Tabela De Verbos Para Objetivos Gerais E Específicos?

Tabela De Verbos Para Objetivos Gerais E Específicos

Quais verbos utilizar no objetivo geral e específico?

Verbos para objetivos específicos e geral – Um aspecto bastante importante dos objetivos geral e dos objetivos específicos é a linguagem da escrita. Ou seja: quais verbos você vai usar para objetivos específicos e geral. O ideal é sempre utilizar verbos no infinitivo no início do enunciado dos objetivos.

  1. Ou seja: verbos que terminem: com ar, er ou ir,
  2. Isso porque os verbos no infinitivo facilitam a compreensão da finalidade do trabalho.
  3. Para escolher os verbos dos seus objetivos, pode-se usar a Taxonomia de Objetivos Educacionais de Bloom, que é uma estrutura de organização hierárquica de objetivos educacionais a partir dos níveis de complexidade: do mais simples ao mais complexo.

A ideia da estrutura de Bloom é organizar de forma hierárquica os processos de aprendizagem. Por isso, os processos são cumulativos. Então, para adquirir uma nova habilidade de um nível, a pessoa já deve ter dominado e adquirido a habilidade do nível anterior. Fonte Site Amplifica Nesse contexto, pode-se classificar os verbos para objetivos específicos e geral em:

Qual verbo utilizar no objetivo geral?

Obs.: sugestão de verbos para objetivo geral: analisar, avaliar, caracterizar, discutir, diagnosticar, investigar, implantar, estudar, promover, pesquisar, realizar, determinar.

Como colocar os objetivos gerais e específicos?

Objetivo geral e objetivos específicos são elementos fundamentais para a realização de trabalhos acadêmicos, como o TCC. O objetivo geral deve resumir e apresentar a ideia central de um trabalho, descrevendo também a sua finalidade. Os objetivos específicos darão uma maior delimitação ao tema, além de detalhar os processos necessários para a realização do trabalho.

Objetivos gerais Objetivos específicos
Função Resumir e apresentar a ideia central de um trabalho acadêmico. Apresenta de forma mais detalhada os resultados que se pretende alcançar através da pesquisa.
Sentido Mais amplo. Mais detalhado.
Elementos Deve conter a hipótese ou o problema que será investigado no trabalho, assim como a delimitação do tema. Deve descrever as etapas da pesquisa na sequência de execução. Também deve relacionar o objeto do trabalho com suas particularidades, auxiliando a delimitação.

O que é um objetivo geral exemplos?

O que é objetivo geral? – O objetivo geral é o elemento que sintetiza e representa a ideia central do trabalho científico. Ou seja, o objetivo geral responde à pergunta: O que é isso? Então deve ser expressar claramente qual é a intenção da pesquisa. Isso descreve e delimita o escopo do trabalho.

O que são objetivos gerais e específicos de um projeto?

Confira a versão em PDF MANUAL PARA PROJETO DE PESQUISA: SEGUNDO ABNT NBR 15287 O PROJETO DE PESQUISA REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO: O Projeto de Pesquisa deve ser um roteiro para a elaboração de pesquisa em uma determinada área, que possibilita a produção do conhecimento e sua sistematização sobre o tema específico a ser abordando.

O tema abordado deve constituir-se no objeto de estudo da pesquisa. A indicação do tema da pesquisa é o primeiro passo da elaboração do projeto. O tema deve ser exposto de forma clara, apenas indicando o objeto a ser estudado. Para realizar o trabalho de investigação científica o pesquisador deverá definir e explicitar o tema ou objeto de análise de forma clara e direta.

A delimitação do foco da pesquisa implica em situar o tema espacial (delimitação geográfica) e temporalmente (período proposto para a pesquisa), de acordo com o contexto geral da sua área de trabalho, assim como deve apresentar, já nesse momento, uma indicação do problema que será discutido acerca do tema.

O Projeto de pesquisa deve ser escrito de forma tal que pessoas não especialistas no tema, tais como as equipes das agências financiadoras ou organismos de política de pesquisa possam compreender os argumentos apresentados. Se for necessário utilizar termos muito especializados, estes devem ser definidos.

Evitar uma linguagem pesada que dificulte a compreensão das idéias desenvolvidas pelo proponente. Nesse mesmo sentido, tomar em consideração que o especialista a quem será encaminhado o projeto, deve ler muitos outros projetos. Se a redação é longa, complexa, desordenada, pouco clara, pedante e com erros ortográficos ou gramaticais, o especialista poderá até abandonar a leitura.

  • Uma redação sintética, bem feita, é sinal de que o autor tem idéias bem claras e precisas do que pretende fazer.
  • As probabilidades do projeto ser aprovado aumentarão.
  • FORMATAÇÃO DO PROJETO Os textos devem ser apresentados em papel branco, formato A4, impressos somente na frente do papel, na cor preta, podendo utilizar outras cores somente para as ilustrações.

O projeto gráfico é de responsabilidade do autor da pesquisa. A fonte recomendada para a digitação é tamanho 12 para todo o texto, sendo que as citações com mais de três linhas devem ser digitado com tamanho menor e uniforme, além de ter o recuo de 4cm da margem esquerda.

  • Todo o texto deve ser digitado com o espaço entrelinhas de 1,5.
  • Os títulos das subseções devem ser separados do texto que os precede ou os sucede por dois espaços 1,5 (dois ENTER total = 3cm) Os títulos sem indicativo numérico ( sumário, referencias, apêndices e anexos) devem ser centralizados.
  • As citações devem ser de acordo com as normas da ABNT, NBR10520, ago.2002 ESTRUTURA DO PROJETO DE PESQUISA IDENTIFICAÇÃO (caso seja necessário) Área/Linha de Pesquisa: Grupo de Pesquisa: Departamento: Campus Universitário: Faculdade/Instituto: Período de Execução: Titulo: identificados na capa e na folha de rosto Introdução: Justificativa: Objetivo: (Objetivos Gerais, Objetivos Específicos) Fundamentação ou Referencial Teórico: Metodologia (Materiais e Métodos, Hipóteses ou Questões Problemas) Cronograma Resultados Esperados: Referencias Apêndices Anexos MODELO DE CAPA: disponível no arquivo em PDF MODELO DA FOLHA DE ROSTO: Disponível no arquivo em PDF MODELO DO SUMÁRIO SUMÁRIO (Confira a ordem do conteúdo.

