Usando Uma Tabela Periodica Como Referencia Faça Uma Lista?

Usando Uma Tabela Periodica Como Referencia Faça Uma Lista

Qual é o critério utilizado nos tempos atuais para classificar os elementos na tabela periódica?

Exercícios resolvidos sobre classificação periódica dos elementos químicos – Questão 1 (UFPR — adaptado) A respeito da classificação dos elementos químicos na Tabela Periódica, analise as afirmativas: I. O fato de os elementos de um mesmo grupo apresentarem o mesmo número de elétrons na camada de valência não faz com que suas propriedades físico-químicas sejam semelhantes.

  • II. Os elementos pertencentes a um mesmo período estão dispostos, na Tabela Periódica atual, em ordem crescente de número atômico. III.
  • Todos os elementos que possuem configuração eletrônica igual a n s 1 na camada de valência pertencem ao grupo 1. IV.
  • Todos os elementos que possuem configuração eletrônica igual a n s 2 n p 1-6 na camada de valência pertencem ao bloco s,V.

No final de cada período, localizam-se elementos que possuem baixa tendência à reatividade química. Está correto o que se afirma em: A) I, II e III. B) II, III e V. C) III, IV e V. D) II e III. E) I, II e IV. Resolução: Alternativa B A afirmativa I é incorreta, pois os elementos de um grupo apresentam o mesmo número de elétrons na camada de valência, e exatamente por isso suas propriedades físico-químicas são semelhantes.

A afirmativa II é correta, pois a ordenação dos elementos na Tabela Periódica se dá em ordem crescente de número atômico. A afirmativa III é correta. Todos os elementos que possuem configuração eletrônica igual a n s 1 na camada de valência estão localizados no grupo 1. A afirmativa IV é incorreta. Todos os elementos que possuem configuração eletrônica igual a n s 2 n p 1-6 na camada de valência pertencem ao bloco p,

A afirmativa V é correta. Ao final de cada período, estão localizados os gases nobres, que são elementos com baixa tendência à reatividade. Questão 2 (FEI-SP) Baseando-se nas configurações eletrônicas em ordem crescente de energia dos elementos a seguir, identifique a alternativa correta.

A – 1s 2 2s 2 2p 6 3s 2 3p 6 4s 2 B – 1s 2 2s 2 2p 6 3s 2 3p 6 4s 2 3d 2 C – 1s 2 2s 2 2p 6 3s 2 3p 6 4s 2 3d 10 4p 2 D – 1s 2 2s 2 2p 6 3s 2 3p 6 4s 2 3d 10 4p 6 5s 2 4d 10 5p 6 6s 2 4f 2 A) C e D estão no mesmo período da Tabela Periódica. B) A e C pertencem ao mesmo grupo, mas estão em períodos diferentes.

C) A, B, C, D são todos metais alcalinoterrosos. D) A não é um bom condutor de calor e de eletricidade. E) D é um elemento de transição. Resolução: Alternativa E O item A está incorreto, pois o elemento C está no período 4 e o elemento D está no período 6.

O item B está incorreto. Os elementos A e C não pertencem ao mesmo grupo, pois estão em blocos diferentes. O elemento A (configuração eletrônica terminada em 4s 2 ) está no bloco s, O elemento B (configuração eletrônica terminada em 3d 2 ) está no bloco d (elemento de transição). O item C está incorreto.

A configuração eletrônica de um metal alcalinoterroso (grupo 2) é ns 2, Portanto, apenas o elemento A pode ser pertencer a esse grupo. O item D está incorreto. O elemento A possui configuração eletrônica terminada em 4s 2, logo está no grupo 2, localizado à esquerda da tabela.

Como são listados os elementos na Tabela Periódica?

Questão 1 – (UFU) No início do século XIX, com a descoberta e o isolamento de diversos elementos químicos, tornou-se necessário classificá-los racionalmente, para a realização de estudos sistemáticos. Muitas contribuições foram somadas até se chegar à atual classificação periódica dos elementos químicos.

