.

Quais são os legumes da primavera?

Primavera: Conheça os alimentos da estação e seus benefícios A estação mais colorida do ano chegou, e com ela as frutas, legumes e verduras da época. Os alimentos sazonais além de estarem mais frescos e com maior qualidade, podem ser encontrados em abundância e a preços mais atrativos.

Primeiro vamos conhecer as frutas, legumes e verduras da estação: Frutas : abacaxi pérola, acerola, banana-nanica e prata, caju, jabuticaba, kiwi, laranja lima, pera, maçã fugi e gala, mamão, manga, maracujá, melão, mexerica, morango, pêssego e tangerina. Legumes : abóbora, abobrinha brasileira, alcachofra, batata-doce, beterraba, ervilha torta. Verduras : almeirão, aspargos, brócolis, chicória, couve, couve-flor, endívias, erva-doce, escarola, espinafre, mostarda, nabo e rabanete.

De maneira geral, as frutas, verduras e legumes, são peças fundamentais quando se fala de alimentação saudável, pois são alimentos que fornecem vitaminas e minerais como potássio, zinco, cálcio e magnésio. Além disso, esses alimentos também são fontes de diferentes tipos de fibras que ajudam a reduzir o colesterol ruim e a glicemia, equilibrando o funcionamento intestinal e aumentando a saciedade.

  1. Esses alimentos possuem substâncias antioxidantes como os flavonoides, que são nutrientes importantes para a proteção das células e que combatem a ação dos radicais livres.
  2. Cada alimento também possui nutrientes e benefícios específicos, por exemplo, o abacaxi possui uma enzima conhecida como bromelina que auxilia na digestão, assim como a enzima papaína presente no mamão; já o brócolis, possui luteína e zeaxantina, que auxiliam na manutenção da visão; a abóbora, é rica em carotenoides; o espinafre possui luteína; e frutas como laranja, kiwi e morango são ricas em vitamina C, que além de antioxidante é um fortalecedor do sistema imunológico.”, explicou a nutricionista.

O cardápio de uma dieta deve ser preferencialmente construído de forma individual, levando em conta diversos fatores como o objetivo, hábitos alimentares, estrutura física, sexo, entre outros fatores. “Da mesma forma é necessário ter cuidado com o jejum, ele pode ser uma boa opção para dieta, mas não em todos os casos e para qualquer pessoa, por isso, é sempre necessário avaliar individualmente.

1 copo de suco de laranja 1 fatia de pão integral com geleia sem açúcar

Lanche da Manhã:

2 fatias de abacaxi ou 1/2 xícara de frutas desidratadas sem açúcar

Almoço:

Salada de folhas verdes (almeirão, mostarda, chicória, couve) com cebola, tomate cereja e ovos de codorna Peixe ao forno Arroz integral Lentilha Brócolis ao forno

Lanche da tarde:

Iogurte grego com 1 colher de chá de aveia

Jantar:

Salada de palmito, escarola e rabanete Filé de frango grelhado com molho de limão Batata doce assada com alecrim Espinafre refogado Arroz integral Feijão

: Primavera: Conheça os alimentos da estação e seus benefícios

Quais são as verduras do verão?

Alimentos da estação – Verão Legumes: abóbora, abobrinha, batata-doce, berinjela, beterraba, inhame, jiló, mandioca, maxixe, pepino, pimenta, pimentão, quiabo, tomate, vagem. Verduras: acelga, alface, almeirão, cebolinha, escarola, rabanete, repolho, rúcula, salsa, salsão.

Quando é a época de mamão?

Fruta tradicional do café da manhã do brasileiro, o mamão é produzido durante o ano todo, mas é no verão que a sua oferta cresce, diz o sócio-diretor da Doce Mel, Roberto Cavalcanti. O pico da safra ocorre entre os meses de dezembro e fevereiro, segundo a Ceagesp.

Quando é a época de pera?

Qual é a época de pera? – E, a partir de dezembro, começa a colheita das produções nacionais e de países da América do Sul, que dura até março. Hoje, a maior parte das peras consumidas no país é importada, já que o clima brasileiro não favorece o cultivo da fruta.

Quando é a época de kiwi?

Qual é a melhor época para comprar Kiwi? O mês em que a fruta está mais acessível compreende os meses de março abril e maio – época de colheita no Brasil.

Qual é o mês que dá mais fruta?

Maio é a época de boa safra de diferentes frutas, como maracujá, tangerina, abacate, acerola, laranja, além de legumes, entre eles a mandioca, mandioquinha, inhame e ervilha. Confira, ao fim da reportagem, o que esperar do preço e qualidade das frutas, além de dicas sobre como escolher e armazenar os produtos.

O que é a fruta da época?

Uma fruta de época amadurece no tempo certo, é mais resistente ao clima e, por isso, não precisa de aditivos químicos para sobreviver ou amadurecer antes da hora é mais bonita, tem sabor acentuado e – pode fazer as contas! – é mais barata por causa da grande oferta! Consumir cada fruta na época certa, então, é mais inteligente, saudável, sustentável e gentil com a natureza e com o seu próprio paladar.

Experimenta comer um caqui hoje, meados de maio! Delícia! Goiaba? Nem tão incrívelO mesmo vale para verduras, grãos e vegetais também. O CEAGESP fez um favor à humanidade (!) reunindo, em um listão todas as frutas e suas épocas! É o tipo de arquivo para salvar no computador, imprimir e colar na geladeira, compartilhar com os amigos.

Pelo sua saúde, pelo planeta, pelo seu paladar e pelo seu bolso! ; ) O link completo é este http://www.ceagesp.gov.br/produtos/epoca/produtos_epoca.pdf Figo só é bom na época (Foto: Pinterest)