A configuração correta está disponível no arquivo em PDF) 1 INTRODUÇÃO 2 JUSTIFICATIVA 3 OBJETIVOS 4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 5 METODOLOGIA 6 CRONOGRAMA 7 RESULTADOS REFERÊNCIAS APÊNDICES ANEXOS 1 INTRODUÇÃO O QUE SERÁ ESCRITO? Inicie dizendo qual é o seu objeto de estudo, o seu tema.

O tema já deve trazer, em sua descrição, o problema. Apresente genericamente a gênese do problema, o contexto do problema, sob o ponto de vista sócio-cultural, da história, do Direito, ou de outro aspecto que permita situar o problema que pretende investigar em sua inter-relação com a sociedade. ( O pesquisador não se posiciona sobre o tema, apenas reproduz sua realidade.).2 JUSTIFICATIVA Podem estar envolvidos na Justificativa as possibilidades que o projeto tem para ser desenvolvido levando-se em consideração a sua própria carga de experiências e níveis formativos, que auxiliem demonstrar que você é o pesquisador ideal para desenvolvê-la.

Como a Justificativa nada mais é que “convencer o outro”, é importante o pesquisador colocar-se na posição de alguém alheio à pesquisa para analisar os motivos pelos quais seria levado a ler tal estudo. Assim, é importante realizar também conexões do seu tema a outras pesquisas, bibliografias, descobertas recentes, em função de que a importância do tema a ser trabalho, cresce á medida que consigamos ligá-lo ao mundo externo.3 OBJETIVOS A apresentação dos objetivos varia em função da natureza do projeto.

Nos objetivos da pesquisa cabe identificar claramente o problema e apresentar sua delimitação. Apresentam-se os objetivos de forma geral e específica. O objetivo geral define o que o pesquisador pretende atingir com sua investigação. Os objetivos específicos definem etapas do trabalho a serem realizadas para que se alcance o objetivo geral.

Podem ser: exploratórios, descritivos e explicativos. Assim, deve-se sempre utilizar verbos no infinitivo para iniciar os objetivos:

Exploratórios (conhecer, identificar, levantar, descobrir) Descritivos (caracterizar, descrever, traçar, determinar) Explicativos (analisar, avaliar, verificar, explicar)

Este é o único capítulo de todo o Projeto que deve aparecer na forma de tópicos, ao contrário dos demais que deverão ser apresentados em texto cursivo e problematizado. Assim, ele é geralmente curto, e não deve conter muitos objetivos, especialmente em Ciências Humanas, pois poderá desvirtuar a pesquisa para meandros que não se conseguirá alcançar.4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Consiste em apresentar um resumo do que já foi escrito sobre o tema.

Uma pesquisa não parte do zero, por isso o pesquisador deverá fazer uma pesquisa prévia sobre o que já foi escrito sobre o tema sobre o qual pretende estudar. Mesmo que seja uma pesquisa de campo inédita, que avalia uma situação concreta desconhecida em um dado local, alguém ou um grupo, em algum lugar, já deve ter feito pesquisas iguais ou semelhantes, ou mesmo complementares de certos aspectos da pesquisa pretendida.

Uma procura de tais fontes, documentais ou bibliográficas, torna-se imprescindível para que não haja duplicação de esforços. A citação das principais conclusões a que outros autores chegaram permite salientar a contribuição da pesquisa realizada, demonstrar contradições ou reafirmar comportamentos e atitudes.

A literatura indicada deverá ser condizente com o problema em estudo. Citar literatura relevante e atual sobre o assunto a ser estudado. Apontar alguns dos autores que serão consultados. Demonstrar entendimento da literatura existente sobre o tema.

5 METODOLOGIA (COMO FAZER? COM QUÊ? QUANDO? O QUE? COM QUEM? ONDE?) A metodologia da pesquisa num planejamento deve ser entendida como o conjunto detalhado e seqüencial de métodos e técnicas científicas a serem executados ao longo da pesquisa, de tal modo que se consiga atingir os objetivos inicialmente propostos e, ao mesmo tempo, atender aos critérios de menor custo, maior rapidez, maior eficácia e mais confiabilidade de informação (BARRETO; HONORATO, 1998).

  1. As hipóteses serão fundamentais nesse momento porque indicarão ao pesquisador, ainda sem o conhecimento devidamente aprofundado sobre o tema, ávido por respostas, a selecionar os meios mais adequados para obter indicações e/ou conclusões acerca das suas indagações.
  2. Numa pesquisa bibliográfica a metodologia consiste em descrever as fontes de pesquisa (as referências iniciais) e o processo de estudo, a proposta de seleção das leituras, isto é, porque alguns autores foram escolhidos e outros não.

A metodologia compreende ainda na indicação de como será feita a análise do material pesquisado ou do tipo de análise que será efetuada: seletiva, crítica ou reflexiva, descritiva, analítica etc. Na pesquisa documental ou de campo é necessário ainda delimitação e descrição (se necessário) dos instrumentos e fontes escolhidos para a coleta de dados: entrevistas, formulários, questionários etc.

A indicação do procedimento para a coleta de dados, que deverá acompanhar o tipo de pesquisa selecionado, isto é: a) para pesquisa experimental; indicar o procedimento de testagem; b) para a pesquisa descritiva: indicar o procedimento da observação: entrevista, questionário, análise documental, entre outros.6 CRONOGRAMA (São as etapas da pesquisa, relacionadas ao tempo utilizado para a realização do trabalho/projeto) É necessário indicar o cronograma de realização do trabalho, o que dependerá do tempo disponível para a realização da pesquisa.

A pesquisa deve ser dividida em partes, com previsão do tempo necessário para passar de uma fase a outra. Algumas partes que podem ser executadas simultaneamente enquanto outras dependem das fases anteriores. Assim, o cronograma visa distribuir o tempo total disponível para a realização da pesquisa, incluindo nesta divisão a elaboração do relatório final. 7 RESULTADOS Os resultados esperados é a forma concreta em que se espera alcançar os objetivos específicos. Portanto, deve existir uma correspondência muito estreita entre os mesmos, incluindo sua forma de expressão. Uma sugestão para diferenciá-los e, ao mesmo tempo, demonstrar essa correspondência é usar tempos verbais diferenciados para apresentação dos objetivos,

  1. REFERÊNCIAS As referências bibliográficas deverão ser feitas de acordo com as normas da ABNT -NBR6023 ago.2002 BARRETO, Alcyrus Vieira Pinto; HONORATO, Cezar de Freitas.
  2. Manual de sobrevivência na selva acadêmica,
  3. Rio de Janeiro: Objeto Direto, 1998.
  4. FACULDADE CENECISTA DE VARGINHA.
  5. Curso de Economia – Matéria: Metodologia da Pesquisa Cientifica Prof.º Alexandre Soriano aula 02 – Fonte: Prof.