  • Em relação à classificação periódica atual, responda: a) Como os elementos são listados, sequencialmente, na tabela periódica? Ver Resposta A tabela periódica está organizada em sequências de elementos químicos por ordem crescente de número atômico,
  • Esse número corresponde à quantidade de prótons no núcleo do átomo.
You might be interested:  Citroen C3 2012 Preço Tabela Fipe?

Esse método de organização foi proposto por Henry Moseley ao reconfigurar a tabela proposta por Dmitri Mendeleiev. Um elemento pode ser localizado na tabela pela família e período em que está inserido. Essa distribuição ocorre da seguinte forma:

Grupos ou famílias 18 sequências verticais
Grupos de elementos que apresentam características semelhantes.

table>

Períodos 7 sequências horizontais Número de camadas eletrônicas que o elemento apresenta.

b) Em quais grupos da tabela periódica podem ser encontrados: um halogênio, um metal alcalino, um metal alcalinoterroso, um calcogênio e um gás nobre? Ver Resposta A classificação de elementos em grupos é feita de acordo com as propriedades. Elementos que estão no mesmo grupo tem características semelhantes e para as classificações dadas temos que:

Classificação Grupo Família Elementos
Halogênio 17 7A F, Cl, Br, I, At e Ts
Metal alcalino 1 1A Li, Na, K, Rb, Cs e Fr
Metal alcalinoterroso 2 2A Be, Mg, Ca, Sr, Ba e Ra
Calcogênio 16 6A O, S, Se, Te, Po e Lv
Gás nobre 18 8A He, Ne, Ar, Kr, Xe, Rn e Og

O que são as linhas da Tabela Periódica?

Períodos e Famílias da Tabela Periódica Na Tabela Periódica, os elementos químicos estão dispostos em ordem crescente de número atômico, o que faz com que eles estejam posicionados em colunas horizontais (períodos) e colunas verticais (famílias). A Tabela Periódica apresenta sete colunas horizontais, portanto, sete períodos, que indicam a quantidade de níveis que um átomo de um elemento apresenta.

Isso quer dizer que, quanto maior o número do período do elemento, maior será a quantidade de níveis que cada um dos átomos do elemento apresenta. Se um determinado elemento está posicionado no 5 o Período da Tabela Periódica, por exemplo, quer dizer que cada um de seus átomos apresenta cinco níveis eletrônicos ou cinco camadas eletrônicas.

Veja alguns exemplos:

Na (terceiro período) = seus átomos apresentam três níveis; Po (sexto período) = seus átomos apresentam seis níveis; H (primeiro período) = seus átomos apresentam um nível; Cu (quarto período) = seus átomos apresentam quatro níveis.

As colunas verticais, que são em número de 18, são denominadas de famílias, A Tabela apresenta 18 colunas, que formam apenas 16 famílias divididas em oito do tipo A e oito do tipo B. Representação das 18 colunas verticais da Tabela Periódica As famílias A são formadas pelas duas primeiras e pelas seis últimas colunas verticais da Tabela. Sendo assim, cada uma das colunas recebe a seguinte indicação:

coluna 1 = Família IA (com exceção do Hidrogenio-quadrado azul na tabela) coluna 2 = Família IIA coluna 13 = Família IIIA coluna 14 = Família IVA coluna 15 = Família VA coluna 16 = Família VIA coluna 17 = Família VIIA coluna 18 = Família VIIIA

Representação das famílias “A” da Tabela Periódica Não pare agora. Tem mais depois da publicidade 😉 Já as famílias B são compostas pelas colunas de 3 a 12. É importante observar que temos um total de 10 colunas que formam as famílias B. Por que então só consideramos oito famílias? Os elementos químicos que compõem as colunas 8 (coluna do ferro), 9 (coluna do cobalto) e 10 (coluna do níquel) apresentam características semelhantes e, por isso, consideramos essas três colunas como sendo uma única família.

coluna 3 = Família IIIB coluna 4 = Família IVB coluna 5 = Família VB coluna 6 = Família VIB coluna 7 = Família VIIB coluna 8, 9 e 10 = Família VIIIB coluna 11 = Família IB coluna 12 = Família IIB

You might be interested:  Anexo 1 - Tabela Simples Nacional - Comércio - 2022?