Cristiano Reis – PUC- Poço de caldas – MG SANTOS, Rodrigo Mendes dos. As comissões de conciliação prévia como meio alternativo à jurisdição estatal para a solução dos conflitos trabalhistas,2002.15 f. Projeto de pesquisa apresentado ao curso de Direito, Universidade do Sul de Santa Catarina, Palhoça, SC.

VENTURA, Deisy. Monografia jurídica, Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2002. APENDICES E ANEXOS Apêndices são elementos pós-textuais, que complementam o projeto, elaborados pelo próprio pesquisador. Podemos trazer como exemplos os questionários, formulários da pesquisa ou fotografias. Os anexos são textos elaborados por outras pessoas e não pelo pesquisador.

Como exemplo temos: mapas, plantas documentos originais e fotografias tiradas por outros. Só devem aparecer nos projetos de pesquisa anexos extremamente importantes:

Os apêndices localizam-se após as referências e os anexos, após os apêndices, se houver. Seus critérios de apresentação são: são numerados individualmente com algarismos arábicos (quando há apenas um apêndice e/ou anexo, estes não devem ser numerados); cada apêndice e/ou anexo pode ser antecedido por uma página de rosto, na qual devem constar, escritos em letras maiúsculas estilo normal e centralizados na 13ª linha do texto, a palavra APÊNDICE e/ou ANEXO, seguida do número de ordem, de um hífen entre espaços correspondentes a uma letra, e do respectivo título; cada anexo e/ou apêndice inicia-se em página distinta; na página de rosto do anexo recomenda-se incluir elementos que identifiquem a fonte da qual foi extraído o conteúdo do anexo (autor, título,local e data);

Qual verbo usar no plano de aula?

Adquirir – associar – calcular – citar – classificar – definir – descrever – distinguir – enumerar – especificar – enunciar – estabelecer – exemplificar – expressar – identificar – indicar – lembrar – medir – mostrar – nomear – ordenar – reconhecer – recordar – registrar – relacionar – relatar – reproduzir – selecionar

O que é o objetivo geral da pesquisa?

Confira a versão em PDF MANUAL PARA PROJETO DE PESQUISA: SEGUNDO ABNT NBR 15287 O PROJETO DE PESQUISA REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO: O Projeto de Pesquisa deve ser um roteiro para a elaboração de pesquisa em uma determinada área, que possibilita a produção do conhecimento e sua sistematização sobre o tema específico a ser abordando.

  • O tema abordado deve constituir-se no objeto de estudo da pesquisa.
  • A indicação do tema da pesquisa é o primeiro passo da elaboração do projeto.
  • O tema deve ser exposto de forma clara, apenas indicando o objeto a ser estudado.
  • Para realizar o trabalho de investigação científica o pesquisador deverá definir e explicitar o tema ou objeto de análise de forma clara e direta.

A delimitação do foco da pesquisa implica em situar o tema espacial (delimitação geográfica) e temporalmente (período proposto para a pesquisa), de acordo com o contexto geral da sua área de trabalho, assim como deve apresentar, já nesse momento, uma indicação do problema que será discutido acerca do tema.

O Projeto de pesquisa deve ser escrito de forma tal que pessoas não especialistas no tema, tais como as equipes das agências financiadoras ou organismos de política de pesquisa possam compreender os argumentos apresentados. Se for necessário utilizar termos muito especializados, estes devem ser definidos.

Evitar uma linguagem pesada que dificulte a compreensão das idéias desenvolvidas pelo proponente. Nesse mesmo sentido, tomar em consideração que o especialista a quem será encaminhado o projeto, deve ler muitos outros projetos. Se a redação é longa, complexa, desordenada, pouco clara, pedante e com erros ortográficos ou gramaticais, o especialista poderá até abandonar a leitura.

  1. Uma redação sintética, bem feita, é sinal de que o autor tem idéias bem claras e precisas do que pretende fazer.
  2. As probabilidades do projeto ser aprovado aumentarão.
  3. FORMATAÇÃO DO PROJETO Os textos devem ser apresentados em papel branco, formato A4, impressos somente na frente do papel, na cor preta, podendo utilizar outras cores somente para as ilustrações.

O projeto gráfico é de responsabilidade do autor da pesquisa. A fonte recomendada para a digitação é tamanho 12 para todo o texto, sendo que as citações com mais de três linhas devem ser digitado com tamanho menor e uniforme, além de ter o recuo de 4cm da margem esquerda.

Todo o texto deve ser digitado com o espaço entrelinhas de 1,5. Os títulos das subseções devem ser separados do texto que os precede ou os sucede por dois espaços 1,5 (dois ENTER total = 3cm) Os títulos sem indicativo numérico ( sumário, referencias, apêndices e anexos) devem ser centralizados. As citações devem ser de acordo com as normas da ABNT, NBR10520, ago.2002 ESTRUTURA DO PROJETO DE PESQUISA IDENTIFICAÇÃO (caso seja necessário) Área/Linha de Pesquisa: Grupo de Pesquisa: Departamento: Campus Universitário: Faculdade/Instituto: Período de Execução: Titulo: identificados na capa e na folha de rosto Introdução: Justificativa: Objetivo: (Objetivos Gerais, Objetivos Específicos) Fundamentação ou Referencial Teórico: Metodologia (Materiais e Métodos, Hipóteses ou Questões Problemas) Cronograma Resultados Esperados: Referencias Apêndices Anexos MODELO DE CAPA: disponível no arquivo em PDF MODELO DA FOLHA DE ROSTO: Disponível no arquivo em PDF MODELO DO SUMÁRIO SUMÁRIO (Confira a ordem do conteúdo.

A configuração correta está disponível no arquivo em PDF) 1 INTRODUÇÃO 2 JUSTIFICATIVA 3 OBJETIVOS 4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 5 METODOLOGIA 6 CRONOGRAMA 7 RESULTADOS REFERÊNCIAS APÊNDICES ANEXOS 1 INTRODUÇÃO O QUE SERÁ ESCRITO? Inicie dizendo qual é o seu objeto de estudo, o seu tema.

  • O tema já deve trazer, em sua descrição, o problema.
  • Apresente genericamente a gênese do problema, o contexto do problema, sob o ponto de vista sócio-cultural, da história, do Direito, ou de outro aspecto que permita situar o problema que pretende investigar em sua inter-relação com a sociedade.
  • O pesquisador não se posiciona sobre o tema, apenas reproduz sua realidade.).2 JUSTIFICATIVA Podem estar envolvidos na Justificativa as possibilidades que o projeto tem para ser desenvolvido levando-se em consideração a sua própria carga de experiências e níveis formativos, que auxiliem demonstrar que você é o pesquisador ideal para desenvolvê-la.

Como a Justificativa nada mais é que “convencer o outro”, é importante o pesquisador colocar-se na posição de alguém alheio à pesquisa para analisar os motivos pelos quais seria levado a ler tal estudo. Assim, é importante realizar também conexões do seu tema a outras pesquisas, bibliografias, descobertas recentes, em função de que a importância do tema a ser trabalho, cresce á medida que consigamos ligá-lo ao mundo externo.3 OBJETIVOS A apresentação dos objetivos varia em função da natureza do projeto.

  1. Nos objetivos da pesquisa cabe identificar claramente o problema e apresentar sua delimitação.
  2. Apresentam-se os objetivos de forma geral e específica.
  3. O objetivo geral define o que o pesquisador pretende atingir com sua investigação.
  4. Os objetivos específicos definem etapas do trabalho a serem realizadas para que se alcance o objetivo geral.

Podem ser: exploratórios, descritivos e explicativos. Assim, deve-se sempre utilizar verbos no infinitivo para iniciar os objetivos:

Exploratórios (conhecer, identificar, levantar, descobrir) Descritivos (caracterizar, descrever, traçar, determinar) Explicativos (analisar, avaliar, verificar, explicar)

Este é o único capítulo de todo o Projeto que deve aparecer na forma de tópicos, ao contrário dos demais que deverão ser apresentados em texto cursivo e problematizado. Assim, ele é geralmente curto, e não deve conter muitos objetivos, especialmente em Ciências Humanas, pois poderá desvirtuar a pesquisa para meandros que não se conseguirá alcançar.4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Consiste em apresentar um resumo do que já foi escrito sobre o tema.

  • Uma pesquisa não parte do zero, por isso o pesquisador deverá fazer uma pesquisa prévia sobre o que já foi escrito sobre o tema sobre o qual pretende estudar.
  • Mesmo que seja uma pesquisa de campo inédita, que avalia uma situação concreta desconhecida em um dado local, alguém ou um grupo, em algum lugar, já deve ter feito pesquisas iguais ou semelhantes, ou mesmo complementares de certos aspectos da pesquisa pretendida.

Uma procura de tais fontes, documentais ou bibliográficas, torna-se imprescindível para que não haja duplicação de esforços. A citação das principais conclusões a que outros autores chegaram permite salientar a contribuição da pesquisa realizada, demonstrar contradições ou reafirmar comportamentos e atitudes.

A literatura indicada deverá ser condizente com o problema em estudo. Citar literatura relevante e atual sobre o assunto a ser estudado. Apontar alguns dos autores que serão consultados. Demonstrar entendimento da literatura existente sobre o tema.

5 METODOLOGIA (COMO FAZER? COM QUÊ? QUANDO? O QUE? COM QUEM? ONDE?) A metodologia da pesquisa num planejamento deve ser entendida como o conjunto detalhado e seqüencial de métodos e técnicas científicas a serem executados ao longo da pesquisa, de tal modo que se consiga atingir os objetivos inicialmente propostos e, ao mesmo tempo, atender aos critérios de menor custo, maior rapidez, maior eficácia e mais confiabilidade de informação (BARRETO; HONORATO, 1998).

As hipóteses serão fundamentais nesse momento porque indicarão ao pesquisador, ainda sem o conhecimento devidamente aprofundado sobre o tema, ávido por respostas, a selecionar os meios mais adequados para obter indicações e/ou conclusões acerca das suas indagações. Numa pesquisa bibliográfica a metodologia consiste em descrever as fontes de pesquisa (as referências iniciais) e o processo de estudo, a proposta de seleção das leituras, isto é, porque alguns autores foram escolhidos e outros não.

A metodologia compreende ainda na indicação de como será feita a análise do material pesquisado ou do tipo de análise que será efetuada: seletiva, crítica ou reflexiva, descritiva, analítica etc. Na pesquisa documental ou de campo é necessário ainda delimitação e descrição (se necessário) dos instrumentos e fontes escolhidos para a coleta de dados: entrevistas, formulários, questionários etc.

A indicação do procedimento para a coleta de dados, que deverá acompanhar o tipo de pesquisa selecionado, isto é: a) para pesquisa experimental; indicar o procedimento de testagem; b) para a pesquisa descritiva: indicar o procedimento da observação: entrevista, questionário, análise documental, entre outros.6 CRONOGRAMA (São as etapas da pesquisa, relacionadas ao tempo utilizado para a realização do trabalho/projeto) É necessário indicar o cronograma de realização do trabalho, o que dependerá do tempo disponível para a realização da pesquisa.

A pesquisa deve ser dividida em partes, com previsão do tempo necessário para passar de uma fase a outra. Algumas partes que podem ser executadas simultaneamente enquanto outras dependem das fases anteriores. Assim, o cronograma visa distribuir o tempo total disponível para a realização da pesquisa, incluindo nesta divisão a elaboração do relatório final. 7 RESULTADOS Os resultados esperados é a forma concreta em que se espera alcançar os objetivos específicos. Portanto, deve existir uma correspondência muito estreita entre os mesmos, incluindo sua forma de expressão. Uma sugestão para diferenciá-los e, ao mesmo tempo, demonstrar essa correspondência é usar tempos verbais diferenciados para apresentação dos objetivos,

REFERÊNCIAS As referências bibliográficas deverão ser feitas de acordo com as normas da ABNT -NBR6023 ago.2002 BARRETO, Alcyrus Vieira Pinto; HONORATO, Cezar de Freitas. Manual de sobrevivência na selva acadêmica, Rio de Janeiro: Objeto Direto, 1998. FACULDADE CENECISTA DE VARGINHA. Curso de Economia – Matéria: Metodologia da Pesquisa Cientifica Prof.º Alexandre Soriano aula 02 – Fonte: Prof.

Cristiano Reis – PUC- Poço de caldas – MG SANTOS, Rodrigo Mendes dos. As comissões de conciliação prévia como meio alternativo à jurisdição estatal para a solução dos conflitos trabalhistas,2002.15 f. Projeto de pesquisa apresentado ao curso de Direito, Universidade do Sul de Santa Catarina, Palhoça, SC.