Representação das Famílias B da Tabela Periódica Observação: As duas colunas horizontais localizadas do lado de fora da Tabela Periódica pertencem, respectivamente, ao sexto e sétimo períodos da família IIIB. Elas foram posicionadas assim para não descaracterizarem a tabela, já que cada uma delas apresenta 15 elementos diferentes. Representação do sexto e sétimo períodos da família IIIB : Períodos e Famílias da Tabela Periódica

Como identificar o grupo na tabela periódica?

As famílias da tabela periódica são os grupos 1, 2, 13, 14, 15, 16, 17 e 18, dispostos de acordo com os respectivos números atômicos e as propriedades físicas e químicas dos elementos. Esses grupos correspondem às duas primeiras colunas verticais e as seis últimas colunas, também verticais, existentes na organização.

Quais são os 5 elementos químicos?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 28 de Março de 2022 às 14h40 Elchinator/Pixabay A tabela periódica é composta por 118 elementos químicos, mas isso não significa que todos eles estão presentes no corpo humano e que esta presença seja de forma igualitária. Na verdade, cinco deles correspondem à maior parte da composição de nosso organismo. São eles: oxigênio (O), carbono (C), hidrogênio (H), nitrogênio (N) e cálcio (Ca).

Os 7 maiores mistérios do corpo humano Conheça esses 30 elementos químicos e suas utilidades no cotidiano

Para sermos mais precisos, 97% do peso do nosso corpo é resultado da presença destes cinco elementos, afirma Steven Townsend, químico e pesquisador da Vanderbilt University, nos Estados Unidos, para o site Live Science, Continua após a publicidade O fato destes elementos serem responsáveis por constituir quase todo o corpo humano pode até parecer estranho, mas isso apenas confirma que a composição elementar do corpo humano é extremamente simples.

Quais são os 21 elementos químicos?

Todos os Elementos Químicos

Elemento Símbolo Massa Atômica
Escândio Sc 44,956
Estanho Sn 118,69
Estrôncio Sr 87,62
Európio Eu 151,96

Qual o elemento químico mais presente no nosso dia a dia?

Oxigênio é o elemento químico mais comum O oxigênio ocupa, em disparada, o primeiro lugar entre os elementos químicos que compõem o organismo humano. De acordo com Townsend, ele é responsável por cerca de 65% a 67% do peso do corpo humano.

Quantos são os grupos da tabela periódica?

Resumo sobre a tabela periódica –

A tabela periódica organiza os elementos químicos em ordem crescente de número atômico. Todos os 118 elementos químicos estão distribuídos ao longo de 18 grupos e sete períodos. Os grupos são as colunas da tabela periódica e reúnem elementos com propriedades similares e igual número de elétrons de valência. Os períodos são as linhas da tabela periódica e acomodam elementos com o mesmo número de camadas eletrônicas ocupadas. A disposição dos elementos na tabela revela algumas propriedades que se repetem de forma recorrente, sendo chamadas de propriedades periódicas. As principais propriedades periódicas são o raio atômico, a energia de ionização, a afinidade eletrônica, a eletronegatividade, a densidade e os pontos de fusão e de ebulição. Apesar de a criação da tabela periódica ser atribuída a Dmitri Mendeleev, a sua concepção teve contribuição de diversos estudiosos. A tabela periódica é uma ferramenta essencial ao desenvolvimento da ciência e está em constante evolução.

Não pare agora. Tem mais depois da publicidade 😉

Em que se baseia a classificação periódica moderna?

Mosseley usou essa idéia para o número atômico de cada átomo. Quando os átomos foram arranjados de acordo com o aumento do número atômico, os problemas existentes na tabela de Mendeleev desapareceram. Devido ao trabalho de Mosseley, a tabela periódica moderna está baseada no número atômico dos elementos.

Qual o método utilizado para organizar os elementos químicos da tabela periódica?

Questão 4 – (UFC) Um átomo x tem um próton a mais que um átomo y. Com base nessa informação, determine a afirmativa correta. a) Se y for alcalino-terroso, x será metal alcalino. b) Se y for um gás nobre, x será um halogênio. c) Se y for um metal de transição, x será um gás nobre.