  • VENTURA, Deisy.
  • Monografia jurídica,
  • Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2002.
  • APENDICES E ANEXOS Apêndices são elementos pós-textuais, que complementam o projeto, elaborados pelo próprio pesquisador.
  • Podemos trazer como exemplos os questionários, formulários da pesquisa ou fotografias.
  • Os anexos são textos elaborados por outras pessoas e não pelo pesquisador.

Como exemplo temos: mapas, plantas documentos originais e fotografias tiradas por outros. Só devem aparecer nos projetos de pesquisa anexos extremamente importantes:

Os apêndices localizam-se após as referências e os anexos, após os apêndices, se houver. Seus critérios de apresentação são: são numerados individualmente com algarismos arábicos (quando há apenas um apêndice e/ou anexo, estes não devem ser numerados); cada apêndice e/ou anexo pode ser antecedido por uma página de rosto, na qual devem constar, escritos em letras maiúsculas estilo normal e centralizados na 13ª linha do texto, a palavra APÊNDICE e/ou ANEXO, seguida do número de ordem, de um hífen entre espaços correspondentes a uma letra, e do respectivo título; cada anexo e/ou apêndice inicia-se em página distinta; na página de rosto do anexo recomenda-se incluir elementos que identifiquem a fonte da qual foi extraído o conteúdo do anexo (autor, título,local e data);

Como fazer a justificativa do projeto?

Para começar a justificativa do seu projeto de pesquisa, você deverá explicar o porquê da sua escolha do tema a ser desenvolvido em sua pesquisa. Isso já é um bom início de desenvolvimento da justificativa!

O que é objetivo específico exemplos?

Como elaborar objetivos gerais e específicos – Entenda o que são objetivos gerais e específicos em um trabalho acadêmico e como montar os seus! Confira os verbos usados para cada tipo. Para os estudantes do Ensino Superior, uma etapa é fundamental: a escrita do Trabalho de Conclusão de Curso, também chamado de TCC ( https://www.respondeai.

  1. Com.br/blog/educacao/o-que-e- o-tcc-e-como-fazer/ ) Essa fase é famosa por levar os alunos à loucura, mas a verdade é que o processo de escrita e apresentação do TCC pode ser tranquilo, além de ser muito importante.
  2. Para tornar essa etapa mais simples, é fundamental conhecer todas as partes que compõem o TCC.

Por isso, hoje vamos ensinar a montar os objetivos gerais e específicos da sua pesquisa científica. O que são objetivos gerais e específicos? Os objetivos gerais e específicos são uma espécie de “guia” para a leitura do seu trabalho. Por meio deles, a banca examinadora — e todos os demais leitores da sua pesquisa — entenderão com mais detalhes onde você quis chegar.

Podemos pensar no TCC como um projeto que deve responder algumas perguntas fundamentais: o quê (objeto), como (metodologia), por que (justificativa) e para quê. Os objetivos respondem a esta última pergunta, ou seja, dizem para quê você construiu determinada pesquisa. É papel dos objetivos gerais e específicos ajudar um estudante a delimitar o seu estudo.

A partir deles, por exemplo, os avaliadores compreendem que uma pesquisa pretendeu “analisar o solo desgastado de áreas litorais no norte de São Paulo”, e não em todo o Brasil — o que faz toda a diferença. Apesar de serem mais comuns nos trabalhos de conclusão, os objetivos gerais e específicos estão presentes em qualquer produção acadêmica.

Artigos, dissertações e até apresentações em congressos costumam exigi-los, então é ideal saber bem como montá-los. Quais as diferenças entre objetivos gerais e específicos? É bastante comum, especialmente para quem ainda não está habituado à vida acadêmica, que as diferenças entre objetivos gerais e específicos sejam meio complicadas de entender.

Mas a verdade é que existe uma maneira rápida de explicar. Pensei que o seu TCC é um mapa. Os objetivos gerais são como estados: apontam os lugares por onde você pretende passar até chegar onde deseja. Já os objetivos específicos são como as estradas: indicam o caminho que será percorrido para que esse movimento aconteça.

  1. Outra maneira de explicar é dizendo que: ● Objetivos gerais são aqueles que apresentam a ideia de um trabalho, indicando a finalidade de um estudo.
  2. Afinal, para quê aquela pesquisa foi relevante? Em geral, eles abrangem também a sua hipótese de pesquisa.
  3. Objetivos específicos estão diretamente ligados aos objetivos gerais, mas são responsáveis por detalhar as ideias do estudo.

Eles funcionam como um guia do que será abordado no trabalho. Um exemplo: suponha que você faz uma pesquisa em Engenharia de Materiais. Nela, você pretende investigar um processo específico da sua área (objetivo geral), porque acredita que ele pode ser muito relevante para um outro processo (hipótese).

Para isso, é preciso obter os materiais necessários para o processo, realizá-lo e então investigá-lo atentamente (objetivos específicos). Vale mencionar que, em uma pesquisa, existe apenas um objetivo geral, que pode ser dividido em vários objetivos específicos.5 dicas para definir objetivos gerais e específicos Agora que você já entendeu o que é objetivo geral e específico e já sabe quais as diferenças fundamentais entre eles, é hora de colocar a mão na massa.

Abaixo, apresentamos 5 dicas para você definir os objetivos do seu trabalho. Confira! 1. Defina o caminho que você vai percorrer Como dissemos, os objetivos são uma espécie de guia para o trabalho. Por isso, faz todo sentido que você determine como deseja fazer essa caminhada.

  • Se seu trabalho pretende analisar alguma coisa específica (objetivo geral), então quais são os passos que você deve percorrer (objetivos específicos)? Se você pretende fazer uma revisão de literatura da sua área (objetivo geral), por onde vai começar (objetivos específicos)? 2.
  • Não tenha muitos objetivos Mantenha em mente que você deve ter apenas 1 objetivo geral.

E, mesmo que ele seja um pouco abrangente (o que, aliás, não é recomendado!), você deve evitar ter muitos objetivos específicos. Isso porque, em geral, os TCCs não são muito extensos e os processos tendem a ser menos complexos. Dessa maneira, se você tiver muitos objetivos, pode ser que acabe não conseguindo concluí-los da forma como gostaria.

  1. Uma dica é separar no máximo 3 objetivos específicos.3.
  2. Delimite o seu estudo Lembre-se que o seu objetivo é um guia.
  3. Para isso, ele precisa identificar com clareza quais são os limites — as fronteiras, se mantivermos a metáfora do mapa — da sua pesquisa.
  4. É impossível abranger todos os casos, situações e locais.

Por isso, pense: você vai estudar um fenômeno em uma área específica, ou vai analisar um processo em um intervalo de tempo, ou vai fazer a revisão de uma dada teoria. O seu TCC não quer “investigar o impacto das erosões”; ele quer “investigar o impacto das erosões causadas pela chuva nos meses de março a junho de 2022, na cidade do Rio de Janeiro”.4.

  1. Parta de uma hipótese Definir os objetivos fica mais fácil quando você já tem uma hipótese de pesquisa em mente.
  2. Afinal, ela é o “ponto de partida” da sua pesquisa, e é com base nela que os seus objetivos vão realmente começar a tomar forma.
  3. Vamos retomar o exemplo das erosões.
  4. Se você estuda Engenharia Ambiental, pode ser que tenha percebido, durante uma aula, que as erosões causadas pela chuva na sua cidade são mais intensas durante um determinado período, o que aumenta a chance de acidentes ambientais.

Esta é a sua hipótese. E é devido a ela que o seu objetivo geral pode ser o de investigar se essa hipótese é, enfim, verdadeira ou não.5. Use os verbos corretos Pode parecer estranho, mas os objetivos devem ser expressos com base no verbo mais adequado.

Isso faz com que eles fiquem mais claros para a banca examinadora. Assim, opte pelos seguintes tipos de verbos para definir seus objetivos: ● De conhecimento: definir, relatar, apontar; ● De compreensão: discutir, explicar, examinar, identificar; ● De análise: analisar, calcular, debater; ● De síntese: articular, reunir, propor, organizar; ● De avaliação: avaliar, ordenar, selecionar; ● De aplicação: demonstrar, ilustrar, aplicar.

Amanda Tracera é bacharela e mestre em Letras – Português/Literaturas de língua portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente, faz doutorado em Literatura Portuguesa na mesma instituição. Tem experiência com a redação de conteúdos de marketing para diferentes empresas de educação e tecnologia e atua como analista de marketing na empresa Melhor Plano.

Quais são os verbos usados para expressar ações e acontecimentos?

Introdução – Os verbos são palavras que expressam ação ou estado. Eles indicam o que a pessoa ou coisa está fazendo ou como ela se encontra. Alguns exemplos de verbos são falar, correr, ser, ter, estar, etc. Os verbos são usados ​​para construir frases e expressar ideias, e podem ser conjugados para indicar tempo, modo e pessoa. 📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚

Como colocar o verbo no infinitivo?

Como identificar o infinitivo de um verbo – Para identificar a forma infinitiva de um verbo conjugado, é preciso relacioná-lo com uma das três terminações dos verbos no infinitivo: -ar, -er, -ir. Em algumas formas verbais, é fácil estabelecer essa relação. Noutras é mais complicado, principalmente se forem verbos irregulares:

  • verbo estudei – infinitivo: estudar
  • verbo aprenderam – infinitivo: aprender
  • verbo partiu – infinitivo: partir
  • verbo é – infinitivo: ser
  • verbo era – infinitivo: ser
  • verbo for – infinitivo: ser ou ir
  • verbo vêm – infinitivo: vir
  • verbo veem – infinitivo: ver
  • verbo serem – infinitivo: ser
  • verbo pode – infinitivo: poder ou podar
  • verbo havia – infinitivo: haver
  • verbo esteve – infinitivo: estar
  • verbo sei – infinitivo: saber
  • verbo ouço – infinitivo: ouvir
  • verbo fiz – infinitivo: fazer

A terminação do verbo no infinitivo determina a que conjugação pertence:

  • verbos terminados em -ar são da 1.ª conjugação ;
  • verbos terminados em -er são da 2.ª conjugação ;
  • verbos terminados em -ir são da 3.ª conjugação,

Quais são os 4 tipos de verbos?

Os verbos em língua portuguesa são classificados em regulares, irregulares, defectivos ou abundantes. A classificação dos verbos está condicionada à flexão verbal e não ao significado. Verbo é a classe de palavras que tem o maior número de flexões na língua portuguesa.

Quais são os 7 tipos de verbos?

Resumo sobre verbo –

É uma classe gramatical que flexiona em número e pessoa, apresentando formas diferentes para o singular e o plural e para a 1ª, a 2ª e a 3ª pessoas. Os modos verbais são o indicativo, o subjuntivo e o imperativo. Há diversos tempos verbais de acordo com o modo verbal; em geral, dividem-se em pretérito (ou passado), presente e futuro. Há três formas nominais do verbo: infinitivo, gerúndio e particípio. Os verbos podem ser classificados como regulares, irregulares, anômalos, abundantes, defectivos e impessoais. São três as vozes verbais: a voz ativa, a voz passiva e a voz reflexiva.

Quais são os 5 tipos de verbos?

Resumo sobre verbo –

É uma classe gramatical que flexiona em número e pessoa, apresentando formas diferentes para o singular e o plural e para a 1ª, a 2ª e a 3ª pessoas. Os modos verbais são o indicativo, o subjuntivo e o imperativo. Há diversos tempos verbais de acordo com o modo verbal; em geral, dividem-se em pretérito (ou passado), presente e futuro. Há três formas nominais do verbo: infinitivo, gerúndio e particípio. Os verbos podem ser classificados como regulares, irregulares, anômalos, abundantes, defectivos e impessoais. São três as vozes verbais: a voz ativa, a voz passiva e a voz reflexiva.

O que são objetivos gerais e específicos de um projeto?

Confira a versão em PDF MANUAL PARA PROJETO DE PESQUISA: SEGUNDO ABNT NBR 15287 O PROJETO DE PESQUISA REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO: O Projeto de Pesquisa deve ser um roteiro para a elaboração de pesquisa em uma determinada área, que possibilita a produção do conhecimento e sua sistematização sobre o tema específico a ser abordando.

O tema abordado deve constituir-se no objeto de estudo da pesquisa. A indicação do tema da pesquisa é o primeiro passo da elaboração do projeto. O tema deve ser exposto de forma clara, apenas indicando o objeto a ser estudado. Para realizar o trabalho de investigação científica o pesquisador deverá definir e explicitar o tema ou objeto de análise de forma clara e direta.

A delimitação do foco da pesquisa implica em situar o tema espacial (delimitação geográfica) e temporalmente (período proposto para a pesquisa), de acordo com o contexto geral da sua área de trabalho, assim como deve apresentar, já nesse momento, uma indicação do problema que será discutido acerca do tema.