  • D) Se y for um gás nobre, x será metal alcalino.
  • E) x está localizado no mesmo período antes do átomo y, na tabela periódica.
  • Ver Resposta Alternativa correta: d) Se y for um gás nobre, x será metal alcalino.
  • A tabela periódica está organizada por ordem crescente de número atômico.
  • Se Y tem número atômico z e X tem um próton a mais que ele, quer dizer que esses dois elementos estão no mesmo período e X é subsequente à Y.
You might be interested:  Modelo De Tabela De Preços?

Exemplo:

Elemento Elemento subsequente
z Y z + 1 X
11 Na 12 Mg

Os dois elementos estão no 3º período e o magnésio tem um próton a mais que o sódio. Segundo esse raciocínio temos que: a) ERRADA. Um metal alcalino vem antes do metal alcalinoterroso na tabela periódica. A afirmativa correta seria: Se y for metal alcalino, x será alcalinoterroso.

  1. B) ERRADA.
  2. Um halogênio vem antes do gás nobre na tabela periódica.
  3. A afirmativa correta seria: Se y for halogênio, x será gás nobre.
  4. C) ERRADA.
  5. Metais de transição e gases nobres estão separados por outros elementos químicos e, por isso, não são sequenciais.
  6. D) CORRETA.
  7. Os gases nobres são o último grupo da tabela periódica e os metais alcalinos o primeiro, sendo assim, são sequenciais.

Exemplo:

Gás nobre Metal alcalino
z Y z + 1 X
2 He 3 Li

O lítio, metal alcalino, tem um próton a mais que o hélio, que é um gás nobre. e) ERRADA. X está no mesmo período que Y só que após ele, não antes como afirma a alternativa.

Qual critério Dalton usou para organizar os elementos em uma tabela?

1803: Dalton O inglês John Dalton, pai da teoria atômica, diz que a matéria é um conjunto de átomos com as mesmas propriedades — categorizando, então, os elementos conforme os pesos relativos dos átomos.

Qual e o critério utilizado para determinar se os elementos têm propriedades semelhantes?

O que é a tabela periódica? – A tabela periódica organiza de forma ordenada os elementos químicos identificados, destacando informações como número atômico e massa. Além disso, ela facilita o reconhecimento e a compreensão de propriedades periódicas, tais como raio atômico e eletronegatividade. A tabela periódica é organizada com base em propriedades recorrentes e características dos elementos químicos. Aqui estão os princípios básicos dessa organização:

  1. Linhas Horizontais (Períodos) : A tabela periódica é dividida em linhas chamadas períodos. Cada período corresponde a um nível de energia principal do átomo (camada eletrônica). Por exemplo, os elementos do primeiro período têm elétrons no nível de energia n=1, enquanto os do segundo período têm elétrons no nível de energia n=2, e assim por diante.
  2. Colunas Verticais (Grupos ou Famílias) : Os elementos também são organizados em colunas verticais chamadas grupos ou famílias. Os elementos em um mesmo grupo têm configurações eletrônicas semelhantes e, portanto, exibem propriedades químicas parecidas. O número de elétrons na camada mais externa (elétrons de valência) é o mesmo para todos os elementos de um grupo. Por exemplo, todos os elementos do Grupo 1 (exceto o hidrogênio) são metais alcalinos e têm um elétron em sua camada externa.
  3. Blocos : Devido à natureza da configuração eletrônica, a tabela periódica também pode ser dividida em blocos:
    • Bloco s : Grupos 1 e 2.
    • Bloco p : Grupos de 13 a 18.
    • Bloco d : Grupos de 3 a 12 (também conhecidos como metais de transição).
    • Bloco f : Lantanídeos e actinídeos, que são normalmente apresentados separadamente abaixo da tabela principal.
  4. Número Atômico : Cada elemento na tabela periódica é representado por seu símbolo químico e é ordenado de acordo com seu número atômico crescente, que indica o número de prótons no núcleo do átomo.
  5. Propriedades Físicas e Químicas : À medida que se move pela tabela, há um padrão periódico nas propriedades dos elementos, incluindo raio atômico, eletronegatividade, potencial de ionização e afinidade eletrônica. Estas propriedades recorrentes são a razão pela qual a tabela é chamada “periódica”.