  1. O Projeto de pesquisa deve ser escrito de forma tal que pessoas não especialistas no tema, tais como as equipes das agências financiadoras ou organismos de política de pesquisa possam compreender os argumentos apresentados.
  2. Se for necessário utilizar termos muito especializados, estes devem ser definidos.

Evitar uma linguagem pesada que dificulte a compreensão das idéias desenvolvidas pelo proponente. Nesse mesmo sentido, tomar em consideração que o especialista a quem será encaminhado o projeto, deve ler muitos outros projetos. Se a redação é longa, complexa, desordenada, pouco clara, pedante e com erros ortográficos ou gramaticais, o especialista poderá até abandonar a leitura.

– Uma redação sintética, bem feita, é sinal de que o autor tem idéias bem claras e precisas do que pretende fazer. As probabilidades do projeto ser aprovado aumentarão. FORMATAÇÃO DO PROJETO Os textos devem ser apresentados em papel branco, formato A4, impressos somente na frente do papel, na cor preta, podendo utilizar outras cores somente para as ilustrações.

O projeto gráfico é de responsabilidade do autor da pesquisa. A fonte recomendada para a digitação é tamanho 12 para todo o texto, sendo que as citações com mais de três linhas devem ser digitado com tamanho menor e uniforme, além de ter o recuo de 4cm da margem esquerda.

Todo o texto deve ser digitado com o espaço entrelinhas de 1,5. Os títulos das subseções devem ser separados do texto que os precede ou os sucede por dois espaços 1,5 (dois ENTER total = 3cm) Os títulos sem indicativo numérico ( sumário, referencias, apêndices e anexos) devem ser centralizados. As citações devem ser de acordo com as normas da ABNT, NBR10520, ago.2002 ESTRUTURA DO PROJETO DE PESQUISA IDENTIFICAÇÃO (caso seja necessário) Área/Linha de Pesquisa: Grupo de Pesquisa: Departamento: Campus Universitário: Faculdade/Instituto: Período de Execução: Titulo: identificados na capa e na folha de rosto Introdução: Justificativa: Objetivo: (Objetivos Gerais, Objetivos Específicos) Fundamentação ou Referencial Teórico: Metodologia (Materiais e Métodos, Hipóteses ou Questões Problemas) Cronograma Resultados Esperados: Referencias Apêndices Anexos MODELO DE CAPA: disponível no arquivo em PDF MODELO DA FOLHA DE ROSTO: Disponível no arquivo em PDF MODELO DO SUMÁRIO SUMÁRIO (Confira a ordem do conteúdo.

A configuração correta está disponível no arquivo em PDF) 1 INTRODUÇÃO 2 JUSTIFICATIVA 3 OBJETIVOS 4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 5 METODOLOGIA 6 CRONOGRAMA 7 RESULTADOS REFERÊNCIAS APÊNDICES ANEXOS 1 INTRODUÇÃO O QUE SERÁ ESCRITO? Inicie dizendo qual é o seu objeto de estudo, o seu tema.

  1. O tema já deve trazer, em sua descrição, o problema.
  2. Apresente genericamente a gênese do problema, o contexto do problema, sob o ponto de vista sócio-cultural, da história, do Direito, ou de outro aspecto que permita situar o problema que pretende investigar em sua inter-relação com a sociedade.
  3. O pesquisador não se posiciona sobre o tema, apenas reproduz sua realidade.).2 JUSTIFICATIVA Podem estar envolvidos na Justificativa as possibilidades que o projeto tem para ser desenvolvido levando-se em consideração a sua própria carga de experiências e níveis formativos, que auxiliem demonstrar que você é o pesquisador ideal para desenvolvê-la.

Como a Justificativa nada mais é que “convencer o outro”, é importante o pesquisador colocar-se na posição de alguém alheio à pesquisa para analisar os motivos pelos quais seria levado a ler tal estudo. Assim, é importante realizar também conexões do seu tema a outras pesquisas, bibliografias, descobertas recentes, em função de que a importância do tema a ser trabalho, cresce á medida que consigamos ligá-lo ao mundo externo.3 OBJETIVOS A apresentação dos objetivos varia em função da natureza do projeto.

  1. Nos objetivos da pesquisa cabe identificar claramente o problema e apresentar sua delimitação.
  2. Apresentam-se os objetivos de forma geral e específica.
  3. O objetivo geral define o que o pesquisador pretende atingir com sua investigação.
  4. Os objetivos específicos definem etapas do trabalho a serem realizadas para que se alcance o objetivo geral.

Podem ser: exploratórios, descritivos e explicativos. Assim, deve-se sempre utilizar verbos no infinitivo para iniciar os objetivos:

Exploratórios (conhecer, identificar, levantar, descobrir) Descritivos (caracterizar, descrever, traçar, determinar) Explicativos (analisar, avaliar, verificar, explicar)

Este é o único capítulo de todo o Projeto que deve aparecer na forma de tópicos, ao contrário dos demais que deverão ser apresentados em texto cursivo e problematizado. Assim, ele é geralmente curto, e não deve conter muitos objetivos, especialmente em Ciências Humanas, pois poderá desvirtuar a pesquisa para meandros que não se conseguirá alcançar.4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Consiste em apresentar um resumo do que já foi escrito sobre o tema.

  1. Uma pesquisa não parte do zero, por isso o pesquisador deverá fazer uma pesquisa prévia sobre o que já foi escrito sobre o tema sobre o qual pretende estudar.
  2. Mesmo que seja uma pesquisa de campo inédita, que avalia uma situação concreta desconhecida em um dado local, alguém ou um grupo, em algum lugar, já deve ter feito pesquisas iguais ou semelhantes, ou mesmo complementares de certos aspectos da pesquisa pretendida.

Uma procura de tais fontes, documentais ou bibliográficas, torna-se imprescindível para que não haja duplicação de esforços. A citação das principais conclusões a que outros autores chegaram permite salientar a contribuição da pesquisa realizada, demonstrar contradições ou reafirmar comportamentos e atitudes.

A literatura indicada deverá ser condizente com o problema em estudo. Citar literatura relevante e atual sobre o assunto a ser estudado. Apontar alguns dos autores que serão consultados. Demonstrar entendimento da literatura existente sobre o tema.

5 METODOLOGIA (COMO FAZER? COM QUÊ? QUANDO? O QUE? COM QUEM? ONDE?) A metodologia da pesquisa num planejamento deve ser entendida como o conjunto detalhado e seqüencial de métodos e técnicas científicas a serem executados ao longo da pesquisa, de tal modo que se consiga atingir os objetivos inicialmente propostos e, ao mesmo tempo, atender aos critérios de menor custo, maior rapidez, maior eficácia e mais confiabilidade de informação (BARRETO; HONORATO, 1998).

  • As hipóteses serão fundamentais nesse momento porque indicarão ao pesquisador, ainda sem o conhecimento devidamente aprofundado sobre o tema, ávido por respostas, a selecionar os meios mais adequados para obter indicações e/ou conclusões acerca das suas indagações.
  • Numa pesquisa bibliográfica a metodologia consiste em descrever as fontes de pesquisa (as referências iniciais) e o processo de estudo, a proposta de seleção das leituras, isto é, porque alguns autores foram escolhidos e outros não.

A metodologia compreende ainda na indicação de como será feita a análise do material pesquisado ou do tipo de análise que será efetuada: seletiva, crítica ou reflexiva, descritiva, analítica etc. Na pesquisa documental ou de campo é necessário ainda delimitação e descrição (se necessário) dos instrumentos e fontes escolhidos para a coleta de dados: entrevistas, formulários, questionários etc.

A indicação do procedimento para a coleta de dados, que deverá acompanhar o tipo de pesquisa selecionado, isto é: a) para pesquisa experimental; indicar o procedimento de testagem; b) para a pesquisa descritiva: indicar o procedimento da observação: entrevista, questionário, análise documental, entre outros.6 CRONOGRAMA (São as etapas da pesquisa, relacionadas ao tempo utilizado para a realização do trabalho/projeto) É necessário indicar o cronograma de realização do trabalho, o que dependerá do tempo disponível para a realização da pesquisa.

A pesquisa deve ser dividida em partes, com previsão do tempo necessário para passar de uma fase a outra. Algumas partes que podem ser executadas simultaneamente enquanto outras dependem das fases anteriores. Assim, o cronograma visa distribuir o tempo total disponível para a realização da pesquisa, incluindo nesta divisão a elaboração do relatório final. 7 RESULTADOS Os resultados esperados é a forma concreta em que se espera alcançar os objetivos específicos. Portanto, deve existir uma correspondência muito estreita entre os mesmos, incluindo sua forma de expressão. Uma sugestão para diferenciá-los e, ao mesmo tempo, demonstrar essa correspondência é usar tempos verbais diferenciados para apresentação dos objetivos,

REFERÊNCIAS As referências bibliográficas deverão ser feitas de acordo com as normas da ABNT -NBR6023 ago.2002 BARRETO, Alcyrus Vieira Pinto; HONORATO, Cezar de Freitas. Manual de sobrevivência na selva acadêmica, Rio de Janeiro: Objeto Direto, 1998. FACULDADE CENECISTA DE VARGINHA. Curso de Economia – Matéria: Metodologia da Pesquisa Cientifica Prof.º Alexandre Soriano aula 02 – Fonte: Prof.

Cristiano Reis – PUC- Poço de caldas – MG SANTOS, Rodrigo Mendes dos. As comissões de conciliação prévia como meio alternativo à jurisdição estatal para a solução dos conflitos trabalhistas,2002.15 f. Projeto de pesquisa apresentado ao curso de Direito, Universidade do Sul de Santa Catarina, Palhoça, SC.

  1. VENTURA, Deisy.
  2. Monografia jurídica,
  3. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2002.
  4. APENDICES E ANEXOS Apêndices são elementos pós-textuais, que complementam o projeto, elaborados pelo próprio pesquisador.
  5. Podemos trazer como exemplos os questionários, formulários da pesquisa ou fotografias.
  6. Os anexos são textos elaborados por outras pessoas e não pelo pesquisador.

Como exemplo temos: mapas, plantas documentos originais e fotografias tiradas por outros. Só devem aparecer nos projetos de pesquisa anexos extremamente importantes:

Os apêndices localizam-se após as referências e os anexos, após os apêndices, se houver. Seus critérios de apresentação são: são numerados individualmente com algarismos arábicos (quando há apenas um apêndice e/ou anexo, estes não devem ser numerados); cada apêndice e/ou anexo pode ser antecedido por uma página de rosto, na qual devem constar, escritos em letras maiúsculas estilo normal e centralizados na 13ª linha do texto, a palavra APÊNDICE e/ou ANEXO, seguida do número de ordem, de um hífen entre espaços correspondentes a uma letra, e do respectivo título; cada anexo e/ou apêndice inicia-se em página distinta; na página de rosto do anexo recomenda-se incluir elementos que identifiquem a fonte da qual foi extraído o conteúdo do anexo (autor, título,local e data);

O que é um verbo específico?

Orações com verbos para objetivos gerais –

  1. Definir os conceitos centrais da semiótica de Peirce.
  2. Identificar as principais causas da Guerra Fria.
  3. Avaliar a eficácia das políticas econômicas neoliberais nos países desenvolvidos.
  4. Demonstrar a relevância das teorias marxistas de hoje.
  5. Comparar os resultados acadêmicos entre estudantes com e sem acesso à internet.
  6. Criar uma ferramenta adequada para melhorar a segurança informática das instituições bancárias.
  7. Expor os benefícios da adoção de processos de reciclagem nas empresas.
  8. Determinar o impacto de penas mais severas na redução da criminalidade.
  9. Testar a eficácia das novas tecnologias da informação em ambientes educacionais.
  10. Examinar a relação entre o desmatamento indiscriminado e as inundações na América do Sul.
  11. Contrastar os resultados de pesquisas de mercado realizadas por organismos nacionais e internacionais sobre o consumo de alimentos processados.
  12. Descrever as espécies animais que habitam a floresta tropical equatorial.
  13. Explicar as consequências do aquecimento global.
  14. Gerar ferramentas úteis para promover a consciência ecológica das pessoas.
  15. Realizar um estudo de campo para analisar os hábitos alimentares dos animais selvagens e em cativeiro.

Qual verbo usar no plano de aula?

Adquirir – associar – calcular – citar – classificar – definir – descrever – distinguir – enumerar – especificar – enunciar – estabelecer – exemplificar – expressar – identificar – indicar – lembrar – medir – mostrar – nomear – ordenar – reconhecer – recordar – registrar – relacionar – relatar – reproduzir – selecionar

Quais são os verbos de ação?

Verbos de ação são aqueles que enunciam as ações relatadas no texto (cortar, lutar, transportar, pagar, extrair, morar, trazer, etc.).